Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tempo Sob Tensão Ou Progressão De Cargas?


dogwhisperer

Posts Recomendados

Conforme discutido nos tópicos:
Lanço uma análise: Para o trabalho de hipertrofia, o que é mais eficaz (ou o mais importante), de forma geral?
1. Tempo sob tensão que o músculo é exposto (conforme texto bem explicativo, que indica 20-40 a 60-70 segundos de execução como ideais para ganhos de massa muscular. link aqui: http://goo.gl/WES6f)
ou
2. Progressão de cargas (pegar mais peso a cada treino)
Logicamente, como exemplo, uma pessoa não irá crescer tanto se ficar mais de 1 minuto c halteres de 5Kg trabalhando um determinado músculo. Porém sabemos que o corpo humano também tem um limite de carga na progressão a cada semana/mês.
A questão é aliar as 2 coisas sim, mas uma é inversamente proporcional à outra, sendo muito difícil progredir cargas mantendo o bom tempo de tensão no músculo.
Gostaria da opinião e análise dos amigos do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Ótimo tópico, assunto muito interessante.

Assim como você citou tempo sobre tensão e progressão de cargas são inversamente proporcionais, porém ambos extremamente importantes, não podemos negligenciar nenhum dos sois fatores. Acredito que o melhor, como sempre, é buscar o equilíbrio, um meio termo, tipo "obter o máximo de progressão de carga possível mantendo o tempo sobre tensão adequada", ou realizar uma periodização, onde o foco um "fator" de cada vez, alternando periodicamente.

Existe varias possibilidades, somente testando para determinar qual protocolo lhe trará mais resultados.... minha opinião

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o importante mesmo é progredir tensão, não importa muito qual caminho vai seguir, no meu treino eu uso muitas formas de progressão, nos compostos em geral eu prefiro usar progressão de carga, já em isoladores um uso mais a progressão de TST

ps.: essa pesquisa do TST está meio certa, mas de maneira nenhuma deve ser usada como regra, visto os relatos de pessoas que tiveram ótimos resultados ( até melhores do que com treino convencionais ) treinando com pouco TST e muita carga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, vou falar sob a minha perspectiva, longe de querer ser o dono da verdade: o foco principal do meu treinamento é mandar seguinte a mensagem para o corpo: "ó parceiro, com isso aí que temos, nao vamos dar conta do recado", o que é, na minha interpretação, o principio fundamental da progressão de cargas.

Como o Manel falou, há diversas formas de mandar este recado para o corpo, aumento de cargas é só uma delas.

Pela minha experiencia (e estou feliz com os resultados que tenho alcançado), as vezes nos preocupamos demais com preceitos teoricos - é claro que são fundamentais, pois a partir deles construimos nossos resultados - porém, a partir de um determinado grau de conhecimento os ganhos ficam marginais, sendo que o que importa mesmo é a sua consistencia, dedicação e atenção durante o treino.

Enfim, só a minha opiniao...abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lol, tava lendo sobre isso ontem..

Eu acho que a regra geral pra hipertrofiar é TUT (time under tension)

Mas fica a duvida..até que ponto progressão de carga é realmente útil pra progredir na tensão? não existem métodos mais seguros? haja vista que 90% da galera não tem mobilidade e técnica correta pra executar os compostos (terra, supino, agacho) então cargas pesadas com certeza vão gerar lesões a partir de um certo ponto.

Na minha ultima lida sobre o assunto cheguei a um ponto interessante para aumentar tensão sem exagerar na progressão de cargas:

6x3~5 (usando a mesma carga que vc usaria para fazer um 2x8 [70-75% da RM])

ou

1x10 (com o minimo de descanso possivel, e usando a mesma carga q vc usaria para fazer um 3x3, 3x5, 5x5 etc..[ou se vcs preferirem 80-85% RM])

(preguiça de ir atras de pesquisas pra provar esse ponto, mas pelo menos pra mim faz sentido)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico, assunto muito interessante.

Assim como você citou tempo sobre tensão e progressão de cargas são inversamente proporcionais, porém ambos extremamente importantes, não podemos negligenciar nenhum dos sois fatores. Acredito que o melhor, como sempre, é buscar o equilíbrio, um meio termo, tipo "obter o máximo de progressão de carga possível mantendo o tempo sobre tensão adequada", ou realizar uma periodização, onde o foco um "fator" de cada vez, alternando periodicamente.

Existe varias possibilidades, somente testando para determinar qual protocolo lhe trará mais resultados.... minha opinião

Perfeito! Assino embaixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Ótimas análises. Cada um tem um ponto de vista interessante. E isso compartilha conhecimento de uma forma legal.

Abordei esse tema pois vejo vários praticantes q buscam hipertrofia terem dificuldades em manter o superávit calórico diário (geralmente ectomorfos) e consequentemente dificuldade em progredir as cargas (pesos) em alguns exercícios. E também questionei isso de forma geral, pois também tem o lance da individualidade biológica, ou seja, cada um tem uma resposta diferente a um determinado método de treino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Hmm, acho que a discussão está errada.

Não dá pra comparar progressão de carga com tempo sob tensão. A não ser que vocês estejam querendo comparar progressão de cargas e progressão de tempo sob tensão (p.ex., no treino de hoje a série dura 30s, no próximo 35, depois 40, etc).

Se a comparação for progressão de cargas x tempo sob tensão sempre igual, obviamente o primeiro ganha, pois há uma progressão. O músculo se adapta a um estímulo crescente. Se o estímulo for sempre o mesmo (sempre o mesmo TUT) o músculo já estará adaptado e permanecerá igual.

No final das contas, o que deve existir em um treino para gerar hipertrofia é a progressão de tensão. Não necessariamente de cargas. Citando o Quisso:

"Progredir tensão daria pra traduzir em "ficar mais forte". Isso não necessariamente tem a ver com carga, não necessariamente tem a ver com repetições, não necessariamente tem a ver com tempo sob tensão, mas tá diretamente ligado a tudo isso. Sacou?! O craw já usou esse exemplo antes. Partindo de uma RM X num determinado exercício, se você conseguir fazer de X sua 2RM, você ficou mais forte, não? Assim como se você fizer de da sua RM X+1. Se analisar um parâmetro tipo tempo, se você grindeava a RM X por 5 segundos na concêntrica, e depois de algum tempo passou a grindear por 3s, você ficou mais forte.

É um conceito que dá pra aplicar no treino todo. Se o sujeito faz 60 reps de um exercício, com um determinado peso, num tempo T, se ele fizer as mesmas repetições num tempo T-20s (chutando, só pra exemplificar), ele ficou mais forte (ou não). A questão da progressão de tensão (progressive tension overload), ao invés da progressão de carga (progressive overload), é que você tem que ter um parâmetro pra progredir, e por isso você tem mais parâmetros pra avaliar e manter nota."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Ótimas análises. Cada um tem um ponto de vista interessante. E isso compartilha conhecimento de uma forma legal.

Abordei esse tema pois vejo vários praticantes q buscam hipertrofia terem dificuldades em manter o superávit calórico diário (geralmente ectomorfos) e consequentemente dificuldade em progredir as cargas (pesos) em alguns exercícios. E também questionei isso de forma geral, pois também tem o lance da individualidade biológica, ou seja, cada um tem uma resposta diferente a um determinado método de treino.

sem duvida, sua afirmação nao esta errada, mas sempre há aquilo que funciona para a maioria de nós, na maioria das vezes.

nao tenho capacidade para argumentar o que o pessoal tem descrito nos posts acima, só reforço que, as vezes, a discussão teorica chega a tal grau que, por enquanto, dependendo do seu nivel de desenvolvimento, torna-se inocua. Se vc fizer o arroz com feijao no treino e na dieta, com disciplina e consistencia, terá ganhos muito bons.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...