Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clique aqui
Entre para seguir isso  
Aless

Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?

Avalie este tópico:

Posts Recomendados

Conteúdo continua após a publicidade.

A galera do IIFYM vai a loucura.

Acredito muito na importância dos outros nutrientes contidos nos carboidratos complexos, como é o caso da batata, por isso prefiro seguir uma dieta "que não me faça perder o foco".

E nesse último semestre ai andei lendo vários estudos , e cheguei a conclusão de que vários problemas, seja problemas com colesterol, pressão e outros, só se da em pessoas que não costumam praticar atividades físicas, ou seja, sedentárias.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

A galera do IIFYM vai a loucura.

Acredito muito na importância dos outros nutrientes contidos nos carboidratos complexos, como é o caso da batata, por isso prefiro seguir uma dieta "que não me faça perder o foco".

E nesse último semestre ai andei lendo vários estudos , e cheguei a conclusão de que vários problemas, seja problemas com colesterol, pressão e outros, só se da em pessoas que não costumam praticar atividades físicas, ou seja, sedentárias.

Come o bolo e toma um bom multivitamínico :D kk

Falando sério, concordo com você, além da questão dos micronutrientes, manter-se focado comendo batata, mandioca etc é muito mais fácil que comendo bolo de chocolate, tem esse lado também!

Mas, voltando ao estudo, ajuda demais a diminuir a neurose de muitos!

Editado por renan_rdgs (veja o histórico de edições)

Compartilhar este post

Link para o post

Come o bolo e toma um bom multivitamínico :D kk

Falando sério, concordo com você, além da questão dos micronutrientes, manter-se focado comendo batata, mandioca etc é muito mais fácil que comendo bolo de chocolate, tem esse lado também!

Mas, voltando ao estudo, ajuda demais a diminuir a neurose de muitos!

Então Renan, o que eu mais acredito (e é óbvio) é que não se pode haver extremismo, e é o que mais nos deparamos, principalmente aqui no fórum.

Compartilhar este post

Link para o post

Marcando pra ler, acho que já sei o que vou ler mas vou ler mesmo assim, qualquer conhecimento a mais é muito bem-vindo.

Valeu, Aless.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Achei que logo na primeira página alguem começaria uma discussão por conta desse trecho: "Toda a ideia de 'carboidratos para energia' está na sua cabeça."

Compartilhar este post

Link para o post

Mais eu fico com o pé atrás em algumas coisas, eu acredito que tem horário pra comer tipos de carboidratos ..... ex: não vou comer carbo simples antes de dormir , é mais vantajoso o complexo pois sua absorção é mais lenta...

mais o artigo é muito bom , o pessoal do IIFYM ficam felizes com isso HAHA

Compartilhar este post

Link para o post

Achei que logo na primeira página alguem começaria uma discussão por conta desse trecho: "Toda a ideia de 'carboidratos para energia' está na sua cabeça."

Boa observação.

Foda que o cara falou isso e não explicou o porquê.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa observação.

Mas talvez isso explica porque algumas pessoas se sentem bem treinando em jejum.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa observação.

Macros = energia

Mais eu fico com o pé atrás em algumas coisas, eu acredito que tem horário pra comer tipos de carboidratos ..... ex: não vou comer carbo simples antes de dormir , é mais vantajoso o complexo pois sua absorção é mais lenta...

mais o artigo é muito bom , o pessoal do IIFYM ficam felizes com isso HAHA

Cara, hora importa não... só não fazer cagada antes de ir pra academia que está tudo bem.

_______

Pessoal, como ele ressalta no final do texto, era uma discussão sobre carboidratos, e não sobre IIFYM exatamente. Até porque falar IIFYM atrai muitos haters e anti-haters na internet. Macros não são tudo, micro nutrientes importam e muito.

Vocês não vão achar tudo em multi vitamínico. Alguns minerais estão em baixas quantidades ou em formas não muito aproveitáveis. E existe também muito mais nos alimentos do que apenas macros e micros ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas talvez isso explica porque algumas pessoas se sentem bem treinando em jejum.

Ai é que entra a identidade biológica.

Eu particularmente nunca tinha problema algum em treinar em jejum, minha maior preocupação está relacionado a perda de MM. Já tenho amigos que passam mal se não fizer ingestão pré-treino com carboidratos.

E mais uma vez o que falei lá pro Renan, não se poder haver extremismo.

Compartilhar este post

Link para o post

Macros = energia

Tudo bem Aless, mas em jejum?

Então a ideia seria que outra fonte (proteína ou lipídios) também nos forneceria energia no pré-treino (falo de quem treina pela madrugada/manhã)?

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo!
Merece fixo!

Mas alguém pode me explicar porque a batata doce dá uma sensação de saciedade muito maior que macarrão, por exemplo?
Se eu como macarrão logo logo já estou com fome, a batata não.

São os micro nutrientes?

Compartilhar este post

Link para o post

Complementando (ou não)...

6 Reasons Why a Calorie is NOT a Calorie

http://authoritynutrition.com/6-reasons-why-a-calorie-is-not-a-calorie/

All Calories Not Created Equal, Study Suggests

http://www.webmd.com/diet/news/20120626/all-calories-not-created-equal-study-suggests

It’s NOT The Calories – Weight Gain Depends On The Quality of What You Eat (Not How Much) ( O título é um pouco bullshit mas vale a pena ler)

https://www.bulletproofexec.com/not-the-calories-stupid-reply-to-time-magazine/

Editado por Tanin (veja o histórico de edições)

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo!

Merece fixo!

Mas alguém pode me explicar porque a batata doce dá uma sensação de saciedade muito maior que macarrão, por exemplo?

São os micro nutrientes?

Por que a batata doce é carbo de baixo índice glicêmico enquanto o macarrão tem ig alto além de liberar muito mais rápido o açúcar na corrente sanguínea, não conta com as fibras que tem a batata doce. A questão de saciedade é primordial escolher bem a fonte de carboidrato, e entra também os micro nutrientes.

http://www.webmd.com/diet/news/20120626/all-calories-not-created-equal-study-suggests

It’s NOT The Calories – Weight Gain Depends On The Quality of What You Eat (Not How Much) ( O título é um pouco bullshit mas vale a pena ler)

Perfeito esses valem ouro!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, hora importa não... só não fazer cagada antes de ir pra academia que está tudo bem.

_______

que cagada vc se refere aless??? não comer complexo antes do treino??? abraço

Compartilhar este post

Link para o post

sensacional Aless...

o q mais tem é cientistas (nutricionistas e fisiculturistas) falando da importância e diferença entre os carbos...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...tem diferença po*** nenhuma...:D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu como o macarrão e arroz mais no meio da semana. De sexta a domingo são as batatas mesmo, por que sou comilão e consigo umas colheradas a mais...

85 g inhame = 90 arroz integral = 90 g macarrão integral = 125 batata doce = 195 batata inglesa = +/- 23 g de CHO

Editado por Jaraqui (veja o histórico de edições)

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo bem Aless, mas em jejum?

Então a ideia seria que outra fonte (proteína ou lipídios) também nos forneceria energia no pré-treino (falo de quem treina pela madrugada/manhã)?

Glicogênio. O a glicose tem várias formas conforme o momento e o local em que ela é utilizada. Tu pode treinar em nenhum e ter glicogênio muscular sobrando para um treino de 45-60min. Basta não estar com déficit calórico severo e baixa quantidade de carboidratos.

que cagada vc se refere aless??? não comer complexo antes do treino??? abraço

Cada um conhece o seu corpo e sabe o que funciona ou o que não funciona. Almoçar 30min antes do treino e ir com a barriga cheia pode ser um problema. Ou ingerir gordura demais pode causar refluxo/arrotos em algumas pessoas. Ou ainda ingerir fibras demais pode fazer a pessoa precisar ir no banheiro. Esses detalhes precisam ser observados. Se a pessoa seguir as recomendações conservadoras de se alimentar de 1 a 2 horas antes do treino, carboidratos e proteína, baixa quantidade de gordura e em quantidade não muito alta, é difícil dar errado.

Ótimo!

Merece fixo!

São os micro nutrientes?

Quantidade, mastigação, água e fibras. Olha essa comparação aqui do Jaraqui:

Eu como o macarrão e arroz mais no meio da semana. De sexta a domingo são as batatas mesmo, por que sou comilão e consigo umas colheradas a mais...

85 g inhame = 90 arroz integral = 90 g macarrão integral = 125 batata doce = 195 batata inglesa = +/- 23 g de CHO

Exatamente. Chocolate pode ajudar no cut para a pessoa que sente muita falta mas também pode reduzir a quantidade de comida. É uma questão de saber balancear.

cade o IIFYM agora ?

Calma fio, não sou pago pra ficar postando no fórum ;)

O primeiro link é sobre calorias, e não carboidratos, conforme discutimos aqui. De qualquer forma, eu postei esses dias no Blog esse texto aqui, com 11 motivos porque esse tipo. Em resumo, dizer que uma caloria não é uma caloria é, no mínimo, burrice. É a mesma coisa que falar que 1 não é igual a 1. Os efeitos dessa caloria podem ser diferentes no organismo, mas com relação ao saldo calórico, apenas as calorias importam.

Quebrando primeiro link em pedaços:

Frutose vs glicose - Tem efeito diferente na grelina, mas e daí? Mostrou algum estudo em humanos dizendo que substituir um pelo outro, mantendo a quantidade de calorias e macros iguais, vai dar diferença? Não...

Efeito térmico da comida - Choveu no molhado né? Aqui tem uma pirâmide com os itens mais importantes, com calorias sendo o primeiro e depois os macros. Ninguém está dizendo para substituir o peito de frango por chocolate. Ou pode virar piada na internet que nem o cara que postou um vídeo no site da Quest dois meses atrás...

Proteína reduz o apetite - outra coisa obvia que não tem ninguém discutindo contra

Índice de saciedade - Sim, diferentes alimentos produzem saciedades diferentes. Mas você pode comer menos de um alimento e substituir por outro que seja mais agradável para você. O item mais importante em uma dieta é a aderência, o quanto tempo tu consegue ficar na dieta. Se tu não gostar dos alimentos, você não vai seguir a dieta. Simples assim. Pode aguentar 1 mês, mas depois acaba saindo, e esse é o principal motivo do efeito sanfona.

Low-carb - Parabéns ao autor, conseguiu postar 23 estudos que não contam calorias e nem macros, apenas dizem 'ei, vocês vão parar de ingerir carboidrato' e para o outro grupo 'ei, vocês vão parar de ingerir gordura' :laughingsmiley:

Índice glicêmico - Bem discutido em 1 ou 2 tópicos aqui no fórum e no texto que eu postei. Tem um outro estudo que o mpcosta82 já postou que fala que até os alimentos da escala não podem ser seguidos, porque o meu corpo tem uma resposta diferente para arroz branco e para o pão, por exemplo. Para mim, um deles pode aumentar mais a glicemia, para outra pessoa, o contrário.

Com relação ao segundo estudo: sugiro que pesquise o link original do estudo e não links de revistas, eles são muito superficiais. O fulltext está aqui: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3564212/

Se tu olhar em métodos como foi composta a dieta, vai perceber que o grupo que seguiu a dieta cetogênica ingeriu aproximadamente 50% mais de proteína que os outros dois grupos:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3564212/table/T1/

Protein – g/day (low fat) 104.8 ± 0.6 (low glycemic index) 105.5 ± 2.0 (keto) 151.5 ± 1.1

Além disso, eles recompensaram em dinheiro as pessoas que disseram seguir a dieta. Logo, não foram alimentos fornecidos e monitorados pelos pesquisados, as pessoas iam para casa se alimentar e provavelmente preparavam a sua comida. Isso é um problema de design bem comum. Simplesmente não tem como acreditar no que as pessoas relatam que elas estavam ingerindo.

E além disso, esse tipo de estudo é preciso pegar reviews e não estudos separados. Por causa desse tipo de erro, existem vários estudos mostrando resultados completamente diferentes.

Com relação ao último estudo... wow, o grupo com proteína 'alta' ingeriu 26% das calorias vindas de proteína. Ele prova bastante coisa...

Se apenas a fonte da comida importa, o que as pessoas que ingerem apenas comidas limpas fazem quando param de perder peso? Ele passam a comer mais limpo? Não, eu acho que eles reduzem a quantidade de calorias né?

_____

Ah, estou defendendo um ponto específico aqui, e não o fato de que vocês devem apenas comer chocolate e parar de comer batata doce. Vou deixar as fotos de alguns almoços meus aqui para mostrar o que eu estou falando:

10667594_537760989658157_540675466_o.jpg

10605877_526435004124089_210438612_o.jpg

10577839_525447050889551_1451338338_o.jp

10381111_493439250756998_1174239605_o.jp

10361178_493052837462306_1915796475_o.jp

10270947_478948858872704_736728041_o.jpg

Jantar:

10621214_525329984234591_1800824569_o.jp

10594143_527904097310513_1565459580_o.jp

10699223_536953629738893_1281285906_n.jp

10703011_538264446274478_948417620_o.jpg

Sim, eu gosto de comer batata doce.

E já que imagens e testes n=1 valem muito na internet...

10485874_519362448164678_1319625016_n.jp

Compartilhar este post

Link para o post

Você segue uma dieta limpa, o que tem de diferente na sua dieta não atrapalha em nada, não sei porque postou esse texto dos carboidratos, sendo que você sabe que tem gente que vai ler X e entender Y, como já aconteceu lendo uns comentários logo acima. Não tem como comparar seus pratos a coxinha e açúcar refinado.

Compartilhar este post

Link para o post

Você segue uma dieta limpa, o que tem de diferente na sua dieta não atrapalha em nada, não sei porque postou esse texto dos carboidratos, sendo que você sabe que tem gente que vai ler X e entender Y, como já aconteceu lendo uns comentários logo acima. Não tem como comparar seus pratos a coxinha e açúcar refinado.

Concordo.

Acho que ele só quis mostrar as fotos da alimentação dele pois ele utiliza fontes diferentes de carboidratos.

E Aless, obrigado pelas respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um artigo suportando a teoria do IIFYM.
Achei-o interessante e bem redigido, porém seria mais interessante se ele fosse mais, digamos, complexo. Sem ter uma cara de "resumäo" e sim de artigo científico mesmo, com citacöes, fontes. Isso aumentaria ainda mais sua credibilidade.

Sim, o pessoal que eu critico tanto, que come batata doce todo dia, 3, 4,5 vezes ao dia, vai comecar a ficar com a pulga atrás da orelha a partir do momento em que mais e mais artigos como esse comecarem a ser publicados.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu realmente ficaria feliz se artigos como esse passassem em escala nacional, através de grandes canais da tv aberta por exemplo.
Infelizmente, aqui no brasil, grande parte das pessoas que estão com um corpo insatisfeito não estão assim por falta de "disciplina" mas sim por acharem que precisam comer limpo 100% do dia. Ou por acharem que são obrigados a comer um arroz integral ao invés do arroz branco que a pessoa gosta muito mais. Óbvio que nutricionalmente alimentos integrais tem mais beneficios, mas se olharmos para a questão de quanto tempo uma pessoa consegue manter o consumo deles em relação aos refinados, vamos ver que a pessoa poderia conseguir um corpo melhor com o uso dos refinados.
E essa questão dos alimentos integrais/refinados é só a ponta do iceberg, tem gente que ainda acredita que "carboidrato engorda" ou que pra perder peso precisa comer como um passarinho (exemplo 1000kcal diárias) são inumeras as merdas que vemos sendo disseminadas por todas formas de midias que fazem com que a população brasileria continue na merda em relação a composição corporal.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais um artigo suportando a teoria do IIFYM.

Achei-o interessante e bem redigido, porém seria mais interessante se ele fosse mais, digamos, complexo. Sem ter uma cara de "resumäo" e sim de artigo científico mesmo, com citacöes, fontes. Isso aumentaria ainda mais sua credibilidade.

Você leu as referências?

Compartilhar este post

Link para o post

Deveria ter falado sobre micronutrientes no artigo.

No mais, excelente!

"Diferentes fontes de carboidratos contém não apenas diferentes macros além de carboidratos, mas várias outras coisas, como micro nutrientes. Eu não tenho como frisar isso o suficiente. Calorias vindas do açúcar não são diferentes das calorias da batata doce, mas açúcar tem calorias vazias, e a batata doce está cheia de outras coisas que são benéficas para a sua saúde."

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns Aless, mais uma excelente contribuição

Pena que muita gente não consegue entender o foco do texto. Eu mesmo fiquei com um pé atrás até chegar essa parte do texto

"Antes que você já e diga para as outras pessoas que eu disse que você podem comer doces, lembre-se que esse artigo apenas fala das fontes dos carboidratos com relação aos macro nutrientes. Diferentes fontes de carboidratos contém não apenas diferentes macros além de carboidratos, mas várias outras coisas, como micro nutrientes. Eu não tenho como frisar isso o suficiente. Calorias vindas do açúcar não são diferentes das calorias da batata doce, mas açúcar tem calorias vazias, e a batata doce está cheia de outras coisas que são benéficas para a sua saúde..."

Aqui acho que ele deixou bem claro que ele não está falando que farinha branca e doces são mais tão saudáveis que bata doce, mandioca, ou vegetais fibrosos. Apenas que se você controlar as calorias e as quantidades totais de carbos, não fará diferença. E ainda afirma que uma dieta vai além de macros.

Nesse ponto eu já concordo, mantenho uma dieta diversificada, mas com alimentos nutritivamente densos, dou importância aos micros. Sigo a Paleo + IIFYM

De qualquer forma, muito boa a contribuição

Compartilhar este post

Link para o post

Você leu as referências?

O que eu quis dizer foi que, nos artigos científicos, as referências vêm marcadas aos seus respectivos trechos, näo apenas no final, como num trabalho de ensino médio.

Acho que me expressei incorretamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Deveria ter falado sobre micronutrientes no artigo.

No mais, excelente!

Vou pegar uma carona em seu comentário pra emendá-lo a outro que farei a seguir.

Minha meta atual é o resgate urgente de minha saúde, pois adquiri doenças que são chamadas de "para o resto da vida" e em outros lugares "que levam para sete palmos". Logo tudo que há aqui no fórum eu dou uma tratada na informação para adequá-la às minhas dificuldades individuais.

Pois bem, eu também adotei a IIFYM, no entanto eu não bato somente as proteínas, carboidratos e lipídios.

Na minha planilha eu bato diariamente os seguintes índices:

• proteínas, gorduras totais e carboidratos;
  • gorduras saturadas, colesterol e fibras;
  • Na (sódio), Fe (Ferro), Ca (Cálcio), Mg (Magnésio), P (Fósforo), K (Potássio) e Zn (Zinco).

Eu seguia somente batendo as duas primeiras linhas. E todos os lanches sugeridos podiam ser mandados goela abaixo.

Passados seis meses, meu hemograma acusou uma leve anemia devido à insuficiência de ferro e o exame de urina acusou a presença de cristais, que poderiam evoluir para cálculo renal.

Foi quando eu acrescentei a terceira linha, a dos minerais, tendo eles de bater os VRDs (Valores Referenciais Diários).

--> Foi quando eu tive cortar na marra algumas comidas, levando-me ao que aqui se chama de comida limpa.

Resumindo, tendo de bater estas três linhas eu "voltei" às comidinhas "chatas" ... rs

E os cristais foram embora, assim como a hemoglobina voltou ao normal. E de quebra a pressão arterial tá boazinha, boazinha.

Mas, a esmagadora maioria aqui está na faixa etária que vai dos 15 aos 25 e nessa idade até suco pneu dá pra tomar e ir pro supino.

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...