Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Qual volume usar para a montagem de um treino de hipertrofia?


Cesar4301

Posts Recomendados

Li alguns tópicos aqui no fórum, entretanto não consegui entender muito bem sobre. Preciso montar um treino pra mim, e a parte de seleção de exercícios e a divisão de grupos musculares creio que consigo fazer, mas e o volume? Quanto usar por cada grupo muscular? Treino a 2 anos e meio e ultimamente meus treinos tem sido bem volumosos. Eis a questão, quanto de volume?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Agora, Cesar4301 disse:

Li alguns tópicos aqui no fórum, entretanto não consegui entender muito bem sobre. Preciso montar um treino pra mim, e a parte de seleção de exercícios e a divisão de grupos musculares creio que consigo fazer, mas e o volume? Quanto usar por cada grupo muscular? Treino a 2 anos e meio e ultimamente meus treinos tem sido bem volumosos. Eis a questão, quanto de volume?

 

Depende , quais seus músculos mais e menos desenvolvidos?

 

Em regra fica perto de 

 

Coxa ( somando anterior e posterior ) e Dorsal ( somando Latissimo, Romboides e Trapézio ) 

20 a 24 séries por semana 

 

Peito / Ombro / Tríceps 

16 a 20 séries por semana 

 

Bíceps  

12 a 16 séries 

 

Panturrilha depende muito da sua facilidade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Cesar4301 disse:

Li alguns tópicos aqui no fórum, entretanto não consegui entender muito bem sobre. Preciso montar um treino pra mim, e a parte de seleção de exercícios e a divisão de grupos musculares creio que consigo fazer, mas e o volume? Quanto usar por cada grupo muscular? Treino a 2 anos e meio e ultimamente meus treinos tem sido bem volumosos. Eis a questão, quanto de volume?

é tentativa e erro..... treinei por 6 anos, e não tinha peito já tinha feito de tudo kkk... no ultimo ano fiz um treino que a peitchola explodiu no tamanho....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, frankx disse:

Depende

 

2 minutos atrás, projetohuck2 disse:

é tentativa e erro...

 

em resumo, era isso que eu iria dizer. 

tem que ver o que funciona pra você.

3 minutos atrás, projetohuck2 disse:

no ultimo ano fiz um treino que a peitchola explodiu no tamanho....

 

me passa a receita aí kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Cesar4301 disse:

Li alguns tópicos aqui no fórum, entretanto não consegui entender muito bem sobre. Preciso montar um treino pra mim, e a parte de seleção de exercícios e a divisão de grupos musculares creio que consigo fazer, mas e o volume? Quanto usar por cada grupo muscular? Treino a 2 anos e meio e ultimamente meus treinos tem sido bem volumosos. Eis a questão, quanto de volume?

Gosto bastante desse modelo proposto por Schoenfeld (2018): 

 

ytMf3RYxEfPYR47-q8W7TzMFFeW3zMM5gu6J7ApN

 

 

Outro estudo, de 2019: 

 

Brigatto (2019), avaliou 3 grupos de jovens treinados que utilizaram distintos volumes. 

 

Grupo 1: 16 séries

Grupo 2: 24 séries

Grupo 3: 32 séries

 

Os exercícios foram: supino e agachamento.

 

 

Resultados: 

 

1- Todos os grupos aumentaram força no supino e no agachamento, mas a magnitude do grupo 3 ( 32 séries), foi maior na parte inferior do corpo, mas sem diferença na parte superior.

 

Em termos de hipertrofia, o grupo 3 também obteve os maiores ganhos. 

 

Em suma, o que de fato funciona é a progressão continua do volume. Quem faz 10 séries e aumenta pra 15, terá evidentemente melhores resultados. Quem faz 25 e diminui pra 15, terá menos resultado. Cabe praticante periodizar e aumentar gradativamente o número de séries como uma forma de manipular o volume. 

 

Simplificando pra quem não entendeu: não existe um número ideal, o ideal é manter uma progressão contínua, o ideal é aquele que você não faz ainda. 

 

 
 
 
 
Editado por AlexandreMM89
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, AlexandreMM89 disse:

Gosto bastante desse modelo proposto por Schoenfeld (2018): 

 

ytMf3RYxEfPYR47-q8W7TzMFFeW3zMM5gu6J7ApN

 

 

Outro estudo, de 2019: 

 

Brigatto (2019), avaliou 3 grupos de jovens treinados que utilizaram distintos volumes. 

 

Grupo 1: 16 séries

Grupo 2: 24 séries

Grupo 3: 32 séries

 

Os exercícios foram: supino e agachamento.

 

 

Resultados: 

 

1- Todos os grupos aumentaram força no supino e no agachamento, mas a magnetude do grupo 3 ( 32 séries), foi maior na parte inferior do corpo, mas sem diferença na parte superior.

 

Em termos de hipertrofia, o grupo 3 também obteve os maiores ganhos. 

 

Em suma, o que de fato funciona é a progressão continua do volume. Quem faz 10 séries e aumenta pra 15, terá evidentemente melhores resultados. Quem faz 25 e diminui pra 15, terá menos resultado. Cabe praticante periodizar e aumentar gradativamente o número de séries como uma forma de manipular o volume. 

 

Simplificando pra quem não entendeu: não existe um número ideal, o ideal é manter uma progressão continua, o ideal é aquele que você não faz ainda. 

 

 
 
 
 

E eu que por exemplo já iniciei na musculação com uma quantidade grande de volume por grupo muscular, será mais difícil de progredir? Tem uma maneira de "resetar" e recomeçar com a quantidade ideal de volume? Porque pelo o que eu entendi, quanto mais volume por grupo muscular melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, lucasbsilva9 disse:

 

 

em resumo, era isso que eu iria dizer. 

tem que ver o que funciona pra você.

 

me passa a receita aí kk

Tenta ai... KK

 

Faço supino inclinado com halteres... 4x - 6-12 depende do dia é 36kg cada lado/32.. não baixo disso... supino na maquina aquela vertical... 4x8--- até não guentar mais. na ultima serie vou dropando até braço cair... depende do dia, 50 a 65kg em cada lado, depois faço unilateral na mesma maquina... dizem que não funciona para minha pessoa acho que pega bem... 4x8 até morrer.... peckdeck. 4x até morrer. zerando a maquina. 90+... para finalizar faço no banco inclinado. aquele exercicio de pegar duas anilinhas espremendo e fazer como se fosse um supinado praticamente 3x até a morte. é o que está funcionando comigo. peitchola sai no pump do capiroco... kkk.

lembrando que atualmente estou pesando 74kg em jejum :( 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Cesar4301 disse:

E eu que por exemplo já iniciei na musculação com uma quantidade grande de volume por grupo muscular, será mais difícil de progredir? Tem uma maneira de "resetar" e recomeçar com a quantidade ideal de volume? Porque pelo o que eu entendi, quanto mais volume por grupo muscular melhor.

 

O volume não é a única variável a ser manipulada. É necessário progredir a intensidade, verificar a dieta, seguir com excelência a periodização, e quanto mais avançado, mair a importância de cada detalhe disso. 

 

Ai sim, se tudo tiver ok, você aumenta o volume. Mais séries, mais sessões, mais exercícios.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de aumentar o volume quando o exercício que estou progredindo já está pesado e não quero comprometer a técnica.

Exemplificando:

Semana 1 - 3x5 no exercício

Semana 2 - 4x5 no exercício (mesma carga)

Semana 3 - 5x5 no exercício (mesma carga)

Semana 4 - 3x5 com mais carga que na semana 1

 

Comigo vem funcionado essa forma de progressão. Parece que aumentando o volume do movimento aos poucos, vai ficando mais "natural" e sempre que volto pro 3x5 a técnica do movimento tá boa.

 

@Cesar4301, se seu volume já está alto, recomendo diminuir e ir focando em progressão de carga (use os parâmetros de volume que o Frankx postou logo acima). Depois que ficar difícil progredir, ai pode brincar com o volume (tipo o que eu postei ai no exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, SaBiih disse:

Eu gosto de aumentar o volume quando o exercício que estou progredindo já está pesado e não quero comprometer a técnica.

Exemplificando:

Semana 1 - 3x5 no exercício

Semana 2 - 4x5 no exercício (mesma carga)

Semana 3 - 5x5 no exercício (mesma carga)

Semana 4 - 3x5 com mais carga que na semana 1

 

Comigo vem funcionado essa forma de progressão. Parece que aumentando o volume do movimento aos poucos, vai ficando mais "natural" e sempre que volto pro 3x5 a técnica do movimento tá boa.

 

@Cesar4301, se seu volume já está alto, recomendo diminuir e ir focando em progressão de carga (use os parâmetros de volume que o Frankx postou logo acima). Depois que ficar difícil progredir, ai pode brincar com o volume (tipo o que eu postei ai no exemplo).

 

Essa maneira de progressão de volume realmente é muito boa, principalmente se você já estagnou em uma determinada carga, se eu não me engano  tem um tópico do @Schrödingermostrando outras ideias de progressões nos principais lifts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...