Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como ter uma "academia" na praça?


cervantes

Posts Recomendados

Sabe aquelas academias ao ar livre?

Então, tem uma pracinha em frente da minha casa, uma rua sem saída, ela não é muito grande mas cabe alguns aparelhos principais... Barra fixa, paralelas e tipo aqueles bancos inclinados de madeira.

 

Por acaso teria como solicitar pra prefeitura a instalação desses aparelhos?

Será que o pedido pode ser aceito?

Alguém ai já fez isso?

 

Eu já faço academia, só que quando está fechada uns aparelhos em frente de casa ajudariam muito!

 

Editado por Zellon Dark
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É melhor pedir na prefeitura, apesar de não concordar com isso, é a melhor opção. Uma vez li no grupo do calistenia Brasil que umas pessoas compraram e montaram uns aparelhos tops para treinar bodyweight na praça para não depender de governo nem nada e a prefeitura foi lá e retirou sem mais nem menos e disseram que eles não tinham permissão para montar nada. Caso a prefeitura não queira, por falta de verba, montar alguns aparelhos é uma boa ideia pedir permissão para você mesmo montar com um grupo de amigos ou então faz uns aparelhos na sua casa. Tenho barra fixa e paralela e não saiu por mais de 400 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu fosse você juntava uma grana e montava  em casa mesmo... não vai depender de prefeitura e vai poder treinar a hora que quiser!

Eu mesmo junto com uns amigos compramos umas coisas e montamos uma home gym,se no teu caso for querer usar só pra bodyweight mesmo fica até mais barato,só vai precisar de uma barra fixa,paralela e um banco abdominal(opcional)..dinheiro bem investido! =)

Editado por TarzanBW
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gingerwru disse:

É melhor pedir na prefeitura, apesar de não concordar com isso, é a melhor opção. Uma vez li no grupo do calistenia Brasil que umas pessoas compraram e montaram uns aparelhos tops para treinar bodyweight na praça para não depender de governo nem nada e a prefeitura foi lá e retirou sem mais nem menos e disseram que eles não tinham permissão para montar nada. Caso a prefeitura não queira, por falta de verba, montar alguns aparelhos é uma boa ideia pedir permissão para você mesmo montar com um grupo de amigos ou então faz uns aparelhos na sua casa. Tenho barra fixa e paralela e não saiu por mais de 400 reais.

 

Se a prefeitura não concordar em comprar os equipamentos e instalar com a verba publica, acredito que comprar os equipamentos e pedir a instalação, ou pedir autorização pra instalar, seria o melhor a fazer. O que na verdade seria mais um roubo comparando o que já pagamos de impostos e ter que tirar do nosso própio bolso!

 

2 horas atrás, TarzanBW disse:

Se eu fosse você juntava uma grana e montava  em casa mesmo... não vai depender de prefeitura e vai poder treinar a hora que quiser!

Eu mesmo junto com uns amigos compramos umas coisas e montamos uma home gym,se no teu caso for querer usar só pra bodyweight mesmo fica até mais barato,só vai precisar de uma barra fixa,paralela e um banco abdominal(opcional)..dinheiro bem investido! =)

 

Se eu fosse montar em casa não seria a ideia que eu estava em mente, queria uma coisa ao ar livre e que todos pudessem aproveitar sem ter que ficar enfiado em casa, a praça aqui em frente seria realmente perfeito!

Exato, que nem o colega disse acima! Tenho varios amigos vizinhos que tambem fazem academia, acredito que eles iriam querer o mesmo, assim ficando mais barato!

 

2 horas atrás, cormaya disse:

Tem balanço? compra umas argolas olímpicas e pindura na barra que segura o balanço, da pra fazer varios exercicios inclusive paralelas.

 

Não tem balanço, a pracinha aqui tem bastante arvores alguns bancos e mesas, mais nada.

 

Vou ver o que da pra fazer dependendo da resposta da prefeitura! Obrigado e bons treinos.

 

 

Mais alguém?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à questäo admnistrativa (já trabalhei na prefeitura de Natal - RN), vou dizer os passos a serem adotados:

 

O primeiro passo é descobrir na sua cidade qual é a secretaria responsável pela manutencäo das pracas públicas. Os nomes variam de cidade pra cidade (podem mudar inclusive a cada prefeito) mas geralmente é a secretaria de servicos urbanos. Para garantir, caso sua cidade também tenha uma secretaria de esporte e lazer, também pode ser interessante procurá-la.

 

O segundo passo é escrever um ofício de pedido ou requerimento. O ofício é o documento que o cidadäo, empresa, entidade, etc, redige para fazer pedidos, solicitacöes, comunicacöes, etc. Esse ofício deve estar enderecado ao secretário da secretaria de destino. (Ou seja, vai comecar com "Ao Senhor Secretário de Servicos Públicos", por exemplo).

No ofício deve ser exposto qual é o pedido e a justificativa para tal pedido. Você vai ter que escrever que há uma pracinha na rua tal e quais seräo os benefícios caso faca-se uma academia nessa pracinha.

O complicado é que um ofício feito por uma pessoa física qualquer tem pouco peso, afinal de contas a prefeitura deve trabalhar em prol da sociedade e näo de um indivíduo, por isso é interessante que se busque algum conselho comunitário, associacäo de moradores, etc. Ou que você escreva que está fazendo o ofício em nome dos moradores da sua rua, regiäo ou bairro.

Leve o oficio pessoalmente à secretaria. Leve duas cópias. Uma deve ser entregue e será protocolada, na outra você deve exigir um carimbo de recebimento bem como saber o número do protocolo. Essa cópia será o seu comprovante.

Na internet você encontrará inúmeros modelos de ofícios como esse daqui, http://www.tudobox.com/343/modelo_de_oficio_para_prefeitura.html, que é de um ofício de autorizacäo (que näo é o seu caso), mas com 5 minutinhos de google você acha modelos que podem ser úteis ao seu caso.

 

Lembre-se, um ofício nada tem a ver com um abaixo-assinado. Faca bom uso do vernáculo. Um ofício deve ser muito bem redigido para poder ser levado a sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na minha cidade não existe uma pracinha sem academia ao ar livre, parece praga toda tem, inclusive tem uma focada só nas barras, tem de todo tipo, acredito que vc não terá problemas em solicitar isso, vá até a secretária de esportes e faça a solicitação, acho dificil ser reprovada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Bruno Rafaelt disse:

Aqui na minha cidade não existe uma pracinha sem academia ao ar livre, parece praga toda tem, inclusive tem uma focada só nas barras, tem de todo tipo, acredito que vc não terá problemas em solicitar isso, vá até a secretária de esportes e faça a solicitação, acho dificil ser reprovada

Me desculpe mas eu näo acho que seja assim que o sistema público funcione.

 

Primeiramente vai na contramäo do servico público antender os anseios de um indivíduo. Pelo contrário. Às vezes reprime-se o direito de um indivíduo em detrimento do bem da maioria, como no caso de desapropriacöes de casa para se fazer estradas.

 

Para que uma academia de praca seja feita o município deve ter dotacäo orcamentária para tal. De onde a prefeitura vai tirar dinheiro para fazer essa pracinha? Existe mesmo demanda para essa pracinha? Existe dotacäo orcamentária para a manutencäo da pracinha?

 

Enfim, devem ser feitos estudos de viabilidade tecnico-financeira para que algum projeto comece a ser feito. Depois disso haverá o design do projeto e, após isso a fase de licitacäo.

 

Enfim, há muita coisa por trás de se fazer uma academia de praca, principalmente em lugares com muita burocracia como o Brasil. Sua cidade com certeza é excecäo e, também com certeza, essas pracinhas näo surgiram do dia pra noite e nem foram solicitacäo de um indivíduo apenas.

 

Caso seja do seu interesse, pode pesquisar sobre administracäo pública para descobrir que "näo é assim que a banda toca", como você sugere que seja. Sugiro ler o meu post acima para você já ter uma idéia inicial dos procedimentos burocráticos necessários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Torf disse:

Me desculpe mas eu näo acho que seja assim que o sistema público funcione.

 

Primeiramente vai na contramäo do servico público antender os anseios de um indivíduo. Pelo contrário. Às vezes reprime-se o direito de um indivíduo em detrimento do bem da maioria, como no caso de desapropriacöes de casa para se fazer estradas.

 

Para que uma academia de praca seja feita o município deve ter dotacäo orcamentária para tal. De onde a prefeitura vai tirar dinheiro para fazer essa pracinha? Existe mesmo demanda para essa pracinha? Existe dotacäo orcamentária para a manutencäo da pracinha?

 

Enfim, devem ser feitos estudos de viabilidade tecnico-financeira para que algum projeto comece a ser feito. Depois disso haverá o design do projeto e, após isso a fase de licitacäo.

 

Enfim, há muita coisa por trás de se fazer uma academia de praca, principalmente em lugares com muita burocracia como o Brasil. Sua cidade com certeza é excecäo e, também com certeza, essas pracinhas näo surgiram do dia pra noite e nem foram solicitacäo de um indivíduo apenas.

 

Caso seja do seu interesse, pode pesquisar sobre administracäo pública para descobrir que "näo é assim que a banda toca", como você sugere que seja. Sugiro ler o meu post acima para você já ter uma idéia inicial dos procedimentos burocráticos necessários.

 

Acredito não ser necessário ler seu post anterior para entender o funcionalismo publico, visto que sou um funcionário publico.

E não se preocupe, não há necessidade de nenhum estudo técnico para abrir licitação para a terceirização da instalação dos conjuntos de equipamentos em cada pracinha, de fato tenho sorte, vivo em uma cidade que usa de forma correta a dotação destinada ao esporte e lazer, se tiver curiosidade escreva no google: "academia ar livre itapira"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...