Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Versão 2.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Em 21/10/2020 em 16:08, Power_tr00 disse:

o volume ótimo é o que o paulo gentil não indica kkkkk

 

brinks

 

mas eu tinha visto aquele ábaco em algum lugar e tava tentando lembrar dele, veio em boa hora

Acho que está falando do Bases Científicas do treinamento de Hipertrofia... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Publicidade

Segue abaixo post do De Salles abordando justamente essa questão de frequência x hipertrofia, citando um estudo interessante de 2019, que comparou 5 treinos de 3 sets com 1 treino de 15 sets, com vantagem pros 5 treinos. Além disso, citou o posicionamento da IUSCA de 2021, que sugere limitar à 10 sets por sessão - exatamente o número usado nesse tópico como limiar - e usar maior frequência pra acomodar maiores volumes.

 

https://www.instagram.com/p/Cb7hkg5rAgg/?utm_medium=copy_link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Montei minha ficha de treino pensando mais ou menos dessa forma, nunca li sobre, mas consigo agora fazer alguns ajustes e observar meus resultados.

Agora tenho dúvida de como ajustar o volume de treino, faço 18 séries e quero saber se devo e quando aumentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2022 em 16:33, Raudr disse:

Montei minha ficha de treino pensando mais ou menos dessa forma, nunca li sobre, mas consigo agora fazer alguns ajustes e observar meus resultados.

Agora tenho dúvida de como ajustar o volume de treino, faço 18 séries e quero saber se devo e quando aumentar.

Sim deve.

A toda semana de treino, seja pra cima ou para baixo, a depender do que se planeja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...
Em 21/10/2020 em 15:26, Schrödinger disse:

Com base em estudos recentes sobre volume e frequência, surgiu a ideia de que existe um volume máximo efetivo por sessão de treinamento, que deve ser algo em torno de 10 sets por sessão

Por sessão de treinamento ou por grupo muscular?

Editado por andradeoliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/10/2020 em 15:26, Schrödinger disse:

Então, 5 sets de 3 repetições, teriam 15 repetições efetivas, 3 sets de 5 repetições também teriam 15 repetições efetivas e 3 sets de 10 repetições também teriam 15 repetições efetivas, pois apenas as 5 últimas repetições contariam como efetivas

 

Partindo da perspectiva do trecho acima, não compreendi exatamente a razão pela qual se deveria optar por mais repetições, conforme o trecho abaixo:

 

Em 21/10/2020 em 15:26, Schrödinger disse:

Escolher máquinas e isoladores que trabalhem os músculos do movimento principal do dia (em um dia de supino reto algumas opções são: voador, tríceps polia, elevação lateral, etc.) e usar muitas reps e falhar ou chegar bem perto em todos os sets desse movimento e com mais de 10 reps.

Editado por andradeoliveira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/11/2022 em 09:27, andradeoliveira disse:

 

Partindo da perspectiva do trecho acima, não compreendi exatamente a razão pela qual se deveria optar por mais repetições, conforme o trecho abaixo:

 

É só pq é mais fácil acrescer volume com máquinas e isoladores. E também é mais seguro ir até o limite/falhar com máquinas e isoladores. Por outro lado, pode ser ruim pra articulações usar muita carga em máquinas e isoladores (aqui mais isoladores, mas máquinas também tem seus riscos por questões mais ligadas à qualidade da execução).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...