Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Gh, Insulina, Cortisol E Outros Hormônios


Aless

Posts Recomendados

E aí pessoal, beleza?

Então, eu andei lendo muitos tópicos do fórum nas últimas semanas e percebi que muita coisa do que se pensava sobre nutrição a poucos anos atrás vem mudando bastante. Acho que isso acabou me confundindo algumas vezes por acabar lendo tópicos "obsoletos". Bom, o texto do Aless em questão me deixou as seguintes dúvidas:

A zona de queima de gordura durante o cardio e o AEJ, na verdade, não possuem nenhum benefício na queima de gordura?

Desculpem se a pergunta for meio sem nexo ou se já existe resposta no fórum. Mas até agora esse foi o único texto recente que vi desconsiderar o AEJ.

Obrigado!

PS: o fórum é sensacional!

Sim, essa é a tese, de que andar ou correr não faz diferença só por ser mais ou menos intenso, o que faz é o saldo ou déficit calórico

E dei uma lida melhor e acho que o autor misturou as coisas

Ninguem vai fazer aej focando respostas hormonais e sim queima de calorias

Tambem nao concordei com essa afirmacao nao

Eu mesmo era um que fazia o AEJ baseado na tese de que queimava mais gorduras que massa magra, por que a reserva de carbo é pouca em jejum e blablablabla, por isso ele está dizendo que é besteira. Pelas calorias queimadas, bom, se fosse só pra isso, acordar cedo e sair de casa sem comer nada não é nem de longe a forma mais prática de fazer isso.

@topic

Simplesmente sensacional, porque simples, este artigo, passei muito tempo olhando, sem ler, e agora que li acho que vou indicá-lo a todos que vierem com "ahhh, mas à noite acumula...", ou "ah, mas se usar óleo de coco queima mais..." e por aí vai!

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

http://www.hipertrofia.org/blog/2009/08/18/aerobicos-em-jejum-fazer-ou-nao-fazer/

Bem, acho que a maioria já deve ter lido esse artigo no blog. Ele cita estudos que apontam a eficiência do AEJ, enquanto que o artigo apenas chama o AEJ de tática idiota, sem mostrar nenhum estudo cientifico que afirma o que ele esta dizendo. Não tenho grandes conhecimentos, mas como uma pessoa comentou aqui, é a primeira vez que eu vejo algo indo contra o AEJ.

Bem, pra mim os artigos a favor do AEJ me parecem mais confiáveis do que esse....enquanto isso vou continuar com o AEJ, mas se no futuro me convencer que estou fazendo besteira, vou aceitar de bom grado...é um saco acorda 5h~6h da manhã pra fazer aeróbico....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

http://www.hipertrofia.org/blog/2009/08/18/aerobicos-em-jejum-fazer-ou-nao-fazer/

Bem, acho que a maioria já deve ter lido esse artigo no blog. Ele cita estudos que apontam a eficiência do AEJ, enquanto que o artigo apenas chama o AEJ de tática idiota, sem mostrar nenhum estudo cientifico que afirma o que ele esta dizendo. Não tenho grandes conhecimentos, mas como uma pessoa comentou aqui, é a primeira vez que eu vejo algo indo contra o AEJ.

Bem, pra mim os artigos a favor do AEJ me parecem mais confiáveis do que esse....enquanto isso vou continuar com o AEJ, mas se no futuro me convencer que estou fazendo besteira, vou aceitar de bom grado...é um saco acorda 5h~6h da manhã pra fazer aeróbico....

Na verdade, ambos estão certos.

O artigo do blog fala que AEJ queima mais gorduras, e está correto. Seu corpo vai utilizar mais gordura em um aeróbico leve estando em jejum. A questão é que, em geral, não faz diferença o macronutriente utilizado no aeróbico (gordura ou carboidrato) simplesmente porque não dá para você saber se irá perder ou ganhar gordura/peso analisando apenas o período do aeróbico.

Você tem que analisar no mínimo um dia inteiro (preferencialmente mais). Por isso que se diz que o que importa é o saldo calórico. Seu corpo tem estoques de gordura (células de gordura) e carboidrato (glicogênio). Os estoques de gordura são repostos quando há sobra de calorias (excedente calórico) e são diminuídos quando há déficit. Os estoques de carboidrato são repostos quando há ingestão de carboidrato - ou seja, você repõe o glicogênio consumido mesmo em déficit calórico.

Por causa deste último ponto é que não faz diferença se você consumir mais carboidrato ou mais gordura no aeróbico - se consumir mais carboidrato, ele será reposto ao longo do dia, isso irá gerar um déficit calórico e seu corpo queimará gordura durante este período (considerando dietas iguais).

O artigo não explicita por que AEJ é uma tática 'idiota', mas imagino que seja pelo simples fato de que você não precisa acordar às 5 da manhã para fazer um aeróbico se você puder fazê-lo às 5 da tarde, por exemplo. Ou em qualquer outro horário que possa fazer um aeróbico que gere o mesmo déficit calórico.

Leia de novo os parágrafos logo após o autor citar as táticas 'idiotas' e você vai entender o que eu falei acima, ele explica de uma forma bem didática que não dá para a gente analisar apenas um momento do dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"O artigo não explicita por que AEJ é uma tática 'idiota', mas imagino que seja pelo simples fato de que você não precisa acordar às 5 da manhã para fazer um aeróbico se você puder fazê-lo às 5 da tarde, por exemplo. Ou em qualquer outro horário que possa fazer um aeróbico que gere o mesmo déficit calórico.'

Foi o que entendi também, por isso concordo com este artigo.

Reforçando o que o MP falou, imaginar que a gordura perdida no AEJ vá se "manter perdida" durante o dia é como imaginar que "a gordura acumulada durante o sono após comer muito carbo à noite" vá se manter no dia seguinte.

Nem uma, nem outra coisa resulta, na prática e a médio prazo, no que parece resultar na teoria e a curto prazo.

Embora comer à noite vá lhe dar gordura à noite, essa mesma gordura vai ser queimada durante o dia (já que você come mais à noite, entende-se que come menos durante o dia). Da mesma forma, a gordura perdida no AEJ pela manhã, será repostas pelas refeições ao longo do dia, quando você abandonará o jejum.

Por isso, mais uma vez, a luta é pelo saldo total. Alimentos "funcionais", por exemplo, são importantes pelos micronutrientes que trazem, pela saciedade que podem causar (diminuindo a vontade de comer mais e reduzindo os riscos de fugir da dieta), mas se você consome vitaminas, fibras e sais minerais necessários e levando em conta a quantidade de macros da sua dieta, não importa o que você come e faz muita pouca diferença o como você gasta, se andando pela manhã, ou correndo à tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

http://www.hipertrofia.org/blog/2009/08/18/aerobicos-em-jejum-fazer-ou-nao-fazer/

Bem, acho que a maioria já deve ter lido esse artigo no blog. Ele cita estudos que apontam a eficiência do AEJ, enquanto que o artigo apenas chama o AEJ de tática idiota, sem mostrar nenhum estudo cientifico que afirma o que ele esta dizendo. Não tenho grandes conhecimentos, mas como uma pessoa comentou aqui, é a primeira vez que eu vejo algo indo contra o AEJ.

Bem, pra mim os artigos a favor do AEJ me parecem mais confiáveis do que esse....enquanto isso vou continuar com o AEJ, mas se no futuro me convencer que estou fazendo besteira, vou aceitar de bom grado...é um saco acorda 5h~6h da manhã pra fazer aeróbico....

O mpcosta já falou tudo que tinha para ser dito, caso não tenha ficado claro, eu gravei um vídeo discutindo o AEJ aqui:

Basicamente: não tem nada de especial, pode ser um aliado para aumentar o gasto calórico todos os dias ao contrário de outro tipo de aeróbico mais pegado. Para um grupo bem específico e com dieta feita pensando nisso, ele pode fazer diferença, mas para a grande maioria, não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora me surgiu uma duvida dieta cetogenica entao nao e eficaz como se pensava ? porque se tudo depender da termodinamica

Um deficit de 500 kcal numa dieta normal equivalera a uma perda de godura igual com deficit de 500 kcal em uma dieta cetogenica ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Agora me surgiu uma duvida dieta cetogenica entao nao e eficaz como se pensava ? porque se tudo depender da termodinamica

Um deficit de 500 kcal numa dieta normal equivalera a uma perda de godura igual com deficit de 500 kcal em uma dieta cetogenica ?

Sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora me surgiu uma duvida dieta cetogenica entao nao e eficaz como se pensava ? porque se tudo depender da termodinamica

Um deficit de 500 kcal numa dieta normal equivalera a uma perda de godura igual com deficit de 500 kcal em uma dieta cetogenica ?

Pois é, a verdade dói, mas contra números não há argumentos. Mais uma vez vale a máxima, não existe mágica, só existe treino necessário, alimentação adequada e descanso suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...