Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um resumo dos tipos de gordura: quais são “boas” e quais são “más”?


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

bom tópico Lucas, mas fica a dúvida...

 

existe algum benefício em consumir gordura saturada? levando em conta que ela aumenta tanto o LDL como o HDL, além de ter correlação com processos inflamatórios, enquanto há outras opções que aumentam somente o HDL além de prover outros benefícios a saúde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1 hora atrás, Shrödinger disse:

No site nutritiondata dá pra ver a composição de gorduras dos alimentos. Eu ia postar as tabelas aqui, mas vai dar trabalho - se alguém quiser compilar alguns alimentos importantes e postar aqui, fique à vontade ;):

 

Abacate: http://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/1843/2

Amendoim: http://nutritiondata.self.com/facts/legumes-and-legume-products/4448/2

 

 

No site da Unifesp também tem (eu uso ela), não é bonitinha igual da nutritiondata mas é em português:

http://tabnut.dis.epm.br/alimento

 

44 minutos atrás, cosmic disse:

bom tópico Lucas, mas fica a dúvida...

 

existe algum benefício em consumir gordura saturada? levando em conta que ela aumenta tanto o LDL como o HDL, além de ter correlação com processos inflamatórios, enquanto há outras opções que aumentam somente o HDL além de prover outros benefícios a saúde.

 

Se limitar a tratar algo só por um fator é uma visão "muito micro", temos que olhar um pouco mais além. O papel desses ácidos graxos não é só desencadear processos inflamatórios: o a.g. láurico, por exemplo, é super importante, principalmente para o bebê (tanto que no leite materno tem uma quantia significativa), pois tem fortes propriedades antimicrobianas e é até usada para tratamento de infecções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Shrödinger disse:

No site nutritiondata dá pra ver a composição de gorduras dos alimentos. Eu ia postar as tabelas aqui, mas vai dar trabalho - se alguém quiser compilar alguns alimentos importantes e postar aqui, fique à vontade ;):

 

Abacate: http://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/1843/2

Amendoim: http://nutritiondata.self.com/facts/legumes-and-legume-products/4448/2

 


Abacate amassado no garfo com whey, não sei se existe algo melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, {..mAthEUs..} disse:

Se limitar a tratar algo só por um fator é uma visão "muito micro", temos que olhar um pouco mais além. O papel desses ácidos graxos não é só desencadear processos inflamatórios: o a.g. láurico, por exemplo, é super importante, principalmente para o bebê (tanto que no leite materno tem uma quantia significativa), pois tem fortes propriedades antimicrobianas e é até usada para tratamento de infecções.

Por essas coisas que eu pedi pra vc escrever um tópico sobre gorduras. Tá devendo, vou mandar cortar sua plaquinha :P 

 

Eu aproveitei o texto que achei legal, traduzi e postei aqui pra contribuir com informação ver se todos poderiam ajudar trazendo mais coisas sobre o assunto. Mas a real é que eu não sei quase nada disso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2017 at 13:25, mut4nt3 disse:

Abacate amassado no garfo com whey, não sei se existe algo melhor.

Hahahaha, pode cre man, muito bom mesmo!

 

 

ótimo post, valeu ai, vou estar acompanhado aqui

Em 25/08/2017 at 13:22, {..mAthEUs..} disse:

No site da Unifesp também tem (eu uso ela), não é bonitinha igual da nutritiondata mas é em português:

http://tabnut.dis.epm.br/alimento

Muito boa a tabela, não conhecia essa, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 22/08/2017 em 23:34, Shrödinger disse:

Imagino que aqui a proporção seja a chave. Me parece que a recomendação geral de ingerir cerca 1/3 de fontes saturadas ainda é razoável.

Shrödinger

otimo topico, de muita informação pertinente!

Shrödinger qual sua opnião, em muitos videos hoje se divulga a ideologia de que, não devemos consumir carboidrato e gordura juntos em uma mesma refeição pelo fato de as duas serem reservas energéticas que vão competi entre si, E  QUEM VAI GANHAR SEMPRE, SERA CARBOIDRATO( por absorção mais rápida), uma depende de quebra, para virar uma reserva energética, através a L-carnitina dentro da organela, que é a GORDURA, e  a outra esta pronta, carboidrato nada mais é que glicose, vai entra sofreu hidrolise no organismo pronto

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, diogo ribeiro disse:

Shrödinger qual sua opnião, em muitos videos hoje se divulga a ideologia de que, não devemos consumir carboidrato e gordura juntos em uma mesma refeição pelo fato de as duas serem reservas energéticas que vão competi entre si, E  QUEM VAI GANHAR SEMPRE, SERA CARBOIDRATO( por absorção mais rápida), uma depende de quebra, para virar uma reserva energética, através a L-carnitina dentro da organela, que é a GORDURA, e  a outra esta pronta, carboidrato nada mais é que glicose, vai entra sofreu hidrolise no organismo pronto

 

Pode ingerir carbo e gordura juntos. Isso já foi muito discutido no fórum e tem gente que não abre mão de separar, mas na prática não faz diferença significativa (talvez, apenas talvez, tenha alguma diferença bem pequena). No geral o que manda é o saldo calórico e quantidade de proteínas - o resto tem uma relevância bem pequena na maioria dos casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2017 em 16:00, Shrödinger disse:

Abaixo gráfico comparando a composição de vários tipos de gordura:

 

COPARA%C3%87%C3%83O+DE+GORDURAS+ALIMENTA

 

Da pra perceber que o que tem maio concentração de gordura monoinsaturada é o bom e velho azeite de oliva.

 

 

 

COMO NÃO CONSIGO COM PALADAR DO AZEITE DE OLIVA, NÃO CONSIGO USAR, Atualmente estou usando oleo de cartamo conforme foto abaixo valor nutricional, mas na tabela postada acima não seria o de maior concentração em gordura monoinsaturada (omega 9), mas na embalagem DO QUE USO consta ao contrario fiquei na duvida

Oléico (Ômega 9)

10g

 

 

 

oleo-de-cartamo-250-ml-pazze.jpg

oleo-de-cartamo-pazze-250ml.jpg

Editado por diogo ribeiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...