Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dietas cetogênicas: o que são e como fazer


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

1 hora atrás, Schrödinger disse:

 

A depender da quantidade de calorias, dá pra ingerir mais proteínas e carbos. Dá uma olhada na equação cetogênica (tem no post inicial). Só a título de curiosidade, um BK staker triplo é uma refeição cetogênica kkkk

 

Isso é pura maldade

 

Cardápio de teste de amanhã:

 

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 16/09/2018 em 11:38, Vecchio disse:

Doeu os olhos de ir baixando os gramas de alcatra

kkkk

 

Sempre que quiser jogar um pouco mais de proteína, basta aumentar as gorduras. O problema aí fica por conta das calorias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Schrödinger disse:

kkkk

 

Sempre que quiser jogar um pouco mais de proteína, basta aumentar as gorduras. O problema aí fica por conta das calorias...

 

Ah... menino Lucas, agora quero ver se você responde essa (não tem a ver direto com a continuidade da nossa prosa exatamente):

 

Tá lá, o indivíduo, usando a gordura como fonte de energia, que seja.
Fisiologicamente falando, tais gorduras precisam vir do alimento que ele ingere, para só depois disso começar a queimar a gordura corporal, estando tal pessoa alimentada e em deficit calórico.

 

E agora a pergunta:
Já existe explicação fisiológica para o fato das dietas low carb serem mais eficientes do que as high carb com ambas em deficit? Pergunto isso porque em termos de ensaios, os resultados comparativos já superaram 100, se não estou enganado.

 

Mas eu queria saber o porquê disso. Seria por que "a via que usa gordura como fonte de energia esteja ativa" no caso das low carb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vecchio disse:

Já existe explicação fisiológica para o fato das dietas low carb serem mais eficientes do que as high carb com ambas em deficit?

Mas não são mais eficientes.

 

Tem uma meta razoavelmente recente, contendo 32 estudos low carb x low fat, cujo resultado indica uma "igualdade". Ou seja, na média tanto faz, vai variar de indivíduo pra indivíduo. 

 

Abaixo gráfico da meta:

 

Hall-body-fat-768x570.jpg

Aquele último losango ali, que é a média do conjunto de dados (dos 32 estudos) até mostra uma leve vantagem pra low fat - que é bem pequena e acho que com mais dados tenderia a zero. Perceba também que tem resultados favoráveis pra ambos os lados (mais resultados favorecendo low fat também). A média é que fica ali perto de zero. Isso quer dizer que tem pessoas que se dão melhor com uma abordagem e pessoas que se dão melhor com outra. Não tem bala de prata.

 

Texto sobre o estudo:

 

http://www.stephanguyenet.com/meta-analysis-impact-of-carbohydrate-vs-fat-calories-on-energy-expenditure-and-body-fatness/

 

O estudo:

 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28193517

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/09/2018 em 10:21, Schrödinger disse:

Só a título de curiosidade, um BK staker triplo é uma refeição cetogênica kkkk

E já supre todas as calorias do meu dia. Só sobra para o shake complementando as proteínas do dia 

Acho que vou testar isso num dia de jejum :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/09/2018 em 16:45, Schrödinger disse:

Mas não são mais eficientes.

 

Tem uma meta razoavelmente recente, contendo 32 estudos low carb x low fat, cujo resultado indica uma "igualdade". Ou seja, na média tanto faz, vai variar de indivíduo pra indivíduo. 

 

Abaixo gráfico da meta:

 

Hall-body-fat-768x570.jpg

Aquele último losango ali, que é a média do conjunto de dados (dos 32 estudos) até mostra uma leve vantagem pra low fat - que é bem pequena e acho que com mais dados tenderia a zero. Perceba também que tem resultados favoráveis pra ambos os lados (mais resultados favorecendo low fat também). A média é que fica ali perto de zero. Isso quer dizer que tem pessoas que se dão melhor com uma abordagem e pessoas que se dão melhor com outra. Não tem bala de prata.

 

Texto sobre o estudo:

 

http://www.stephanguyenet.com/meta-analysis-impact-of-carbohydrate-vs-fat-calories-on-energy-expenditure-and-body-fatness/

 

O estudo:

 

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/28193517

 

Abraços

 

Preciso dar uma olhada com mais calma, pois só de estudos que comprovam a superioridade da low carb há relatos como esse que elencam 23 estudos, todos com ensaios clínicos randomizados, a favor da low carb.

 

Mas infelizmente, depois de ler algumas coisas, o que mais impressiona é a força do poder econômico sobre a intenção deste ou daquele estudo.

 

E reparei outra coisa: não tem santo em nenhum dos lados. Há um livro chamado "Gordura sem Medo" da Nina Teicholz, onde se vê a pressão das companhias, o ego dos defensores, tanto do lado A, quanto do lado B, fazendo com que haja uma necessidade de, antes de se ler o resultado do artigo, procure-se descobrir qual o financiador de tal estudo.

 

O que poderia pairar sobre um consenso, como por exemplo, haver a necessidade de se aplicar um deficit calórico pra quem queira eliminar gordura, um dos lados não aceita. E o pior, um cardiologista, Dr. Malhorta, participou na elaboração de diretrizes na Inglaterra para exatamente se colocar contra este conceito. Pelo menos para diabéticos, houve uma análise que cobriu aproximadamente 150 estudos. No final, tanto low carb quanto low fat puderam reduzir a hemoglobina glicosilada e baixar o peso. Cadê que um ou outro "lado" menciona este estudo? Não interessa a ambos!

 

Já no outro lado, há um relativo número de evidências que um consumo de gorduras abaixo de 15, 20% faz baixar o LDL, porém ao custo de baixar também o HDL. Eu mesmo vivenciei isso. Fiquei com o HDL marginalmente acima do desejável.

 

No final das contas: ninguém tá puro não.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Vecchio disse:

Preciso dar uma olhada com mais calma, pois só de estudos que comprovam a superioridade da low carb há relatos como esse que elencam 23 estudos, todos com ensaios clínicos randomizados, a favor da low carb.

 

Mas a meta análise que eu postei usou apenas estudos com calorias igualadas. Essa é a pegadinha.

 

Caso não se igualem as calorias, low carb tende a ser melhor no curto e médio prazos (nem tanto no longo, quando as coisas tendem a se igualar), pois a tendência natural é ingerir menos calorias e mais proteínas com low carb.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Schrödinger disse:

 

Mas a meta análise que eu postei usou apenas estudos com calorias igualadas. Essa é a pegadinha.

 

Caso não se igualem as calorias, low carb tende a ser melhor no curto e médio prazos (nem tanto no longo, quando as coisas tendem a se igualar), pois a tendência natural é ingerir menos calorias e mais proteínas com low carb.

 

 

 

Nada mais justo, aliás, do que igualar-se as calorias para que o grupo de intervenção receba a exata influência do que se queira medir.

 

A AHA e o NHLBI já investiram bilhões de dólares em experimentos (só dois dos experimentos custou 1,5 bilhão). Ancel Keys submetia pacientes de hospício para testar sua dieta low fat, enfim, desde 1960 esses caras vêm na luta pra forçar um conceito alvo de contestação e que, em um único momento que os defensores da gordura saturada, carnes e ovos tiveram pra serem ouvidos, acabaram sendo desbaratados por representarem os lobbies dos pecuaristas. E tudo foi pra vala.

 

Agora me responda: com tanto dinheiro em mãos, com Big Brother, etc, que custaria - em comparação com o que já foi gasto - realizar um confinamento de voluntários (desempregados, gamers, palpitadores de fóruns de musculação kkk), onde tanto como o grupo de controle quanto o grupo de intervenção fossem ali mantidos, com mesma rotina, para que daquilo fossem obtidos os resultados? A impressão que dá é que não interessa aos dois (TRÊS contando com a turma vegana... ler abaixo) lados tal tipo de confrontamento.

 

Mas nããããão, vamos deixar o grupo de controle ir pra casa, fumar, cair na fuleiragem pra quando for comparado, servir de escada para o grupo de intervenção exibir seus triunfos. E não se pense que isso é novo e que não seja usado até hoje. A dieta vegana Ornish, chamado de estilo de vida, que incluía yoga, atividade física, apoio psicológico e o escambau, foi assim. Tudo pra dizerem "óh, estão vendo como eu sou fodão, criei uma dieta que resolve os problemas?"

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
3 horas atrás, Schrödinger disse:

Como eu já imaginava, dietas cetogênicas são ok pra quem treina PL e LPO.

 

 

 

intermediate-to-elite? Num tão tomando suquinho, todynho pra não perder o financiamento de apoio? Vão "se doar" a um experimento desses em troca de correr o risco de não entrarem nas seletivas? Tá... 

Alta performance é que nem no rap "não tá puro não".

Não vou duvidar de que possam ter seguido a keto, principalmente por ter sido ad libitum, mas.... e o suquinho? E o medo de perder uma marca e não vencer pontuação pra garantir vaga nas equipes?

 

Ser humano num presta, menino Lucas. 

Tô meio enjoado desses estudos onde os manos pedem pra que o paciente preencha um formulário numa segunda-feira dizendo o que comeu no café da manhã da segunda anterior...

Nem que forneçam as refeições esperando que, dando-lhes as costas, vão comer 100% de acordo com o experimento. Quem garante que o povo se segura?

 

Mas ainda quero acreditar nisso, pois o que vigora é aquele papo do Alan Aragon que precisa liberar 5 vezes mais ATP (algo assim... não lembro ao certo) pra gerar a mesma energia que o carbo gera.

 

Confiar, mas ainda desconfiando, prefiro mais um estudo como esse aqui. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15767618#

Os gordos foram confinados, repito, confinados estilo Big Brother e 100% monitorados. E já era. Sem chocolatinho, pãozinho de queijo, empadinha, etc, etc.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...