Postado 8/01/2020 às 16:58 01/8, 2020 Li alguns tópicos aqui no fórum, entretanto não consegui entender muito bem sobre. Preciso montar um treino pra mim, e a parte de seleção de exercícios e a divisão de grupos musculares creio que consigo fazer, mas e o volume? Quanto usar por cada grupo muscular? Treino a 2 anos e meio e ultimamente meus treinos tem sido bem volumosos. Eis a questão, quanto de volume?
Postado 8/01/2020 às 17:05 01/8, 2020 Agora, Cesar4301 disse: Li alguns tópicos aqui no fórum, entretanto não consegui entender muito bem sobre. Preciso montar um treino pra mim, e a parte de seleção de exercícios e a divisão de grupos musculares creio que consigo fazer, mas e o volume? Quanto usar por cada grupo muscular? Treino a 2 anos e meio e ultimamente meus treinos tem sido bem volumosos. Eis a questão, quanto de volume? Depende , quais seus músculos mais e menos desenvolvidos? Em regra fica perto de Coxa ( somando anterior e posterior ) e Dorsal ( somando Latissimo, Romboides e Trapézio ) 20 a 24 séries por semana Peito / Ombro / Tríceps 16 a 20 séries por semana Bíceps 12 a 16 séries Panturrilha depende muito da sua facilidade
Postado 8/01/2020 às 17:22 01/8, 2020 22 minutos atrás, Cesar4301 disse: Li alguns tópicos aqui no fórum, entretanto não consegui entender muito bem sobre. Preciso montar um treino pra mim, e a parte de seleção de exercícios e a divisão de grupos musculares creio que consigo fazer, mas e o volume? Quanto usar por cada grupo muscular? Treino a 2 anos e meio e ultimamente meus treinos tem sido bem volumosos. Eis a questão, quanto de volume? é tentativa e erro..... treinei por 6 anos, e não tinha peito já tinha feito de tudo kkk... no ultimo ano fiz um treino que a peitchola explodiu no tamanho....
Postado 8/01/2020 às 17:25 01/8, 2020 19 minutos atrás, frankx disse: Depende 2 minutos atrás, projetohuck2 disse: é tentativa e erro... em resumo, era isso que eu iria dizer. tem que ver o que funciona pra você. 3 minutos atrás, projetohuck2 disse: no ultimo ano fiz um treino que a peitchola explodiu no tamanho.... me passa a receita aí kk
Postado 8/01/2020 às 17:26 01/8, 2020 30 minutos atrás, Cesar4301 disse: Li alguns tópicos aqui no fórum, entretanto não consegui entender muito bem sobre. Preciso montar um treino pra mim, e a parte de seleção de exercícios e a divisão de grupos musculares creio que consigo fazer, mas e o volume? Quanto usar por cada grupo muscular? Treino a 2 anos e meio e ultimamente meus treinos tem sido bem volumosos. Eis a questão, quanto de volume? Gosto bastante desse modelo proposto por Schoenfeld (2018): Outro estudo, de 2019: Brigatto (2019), avaliou 3 grupos de jovens treinados que utilizaram distintos volumes. Grupo 1: 16 séries Grupo 2: 24 séries Grupo 3: 32 séries Os exercícios foram: supino e agachamento. Resultados: 1- Todos os grupos aumentaram força no supino e no agachamento, mas a magnitude do grupo 3 ( 32 séries), foi maior na parte inferior do corpo, mas sem diferença na parte superior. Em termos de hipertrofia, o grupo 3 também obteve os maiores ganhos. Em suma, o que de fato funciona é a progressão continua do volume. Quem faz 10 séries e aumenta pra 15, terá evidentemente melhores resultados. Quem faz 25 e diminui pra 15, terá menos resultado. Cabe praticante periodizar e aumentar gradativamente o número de séries como uma forma de manipular o volume. Simplificando pra quem não entendeu: não existe um número ideal, o ideal é manter uma progressão contínua, o ideal é aquele que você não faz ainda. Editado 8/01/2020 às 17:28 01/8, 2020 por AlexandreMM89
Postado 8/01/2020 às 17:30 01/8, 2020 Autor Agora, AlexandreMM89 disse: Gosto bastante desse modelo proposto por Schoenfeld (2018): Outro estudo, de 2019: Brigatto (2019), avaliou 3 grupos de jovens treinados que utilizaram distintos volumes. Grupo 1: 16 séries Grupo 2: 24 séries Grupo 3: 32 séries Os exercícios foram: supino e agachamento. Resultados: 1- Todos os grupos aumentaram força no supino e no agachamento, mas a magnetude do grupo 3 ( 32 séries), foi maior na parte inferior do corpo, mas sem diferença na parte superior. Em termos de hipertrofia, o grupo 3 também obteve os maiores ganhos. Em suma, o que de fato funciona é a progressão continua do volume. Quem faz 10 séries e aumenta pra 15, terá evidentemente melhores resultados. Quem faz 25 e diminui pra 15, terá menos resultado. Cabe praticante periodizar e aumentar gradativamente o número de séries como uma forma de manipular o volume. Simplificando pra quem não entendeu: não existe um número ideal, o ideal é manter uma progressão continua, o ideal é aquele que você não faz ainda. E eu que por exemplo já iniciei na musculação com uma quantidade grande de volume por grupo muscular, será mais difícil de progredir? Tem uma maneira de "resetar" e recomeçar com a quantidade ideal de volume? Porque pelo o que eu entendi, quanto mais volume por grupo muscular melhor.
Postado 8/01/2020 às 17:32 01/8, 2020 Agora, lucasbsilva9 disse: em resumo, era isso que eu iria dizer. tem que ver o que funciona pra você. me passa a receita aí kk Tenta ai... KK Faço supino inclinado com halteres... 4x - 6-12 depende do dia é 36kg cada lado/32.. não baixo disso... supino na maquina aquela vertical... 4x8--- até não guentar mais. na ultima serie vou dropando até braço cair... depende do dia, 50 a 65kg em cada lado, depois faço unilateral na mesma maquina... dizem que não funciona para minha pessoa acho que pega bem... 4x8 até morrer.... peckdeck. 4x até morrer. zerando a maquina. 90+... para finalizar faço no banco inclinado. aquele exercicio de pegar duas anilinhas espremendo e fazer como se fosse um supinado praticamente 3x até a morte. é o que está funcionando comigo. peitchola sai no pump do capiroco... kkk. lembrando que atualmente estou pesando 74kg em jejum
Postado 8/01/2020 às 17:41 01/8, 2020 5 minutos atrás, Cesar4301 disse: E eu que por exemplo já iniciei na musculação com uma quantidade grande de volume por grupo muscular, será mais difícil de progredir? Tem uma maneira de "resetar" e recomeçar com a quantidade ideal de volume? Porque pelo o que eu entendi, quanto mais volume por grupo muscular melhor. O volume não é a única variável a ser manipulada. É necessário progredir a intensidade, verificar a dieta, seguir com excelência a periodização, e quanto mais avançado, mair a importância de cada detalhe disso. Ai sim, se tudo tiver ok, você aumenta o volume. Mais séries, mais sessões, mais exercícios.
Postado 8/01/2020 às 17:55 01/8, 2020 Eu gosto de aumentar o volume quando o exercício que estou progredindo já está pesado e não quero comprometer a técnica. Exemplificando: Semana 1 - 3x5 no exercício Semana 2 - 4x5 no exercício (mesma carga) Semana 3 - 5x5 no exercício (mesma carga) Semana 4 - 3x5 com mais carga que na semana 1 Comigo vem funcionado essa forma de progressão. Parece que aumentando o volume do movimento aos poucos, vai ficando mais "natural" e sempre que volto pro 3x5 a técnica do movimento tá boa. @Cesar4301, se seu volume já está alto, recomendo diminuir e ir focando em progressão de carga (use os parâmetros de volume que o Frankx postou logo acima). Depois que ficar difícil progredir, ai pode brincar com o volume (tipo o que eu postei ai no exemplo).
Postado 8/01/2020 às 18:43 01/8, 2020 45 minutos atrás, SaBiih disse: Eu gosto de aumentar o volume quando o exercício que estou progredindo já está pesado e não quero comprometer a técnica. Exemplificando: Semana 1 - 3x5 no exercício Semana 2 - 4x5 no exercício (mesma carga) Semana 3 - 5x5 no exercício (mesma carga) Semana 4 - 3x5 com mais carga que na semana 1 Comigo vem funcionado essa forma de progressão. Parece que aumentando o volume do movimento aos poucos, vai ficando mais "natural" e sempre que volto pro 3x5 a técnica do movimento tá boa. @Cesar4301, se seu volume já está alto, recomendo diminuir e ir focando em progressão de carga (use os parâmetros de volume que o Frankx postou logo acima). Depois que ficar difícil progredir, ai pode brincar com o volume (tipo o que eu postei ai no exemplo). Essa maneira de progressão de volume realmente é muito boa, principalmente se você já estagnou em uma determinada carga, se eu não me engano tem um tópico do @Schrödingermostrando outras ideias de progressões nos principais lifts.
Postado 8/01/2020 às 19:16 01/8, 2020 Vocês também tem que ter noção que volume por si só não significa nada Fazer 10 séries EFETIVAS de Peito durante um treino é diferente de fazer 10 séries.
Postado 8/01/2020 às 21:33 01/8, 2020 19 horas atrás, frankx disse: Vocês também tem que ter noção que volume por si só não significa nada Fazer 10 séries EFETIVAS de Peito durante um treino é diferente de fazer 10 séries. Sem dúvidas. Nesse sentido e respondendo a pergunta do tópico: Geralmente as recomendações de volume são feitas considerando sets difíceis, geralmente aqueles que estão ali entre 0-2 repetições da falha. Logo, aquela série de 10, onde daria pra fazer 15+ repetições não serve muita coisa em termos de volume (aposto, inclusive, que a maioria das pessoas que fala que faz >20 séries e não cresce faz o grosso do treino com esse volume aí de sets "fáceis"). E pra saber a distância da falha, em algum momento tem que falhar. Senão não tem como ter o parâmetro correto. E não pode ser aquela falha que parou de subir o peso pq o músculo tá ardendo de ácido lático, tem que ser falha mesmo. Com pouca carga e pra 20+ reps em compostos, se não vomitou em nenhum momento, é pq não chegou perto da falha. Com low reps é um pouco diferente, pois acima de ~80% já rola uma ativação de todas as fibras, então uma série de 3 reps com 80% vai estar 4-5 reps distante da falha, mas todas as reps são efetivas. Com menos carga, usando aquele exemplo de uma carga pra 15 reps e fazendo apenas 10 repetições, nenhuma vai ser efetiva. A ideia é que apenas as últimas 5 reps (chegando no limite da falha) são efetivas. Fora isso, o volume máximo que gera hipertrofia é cerca de 25-35 reps efetivas por sessão de treino (por grupo muscular). Então, se faz 5+ reps em todas as séries, com 2 reps distante da falha, tem que fazer 8-10 sets por treino. Isso 3x por semana dá 24-30 sets por semana. Se todos os sets com 5+ reps forem até o limite da falha (ou atingindo a falha), vai dar 5-7 sets por sessão, o que em 3 sessões semanais daria um volume máximo de 15-21 sets. Claro que o junk volume (os sets "fáceis") e os sets de aquecimento não tem efetividade zero absoluto. Então eles devem somar alguma coisa aí. Mas o grosso do planejamento deve ter em mente esses sets difíceis. Por último, eu chutaria que metade desse volume recomendado deve promover algo em torno de 80-90% da quantidade de hipertrofia do volume ótimo (aqueles 15-30 sets). Então é melhor, em minha opinião, primar muito mais pela qualidade do que pela quantidade de volume (se der pra unir os dois, ótimo!). Abraços
Postado 9/01/2020 às 13:17 01/9, 2020 Partindo dessa ideia de "sets fáceis", o que vocês acham do GVT ? Visto que, segundo relatos, as 5 primeiras séries das 10 repetições é algo relativamente fácil, e da sexta em diante que teoricamente fica mais complicado, treinos assim poderiam ser considerados perda de tempo para naturais? Abraço
Postado 9/01/2020 às 14:56 01/9, 2020 16 horas atrás, Schrödinger disse: Por último, eu chutaria que metade desse volume recomendado deve promover algo em torno de 80-90% da quantidade de hipertrofia do volume ótimo (aqueles 15-30 sets). Então é melhor, em minha opinião, primar muito mais pela qualidade do que pela quantidade de volume (se der pra unir os dois, ótimo!). Abraços Absolutamente perfeito As vezes, o menos é mais, menos gasto de glicogênio, de creatina, e menor fadiga neural diminuindo séries sem efetividade. Se você for hormonizado desconsidere, você pode se recuperar de qualquer coisa.
Postado 9/01/2020 às 15:19 01/9, 2020 1 hora atrás, Giovane Vinicius Jungles disse: Partindo dessa ideia de "sets fáceis", o que vocês acham do GVT ? Visto que, segundo relatos, as 5 primeiras séries das 10 repetições é algo relativamente fácil, e da sexta em diante que teoricamente fica mais complicado, treinos assim poderiam ser considerados perda de tempo para naturais? Acho que em grande parte é perda de tempo. Vai gastar umas calorias a mais, mas esses 5 sets iniciais não vão servir pra muita coisa mesmo.
Postado 9/01/2020 às 16:31 01/9, 2020 1 hora atrás, frankx disse: Se você for hormonizado desconsidere, você pode se recuperar de qualquer coisa. Obrigado por especificar. Taca le pau no carrinho marco véio.
Crie uma conta ou entre para comentar