Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Motivos de voces serem contrários a divisão ABCDE.

Arthurmelo

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde, estive lendo varios tópicos referentes ao assunto e notei que muitas pessoas aqui do fórum nao apoiam essa divisão de treino para naturais, principalmente quando envolve uma separação por dia A- peitos, B-costas, C-Pernas, D-ombros, E-braços. Cariani e Leandro twin defendem essa divisão para naturais e dizem ser a melhor. Nao to criticando quem é contra essa divisão, só queria a opinião de voces do motivo de serem contra porque quero entender melhor mesmo. E muitas pessoas perguntam sobre isso aqui no fórum. 

Postado

Não sou contra, assim como muitas coisas na musculação, não existe um certo ou errado, mas existem coisas mais adequadas e eficientes de acordo com o objetivo da pessoa. Quando você faz ABCDE, está dando um estímulo por semana em cada músculo, o que resulta em um único estímulo na síntese proteica. Treinos de frequência mais alta (2-3) geram mais estímulos na SP por semana, o que para a maioria dos naturais será mais eficiente no ganho de massa.

Mas por que não dar um "grande estímulo" em um dia apenas? Bom, os estudos mostram que há um teto diário na SP, isso significa que não adianta fazer 10 exercícios para peito no mesmo dia, pois em algum momento do seu treino esse teto já foi alcançado. Isso torna interessante dividir os estímulos durante a semana, assim evitamos o teto.

Esse é um dos argumentos para treinar com frequência média/alta, existem outros. Isso não é uma regra, embora funcione para a grande maioria. Treinamento é muito importante adesão, se a pessoa gosta muito mais de treinar ABCDE e tem maior consistência dessa forma, então é melhor seguir assim.

Postado

Eu treino exclusivamente musculação há 2 anos, antes foram 5 anos de corrida.

Por 1 ano e meio foz ABC 2x, as vezes ABCD mas vivia cansado, sempre com dor, sentia q poderia render mais. Só que ficava nessa de achar que ABCDE não era pra natural, há 6 meses resolvi mudar.

Faço:

Costas

Peito/abs

Bíceps e tríceps

Ombro/abs

Perna

Joguei todo o volume semanal de 24 a 30 séries, dependendo do músculo, para um dia pra cada.

Nunca tive uma evolução como antes, tudo desenvolveu absurdo, as cargas aumentaram muito.

É um treino que você tem q se desafiar, largar o sangue todo dia, pq o músculo vai estar descansado então vc tem fazer valer o descanso, pq só vai pegar ele de novo uma semana depois.

Mas é um treino mais demorado, acabei de fazer perna agora, foram 2h05min, 6 exercícios 40 séries. O maís rápido é o de braços dá mais de 1h.

E se vc perder um treino perde o treino de um grupamento inteiro.

E vc descansa sábado e domingo.

Eu recomendo pra quem já tem uma boa base, não tem medo de carga, tem boa técnica, tem tempo e gosta de sofrer.

Postado
Em 18/02/2022 em 11:43, Fox disse:

Não sou contra, assim como muitas coisas na musculação, não existe um certo ou errado, mas existem coisas mais adequadas e eficientes de acordo com o objetivo da pessoa. Quando você faz ABCDE, está dando um estímulo por semana em cada músculo, o que resulta em um único estímulo na síntese proteica. Treinos de frequência mais alta (2-3) geram mais estímulos na SP por semana, o que para a maioria dos naturais será mais eficiente no ganho de massa.

Mas por que não dar um "grande estímulo" em um dia apenas? Bom, os estudos mostram que há um teto diário na SP, isso significa que não adianta fazer 10 exercícios para peito no mesmo dia, pois em algum momento do seu treino esse teto já foi alcançado. Isso torna interessante dividir os estímulos durante a semana, assim evitamos o teto.

Esse é um dos argumentos para treinar com frequência média/alta, existem outros. Isso não é uma regra, embora funcione para a grande maioria. Treinamento é muito importante adesão, se a pessoa gosta muito mais de treinar ABCDE e tem maior consistência dessa forma, então é melhor seguir assim.

No final o volume semanal é quem manda, o trabalho executado, a tonelagem total.

A síntese protéica não ocorre só no momento após o exercício ou nas 24h seguintes, ela ocorre diversas vezes por dia, o maior estimulador de síntese protéica é a ingestão de proteína pela alimentação, e se soma ao estímulo do treino e o ambiente hormonal.

Postado
Em 18/02/2022 em 11:35, Arthurmelo disse:

só queria a opinião de voces do motivo de serem contra porque quero entender melhor mesmo

Quando eu era natural, o meu maior progresso foi usando ABC2X treinos curtos, intensos e frequentes.

Até eu tentar aumentar o volume e fritar meu sistema nervoso.

Postado
Em 18/02/2022 em 11:35, Arthurmelo disse:

só queria a opinião de voces do motivo de serem contra porque quero entender melhor mesmo

Quando eu era natural, o meu maior progresso foi usando ABC2X treinos curtos, intensos e frequentes.

Em 18/02/2022 em 11:47, cadumonteiro disse:

, acabei de fazer perna agora, foram 2h05min, 6 exercícios 40 séries

Eu vendo isso com meu treino de pernas com 8 exercícios e 8 séries que faço em 30 minutos:

P3BDUfF.jpg

Postado
Em 18/02/2022 em 11:55, Zanne disse:

Nem todo mundo se adapta, eu tava assim com ABC 2x, tava pegando raiva de treinar, a carga que pega segunda pra costas não pegava quinta

Postado
Em 18/02/2022 em 11:59, cadumonteiro disse:

Nem todo mundo se adapta, eu tava assim com ABC 2x, tava pegando raiva de treinar, a carga que pega segunda pra costas não pegava quinta

Eu fazia uns 3 exercícios pra costas, coisa 2 a 3 séries no máximo. 

Nunca me dei bem com treino volumoso, eu encolho...

Postado
Em 18/02/2022 em 11:59, Zanne disse:

Eu vendo isso com meu treino de pernas com 8 exercícios e 8 séries que faço em 30 minutos:

Eu me adaptei demais a mais volume, mais cargas e descanso de 3 minutos em séries de agachamento, leg press, terra.

Tive em 6 meses evolução de todos os músculos que não tive em 1 ano e meio.

Mas como já disse, é muito pessoal.

Postado (editado)
Em 18/02/2022 em 12:01, Guimers disse:

Porque não testa e fala o que achou?
Uma divisão Upper / Lower/ Descanso / Upper / Lower / Descanso / Descanso, seria upper lower 2x na semana.

Eu faço e curti MUITO.

Alguns BB's naturais fazem:
Push/ Pull / Legs / Descanso / Push FB / Pull FB - 2x cada musculo, com 5 dias de treino.

Cariani e Twin tem seus meritos no que falam e fazem, mas desculpa, não servem como parametros para naturais.

Quer ser natural e entender como se treina assim ? Procure quem seja e o que eles fazem. 

É a minha opinião. 

É um tema polemico, mas não da pra aceitar que quem não seja natural venha ficar cagando regra.

É isso aí. Uns caras que a gente nunca viu naturais (se é que já treinaram limpos) querendo dizer "como um natural deve treinar". Ah, tá bom.

Nunca fiz ABCDE. Eu fazia um ABCDB (B = pernas) até estagnar. E voltei a evoluir com um ABC + Superiores Inferiores (5 treinos semanais), mesmo com duas décadas de treino e quase 40 anos nas costas.

Editado por Alex_83
Postado
Em 18/02/2022 em 12:01, Guimers disse:

Porque eu fiz ABCD por anos e quando mudei pra Ab2x tive uma PUTA evolução, nas primeiras semanas em densidade, carga/força e depois cresci absurdamente mais rapido.

Alem do mais BODYBUILDERS NATURAIS, treinam cada grupo muscular no MINIMO 2x por semana.

Dizem que o que importa é o volume equalizado, mas sinceramente na pratica é outra coisa, principalmente naturais.

Porque não testa e fala o que achou?
Uma divisão Upper / Lower/ Descanso / Upper / Lower / Descanso / Descanso, seria upper lower 2x na semana.

Eu faço e curti MUITO.

Alguns BB's naturais fazem:
Push/ Pull / Legs / Descanso / Push FB / Pull FB - 2x cada musculo, com 5 dias de treino.

Cariani e Twin tem seus meritos no que falam e fazem, mas desculpa, não servem como parametros para naturais.

Quer ser natural e entender como se treina assim ? Procure quem seja e o que eles fazem. 

É a minha opinião. 

É um tema polemico, mas não da pra aceitar que quem não seja natural venha ficar cagando regra.

Não é regra, mas na grande maioria o ABC 2x foca mais adequado pra natural por ele ter menos força, pegar menos carga, ter menos resistência, então pode não ter um aproveitamento ótimo fazendo 24 a 30 séries no mesmo dia 1x na semana, não vai render.

Mas se faz um ABC 2x e na rosca direta faz 3x10 com 30kg com 1min de intervalo na segunda, na quinta vai conseguir fazer igual.

Mas se muda pra ABCDE vai conseguir fazer 5x10 com os mesmos 30kg?, Depois ainda tem mais 3 ou 4 exercícios pela frente. Aí não compensa mesmo.

A pra fazer essa mudança a pessoa precisa ter muito controle do treino, saber o volume que faz pra cada grupamento, a tonelagem total de cada exercício e ver se consegue suportar isso em 1 dia aí invés de 2.

E existem pessoas com estrutura corporal, resistência e força completamente diferente uns dos outros. Na prática você só vai saber se funciona pra vc testando.

Postado
Em 18/02/2022 em 12:11, cadumonteiro disse:

Mas se faz um ABC 2x e na rosca direta faz 3x10 com 30kg com 1min de intervalo na segunda, na quinta vai conseguir fazer igual.

Em qualquer exercício, se o cara consegue fazer 3 séries com as mesmas repetições/carga e só 1 min de intervalo, quer dizer que ele tá se poupando MUITO, treinando bem longe do que poderia.

Postado
Em 18/02/2022 em 12:16, Alex_83 disse:

Em qualquer exercício, se o cara consegue fazer 3 séries com as mesmas repetições/carga e só 1 min de intervalo, quer dizer que ele tá se poupando MUITO, treinando bem longe do que poderia.

Tbm penso assim, dei o exemplo pra ficar mais fácil visualizar.

Se o cara tá agachando com 100kg e faz 3x10 com 1min de intervalo ele tá muito subutilizado.

Postado

Sou completamente contra ABCDE para iniciantes, alguns dos motivos:

- Faltar 1 treino já fode com a semana toda

- Não sabe treinar

- Não aguenta peso

- Não tem resistência física

- Normalmente não fazem treinos nem volumosos nem intensos, imagina começar com algo volumoso e intenso numa lapada só

- Necessidade de um parceiro de treino

Postado
Em 18/02/2022 em 12:52, -freedom disse:

Sou completamente contra ABCDE para iniciantes, alguns dos motivos:

- Faltar 1 treino já fode com a semana toda

- Não sabe treinar

- Não aguenta peso

- Não tem resistência física

- Normalmente não fazem treinos nem volumosos nem intensos, imagina começar com algo volumoso e intenso numa lapada só

- Necessidade de um parceiro de treino

Pra iniciante ou quem não leva a sério nem pensar, exatamente pelos motivos q vc citou

Postado

Encontrei esse artiguinho aqui do Brad, já não tão novo mas de acesso free, onde foi confrontado o split com o full-body. Não é bem o miolo da discussão, mas acho que ajuda.

https://journals.lww.com/nsca-jscr/Fulltext/2015/07000/Influence_of_Resistance_Training_Frequency_on.8.aspx

Não vale a pena printar aqui as figuras porque são muitas e todas evidenciam uma superioridade do full-body quando confrontado com o split, o que não é mais novidade e não foi por isso que optei por compartilhá-lo aqui.

O que acho que valha a pena seja conferir os gráficos por um simples motivo: tanto split quanto full-body promovem ganhos. A questão é que o split perdeu para o full-body. E não chegou a ser de lavada. E aí, quando o assunto cai em manchetes de sites de notícias, a coisa já vem distorcida e acaba seduzindo o praticante a sair de uma estratégia - que muitas vezes vem sendo praticada com adesão - para aventurar-se em outra, a qual nem sempre ele consiga se adaptar.

Esse mesmo sintoma eu percebi em na discussão sobre jantar mais cedo x jantar mais tarde.

Postado
Em 18/02/2022 em 13:34, Vecchio disse:

O que acho que valha a pena seja conferir os gráficos por um simples motivo: tanto split quanto full-body promovem ganhos. A questão é que o split perdeu para o full-body. E não chegou a ser de lavada. E aí, quando o assunto cai em manchetes de sites de notícias, a coisa já vem distorcida e acaba seduzindo o praticante a sair de uma estratégia - que muitas vezes vem sendo praticada com adesão - para aventurar-se em outra, a qual nem sempre ele consiga se adaptar.

Esse mesmo sintoma eu percebi em na discussão sobre jantar mais cedo x jantar mais tarde.

perfeita a colocação.

A grande maioria não sabe interpretar texto, não entendem diferença entre tendência, comportamento padrão e regra.
Tudo sempre tem ser A ou B, preto ou branco sem olhar pro que tem entre os extremos.

Postado

E +1 tambem.

Não leve tudo que le por aqui a ferro e fogo, porque daqui a 6 meses todo mundo pode mudar de opinião, e isso acontece.
Quem defendia uma coisa e pregava com vigor, muda de opinião e começa a defender outro ponto de vista.

Não que seja errado, mas voce seja inteligente de saber que nada é exato e o melhor caminho é aquele que voce se adapta melhor. 
Se não tiver resultados com Ab2x não adianta insistir, se não tiver resultados com ABCDE por que não testar um Fb3x? Esteja aberto a mudança.

Por isso o melhor caminho é TESTAR.

Postado (editado)

Já tentei um abcde e sinceramente nem dava vontade de sair de casa. As únicas coisas que me deixam animado no treino é progredir carga ou melhorar execução. Segunda faço um supino e já fico doido pra corrigir algo que fiz de errado no treino de quinta (ou botar mais 1kg de cada lado). Treinar o msm grupamento muscular por semana pelo menos 2x PARA MIM é essencial. Ainda estou cogitando um fb3x mas não sei se guento o pique kk

Editado por gustavooliver71
Postado
Em 18/02/2022 em 15:38, gustavooliver71 disse:

Já tentei um abcde e sinceramente nem dava vontade de sair de casa. As únicas coisas que me deixam animado no treino é progredir carga ou melhorar execução. Segunda faço um supino e já fico doido pra corrigir algo que fiz de errado no treino de quinta (ou botar mais 1kg de cada lado). Treinar o msm grupamento muscular por semana pelo menos 2x PARA MIM é essencial. Ainda estou cogitando um fb3x mas não sei se guento o pique kk

Mas voce nao conseguia progredir as cargas no treino ABCDE? 

Postado
Em 18/02/2022 em 13:51, SaBiih disse:

To fazendo há pouco mais de 3 semanas um ABCDE (igual o que o @cadumonteiro) e concordo com o que foi comentado, o shape deu uma enchida violenta, também to vendo resultados excelentes nesse pouco tempo de teste.

Mas voce vem fazendo com muito volume todos os dias? Tipo treinos com mais de 1h? 

Postado
Em 18/02/2022 em 16:01, Arthurmelo disse:

Mas voce nao conseguia progredir as cargas no treino ABCDE? 

Conseguia mas a execução não. Tenho pouco tempo de treino ainda, aí sempre tem algum detalhe (ou vários) para melhorar. Com maior frequência consigo ir ajustando isso. 

Postado (editado)
Em 18/02/2022 em 16:03, Arthurmelo disse:

Mas voce vem fazendo com muito volume todos os dias? Tipo treinos com mais de 1h? 

sim, há 6 meses

eu costumo fazer 4 a 6 semanas no limite da carga, depois começa a bater um cansaço e o sinto que o corpo vai reclamar aí faço uma semana de ABC1x ou faço 1 semana ABCDE mesmo só que com carga e volume reduzidos

a base do meu treino é :
A costas 30 series

B peito 24 a séries (tive uma fratura na clavícula anos atrás, as vezes incomoda)

C biceps / triceps 12 ´series cada

D ombros 24 a 30 séries

E perna 30 séries

O treino mais curto é braço, leva 1h
fazendo essa variação de a cada 4/6 semanas descansar tenho evoluído cargas bem, hoje mesmo consegui sair de 280 pra 320kg no leg press ( 5x10  3 com 280, 2 com 320kg), agachamento eu não senti muita confiança pra fazer a fundo com mais de 120kg, então pra não aumentar a carga e reduzir amplitude preferi fazer 7 séries ao invés de 6)

costas tenho evoluído cargas com facilidade, terra n saia de 120kg com abc agora estou com facilidade com 150kg, fazendo mais rep antes de subir carga
remada curvada tbm fiquei preso em 60kg, hoje é confortável com 80kg e a última serie tem dia q vai com 100kg
até peito q era uma dificuldade minha por conta da clavicula, estou conseguindo bem devagar pois ainda tenho um certo medo, n saía de 15kg de cada lado no supino, essa semana foi confortável fazer com 25kg 4 séries e sem dores depois.

isso pq estou em dieta de déficit, com cerca de 250g de carbo por dia

Editado por cadumonteiro
inclusão
Postado

Outro ponto que eu gostaria de levantar: quem é natural normalmente chega num ponto em que é preciso treinar força para quebrar platôs e continuar progredindo. Treinamento de força é mais difícil de se encaixar num treino ABCDE, uma vez que é baseado primariamente em exercícios compostos e requer treinar o mesmo movimento com maior frequência.

Uma estratégia boa para quem está num nível intermediário é dedicar x dias da semana para treinar na zona de repetições de força, e depois mais x dias para treinar os mesmos agrupamentos musculares com foco em hipertrofia. 

Postado

Pura preguiça...(sério)

Nem sempre consigo ir os 5 dias na semana treinar (prazo processual é uma "disgraça"), então deixei o ABCDE pra evitar de ficar fatiando entre as semanas

Fora que treinar duas vezes o mesmo grupamento muscular têm me trazido mais resultados, mas não significa que ABCDE seja ruim, tem um povo da academia que faz e são grandes pra chuchu...

Postado

A melhor rotina de treino, por ordem de importância:

1 - A que você mais gostar de fazer. Se você prefere fazer ABCDE do que ABCx2, grandes as chances de você treinar melhor e com mais constância por mais tempo. Treinar direito por 2 anos vai te trazer resultados superiores a treinar mais ou menos por 1 ano, independente de qual seja a divisão.

2 - A que der mais resultados para VOCÊ. Todo mundo é diferente. Pessoas diferentes vão ter respostas diferentes aos treinos.

Com o tempo você vai descobrindo o que funciona melhor pra você. Pra algumas pessoas treinar cada grupamento uma vez por semana é mais eficiente, pra outras treinar 2 ou 3 vezes por semana cada grupamento é mais eficiente. Talvez, até, seja melhor pra você treinar alguns músculos 1x na semana e outros 2x na semana (seja por uma recuperação mais rápida em determinado grupamento ou até por conseguir dar mais intensidade em um grupo específico (que é o caso de muitas pessoas que têm alguns grupamentos hiperdesenvolvidos em relação ao resto do físico))

Se você ainda estiver com dúvida, volta pro ponto 1.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...