Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?


Aless

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Daí minha crítica ao IIFYM. Vitaminas e minerais näo fazem parte do pensamento do IIFYM, assim penso eu. Usando o seu raciocínio, o IIFYM seria uma base para o grosso. Tanto é que muitos seguidores do IIFYM näo vivem sem suplementacäo de vitaminas e minerais.

Fazem parte, sim. O primeiro tópico sobre o assunto aqui no fórum (e provavelmente o mais completo) fala sobre a importância dos micronutrientes: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/50050-iifym-se-encaixa-nos-seus-macronutrientes-com-video-explicativo/

O problema é que, como quase tudo, o conceito foi deturpado, e algumas pessoas usam como desculpa para se entupir de besteiras e esquecer do resto.

IIFYM não é dieta, é uma flexibilização da sua dieta, um conceito que existe há bastante tempo (sobre o assunto, sugiro ler o livro A Guide to a Flexible Diet do Lyle Mcdonald).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Da mesma forma que teria sérias carências nutricionais por não comer carne.

Digamos que a batata fosse rica em apenas um micronutriente (para exemplificar), e que você precisasse de 100g de batata para atingir 100% da necessidade diária deste micronutriente, e que a sua dieta tivesse 200g de batata - ou seja, você estivesse consumindo 2 vezes mais do que o recomendado do micronutriente. Você acha que faria diferença se consumisse 100g de batata e o restante de outro alimento "sujo" sem o micronutriente?

Ótima resposta. Ponto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da mesma forma que teria sérias carências nutricionais por não comer carne.

Digamos que a batata fosse rica em apenas um micronutriente (para exemplificar), e que você precisasse de 100g de batata para atingir 100% da necessidade diária deste micronutriente, e que a sua dieta tivesse 200g de batata - ou seja, você estivesse consumindo 2 vezes mais do que o recomendado do micronutriente. Você acha que faria diferença se consumisse 100g de batata e o restante de outro alimento "sujo" sem o micronutriente?

nao sei mas em ultima instancia melhor viver de batata que de tortas...

e as tais bebidas carbonatadas que destroem o esmalte do dente? sei nao tem muita coisa ai pra ser esmiucada nesse negocio... depois que vi o video do Coelho explicando porque nao mandar frutose no shake pos treino e explicou o ciclo da glicose até o figado gerando uma grande quantidade de VLDL fiquei cético sobre mandar qualquer coisa pra dentro desde que esteja nos limites calóricos...

tem muita coisa ai pra criticar nessas teorias mas no meu caso individual eu aplico mais o que aprendi e confio ao longo dos anos.

Editado por Joseph Brr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao sei mas em ultima instancia melhor viver de batata que de tortas...

e as tais bebidas carbonatadas que destroem o esmalte do dente? sei nao tem muita coisa ai pra ser esmiucada nesse negocio... depois que vi o video do Coelho explicando porque nao mandar frutose no shake pos treino e explicou o ciclo da glicose até o figado gerando uma grande quantidade de VLDL fiquei cético sobre mandar qualquer coisa pra dentro desde que esteja nos limites calóricos...

tem muita coisa ai pra criticar nessas teorias mas no meu caso individual eu aplico mais o que aprendi e confio ao longo dos anos.

Em termos de composição corporal não há diferença se as últimas 100g, após toda a carga do micronutriente ter sido ingerida, serem de "tortas". Na verdade se todas as 200g, no exemplo do mpcosta82, forem de tortas não diferencia a composição corporal, mas aí a saúde se comprometerá.

Então a questão é apenas bater os macros, e assim, as calorias + ingerir os micronutrientes necessários, para melhorar a composição corporal de acordo com o objetivo (bulk, cut, manutenção, recomp., etc.).

Questões como esmalte do dente são outra história. Em termos de composição corporal e, generalizando, saúde, é o que eu falei acima.

Aos outros usuários com muito conhecimento em nutrição, me corrijam se eu estiver errado.

Editado por ÉUmArroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Entäo, nesse caso, como o objetivo é facilitar a vida, entraria a dextrose, acúcar cristalizado, mel, maltodextrina, xarope de ácer, etc?

Daí minha crítica ao IIFYM. Vitaminas e minerais näo fazem parte do pensamento do IIFYM, assim penso eu. Usando o seu raciocínio, o IIFYM seria uma base para o grosso. Tanto é que muitos seguidores do IIFYM näo vivem sem suplementacäo de vitaminas e minerais.

Acho interessante sim o conceito do IIFYM pra ser usado como um coringa, para dar uma variacäo, fugir da rotina, etc... Mas quando vamos na secäo de dietas e o cara pergunta se (um exemplo apenas) pode incluir uma barra de chocolate na dieta (sopöe-se que diariamente), a grande maioria das respostas apostam no SIM, seguido da famigerada frase: "se se encaixa nos seus macronutrientes, coma".

Entraria qualquer tipo de carboidrato.

Cara, como que minerais e vitaminas não fazem parte de IIFYM? Tu escolhe o que tu quer botar pra dentro. A grande maioria que usa IIFYM segue 80/20: 80% dos alimentos 'clean' e 20% de 'besteiras'. Mas nada te impede de seguir 100% clean. Alguns podem seguir 100% besteiras apenas para provar que, para composição corporal, funciona. Eu conheço cara (conheço de verdade) que baixou BF em 3 meses comendo Corn Flakes Kelloggs, sorvete, carne vermelha, brócolis e whey. SÓ, nada mais. Saiu da barriguinha do off para 6 pack, abdomen sem nada de gordura, e ainda mantendo 40cm de bíceps. E eu não lembro dele ter morrido por causa disso.

Quer seguir IIFYM de forma racional? http://www.hipertrofia.org/forum/topic/153665-piramide-da-nutricao-por-eric-helms-3dmj/

Fazem parte, sim. O primeiro tópico sobre o assunto aqui no fórum (e provavelmente o mais completo) fala sobre a importância dos micronutrientes: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/50050-iifym-se-encaixa-nos-seus-macronutrientes-com-video-explicativo/

O problema é que, como quase tudo, o conceito foi deturpado, e algumas pessoas usam como desculpa para se entupir de besteiras e esquecer do resto.

IIFYM não é dieta, é uma flexibilização da sua dieta, um conceito que existe há bastante tempo (sobre o assunto, sugiro ler o livro A Guide to a Flexible Diet do Lyle Mcdonald).

O 'conceito' existe a muito mais tempo, pega o Mike Mentzer:

7381999_orig.jpg

A expressão IIFYM que é nova. Expliquei lá no outro tópico já.

nao sei mas em ultima instancia melhor viver de batata que de tortas...

e as tais bebidas carbonatadas que destroem o esmalte do dente? sei nao tem muita coisa ai pra ser esmiucada nesse negocio... depois que vi o video do Coelho explicando porque nao mandar frutose no shake pos treino e explicou o ciclo da glicose até o figado gerando uma grande quantidade de VLDL fiquei cético sobre mandar qualquer coisa pra dentro desde que esteja nos limites calóricos...

tem muita coisa ai pra criticar nessas teorias mas no meu caso individual eu aplico mais o que aprendi e confio ao longo dos anos.

Cara, o problema é essa visão preto ou branco, não existem nenhum tom de cinza aí. Tu não precisa viver só de batata ou só de torta. Tu pode viver de batata E torta E brócolis E laranja E whey E ovo...

Aquele vídeo dizendo que frutose é tóxico? LOL

______

Tô traduzindo um outro texto sobre IIFYM, mas é bem grande, e vai levar umas 2 semanas. Tô pensando em publicar ele no blog do hipertrofia e botar o link no fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Corn Flakes Kelloggs, sorvete, carne vermelha, brócolis e whey. SÓ, nada mais."

porra, sensacional esse cutting aí.

Pede pra ele compartilhar os detalhes com a gente aqui, rs. Daqui há alguns anos, quando eu puder fazer meu primeiro cutting, vou copiar.

Tou há uns 3 anos comendo 66g desse corn flakes da kellogs de manhã. pra quem tem medo de açucar refinado, ele é uma beleza. tomo com aquele iogurte caro (reza a lenda que é mais saudável) da molico e um pouco de whey, Fica até gostoso a gororoba. O povo olha feio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Da mesma forma que teria sérias carências nutricionais por não comer carne.

Digamos que a batata fosse rica em apenas um micronutriente (para exemplificar), e que você precisasse de 100g de batata para atingir 100% da necessidade diária deste micronutriente, e que a sua dieta tivesse 200g de batata - ou seja, você estivesse consumindo 2 vezes mais do que o recomendado do micronutriente. Você acha que faria diferença se consumisse 100g de batata e o restante de outro alimento "sujo" sem o micronutriente?

Matou a charada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...