Ir para conteúdo
Fórum Hipertrofia
  • Cadastre-se
Clique aqui
Entre para seguir isso  
Cesar4301

Qual volume usar para a montagem de um treino de hipertrofia?

Avalie este tópico:

Posts Recomendados

Li alguns tópicos aqui no fórum, entretanto não consegui entender muito bem sobre. Preciso montar um treino pra mim, e a parte de seleção de exercícios e a divisão de grupos musculares creio que consigo fazer, mas e o volume? Quanto usar por cada grupo muscular? Treino a 2 anos e meio e ultimamente meus treinos tem sido bem volumosos. Eis a questão, quanto de volume?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Conteúdo continua após a publicidade.

Agora, Cesar4301 disse:

Li alguns tópicos aqui no fórum, entretanto não consegui entender muito bem sobre. Preciso montar um treino pra mim, e a parte de seleção de exercícios e a divisão de grupos musculares creio que consigo fazer, mas e o volume? Quanto usar por cada grupo muscular? Treino a 2 anos e meio e ultimamente meus treinos tem sido bem volumosos. Eis a questão, quanto de volume?

Depende , quais seus músculos mais e menos desenvolvidos?

Em regra fica perto de 

Coxa ( somando anterior e posterior ) e Dorsal ( somando Latissimo, Romboides e Trapézio ) 

20 a 24 séries por semana 

Peito / Ombro / Tríceps 

16 a 20 séries por semana 

Bíceps  

12 a 16 séries 

Panturrilha depende muito da sua facilidade

Compartilhar este post

Link para o post
22 minutos atrás, Cesar4301 disse:

é tentativa e erro..... treinei por 6 anos, e não tinha peito já tinha feito de tudo kkk... no ultimo ano fiz um treino que a peitchola explodiu no tamanho....

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, frankx disse:

Depende

2 minutos atrás, projetohuck2 disse:

é tentativa e erro...

em resumo, era isso que eu iria dizer. 

tem que ver o que funciona pra você.

3 minutos atrás, projetohuck2 disse:

no ultimo ano fiz um treino que a peitchola explodiu no tamanho....

me passa a receita aí kk

Compartilhar este post

Link para o post
30 minutos atrás, Cesar4301 disse:

Gosto bastante desse modelo proposto por Schoenfeld (2018): 

ytMf3RYxEfPYR47-q8W7TzMFFeW3zMM5gu6J7ApN

Outro estudo, de 2019: 

Brigatto (2019), avaliou 3 grupos de jovens treinados que utilizaram distintos volumes. 

Grupo 1: 16 séries

Grupo 2: 24 séries

Grupo 3: 32 séries

Os exercícios foram: supino e agachamento.

Resultados: 

1- Todos os grupos aumentaram força no supino e no agachamento, mas a magnitude do grupo 3 ( 32 séries), foi maior na parte inferior do corpo, mas sem diferença na parte superior.

Em termos de hipertrofia, o grupo 3 também obteve os maiores ganhos. 

Em suma, o que de fato funciona é a progressão continua do volume. Quem faz 10 séries e aumenta pra 15, terá evidentemente melhores resultados. Quem faz 25 e diminui pra 15, terá menos resultado. Cabe praticante periodizar e aumentar gradativamente o número de séries como uma forma de manipular o volume. 

Simplificando pra quem não entendeu: não existe um número ideal, o ideal é manter uma progressão contínua, o ideal é aquele que você não faz ainda. 

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, AlexandreMM89 disse:

Gosto bastante desse modelo proposto por Schoenfeld (2018): 

ytMf3RYxEfPYR47-q8W7TzMFFeW3zMM5gu6J7ApN

Outro estudo, de 2019: 

Brigatto (2019), avaliou 3 grupos de jovens treinados que utilizaram distintos volumes. 

Grupo 1: 16 séries

Grupo 2: 24 séries

Grupo 3: 32 séries

Os exercícios foram: supino e agachamento.

Resultados: 

1- Todos os grupos aumentaram força no supino e no agachamento, mas a magnetude do grupo 3 ( 32 séries), foi maior na parte inferior do corpo, mas sem diferença na parte superior.

Em termos de hipertrofia, o grupo 3 também obteve os maiores ganhos. 

Em suma, o que de fato funciona é a progressão continua do volume. Quem faz 10 séries e aumenta pra 15, terá evidentemente melhores resultados. Quem faz 25 e diminui pra 15, terá menos resultado. Cabe praticante periodizar e aumentar gradativamente o número de séries como uma forma de manipular o volume. 

Simplificando pra quem não entendeu: não existe um número ideal, o ideal é manter uma progressão continua, o ideal é aquele que você não faz ainda. 

E eu que por exemplo já iniciei na musculação com uma quantidade grande de volume por grupo muscular, será mais difícil de progredir? Tem uma maneira de "resetar" e recomeçar com a quantidade ideal de volume? Porque pelo o que eu entendi, quanto mais volume por grupo muscular melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, lucasbsilva9 disse:

em resumo, era isso que eu iria dizer. 

tem que ver o que funciona pra você.

me passa a receita aí kk

Tenta ai... KK

Faço supino inclinado com halteres... 4x - 6-12 depende do dia é 36kg cada lado/32.. não baixo disso... supino na maquina aquela vertical... 4x8--- até não guentar mais. na ultima serie vou dropando até braço cair... depende do dia, 50 a 65kg em cada lado, depois faço unilateral na mesma maquina... dizem que não funciona para minha pessoa acho que pega bem... 4x8 até morrer.... peckdeck. 4x até morrer. zerando a maquina. 90+... para finalizar faço no banco inclinado. aquele exercicio de pegar duas anilinhas espremendo e fazer como se fosse um supinado praticamente 3x até a morte. é o que está funcionando comigo. peitchola sai no pump do capiroco... kkk.

lembrando que atualmente estou pesando 74kg em jejum :( 

Compartilhar este post

Link para o post
5 minutos atrás, Cesar4301 disse:

E eu que por exemplo já iniciei na musculação com uma quantidade grande de volume por grupo muscular, será mais difícil de progredir? Tem uma maneira de "resetar" e recomeçar com a quantidade ideal de volume? Porque pelo o que eu entendi, quanto mais volume por grupo muscular melhor.

O volume não é a única variável a ser manipulada. É necessário progredir a intensidade, verificar a dieta, seguir com excelência a periodização, e quanto mais avançado, mair a importância de cada detalhe disso. 

Ai sim, se tudo tiver ok, você aumenta o volume. Mais séries, mais sessões, mais exercícios.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto de aumentar o volume quando o exercício que estou progredindo já está pesado e não quero comprometer a técnica.

Exemplificando:

Semana 1 - 3x5 no exercício

Semana 2 - 4x5 no exercício (mesma carga)

Semana 3 - 5x5 no exercício (mesma carga)

Semana 4 - 3x5 com mais carga que na semana 1

Comigo vem funcionado essa forma de progressão. Parece que aumentando o volume do movimento aos poucos, vai ficando mais "natural" e sempre que volto pro 3x5 a técnica do movimento tá boa.

@Cesar4301, se seu volume já está alto, recomendo diminuir e ir focando em progressão de carga (use os parâmetros de volume que o Frankx postou logo acima). Depois que ficar difícil progredir, ai pode brincar com o volume (tipo o que eu postei ai no exemplo).

Compartilhar este post

Link para o post
45 minutos atrás, SaBiih disse:

Eu gosto de aumentar o volume quando o exercício que estou progredindo já está pesado e não quero comprometer a técnica.

Exemplificando:

Semana 1 - 3x5 no exercício

Semana 2 - 4x5 no exercício (mesma carga)

Semana 3 - 5x5 no exercício (mesma carga)

Semana 4 - 3x5 com mais carga que na semana 1

Comigo vem funcionado essa forma de progressão. Parece que aumentando o volume do movimento aos poucos, vai ficando mais "natural" e sempre que volto pro 3x5 a técnica do movimento tá boa.

@Cesar4301, se seu volume já está alto, recomendo diminuir e ir focando em progressão de carga (use os parâmetros de volume que o Frankx postou logo acima). Depois que ficar difícil progredir, ai pode brincar com o volume (tipo o que eu postei ai no exemplo).

Essa maneira de progressão de volume realmente é muito boa, principalmente se você já estagnou em uma determinada carga, se eu não me engano  tem um tópico do @Schrödingermostrando outras ideias de progressões nos principais lifts.

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

• Criar Novo...