Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Treine como os homens das cavernas, se divirta como uma criança, sofra como se nunca tivesse treinado na vida.

 

natural2-260x300.jpg

 

texto meu kkkk
Para os amantes de calistenia, ou não, essa é uma forma interessante de treino ou de acréscimo ao treino. Um ótimo aliado, um treino excelente para condicionamento em geral, bom para aumento geral da força (não espere virar um strongman ou alguém que treine focado em força), um bom treino para desenvolver músculos fracos de forma mais completa (não espere se um BB/Fisiculturista), uma melhora na mobilidade e agilidade como um todo (sim, nesse caso espere muita melhora na sua mobilidade), um aumento considerável na capacidade de mover o próprio corpo. 

São vários movimentos que misturam a movimentação de animais, movimentação do homem paleolitico, luta antes do conhecimento que geraram as artes marciais, ginástica como um todo. Você não precisa de nada, nem de barras, nem de argolas, nem de roupa (não que seja aconselhável treinar pelado). A verdade que você precisa somente do que Deus (Zeus, Odim, Carl Sagan, escolha o seu) lhe deu: A Natureza. Troncos, pedras, são bem vindos, mas a essência é o uso do próprio corpo. Não é mahamudra, aquela "calistenia" com meditação, nem Calistenia Brasil com o filho do Otávio Mesquita se contraindo para parecer maior. Não existe regras, apenas se movimentar da maneira que quiser, desde que respeite a ideia da progressão de esforço, não adianta caminhar ou levantar graveto de churrasco e achar que vai ter efeito. 

A ideia é que se sinta um índio, um ancestral, talvez um primata, que goste de diversificar, que use para complementar, que faça dos seus treinos de mobilidade algo mais divertido e construtivo. Pode ser um treino complementar para tudo, ou ser o único treino, o que vai mudar é a frequência e intensidade. 

No Brasil vi poucos que começaram a difundir alguns movimentos, la fora o principal canal é o MOVNAT. Na internet pode se encontrar com diversos nomes, separados em pacotes para ser vendido por "treinadores" "especializados". Assim compilei, os movimentos e videos principais do que por ai pode ser encontrado como Animal Flow (movimentos só baseados na "organicidade" dos animais), Primal Workout (uma mistura de tudo, principalmente no que se refere a ficar pendurado), Paleo Workout (baseado nos caçadores e coletores, espere correr, nadar, ficar pendurado, se arrastar), Ancestral Traininig (inclui técnicas de luta e defesa). 

Antes de publicar vídeos vou apresentar alguns movimentos que devem ser treinados a exaustão na tentativa de se tornar apto a executá-lo de maneira confortável por um tempo considerável (mais de 2min) se possível exercendo algum movimento.

VIdeo base, vejam antes:
 



Cócoras
Nada vai melhorar mais a mobilidade de seus inferiores e quadril do que fazer todo santo dia por alguns minutos a cócoras. Fazer com peso adicional é legal, sim, mas a essência esta em sustentar por mais tempo seu próprio peso em uma cócoras que seja a mais fechada possível. (obs. Sorria ou faça expressão de ausência igual nas fotos, sentir dor significa que você não esta bom). Outra variação é em posição sumô, ou da mulher parindo, é mais fácil, porém é parte para poder executar em movimento (vai aparecer nos videos mais para frente). 

ARTICLE-Squat-body.jpg

 

Ficar pendurado

Se você não consegue ficar pendurado por mais de 20s com as duas mão é pq algo está errado (do ponto de vista deste treino). O ideal seria poder aguentar 1min, isso sendo humano, um super humano pode ficar até mais de 10min como viemos em outros tópicos, mas aqui a abordagem é realista e para meros mortais, se conseguir 1min com as duas mãos está de bom tamanho, mais que isso pode comemorar e se considerar um entre milhares. No mais foque apenas em se aguentar, isso vai exigir dos seus antebraços, vai trabalhar sua pegada, organizar o músculo do seu ombro, alongar, fortalecer seu manguito de maneira impressionante de forma a evitar muitas lesões. 

Como variações tente fazer com braços mais fechados, pegada pronada e supinada, e por fim em movimento, se balance para frente e para trás, para um lado e para o outro, para cima e para baixo.

depositphotos_29510891-young-gibbon-monk

 

 

Corrida Ancestral (E Saltos)

No começa vai doer, no começo vai ser difícil de aprender, mas no fim vale a penas (falo sério eu faço e não me arrependo). Melhora equilibrio, desenvolve panturrilhas que frustram qualquer um para crescerem, ameniza canelite (sim diminui a dor da canelite, nunca mais tive, apesar que no começo eu sentia como se estivesse sendo rasgado na canela), melhora o tornozelo, força na planta do pé, devolve a habilidade que foi perdida por anos e anos de uso de sapatos. Quem jogava bola descalço, corria atrás de pipa de chinelo ou descalço, tem uma larga vantagem sobre quem nasceu e vai morrer num apartamento. O segredo desta corrida é utilizar o minimo de proteção possível para os pés, não no que se refere a sola, mas sim a estabilidade e amortecimento que obriga as pessoas correrem com os calcanhares, pois o segredo é correr com o meio e/ou ponta dos pés. Você pode usar um sapato simples (allstar ou aqueles sem cadarços), um chinelo de dedo baixo que prenda nos pés como uma sandália grega, pode ser descalço se estiver em um lugar sem risco, ou pode gastar 300 reais com um five fingers. Comece por correr em lugares mais macios como areia ou terra macia antes de evoluir para terra batida e asfalto, não use esteiras de academia pois vai contra todo o conceito da corrida e favorece a diabetes tipo 3 (por magnetismo, não sei se é mito, só li a respeito), caso não tenha acesso a natureza use um allstar ou semelhante com 2 palminhas, mas nunca use tênis com amortecedor e quanto mais livre ficar seus dedos melhor. 

Também pratique pulos, saltos com uma perna, saltos pra cima e para frente, para um lado e para o outro e saltos de precisão (galera do parkour conhece). 

Povo Tarahumara conhecidos por correr 700km, e sim, da forma descrita acima: 

tarahumararunners.jpg
 

 

Escalar Árvores

Ou ao menos tente, ou simule, a ideia é que seu corpo desenvolva flexibilidade, rigidez e força na pegada, nas costas, nos biceps, no ombro, nas pernas, em quase tudo. Na falta de uma arvore você pode utilizar uma viga, a coluna de sua casa. Se imagine fugindo de um animal selvagem ou indo até o topo para encontrar ovos. Nada é mais paleo que isso rs. 

Paleo-fitness-530x307.jpg

 

Se arraste por um tronco (pode ser uma corda, é mais dificil e foge dos propósitos do treino, mas é uma alternativa)

O exército, os bombeiros não fazem a toa, é a essência da sobrevivência. Você pode necessitar se equilibrar no topo de um tronco (após subir a árvore) para fugir de algo, ou até atravessar um rio, pode ser util até para limpar uma calha. Mas o mais importante é o trabalho no core e equilibrio, nas pernas, dos braços e isometria do peito e das costas. Como um exercicio adicional para trabalhar ainda mais o core pegue um saco de pancada de mais de 70Kg (quanto maior e mais pesada a pessoa maior e mais pesado tem que ser o saco), agarre com os joelhos e balance, o objetivo é evitar tombar. No tronco varie entre ir por cima (foco peito) ou por baixo (foco costas). Pode utilizar aquelas madeiras longas de parques que o povo usa para se alongar ou até uma corda. Seja criativo. 

coe12__.jpg

 

Engatinhar
É para bebês, muitos podem dizer, ok, engatinhe durante 1min enquanto descansa para um próximo exercicio, ou até mesmo por 5min seguidos e vai ver o que é sentir sua lombar, braços, peito, ombro, pescoço, pernas. É um exercício de resistência, mas acima de tudo de mobilidade. Entretanto o segredo é não encostar os joelhos no chão como fazem os bebês, a forma correta é se imaginar como um animal, lento e atento, prestes a pegar a presa. Se imagine se esgueirando para pegar um coelho em sua toca, dar o bote em um esquilo. 

beast.jpg

 

Carregue Troncos e Arremesse pedras
Não sacos de areia, troncos, o peso não é uniforme a pegada não é facilitada pois tronco é duro o saco de areia-pancada é macio. Corra com ele, pule, suba escada. Imagine que é uma pessoa que você esta tentando salvar. Mais importante, neste caso, não é pegar troncos mais pesados, mas sim conseguir fazer uma gama maior de movimentos carregando o tronco. Como falei no começo, não esperem ser um strongmam, mas sim melhorar suas habilidades como um todo. Então após conseguir correr, agachar, pular com o tronco comece a tentar escalar, se equilibrar, arremessar, engatinhar e talvez até nadar (só cuidado, use uma piscina ou rio raso). 

Sobre as pedras não tem o que dizer, jogue o mais longe que puder, pra frente para trás, para um lado e para o outro. Pegue uma pedra que mais uniforme possível, é mais importante do que ser mais pesada (para esse caso aqui). Siga o mesmo principio do tronco, tente arremessar ela dos lugares mais diferentes possível, use uma perna, fique sob um tronco, arremesse sentado. Seja criativo. 


images?q=tbn:ANd9GcR5zvaI0CkIKQERJEcWE6q
article-2127911-128A5701000005DC-942_468

 

22437833_SA.jpg

 


Luta ancestral (semelhante ao sumô)

Antes do homem conhecer as armas de seu corpo com as artes marciais (cotovelo, mãos, joelho, pés, canela, dedos e por ai vai), a briga era semelhante a ver ursos brigando. Ao que tudo indica esses movimentos levara ao desenvolvimento do Sambo, Judô, Luta Olimpica, Sumô. Mas no fim é quase do sumô mesmo que estou falando. Neste caso o mais interessante é contar com um amigo, o objetivo é se empurrarem dentro de uma área determinada e perde quem sair primeiro, para os solitários o saco de pancada é bem vindo, ele não revida, mas ao menos da para carregar, levantar e simular algumas coisas (não é igual, nem substitui, apenas ameniza a tristeza de não ter amigos fora do fórum). Na verdade ganha aquele que perder mais, pois esta treinando com alguém mais forte o que obviamente obriga a se tornar tão forte quanto. 

 

sumo4.jpg

 

Cortar árvore, arar a terra, capinar, quebrar pedras como um presidiário texano.

Esse treino pode render alguns reais, nada como capinar um terreno para fazer um treino realmente exaustivo. Mas claro tem como fazer isso de maneira mais organizada e planejada dentro do treino. Se morar na praia fica mais facil. 

Se tiver pá a use, machado use, inchada use, até picareta serve, a marreta todos ja conhecem. Pois bem eu não tenho nenhuma dessas ferramentas, mas tenho anilhas e uma corda, minha solução foi passar a corda no meio da anilha e utilizar ela como se fosse uma marreta, arremesso com toda força num chão de terra húmida, não faça no concreto pois isso vai acabar com seus ombros e nem em árvores vai machucar elas sem motivo que valha machucá-la. 

O segredo é usar as costas, mais que o ombro. Erga a corda, a picareta, mas na hora de descer faça com as costas, jogando o corpo todo para baixo.

Um outro exercício pode ser cavar, não sei como simular sem o uso de uma pá. Se alguém souber diga ai embaixo. 

 

Exercícios adicionais (aqui segue uma lista de coisas mais que podem ser feitas, não necessariamente seguem a linha acima, mas complementam. A criatividade no fim deve comandar): 

 

- Arrastar (Os strongmans e crossfiters conhecem muito bem, empurrar carro pode ser uma alternativa, mas o legal é utilizar algo que não tenha rodas);

- Nadar (dispensa explicação);
- Nadar no mar contra as ondas;

- Nadar segurando algo, como se fosse uma lança;

- Escalar Pedras (alternativa é escalar muros);

- Usar os exercícios conhecidos de calistenia para complementar;

- Andar na ponta dos pés;

- Treino de apnéia;

- Se arrastar como soldado;

- Flexão Jacaré;

- Andar Caranguejo;

- Parada de mão;

- Frog Planche;

- Caminhada de longa distância (mais de 3h): forreagear. Ou fazer trilhas;

- Alongamento escorpião;

- Macaquinho (capoeira);

- Ponte (com uma e com as duas mãos);

- Bear walk

- Monkey walk

- Alligator walk

- Farmer walk (uso galões de agua mineral com areia).

- V-Sit + L-sit- Etc...

 

 

  • Respostas 86
  • Visualizações 21,6k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

  • Só para resgatar, me deparei com o Conor McGregor sendo treinado pelo IDO Portal, vejam:       Documentario de conclusão de Curso sobre corrida minimalista  

  • Sim, basta ler os comentários nos vídeos relacionados. Eu acho a abordagem um pouco extrema, girar recém nascidos sobre a cabeça, e se eles caem? E se exagera no tranco? Contudo uma parte da para s

  • Mais um video      Uma crítica

Imagens Postadas

Postado
  • Autor

Videos

Abaixo alguns vídeos, extraiam o que considerarem de melhor, descartem o que não gostarem. Como falei no inicio, tudo está muito solto, cada um pegou um grupo de exercícios e formatou em seus pacotinhos para venderem para galera. Alguns são mais característicos outros contém alguns movimentos e estão misturados com outros mais "modernos"

Spoiler

 


Diversos movimentos:

 

 

Uma sequência bem bacana de agilidade, mobilidade, pernas e movimento em estado de alerta:

 

 

Um festival no qual apresentaram um pouco dos conceitos e movimentos:

 

 

Combate ancestral e saltos de precisão:

 

 

Corrida ancestral: 

 

 

Explicativo da corrida ancestral: 

 

 

Sobre a cocoras: 

 

 

Cocoras em movimento (frente e tras) e outros movimentos de calistenia uteis mas não são o foco:

 

 

 

Mais movimentos, um pouco mais "calistenicos" e parkour: 

 

 

Video bastante essencial:

 

 

 

Apresentação animal Flow:

 

Movimentos Animal Flow:

 

 

Uso do Mov Nat para preparação pro UFC 195:
 

 

Pro UFC 194:

 

 

Primitive Funcional Workout (é como eles vendem):
 

 

 

Engatinhar: 
https://www.youtube.com/watch?v=nroB4KH_FKA

 

Movimento complementar interessante: 
 

 

Ginástica Natural do Rickson Gracie (tem calistenia em barras, foge do tópico, mas tem coisas uteis):
 


 

 

Aos poucos vou colocando mais coisas para complementar.

Postado

É um bom treinamento. Uma mistura de Crossfit com Strongman. Quando treinava Calistenia fazia muito o engatinhar, press com blocos de pedra e por aí.

 

"There is no reason to be alive if you can't do deadlift"

Postado

Acompanhando aqui com certeza...estou muito focado em treinos calistenicos (nivel ucrânia) e os movimentos de argolas olímpicas. mas vou pesquisar essa filosofia pois atualmente estou treinando muito ao ar livre 

Postado

O máximo que eu conhecia disso eram os vídeos do Ross Enamait, mas acho que não estão muito na ideia de ancestrais

 

 

Postado
  • Autor

Vale a leitura

A mudança de modo de vida caçador-coletor para agricultor deixou os ossos humanos mais frágeis

Spoiler


Pesquisas mostram que através de milhares de anos de evolução humana nossos esqueletos tornaram-se muito mais leves e mais frágeis desde a invenção da agricultura – resultado do nosso estilo de vida cada vez mais sedentário, que passou de caça e coleta para a agricultura.

16070144991_982a179b59_o.jpg

 

Esta ilustração mostra humanos modernos (à direita) possuem uma densidade baixa incomum nos ossos, incluindo as juntas dos ossos das mãos (epífises de metacarpos). Este novo estudo descobriu que a densidade das juntas dos osso permaneceu alta através da evolução humana durante milhões de anos até começar a cair significativamente em humanos modernos recentes, provavelmente como um resultador de modo de vida cada vez mais sedentário. Da esquerda pra direita: Chimpanzé moderno, Australopiteco, Neandertal, e humano moderno. Crédito: © AMNH/J. Steffey

O estudo, publicado na revista PNAS, mostra que, enquanto os caçadores-coletores humanos de cerca de 7.000 anos atrás tinham ossos comparáveis em força com orangotangos modernos, os agricultores da mesma área, 6.000 anos depois, tiveram ossos significativamente mais leves e mais fracos, mais susceptíveis a fraturas.

 

A raiz do problema

A massa óssea era cerca de 20% maior em populações forrageiras (caçadores-coletores) – o equivalente ao que uma pessoa média perderia após três meses de ausência de gravidade no espaço.

 

Depois de excluir diferenças de dieta e mudanças no tamanho do corpo como possíveis causas, os pesquisadores concluíram que a redução da atividade física é a principal causa da degradação da resistência óssea humana através de milênios. É uma tendência que está chegando a níveis perigosos, dizem eles, como as pessoas fazem menos com seus corpos hoje do que nunca.

 

Os investigadores acreditam que os resultados apoiam a ideia de que o exercício, ao invés da dieta, é a chave para prevenir o elevado risco de fraturas  e  outras condições, tais como a osteoporose em idades avançadas: mais exercícios durante a juventude resultam em um pico mais alto de resistência óssea ao redor dos 30 anos, ou seja, o enfraquecimento dos ossos, inevitável com a idade, é menos prejudicial.

 

15449758884_82d2ee3765_o.jpg

 

Etsa imagem mostra uma comparação entre a massa óssea da epífise do fêmur (junta do quadril) em um caçador coletor e um agricultor. Repare que na imagem abaixo aparecem mais espaços vazios. Crédito: Timothy Ryan & Colin Shaw.

 

Na verdade, não há nenhuma razão anatômica para que uma pessoa nascida hoje não consiga alcançar a força do osso de um humano forrageiro, ou de um orangotango, dizem os pesquisadores; mas mesmo as pessoas vivas mais ativas fisicamente não estão susceptíveis de exercitar os ossos com a mesma frequência e intensidade de estresse de um caçador-coletor, que permitiria o aumento da resistência óssea. Afinal, os modos de vida da maioria da população atual difere, e muito de grupos caçadores-coletores. (isso me lembrou o sensei que publiquei no physical culture que  após anos de treino consegue socar vigas de concreto, e tb outros senseis e atletas que desenvolveram ossos largos principalmente do punho, vide ginastas como Arthur Zanetti e a largura do osso do punho).

 

“O homem atual vive em um ambiente cultural e tecnológico incompatível com as nossas adaptações evolutivas. São sete milhões de anos de evolução dos hominídeos voltados à ação e atividade física para a sobrevivência, é apenas nos últimos 50 ~ 100 anos que temos sido tão sedentários – perigosamente sedentários“, disse o Dr. Colin Shaw, da Universidade de Cambridge.

 

 


“Nós não evoluímos para ficar sentados em um carro ou em frente a uma mesa.“

 

Os pesquisadores radiografaram amostras de ossos de fêmures humanos de contextos arqueológicos, junto com fêmures de outras espécies de primatas, com foco no interior da cabeça femoral: a bola na parte superior do fêmur, que se encaixa na pelve para formar a articulação do quadril, uma das conexões ósseas que suporta mais carga no corpo.

 

 

 

 

Dois tipos de tecido formam o osso: o cortical, que reveste o exterior; e o trabecular ou osso “esponjoso”, na parte interna, que permite flexibilidade, mas também é muito vulnerável a fraturas.

 

Os pesquisadores analisaram o osso trabecular da cabeça femoral de quatro populações humanas arqueológicas distintas, representando caçador-coletores móveis e agricultores sedentários, todos encontrados na mesma área do Illinois, Estados Unidos, (e provavelmente geneticamente semelhantes, como conseqüência).

A estrutura trabecular é muito semelhante em todas as populações, com uma notável exceção: os caçadores-coletores têm uma quantidade muito maior de osso real em relação ao ar.

 

Escanemanto da cabeça femoral de um caçador-coletor:

ByqmE6s.gif

 

O osso trabecular tem muito mais plasticidade do que outros ossos, mudando de forma e direção, dependendo das cargas impostas sobre ele; ele pode mudar a estrutura de pino ou de bastonete para algo muito mais espesso, quase em forma de placa. Nos ossos de caçadores-coletores, tudo foi engrossado“, disse Shaw.

 

Carga Constante

 

Este espessamento é o resultado de carga constante sobre o osso da atividade física que caçadores-coletores realizavam na paisagem buscando o seu sustento. Este esforço feroz causavam danos menores que resultavam num tecido esponjoso que voltava a crescer cada vez mais forte e mais grosso ao longo da vida – construíam um “ponto de pico” da força óssea, contrabalanceando a deterioração dos ossos com a idade.

 

Shaw acredita que há lições valiosas a serem aprendidas com os esqueletos de nossos antecessores pré-históricos. “Você, com certeza, pode transformar até mesmo os seus ossos para que eles lidem com o estresse e tensão de forma mais eficaz. As fraturas de quadril, por exemplo, não tem que acontecer simplesmente porque você fica mais velho, se você construir a sua resistência óssea mais cedo na vida, e aí quando você envelhecer nunca irá ficar abaixo desse nível, onde as fraturas podem ocorrer facilmente “.

Outras teorias para os seres humanos terem evoluído um esqueleto mais leve e frágil incluem mudanças na dieta ou seleção para um esqueleto mais eficiente, leve, que nunca era revertido.

 

A mudança inicial para a agricultura causou uma queda na saúde humana devido a dietas de monocultura que careciam de variedade, as populações testadas foram afetadas por essa janela na história. “É claro que precisamos de um certo nível de cálcio para manter a saúde óssea, mas um excesso nesse nível de cálcio não é necessário“, disse Shaw.

 

A pesquisa também contraria a teoria de que, em algum momento da evolução humana, nossos ossos simplesmente se tornaram mais leves – talvez porque não havia comida suficiente para sustentar um esqueleto mais denso. “Se isso fosse verdade, esqueletos humanos seriam totalmente distintos de outros primatas vivos. Nós mostramos que os caçadores-coletores são muito similares aos primatas de um tamanho corporal similar. Esqueletos humanos modernos não são sistematicamente frágeis; não estamos limitados por nossa anatomia“.

 

“O fato é que nós somos humanos, podemos ser tão fortes como um orangotango – não somos, simlesmente, porque não estamos desafiando os nossos ossos com carga suficiente, predispondo-nos a ter ossos mais fracos de modo que, à medida que envelhecemos, surgem situações em que os nossos ossos estão quebrando, quando, na verdade, não deveriam“, disse Shaw.

 

Enquanto os forrageiros de 7.000 anos atrás tinham ossos muito mais fortes do que os de 700 anos atrás, os agricultores, nenhum dos dois se compara com hominídeos até mesmo mais antigos, de cerca de 150.000 anos atrás. “Algo está acontecendo no passado distante para criar uma resistência óssea maior que qualquer outra nos últimos 10 mil anos.“

 

O próximo passo para a equipe de pesquisa da Shaw será olhar quais diferentes tipos de cargas e mobildiades moldam corpos e ossos através da referência cruzada de registros arqueológicos com testes em corredores de ultra-maratonas modernos, que cobrem enormes distâncias de mais de uma variedade de terrenos – desde o Himalaia até deserto da Namíbia. Ele espera que este trabalho futuro forneça informações sobre o tipo de mobilidade que deu nossos ancestrais tão poderosa força física.

 

Artigos publicados no PNAS: Gracility of the modern Homo sapiens skeleton is theresult of decreased biomechanical loading; Recent origin of low trabecular bone density in
modern humans

 

Artigo original: https://intl.pnas.org/content/112/2/372.full.pdf

 

 

14 minutos atrás, Blancastroll disse:

O máximo que eu conhecia disso eram os vídeos do Ross Enamait, mas acho que não estão muito na ideia de ancestrais

 

 


Esta em partes, tirando a barra, trx e o AbRoll ta ok. Fazer corrida na neve, se erguer em tronco, carregar pedra. O ponto é critico é que ele faz os movimentos "modernos" na natureza, ai foge do conceito, contudo é um adendo interessante, creio que ninguém vai focar só no modo paleo, vai apenas complementar, o que faz do video válido. 

24 minutos atrás, Blancastroll disse:

Acompanhando aqui com certeza...estou muito focado em treinos calistenicos (nivel ucrânia) e os movimentos de argolas olímpicas. mas vou pesquisar essa filosofia pois atualmente estou treinando muito ao ar livre 


Saiba que o essencial é praticar descalço ou no minimo com um sapato minimalista, quando estiver na grama e terra tire os sapatos, descarregue a carga magnética do seu corpo. 

Postado

Eu sou adepto da corrida descalça/minimalista a mais de um ano.

Para iniciantes, principalmente acima do peso, só se for de forma gradativa e corrigindo a biomecânica da corrida, caso contrário acho que a chance de lesão(estiramento, Tend. Aquiles e Fascite planar)..

A forma com que se corre é muito mais importante do que com o que se corre, excluindo em tenis que te obrigam a pisar com o calcanhar(drop alto).

Editado por Born4Run (veja o histórico de edições)

Calendário Holoceno

Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.

 

Postado
  • Autor
9 minutos atrás, Born4Run disse:

Eu sou adepto da corrida descalça/minimalista a mais de um ano.

Para iniciantes, principalmente acima do peso, só se for de forma gradativa e corrigindo a biomecânica da corrida, caso contrário acho que a chance de lesão(estiramento, Tend. Aquiles e Fascite planar)..

A forma com que se corre é muito mais importante do que com o que se corre, excluindo em tenis que te obrigam a pisar com o calcanhar(drop alto).


Quem estiver acima do peso pode começar com a caminhada de forreagear. É uma forma de andar reto, olhando sempre em frente como se buscasse um novo lugar para montar acampamento. E claro descalço ou de chinelo, de preferência descalço. Se morar na praia maravilha, se morar em sitio tb.  Caminhar descalço fortalece o tornozelo e arco plantar. Muita gente que começa correr descalço sente dor no arco plantar.

No primeiro dojo que treinei karate era obrigado a correr descalço ao redor do clube onde treinavamos, passavamos do concreto ao gramado. Na época eu pré adolescente obeso sentia muita dificuldades, mas logo foi passando, entretanto o fato de ser gordo me fez ter pernas bem fortes para idade e altura. 

Postado
56 minutos atrás, Wesley Pinto disse:

Mais videos:

 


Quase 1h da ginástica natural dos Gracies (aproveitem o que é bom para seu treino ou para filosofia Paleo Workout)
 

 

 

Entrei pra comentar sobre a ginástica natural. Essencial para quem treina BJJ isso ai...

Postado
1 hora atrás, Wesley Pinto disse:

Uma crítica

Movement-Skill-Development.png

 

Isso ai já está bem ultrapassado, hoje em dia essa imagem se resumiria só nas extremidades. Não se vê mais crianças correndo, pulando, brincando, logo bebês já estão sentadas na frente da TV ou do PC.

DIARIO

TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE - FILIPENSES 4:13

 

 

Postado
3 horas atrás, Blancastroll disse:

O máximo que eu conhecia disso eram os vídeos do Ross Enamait, mas acho que não estão muito na ideia de ancestrais

 

 

 

O canal dele é sensacional os treinos são inspiradores, os mais completos que já vi atualmente. Não só faz treinos com o peso corporal e aeróbicos, mas  uma grande variedade de exercícios complexos e compostos com grande intensidade. Acho que devido a variedade de exercícios ele não os faz em alta frequência(compostos), não sei como mantém as cargas, nem imagino como deve ser o planejamento...  

Editado por Norton (veja o histórico de edições)

"Nada existe no homem que lhe pertença integralmente, a não ser sua opinião; somente vento e fumaça constituem nosso patrimônio." Epicteto

___________________________________________________________________________________________________

 

"O homem civilizado é o único animal inteligente o suficiente para fabricar sua própria comida, e o único animal estúpido o suficiente para comê-la."

https://www.youtube.com/watch?v=vpTHi7O66pI

 

Postado
  • Autor
1 hora atrás, Norton disse:

 

O canal dele é sensacional os treinos são inspiradores, os mais completos que já vi atualmente. Não só faz treinos com o peso corporal e aeróbicos, mas  uma grande variedade de exercícios complexos e compostos com grande intensidade. Acho que devido a variedade de exercícios ele não os faz em alta frequência(compostos), não sei como mantém as cargas, nem imagino como deve ser o planejamento...  


Vou acompanhar valeu a indicação 

15 horas atrás, Lucas Vilela disse:

Qual  o nome do calçado que o bruno montoro está usando no video?


Cara eu não sei não, uso aqueles semelhantes ao allstar só que sem cadarço e descalço. 

Postado

Sobre esse Ross Enamait, a coisa deve ser bem instintiva e personalizada, sem muito (ou qualquer) planejamento. Muitos caras tocam a vida toda assim. 

- Diário 

 

MELHOR QUE VOCÊ DESDE 1992

 

Postado
  • Autor
58 minutos atrás, R.U.M. disse:

Sobre esse Ross Enamait, a coisa deve ser bem instintiva e personalizada, sem muito (ou qualquer) planejamento. Muitos caras tocam a vida toda assim. 

 
E particularmente acho o mais adequado, o corpo se adapta em variáveis estimulos. 

Postado
Em terça-feira, 5 de janeiro de 2016 at 21:27, Wesley Pinto disse:

 
E particularmente acho o mais adequado, o corpo se adapta em variáveis estimulos. 

 

Também acho o mais adequado, só que é preciso ter equilíbrio para não haver um destreino(perda de frequência num, ou mais exercícios), ou um treino não prejudicar o outro(progressão/execução), porém não sei como estruturar isso. Tem exercício composto que treino 2x por semana, ao ficar uma semana sem executar já não consegui levantar minha 3 rm, acho que é mais mental que físico, bom deixa pra lá se não acaba desvirtuando o tópico...

Editado por Norton (veja o histórico de edições)

"Nada existe no homem que lhe pertença integralmente, a não ser sua opinião; somente vento e fumaça constituem nosso patrimônio." Epicteto

___________________________________________________________________________________________________

 

"O homem civilizado é o único animal inteligente o suficiente para fabricar sua própria comida, e o único animal estúpido o suficiente para comê-la."

https://www.youtube.com/watch?v=vpTHi7O66pI

 

Postado
  • Autor
2 horas atrás, Norton disse:

 

Também acho o mais adequado, só que é preciso ter equilíbrio para não haver um destreino(perda de frequência num, ou mais exercícios), ou um treino não prejudicar o outro(progressão/execução), porém não sei como estruturar isso. Tem exercício composto que treino 2x por semana, ao ficar uma semana sem executar já não consegui levantar minha 3 rm, acho que é mais mental que físico, bom deixa pra lá se não acaba desvirtuando o tópico...


Bom eu penso em progressão nos exercicios mais básicos, ou ao menos a manutenção (meu caso que tenho limitação de cargas). Ex.: Paralelas, Agachamento, Barra fixa, LPO e Terra, Flexões. E outros tento manter o condicionamento, nunca perder o aprendizado como: Parada de mão, parada de 3 apoios com extensão de perna, X tempo nas pranchas e L-Sit, e por ai vai. Outros como engatinhar, alongamento escorpião e por ai vai "não tem como" pensar muito em progressão então a prática visa o condicionamento, ao meu ver, não especifico. Exemplo é escalar uma arvore, uma vez que conseguir, seu corpo terá trabalhado costas, peito e etc... não é algo especifico, porém não pode pensar que isso elimina a necessidade da barra e que barras eliminariam da escalada. 

5 horas atrás, TheKingGamerBr disse:

Contribuindo :

 

 


Muito bom. 

Postado

Fala pessoal, queria deixar minha contribuição com 2 podcasts que vi do Ido Portal e achei fantásticos. Ele entra bem a fundo na filosofia do Movement Culture.

 

Infelizmente  não tem tradução.

 

 

 

 

 

 

Postado
  • Autor

O IDO portal adapta muitas coisas das artes marciais. Lembra muito o falecido Karateca Tetsuhiko Asai que resolver estudar a fundo o Karate Shotokan, resgatar certos conceitos perdidos e apresentou a arte de uma maneira que havia sido esquecida devido a brigas politicas ocorridas após a morte do fundador. Hj seu sucessor é André Bertel. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.