Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É realmente necessário chegar na falha em exercícios livres p/perna?


Pedro76880

Posts Recomendados

Boa noite pessoal. Vejo muitas pessoas por aí dizendo que chegar na falha concêntrica já é suficiente para ter ganhos em hipertrofia. Até aí tudo bem, mas e quanto aos exercícios livres para perna? Digo de agachamentos, levantamento terra e suas variações (SLDL, RDL) e afundos/avanços?

 

Eu treino sozinho e gostaria de saber se chegar pelo menos próximo da falha já está bom, ou eu uso halteres ou aparelhos como o Smith para chegar até ela?

 

Digo isso porque ir até a falha em movimentos livres assim principalmente com a barra livre possuem altos riscos de lesões certo?

 

Hoje mesmo eu estava fazendo afundo no smith com a barra guiada, e se não fosse por aquelas proteções que ficam aos lados eu teria me machucado feio, porque cheguei até a falha e até tive tonturas além de quase vomitar... Por causa disso desisti do exercício e dei uma descansada de 5 minutos e mesmo assim passei o resto do treino de perna arrastando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em nenhum exercício eh obrigatório chegar a falha e até produtivo. 
 

veja o estudo que postarei abaixo. O estudo compara dois grupos : um que ia até a falha nos exercício e o outro não . Os indivíduos que deixavam repetições no “tanque” tiveram uma hipertrofia maior do que aqueles que falharam em Condições equivalentes . Resumindo, se mostrou mais produtivo não falhar, dar um desconto menor  e ter uma frequência maior de treinos do mesmo grupo muscular do que falhar, dá um descanso maior e ter uma frequência menos de treino do mesmo grupo muscular. 
 

https://builtwithscience.com/training-to-failure

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em academia séria, não chegam a duas centenas no Brasil, para agachamento há racks com barras de segurança reguláveis

Mesmo assim não há necessidade de falhar em um agachamento livre.

Deixe pra falhar em outros aparelhos que permitam isso de forma mais segura 

 

Pra agachamento pode terminar dia série principal com a sensação de que ficou uma ou duas reps no tanque 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2022 em 00:47, Pedro76880 disse:

Digo de agachamentos, levantamento terra e suas variações (SLDL, RDL) e afundos/avanços?

 

Hack.

Falhar no terra é de boa.

Avanço não precisa de tanta sobrecarga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como falaram falha nos que tiver segurança pra fazer , mas o mais importante é progressão de carga então se for pra falhar eu deixaria pra última série dos exercícios depois de chegar na carga máxima dela . Além disso vc pode usar alguma técnica pra falhar como drop set,rest pause ,cluster set ou 3/7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2022 em 08:36, sdmnogueira123 disse:

Como falaram falha nos que tiver segurança pra fazer , mas o mais importante é progressão de carga então se for pra falhar eu deixaria pra última série dos exercícios depois de chegar na carga máxima dela . Além disso vc pode usar alguma técnica pra falhar como drop set,rest pause ,cluster set ou 3/7

^^^isso aqui foque na progressão.

 

No caso do treino de pernas, deixaria para falha total só em extensora/flexora. Se algum sinergista falha antes o risco de lesão é alto. Ou vc não vai conseguir levantar a barra como disse que aconteceu com vc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2022 em 07:58, Zanne disse:

 

Hack.

Falhar no terra é de boa.

Avanço não precisa de tanta sobrecarga

Adicionando mais alguns:
Leg press 45° da pra moer no treino de força e ir até a falha tbm
Ou o mais seguro de todos, cadeira extensora, mas particularmente ainda prefiro deixar como ultimo exercício o avanço, caminhar até perder o equilíbrio e tombar pro lado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2022 em 00:47, Pedro76880 disse:

Boa noite pessoal. Vejo muitas pessoas por aí dizendo que chegar na falha concêntrica já é suficiente para ter ganhos em hipertrofia. Até aí tudo bem, mas e quanto aos exercícios livres para perna? Digo de agachamentos, levantamento terra e suas variações (SLDL, RDL) e afundos/avanços?

 

Eu treino sozinho e gostaria de saber se chegar pelo menos próximo da falha já está bom, ou eu uso halteres ou aparelhos como o Smith para chegar até ela?

 

Digo isso porque ir até a falha em movimentos livres assim principalmente com a barra livre possuem altos riscos de lesões certo?

 

Hoje mesmo eu estava fazendo afundo no smith com a barra guiada, e se não fosse por aquelas proteções que ficam aos lados eu teria me machucado feio, porque cheguei até a falha e até tive tonturas além de quase vomitar... Por causa disso desisti do exercício e dei uma descansada de 5 minutos e mesmo assim passei o resto do treino de perna arrastando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As respostas dos colegas superaram as expectativas à pergunta original.

 

A dúvida que me veio foi a seguinte: será que esse fervo todo de treinar todas as séries de todos os exercícios até à falha não é uma baita aliviada no trabalho de youtuber que vende treino pra internautas?

 

Senão vejamos: preparar um treino para um aluno é um ofício. O preparador físico pode até ter em mente o treino que ele irá prescrever ao seu aluno durante a anamnese, mas na hora de passar a(s) planilha(s), acaba por sondar todas as variáveis que requeiram alguma calibração, incluindo a carga. Isso sem contar com o feedback do aluno, ao longo das semanas, onde porventura exija do profissional algum tipo de redimensionamento.

 

Aí, como o cara é youtuber, ele vai bradar, sempre: "quanto?... ah... até a falha, meu amigo". Pronto! Ele se livra do que poderia ser um trabalho imenso - e necessário em termos de individualização - mas mantém a receita sempre favorável.

 

E outra: todas as vezes em que vejo vídeos ilustrativos dos youtubers descrevendo "na prática" treinos até à falha é sempre com uns exercícios não tão complicados: roscas diversas (concentrada, scott, etc), pec-deck, cross-over, leg press daqueles com a alavanca-socorro-Deus, supino com spotter (fazendo remada curvada ao invés de ajudar) e por aí vai.

 

Pode ser impressão minha, posso estar enganado, mas fica parecendo que a tese do treino até à falha seja mais uma espécie de "Galinha dos Ovos de Ouro" pra quem vende treino via youtube pra dezenas/centenas de alunos.

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2022 em 17:00, Vecchio disse:

As respostas dos colegas superaram as expectativas à pergunta original.

 

A dúvida que me veio foi a seguinte: será que esse fervo todo de treinar todas as séries de todos os exercícios até à falha não é uma baita aliviada no trabalho de youtuber que vende treino pra internautas?

 

Senão vejamos: preparar um treino para um aluno é um ofício. O preparador físico pode até ter em mente o treino que ele irá prescrever ao seu aluno durante a anamnese, mas na hora de passar a(s) planilha(s), acaba por sondar todas as variáveis que requeiram alguma calibração, incluindo a carga. Isso sem contar com o feedback do aluno, ao longo das semanas, onde porventura exija do profissional algum tipo de redimensionamento.

 

Aí, como o cara é youtuber, ele vai bradar, sempre: "quanto?... ah... até a falha, meu amigo". Pronto! Ele se livra do que poderia ser um trabalho imenso - e necessário em termos de individualização - mas mantém a receita sempre favorável.

 

E outra: todas as vezes em que vejo vídeos ilustrativos dos youtubers ilustrando treinos até à falha é sempre com uns exercícios não tão complicados: roscas diversas (concentrada, scott, etc), pec-deck, leg press daqueles com a alavanca-socorro-Deus, supino com spotter (fazendo remada curvada ao invés de ajudar) e por aí vai.

 

Pode ser impressão minha, posso estar enganado, mas fica parecendo que a tese do treino até à falha seja mais uma espécie de "Galinha dos Ovos de Ouro" pra quem vende treino via youtube pra dezenas/centenas de alunos.

Tem muito youtuber tendencioso... A maioria só querem te deixar confuso pra você acabar acessando a consultoria deles! Twin é um kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...