Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quando o Seu Corpo para de Evoluir, Solução : Destreinamento (Descondicionamento) Estratégico para Hipertrofia


Calisthenic Pedro

Posts Recomendados

ARTIGO RETIRADO DO SITE : http://lipecalistenia.blogspot.com.br/

proxy?url=http%3A%2F%2F2.bp.blogspot.com

Após progredir bastante os resultados no seu corpo vão cada vez diminuindo até que parece que seu corpo não está evoluindo, isso acontece porque seu corpo já se acostumou com aquela atividade, uma opção de solução para o problema serie aumentar a carga de treino, mas o problema é que nem sempre podemos fazer isso, devido a lesões musculares, limite final de evolução de cargas. problemas nas articulações ou simplesmente um problema que atingi alguns  praticantes de Calistenia/SW a falta de pesos em casa. Esse período de destreino foi desenvolvido por o treinador Bryan Haycock, mentor do HST (Hypertrophy-Specific Training - em tradução livre: Treino Específico para Hipertrofia) defende um período de treinamento com o emprego de menos carga e até um período de destreinamento (SD - Strategic Deconditioning - em tradução livre: Destreinamento Estratégico).

barra-calistenia.jpeg

O Destreino estratégico para hipertrofia, fará seus resultados aumentarem"

 

         Para Bryan, o destreinamento estratégico é um período de tempo sem qualquer treinamento com pesos que seja longo o suficiente para reverter as adaptações do organismo ao treinamento com pesos. Ele defende que seja um período de 12 a 14 dias.

E o destreinamento deve ser realizado a cada 6 a 8 semanas. Segundo Bryan, um estudo japonês realizado em animais (não pode ser realizado em humanos porque os músculos tinham que ser analisados ao final do estudo) demonstrou que o anabolismo muscular cai depois de um período de treinamento intenso, e que 12 dias de destreinamento seriam suficientes para retomar o estado anabólico, sem perda de massa muscular. No destreinamento estratégico, os primeiros 7 dias implicam na recuperação muscular. Os 7 dias seguintes permitem que os músculos diminuam suas defesas contra o treinamento intenso. Os 14 dias sem treino são suficientes para para o descondicionamento muscular, mas não suficientes para perda de massa muscular. Vale lembrar que esse estudo é voltado ao descongestionamento do tecido muscular após o exercício intenso com pesos ou seja se aplica tanto a Muscução como a Calistenia e Street Workout pois nas duas modalidades trabalhamos com pesos em intensidade alta.

 

Fonte: HAYCOK, Bryan. Strategic Deconditioning. FLEX, pp. 108, maio de 2013.

 

proxy?url=http%3A%2F%2Fstreetworkouts.ne

 

A Ultima vez que utilizei esse método foi a 3 semanas atrás, período no qual fiquei parado por 14 dias, e posso relatar a todos que meus resultados duplicaram, meu bíceps (meu músculo franco, no qual tenho dificuldade de desenvolver) após alguns treino logo depois que terminei o SD, hipertrofiou bastante, enfim espero que tenham bons resultados, e até logo bons treinos! 

ARTIGO RETIRADO DO SITE : http://lipecalistenia.blogspot.com.br/

 

Mais informações acessem : C/SW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

A ideia por trás do descondicionamento estratégico (SD) é interessante. Entretanto, tenho lá minhas ressalvas quanto a esse período de destreinamento e escrevi um pouco sobre isso no tópico Hypertrophy-Specific Training by Schrödinger

 

Minha maior crítica é em relação à frequência do SD. Me parece que dois ou três períodos de SD por ano seriam mais interessantes do que a cada 6-8 semanas.

 

Um questionamento comum é que o músculo cresce de forma acelerada depois de um período de destreino, mas não fica maior do que era antes. Ou fica, mas ficaria mesmo que não se parasse de treinar.

 

Enfim, gosto da ideia pra períodos de férias, viagens e impedimentos do tipo.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a frequência de como deve ser feito acredito que a melhor resposta dependerá da adaptação do corpo de cada um aos treinos, ou seja individualidade biológica, 

 

" Um questionamento comum é que o músculo cresce de forma acelerada depois de um período de destreino, mas não fica maior do que era antes. Ou fica, mas ficaria mesmo que não se parasse de treinar. "

 

Sim fica maior pois o tecido muscular no qual estava acostumado com treino, receberá novos estímulos e para se adaptar novamente crescerá, assim que a hipertrofia muscular acontece, e se vc não parasse de treinar o seu músculo não se desenvolveria como se desenvolveu após o SD, pois o seu tecido muscular já estava adaptado aos treinos assim qualquer mudança que acontecesse seria minima! obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Calisthenic Pedro disse:

Sobre a frequência de como deve ser feito acredito que a melhor resposta dependerá da adaptação do corpo de cada um aos treinos, ou seja individualidade biológica, 

 

" Um questionamento comum é que o músculo cresce de forma acelerada depois de um período de destreino, mas não fica maior do que era antes. Ou fica, mas ficaria mesmo que não se parasse de treinar. "

 

Sim fica maior pois o tecido muscular no qual estava acostumado com treino, receberá novos estímulos e para se adaptar novamente crescerá, assim que a hipertrofia muscular acontece, e se vc não parasse de treinar o seu músculo não se desenvolveria como se desenvolveu após o SD, pois o seu tecido muscular já estava adaptado aos treinos assim qualquer mudança que acontecesse seria minima! obrigado! 

 

Não necessariamente. Há algumas possibilidades de variação de treino que podem fazer os estímulos voltarem a fazer efeito. Variar volume intensidade e frequência são opções. Lá no tópico que eu mencionei eu falei um pouco sobre o RBE, que é o motivo de existir do descondicionamento estratégico. Na prática, progredir carga é a solução para o RBE. Segue trecho sobre progressão de cargas e RBE:

 

 

Citar

 

Porque progressão de cargas é importante

 

O músculo cresce como forma de adaptação às sucessivas micro lesões causadas pelo treinamento com cargas. Com o passar do tempo, as fibras musculares se tornam mais resistentes, dificultando o crescimento e ocasionando platôs. Esse fenômeno é conhecido como Repeated Bout Effect (RBE).

 

O que acontece é um crescimento do tecido conjuntivo, que reduz o dano transferido para as delicadas células musculares. O dano é requerido – ao menos para um natural – para ativar os mecanismos celulares que levam à hipertrofia.

 

A solução para o RBE é, de certa forma, simples: progressão de carga (ou tensão). Portanto, caso um indivíduo se mantenha utilizando a mesma carga, nos mesmos exercícios, com o mesmo volume e mesmos tempos de descanso, mais cedo ou mais tarde o RBE ocorrerá e se chegará a um platô – estima-se que uma mesma carga pode ser efetiva por cerca de um mês, depois disso é importante que haja algum tipo de progressão, caso contrário a hipertrofia cessará.

 

 

Portanto, apesar de podermos ter a segurança de que o músculo voltará, ao menos, ao tamanho original depois de um período de destreino, essa não é a única opção (e nem a melhor, na minha opinião). Progredir carga, volume, frequência, etc., tendem a ser melhores. Algumas vezes por ano - 2 ou 3 períodos -, no entanto, o SD pode ser bem empregado, sobretudo pra recupeação do SNC e das articulações.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em momento algum disse que essa era a única opção, sobre essa ser a melhor ou não, é como já disse individualidade biológica, e também tempo de treino quem treina pesado algum tempo com certeza vai ter bons resultados com esse método que claro não é o único para obter mais resultados, 

 

Se existem frangos que não sabem analisar e interpretar, ver o que  é bom ou ruim, o artigo não tem culpa, gente idiota sempre vai existe, vai de cada um, ver o que é melhor pra vc, em cada fase da vida ou de treinamento!

 

abraço fellas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias senti que não estava evoluindo mais, decidi lamentar a carga para romper mais fibras e acabei machucando o ligamento do cotovelo e agora...  de forma forçada  estou evitando todos os tipos de exercícios  q recruta ele...  treinos de bíceps e Costa eu o sinto mt...  E depois dessa lição acho q deixar duas semana de treinos de lado e a melhor opção para fugir do costume e crescer novamente...  igual quando comerca a treina no começo! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pequeno relato:

Ano passado passei 10 dias de férias em Portugal. Näo treinei, näo me preocupei com dieta (claro que no exagerei na comida, mas näo dei muita atencäo) e quando voltei fui treinar e reparei que estava pegando mais peso do que antes. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...