Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Montar Uma Dieta Desconsiderando O '' Body Fat '' ?

igorhenrique16

Posts Recomendados

Postado (editado)

Boa noite pessoal , essa pergunta pode ser até idiota ou sem sentido ... procurei , procurei a respeito disso aqui no fórum e não encontrei nenhum tópico falando sobre isso internet e não achei nada a respeito ...

Uma pessoa na hora de montar uma dieta .. qualquer tipo de dieta , na parte do calcular a tmb ela deve diminuir o percentual de gordura do seu peso total ou fazer a dieta considerando peso total ? por exemplo ...

Fulano tem 80 kg e 10 % de bf, sendo assim 80-10%= 82 kg ... montar a dieta com o peso total ? Eu vejo que tem gente que fala que é pra montar uma dieta pelo peso total , outros dizem que a gordura é um peso morto e ela não conta ... espero que tenham entendido o que eu quis dizer , boa noite gente , abraço a todos !! :)

Editado por igorhenrique16
Postado (editado)

Peso total.

Edit:

Mifflin-St Jeor Método

Estimating Requirements
The simplest method is to base your intake on a standard 'calories per unit of weight (usually kilograms)'. Typically:
- 26 to 30 kcals/kg/day for normal, healthy individuals with sedentary lifestyles doing little physical activity [12.0-14 kcal/pound]
- 31 to 37 kcal/kg/day for those involved in light to moderate activity 3-5 x a week with moderately active lifestyles [14-16 kcal/ pound]
- 38 to 40 kcals/kg/day for those involved in vigorous activity and highly active jobs [16-18 kcal/ pound].
For those involved in HEAVY training (eg: athletes) - the demand is greater:
- 41 to 50 kcals/kg/day for those involved in moderate to heavy training (for example: 15-20 hrs/ week training) [18.5-22 kcal/ pound]
- 50 or above kcals/kg/day for those involved in heavy to extreme training [> 22 kcal/ pound]

There are then a number of other formula which calculate BMR. This means it calculates what you need should you be in a coma.
1/ Harris-Benedict formula: Very inaccurate. It was derived from studies on LEAN, YOUNG, ACTIVE males MANY YEARS AGO (1919). Notorious for OVERESTIMATING requirements, especially in the overweight. IF YOU CAN AVOID IT, DON'T USE IT!
MEN: BMR = 66 + [13.7 x weight (kg)] + [5 x height (cm)] - [6.76 x age (years)]
WOMEN: BMR = 655 + [9.6 x weight (kg)] + [1.8 x height (cm)] - [4.7 x age (years)]

2/Mifflin-St Jeor: Developed in the 1990s and more realistic in todays settings. It still doesn't take into consideration the differences as a consequence of high BF%. Thus, once again, it OVERESTIMATES NEEDS, ESPECIALLY IN THE OVERWEIGHT.
MEN: BMR = [9.99 x weight (kg)] + [6.25 x height (cm)] - [4.92 x age (years)] + 5
WOMEN: BMR = [9.99 x weight (kg)] + [6.25 x height (cm)] - [4.92 x age (years)] -161

3/Katch-McArdle:Considered the most accurate formula for those who are relatively lean. Use ONLY if you have a good estimate of your bodyfat %.
BMR = 370 + (21.6 x LBM)Where LBM = [total weight (kg) x (100 - bodyfat %)]/100

As these are only BMR calculations To convert BMR to a TOTAL requirement you need to multiply the result of your BMR by an 'activity variable' to give TEE.
The Activity Factor is the TOTAL cost of living, NOT JUST YOUR TRAINING. Think about it - if you train 1 hr a day - WHAT ARE YOU DOING THE OTHER 23 HRS?! So MORE important than training -- it includes work, life activities, training/sport & the TEF of ~15% (an average mixed diet).
Average activity variables are:
1.2 = Sedentary (Desk job, and Little Formal Exercise)
1.3-1.4 = Lightly Active (Light daily activity AND light exercise 1-3 days a week)
1.5-1.6 = Moderately Active (Moderately daily Activity & Moderate exercise 3-5 days a week)
1.7-1.8 = Very Active (Physically demanding lifestyle & Hard exercise 6-7 days a week)
1.9-2.2 = Extremely Active (Athlete in ENDURANCE training or VERY HARD physical job)

Fonte: Bodybuilding.com

Editado por TVS
Postado

Pessoa de 80kg

Bf 10%.

Bf em kg = 10kg.

Genius-rage-face.png

Ok .. independente do erro aí.

Se tu tiver o BF e subtrair ele, o cálculo de gasto calórico será mais preciso.

kkkkkkkkkkkkkkkk errei feio mesmo o certo seria 8 kg´s ... como assim mais preciso ? e se eu nao subtrair ? a tmb pode ser maior do que se eu tivesse estraindo .. isso pode dar diferença ?

Postado

Cara não existe essa de considerar apenas massa magra, o método que utiliza de fato a porcentagem de gordura corporal, ainda assim utiliza o peso total. Vide 3/Katch-McArdle Method

Postado

eu monto a dieta em cima do peso de massa muscular.

igamina um gordo pesando 100kg com 30 de bf, é um tanto quanto idiota ele comer 200g de proteina, sendo q 30% da massa corporea dele

nao ocorre sistese proteica.

por isso q eu acho mais interessante jogar 1.5g/kg. ai sim de massa corporal.

Postado

eu monto a dieta em cima do peso de massa muscular.

igamina um gordo pesando 100kg com 30 de bf, é um tanto quanto idiota ele comer 200g de proteina, sendo q 30% da massa corporea dele

nao ocorre sistese proteica.

por isso q eu acho mais interessante jogar 1.5g/kg. ai sim de massa corporal.

NO seu bulk voce diminui os kilos de gordura na hora do calculo do TMB?

Postado

NO seu bulk voce diminui os kilos de gordura na hora do calculo do TMB?

como assim? eu como muitas gorduras boas, é muito importatente comer gordura tanto em bulk como em cutt.

jogo 1 ou 1,2 dependendo.

Postado

como assim? eu como muitas gorduras boas, é muito importatente comer gordura tanto em bulk como em cutt.

jogo 1 ou 1,2 dependendo.

LOL, não foi isso que quis dizer, foi mal...

Quero saber se quando vai calcular sua TMB pro bulk, vamos dizer que vc tenha 90kg com 10% de BF, vc coloca no calculo 90kg(peso total) ou vc usa os 81 kg(peso sem contar gordura corporal)?

Postado

LOL, não foi isso que quis dizer, foi mal...

Quero saber se quando vai calcular sua TMB pro bulk, vamos dizer que vc tenha 90kg com 10% de BF, vc coloca no calculo 90kg(peso total) ou vc usa os 81 kg(peso sem contar gordura corporal)?

calculo so a tmb apartir da massa muscular, sem a gordura.

Postado (editado)

protocolo ? como assim kk

São protocolos ("contas") criadas para calculcar o BF através do valor retirado no adipômetro das dobras cutâneas em uma avaliação antropométrica. Exemplo de protocolos: Faulkner, Pollock, Guedes e Petroski, variam o numero de dobras utilizadas e a propria conta.

https://www.leonardovitorino.com.br/usa/loja/Protocolos%20e%20Formulas.pdf

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/107228-as-armadilhas-da-medio-de-gordura-corporal/

% de BF vai depender do numero de dobras e o calculo utilizado.

Editado por vitor_fc
  • Supermoderador
Postado

São protocolos ("contas") criadas para calculcar o BF através do valor retirado no adipômetro das dobras cutâneas em uma avaliação antropométrica. Exemplo de protocolos: Faulkner, Pollock, Guedes e Petroski, variam o numero de dobras utilizadas e a propria conta.

https://www.leonardovitorino.com.br/usa/loja/Protocolos%20e%20Formulas.pdf

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/107228-as-armadilhas-da-medio-de-gordura-corporal/

% de BF vai depender do numero de dobras e o calculo utilizado.

Acho que você se perdeu ai:

01 - A pergunta foi sobre descontar ou não o BF na hora de calcular o BF. Sua resposta inicial foi que "depende do protocolo". Entendi que deve se referir ao protocolo / fórmula para calcular uma aproximação da TMB. Há vários, alguns consideram o BF, outros não.

02 - A forma de aferição do BF não guarda relação com o calculo da dieta. Independente de utilizar Adipometro, bioimpedancia, circunferências , etc, é a fórmula de aproximação da TMB que vai definir se usa ou não o BF. O método de aferição vai determinar um BF mais ou menos aproximado.

Postado (editado)

Não me referi os protocolos ao calculo da TMB e sim para o calculo da % de BF.

A "quantidade" ou % de gordura de uma pessoa utilizando um adipometro é calculada atraves dos valores retirados das dobras cutaneas, e usando algumas das formulas, que pode ser o pollock 7 dobras ou Faulkner 4 dobras, ou outros protocolos, formulas. Vai "variar" a quantidade de gordura ou % da mesma dependendo do protocolo utilizado o que ira variar a diminuição da quantidade de gordura que se deve retirar do peso total da pessoa para o calculo do TMB.

Ainda tem a questão da "pegada" da dobra, onde a espessura das dobras vai poder variar de acordo com a "pegada" do profissional, por exemplo, o profissional de uma academia fez a avaliação fisica no aluno e o resultado da porcentagem de gordura deu 10 utilizando o protocolo de pollock (7 dobras), outro profissional fez a mesma avaliação fisica no mesmo aluno no mesmo dia e alcançou a porcentagem de 12, pq possivelmente na hora de fazer a "pegada" da dobra ou pinçar a mesma deu um valor maior na espessura da dobra no adipometro, ou utilizou um outro adipometro, que pode estar "calibrado" diferente.

Editado por vitor_fc
  • Supermoderador
Postado

Não me referi os protocolos ao calculo da TMB e sim para o calculo da % de BF.

A "quantidade" ou % de gordura de uma pessoa utilizando um adipometro é calculada atraves dos valores retirados das dobras cutaneas, e usando algumas das formulas, que pode ser o pollock 7 dobras ou Faulkner 4 dobras, ou outros protocolos, formulas. Vai "variar" a quantidade de gordura ou % da mesma dependendo do protocolo utilizado o que ira variar a diminuição da quantidade de gordura que se deve retirar do peso total da pessoa para o calculo do TMB.

Ainda tem a questão da "pegada" da dobra, onde a espessura das dobras vai poder variar de acordo com a "pegada" do profissional, por exemplo, o profissional de uma academia fez a avaliação fisica no aluno e o resultado da porcentagem de gordura deu 10 utilizando o protocolo de pollock (7 dobras), outro profissional fez a mesma avaliação fisica no mesmo aluno no mesmo dia e alcançou a porcentagem de 12, pq possivelmente na hora de fazer a "pegada" da dobra ou pinçar a mesma deu um valor maior na espessura da dobra no adipometro, ou utilizou um outro adipometro, que pode estar "calibrado" diferente.

Por favor, releia o tópico.

Não se questiona o método de aferição (aproximada) de BF.

Independente do método (que não precisa ser só com adipometro), o que se discute aqui é descontar ou não o BF, ou seja, o "peso gordo" quando calcular a dieta.

Suponha que seu BF seja de 15%. Não importa se foi aferido por pollock 7 dobras, guedes, bioimpedancia, mediunidade, etc. "É" 15%. A pergunta é, considera isso ou não para montar a dieta?

Postado (editado)

Mas ai que ta busarello, é 15% em um protocolo , se for feito em outro vai dar 12% por exemplo. Exemplo, cara com 80kg tem 15% de gordura, vai dar 68kg de massa magra, caso o instrutor ou o cara que fez a avaliação fisica utiliza outro protocolo no calculo do BF e de 12%, vai dar 70,4 Kg de massa magra. Isso é so um exemplo, chutei os valores de diferença. Em uma calculo de TMB que so use a massa magra, vai ter 2 numeros para o cara usar (68 ou 70,4Kg) onde vai acabar mudando o resultado.

O numero de % de BF é so um numero que os "profissionais" dão para o aluno saber o "quanto" de gordura ele tem, pois a muitas variaveis que podem muda-lo ( e assim mudar o numero da quantidade de gordura que a pessoal tem naquela avaliação). Serve mais para o psicologico do que para ser usado em algum parametro ( no caso desse topico, a diminuição do BF no peso total ou não no calculo da TMB).

Obs: Na conta ali so descontei a %, não fiz regra de 3, serviu somente como exemplo mesmo.

Obs2: tem alguem lendo o topico que ja cursou a disciplina de medidas e avaliação no esporte, ou ja é formado em EDF, que poderia ajudar a explicar isso? Ou algum outro profissional/estudante da area que ja tenha aprendido ou que faça avaliação fisica?

Editado por vitor_fc
  • Supermoderador
Postado

Mas ai que ta busarello, é 15% em um protocolo , se for feito em outro vai dar 12% por exemplo. Exemplo, cara com 80kg tem 15% de gordura, vai dar 68kg de massa magra, caso o instrutor ou o cara que fez a avaliação fisica utiliza outro protocolo no calculo do BF e de 12%, vai dar 70,4 Kg de massa magra. Isso é so um exemplo, chutei os valores de diferença. Em uma calculo de TMB que so use a massa magra, vai ter 2 numeros para o cara usar (68 ou 70,4Kg) onde vai acabar mudando o resultado.

O numero de % de BF é so um numero que os "profissionais" dão para o aluno saber o "quanto" de gordura ele tem, pois a muitas variaveis que podem muda-lo ( e assim mudar o numero da quantidade de gordura que a pessoal tem naquela avaliação). Serve mais para o psicologico do que para ser usado em algum parametro ( no caso desse topico, a diminuição do BF no peso total ou não no calculo da TMB).

Obs: Na conta ali so descontei a %, não fiz regra de 3, serviu somente como exemplo mesmo.

Obs2: tem alguem lendo o topico que ja cursou a disciplina de medidas e avaliação no esporte, ou ja é formado em EDF, que poderia ajudar a explicar isso? Ou algum outro profissional/estudante da area que ja tenha aprendido ou que faça avaliação fisica?

Sim, eu entendi o seu raciocinio.

Só que não é o caso. Vamos partir de principio que tanto TMB quanto BF não são lá muito fidedignos, são meras aproximações. Sendo assim, cada método vai dar resultados melhores ou piores para cada indivíduo, embora alguns métodos tenham mais chance de dar melhores resultados para uma parcela maior da população.

Você considera, então, que o BF é uma aproximação. Considerando que o cálculo da TMB é outra aproximação, levar o BF em conta vai AUMENTAR o erro, pois você usa uma aproximação em outra. Isso não é Educação física, biologia, etc. É Cálculo Numérico.

Agora, se você tem boa noção do seu corpo e confia bastante na forma de "aferição aproximada" do seu BF, vale a pena levar em consideração sim. Principalmente para calcular dietas de redução de BF.

Postado

Concordo que tudo é calculo de aproximação, seja tmb ou %BF, mas na utilização somente da quantidade aproximada de massa magra (que pode não ser nada aproximada) não. Esse topico precisa de mais opniões, principalmente na area da nutrição, para ver qual metodo eles utilizam/acreditam e o porque.

• Supermoderador
Postado

Concordo que tudo é calculo de aproximação, seja tmb ou %BF, mas na utilização somente da quantidade aproximada de massa magra (que pode não ser nada aproximada) não. Esse topico precisa de mais opniões, principalmente na area da nutrição, para ver qual metodo eles utilizam/acreditam e o porque.

Aqui tem alguma coisa sobre isso:

As Armadilhas Da "medição" De Gordura Corporal

Reiterando, eu ACHO que para cutting, principalmente para aqueles que acumulam gordura com facilidade, melhor usar alguma forma de calcular o TMB levando em conta o BF. E, além disso, usar um método "menos ruim" para medir o BF.

Postado

uma pessoa de 100kg com 8% de BF

tem TMB maior que

uma pessoa de 100kg com 18% de BF

claro que faz diferença ...

Postado

Primeiro que o calculo é uma média, dai varia de pessoa para pessoa.

Mas supondo, 2 organismos iguais, seres iguais, porém um com 80kg e 10% de BF e outro com 80kg e 20% de BF.

O ser com 10% de BF tera mais musculos, logo, maios gasto energetico

• Supermoderador
Postado

ja aproveito e pergunto : qual a melhor forma de calcular a tmb para voce, busarello?

Katch-McArdle:

BMR = 370 + (21.6 x LBM)

Onde LBM = Peso total em kg - Peso total kg x (Bodyfat % / 100)

uma pessoa de 100kg com 8% de BF

tem TMB maior que

uma pessoa de 100kg com 18% de BF

claro que faz diferença ...

Sim, faz.

Mas não tanto quanto se imagina.

APROXIMADAMENTE, um quilo de "massa magra" gasta 9 calorias por dia, enquanto um quilo de "massa gorda" gasta cerca de 4.

Não esqueçam que tecido adiposo também tem atividade

Postado

Katch-McArdle:

BMR = 370 + (21.6 x LBM)

Onde LBM = Peso total em kg - Peso total kg x (Bodyfat % / 100)

isso é sem nenhum exercicio diario, repouso total certo?

• Supermoderador
Postado

isso é sem nenhum exercicio diario, repouso total certo?

Em tese, sim. Mas eu tenho notado que essa fórmula dá um resultado bem acurado, sem multiplicador algum, quando o BF é mais elevado (acima de 18).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...