Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Leandro Twin Sobre Progressão De Cargas

Fitness Guy

Posts Recomendados

Postado

Sobre agacho no smith, Paulo Gentil fala que o maior problema é pra coluna, por conta da retroversão pélvica provocada pela execução com os pés a frente. Segue texto dele sobre agachamento que eu postei aqui:

"Sempre falo do agachamento como um excelente exercício! No entanto, alguns questionamentos são recorrentes, um deles é "poso deixar o joelho passar da ponta dos pés?". Na verdade, o que costumo dizer é que não há opção quando se faz o movimento completo! Basta tentar sentar nos seus calcanhares sem que os joelhos avancem e ver se é possível. A pergunta então é: qual a implicação disso?

Um estudo de pesquisadores suíços trouxe uma luz para a questão. Os pesquisadores analisaram 30 jovens experientes e verificaram que ao realizar o movimento sem deixar que os joelhos avancem, o centro de gravidade se desloca para trás e, para impedir que se perca o equilíbrio, a coluna se curva, especialmente na região torácica e lombar. Ressalte-se que isso não é tão evidente no quadril e sim na coluna, o que sugere uma sobrecarga potencialmente perigosa no local.

Outro erro é fazer o agachamento no Smith com os pés muito à frente, o que leva à retroversão da pelve (retificação da coluna) e pode causar problemas sérios na região.

Portanto, ao realizar o agachamento da maneira correta (ou seja, profundo e livre), não precisa ter tanta preocupação com um leve avanço do joelho. Obviamente que devemos observar exageros e alterações posturais potencialmente perigosas, mas sempre tenha em mente que um pequeno avanço dos joelhos em relação aos pés é uma ocorrência natural nesse movimento.

Aproveitando, minha dica para quem vai começar a fazer agachamento profundo é: comece com amplitude completa e sem carga, isso tornará os eventuais erros menos lesivos enquanto te possibilita corrigir desvios posturais e desequilíbrios. À medida que a técnica melhorar, vá aumentando a carga. Na minha academia, por exemplo, as pessoas começam agachar sem pesos e submáximo, mas sempre profundo! É melhor começar certo para não criar vícios, ok?"

Não só isso como a força de cisalhamento no joelho com as pernas a frente no smith é muito maior.

Não fazer agachamento livre por problema no menisco e agacha assim no smith é muito contraditório

Postado (editado)

Só eu acho que ele freqüenta/observa aqui com conta fake?

Eu acho que não foi em relação ao fórum, mas sim sobre o fato constante de algumas dezenas de pessoas questionarem o que ele fala no Facebook.

Não que eu esteja excluindo que também seja o fórum, o Twin tem vários alunos e alguns deles pode ter conta no fórum, aí falou para ele o que está acontecendo.

Nunca saberemos ao certo :jealous:

Editado por EmilioTenório
Postado

Grande twin, o mesmo que me passou esse ciclo quando fiz sua consultoria :

ele só podia me odiar..hahahuah, mas ainda respeito muito ele

Dias 1 ao 33

Propionato de testosterona - 75mg dia sim dia não.
Stanozolol - 10mg de 12 em 12 horas.
TPC (iniciar 5 dias depois da última administração)
Dias 1 ao 30
Tamoxifeno - 20mg por dia
Sinvastatina - 10mg pro dia.
Silimarina - 200mg de 12 em 12 horas.
Postado

Grande twin, o mesmo que me passou esse ciclo quando fiz sua consultoria :

ele só podia me odiar..hahahuah, mas ainda respeito muito ele

Dias 1 ao 33

Propionato de testosterona - 75mg dia sim dia não.
Stanozolol - 10mg de 12 em 12 horas.
TPC (iniciar 5 dias depois da última administração)
Dias 1 ao 30
Tamoxifeno - 20mg por dia
Sinvastatina - 10mg pro dia.
Silimarina - 200mg de 12 em 12 horas.

Vinnie, tava pensando sobre essa questão: O Twin fala um monte de merda mas os alunos dele apresentam boa evolução. Então logo imaginei que poderia ser resultado dos ciclos. Mas como esses coach´s não são doutores, como os alunos adquirem os fármacos? Tudo under?

Postado

eu fui um aluno dele...ele me recomendou um cara..que por sinal deveria ser tudo droga falsa...foda que eu tinha / tenho..hehe um shape mediocre..eu lancei a ideia de ciclar..isso realmente veio de mim, mas ele como um cara muito mais experiente deveria ter me aconselhado a não fazer...mas não o culpo!! isso é exclusividade minha..mas esse ciclinho me fodeu por 1 ano inteiro.

Vinnie, tava pensando sobre essa questão: O Twin fala um monte de merda mas os alunos dele apresentam boa evolução. Então logo imaginei que poderia ser resultado dos ciclos. Mas como esses coach´s não são doutores, como os alunos adquirem os fármacos? Tudo under?

que poderia ser evitado com um simples : "não cara vc ainda não está pronto pra ciclar, continua nesa dieta e treino que irei passar aqui'

Postado

Em minha opinião o que conta para forçar seu corpo a crescer a não se adaptar ao constantes estímulos que é confrontado é A PROGRESSÃO DE TENSÃO.

Se foda progressão de cargas. Vejo caras falando "ah, você nunca viu alguém supinar com 200kg" com braços pequenos. Quer saber mais? Já vi sim! Quando você fala "supinar com 200kg" tanto pode ser para 1 repetição como para 1000. Pense nisto.

Outro factor muito importante que aprendi com o tempo de treino é sem dúvida O FATOR SURPRESA. Você tem de chocar o músculo. Nao pode deixar habituá-lo aos estímulos. Arnold sempre dizia isto. Se no dia de peito você começa com supino 4x10, então em seu próximo treino experimente começar com Dips, ou Crucifixo e junte uma Super Série de Supino inclinado (por exemplo).

Aprendi muita coisa neste grupo, mas começo a perceber que 80% dos seus utilizadores são puros fãs de Powerlifting e Strongmans. Depois passam informações e fundamentos desses treinos para os cara que buscam somente Hipertrofia.

Postado

Aprendi muita coisa neste grupo, mas começo a perceber que 80% dos seus utilizadores são puros fãs de Powerlifting e Strongmans. Depois passam informações e fundamentos desses treinos para os cara que buscam somente Hipertrofia.

Errado o que tem crescido é um público pequeno no geral, mas talvez grande e coeso dentro do fórum que defende a hipertrofia para o público natural, e para este carga baixa e inúmeras repetições tem sua serventia, mas não são a base nem da força muscular, muito menos da hipertrofia. Espalhar sementes, crescer é preciso sobretudo na mentalidade.

Postado

Em minha opinião o que conta para forçar seu corpo a crescer a não se adaptar ao constantes estímulos que é confrontado é A PROGRESSÃO DE TENSÃO.

Se foda progressão de cargas. Vejo caras falando "ah, você nunca viu alguém supinar com 200kg" com braços pequenos. Quer saber mais? Já vi sim! Quando você fala "supinar com 200kg" tanto pode ser para 1 repetição como para 1000. Pense nisto.

Não li isso. Então o cara que faz 10 repetições com 200kg é igualmente forte ao cara que só faz uma única repetição com a mesma carga? Sério isso?

Outro factor muito importante que aprendi com o tempo de treino é sem dúvida O FATOR SURPRESA. Você tem de chocar o músculo. Nao pode deixar habituá-lo aos estímulos. Arnold sempre dizia isto. Se no dia de peito você começa com supino 4x10, então em seu próximo treino experimente começar com Dips, ou Crucifixo e junte uma Super Série de Supino inclinado (por exemplo).

Pelo visto não aprendeu tanto assim. O fórum não é composto, em sua maioria, por fãs de powerlifting ou strongmans. Acontece que a maioria que posta por aqui, já tem tempo de treino o suficiente pra entender o que constrói um corpo forte de verdade e por isso essa apologia ao compostos e a progressão de carga. Não existe estética sem força. Mesmo o Jeff Seid e os ídolos dessa galerinha fitness são fortes pra caramba.

Somente hipertrofia? tsc...

Postado

Pelo visto não aprendeu tanto assim. O fórum não é composto, em sua maioria, por fãs de powerlifting ou strongmans. Acontece que a maioria que posta por aqui, já tem tempo de treino o suficiente pra entender o que constrói um corpo forte de verdade e por isso essa apologia ao compostos e a progressão de carga. Não existe estética sem força. Mesmo o Jeff Seid e os ídolos dessa galerinha fitness são fortes pra caramba.

Somente hipertrofia? tsc...

Prrogredir tensão é essencial para quem busca hipertrofia. E com seu comentário depreceativo vejo é mais um que se importa mais com a carga que levanta. Se quer ser forte, seja!

Exercícios básicos são sim importantíssimos para desenvolver maturidade muscular. Mas para criar um shape estético, você acha que essa "galerinha" do fitness limitam seus treinos a compostos? Exemplificando, conheço colegas meus com 6 e 7 anos de treino que, no seu caso, viram seus Quads crescerem muito mais quando começaram a fazer extensora do que com o agachamento.

Postado

Prrogredir tensão é essencial para quem busca hipertrofia. E com seu comentário depreceativo vejo é mais um que se importa mais com a carga que levanta. Se quer ser forte, seja!

Exercícios básicos são sim importantíssimos para desenvolver maturidade muscular. Mas para criar um shape estético, você acha que essa "galerinha" do fitness limitam seus treinos a compostos? Exemplificando, conheço colegas meus com 6 e 7 anos de treino que, no seu caso, viram seus Quads crescerem muito mais quando começaram a fazer extensora do que com o agachamento.

Cara, é muito simples o que o povo defende. Não tem como confundir:

• Crie um treino com base em compostos e depois adicione os isoladores. O que vemos na academia é justamente o contrário. (Não é pra fazer SÓ agachamento, nem SÓ supino, nem SÓ terra. Manda teus colegas largarem o agachamento e ficarem só com a flexora pra ver o que vai acontecer com os Quads.)
  • Melhore seu desempenho sempre (levando em conta uma faixa ideal). A forma mais indicada por todos, por ser mais duradoura e fácil de controlar, é a progressão de cargas. Mas uma das formas de sair de um platô é aumentar volume, por exemplo. (Não é pra tirar RM toda semana nem pra fazer séries de 8 x 100 de rosca direta).
  • Faça tudo isso atentando para sua execução (não é pra tacar peso na barra e foda-se a execução).

Se foda progressão de cargas.

Você por acaso trabalha com os mesmos pesos de quando entrou na academia? Não, né! Então em algum momento da sua vida, a progressão de cargas foi importante.

Postado

Se foda progressão de cargas. Vejo caras falando "ah, você nunca viu alguém supinar com 200kg" com braços pequenos. Quer saber mais? Já vi sim! Quando você fala "supinar com 200kg" tanto pode ser para 1 repetição como para 1000. Pense nisto. Tu conhece alguem que tenha 200kg de 1RM no supino RAW e é pequeno? o.O

Outro factor muito importante que aprendi com o tempo de treino é sem dúvida O FATOR SURPRESA. Você tem de chocar o músculo. Nao pode deixar habituá-lo aos estímulos. Arnold sempre dizia isto. Se no dia de peito você começa com supino 4x10, então em seu próximo treino experimente começar com Dips, ou Crucifixo e junte uma Super Série de Supino inclinado (por exemplo). Isso é uma coisa muito mal interpretada, o fato de "não deixar o musculo se habituar a algo", não significa que tu tenha que trocar de exercício, a troca de exercicio só é uma das formas, assim como progredir a carga é outra. Um estímulo dado com X volume e X peso não é o mesmo com X volume e Y peso.

Aprendi muita coisa neste grupo, mas começo a perceber que 80% dos seus utilizadores são puros fãs de Powerlifting e Strongmans. Depois passam informações e fundamentos desses treinos para os cara que buscam somente Hipertrofia. Com toda certeza a parte que é "puro fã" dessas modalidade aqui no forum é muito pequena se comparada com todo o resto.

Postado (editado)

Confundir músculos com progressão de cargas? Certeza que não funciona. Seu músculo sabe o que é um supino e, nesse contexto, não vai se deixar enganar tão facilmente com um simples aumento de peso.

não gosto de ser sarcástico, mas não se evolui sem passar vergonha e/ou raiva

Editado por L. Jurys
Postado (editado)

Concordo, progressão de tensão é de extrema importância para quem não faz o uso de AES. Mas o que seria essa progressão de tensão?

Progredir carga, progredir repetição, progredir tempo que realiza todas as séries/repetições e etc...

Me mostre UM cara que supina com 200kg para 1RM que seja "pequeno".

Isso é balela, se você nunca progredir tensão e só ficar trocando a ordem dos exercícios não vai adiantar nada.

Não é questão de ser fã.

Para um natural ter shape digno ele é obrigado a ser forte (ou ter genética fora do padrão). Logo, um cara foge das regas do BB, que não tem como objetivo sentir o músculo queimar e etc.. é considerado um PL pela lógica que você está usando.

Sua primeira fala contrariou a segunda :P

Maior carga = maior tensão.

Não limitar o treino a compostos mas ter a base de compostos.

Se seus colegas tem pernas legais e são naturais eu aposto que já teve e tem uns agachos pesados.

Editado por EmilioTenório
Postado

Meu treino é baseado em compostos. Mas também não quero treinos estilo SL 5x5 onde o ganho a nível hipertrófico é reduzido. Digo isto porque eu próprio o fiz. Durante 12 semanas. E sim, aumentei as cargas.

Mas obtive um shape considerável? Não!

Me alimentei bem durante essas 12 semanas? Sim!

Descansei bem? Sim!

Chegava fazendo 5x20kg cada lado no OHP esperando obter aquele aspecto de ombros 3D, mas meus ombros nem saíram para fora. Agora, num treino visando Hipertrofia, onde incluo o OHP, Elevação Lateral, e mais alguns isoladores sinto que meus deltóides estão respondendo muito melhor.

Postado (editado)

[...]

Chegava fazendo 5x20kg cada lado no OHP esperando obter aquele aspecto de ombros 3D, mas meus ombros nem saíram para fora. Agora, num treino visando Hipertrofia, onde incluo o OHP, Elevação Lateral, e mais alguns isoladores sinto que meus deltóides estão respondendo muito melhor.

Tu é natural? Não fazendo apologia, mas falando a verdade, pura e simplesmente: Ombros 3D só bolando mesmo

Mas acredito que entendi seu ponto de vista: Acontece que durante uma época (antes do Iceman naufragar), treinos 5x5 eram tão propagados e idolatrados no fórum que não era difícil acreditar que poderiam fazer milagres. O que aconteceu contigo não foge ao comum: treino com volume semanal baixo demais, como é o caso do 5x5, não faz parte do rol de melhores escolhas para ganhos

Editado por TheyCallMePeter
Postado

Meu treino é baseado em compostos. Mas também não quero treinos estilo SL 5x5 onde o ganho a nível hipertrófico é reduzido. Digo isto porque eu próprio o fiz. Durante 12 semanas. E sim, aumentei as cargas.

Descansei bem? Sim!

vc fez o treino com um objetivo diferente a qual o método se propõe. O foco do SL não é hipertrofia em si, mas construir um base motora/ neuromuscular/etc para o iniciante (apesar de algumas pessoas conseguirem resultados em hipertrofia mto bons com ele).

Postado

Descansei bem? Sim!

A estética não é, nunca foi e nunca vai ser objetivo do SL (claro que tem todo o marketing por trás)

O SL é ideal por dois motivos:

(1) fazer com que o iniciante domine as técnicas básicas

(2) fazer com que o iniciante fique mais forte

Claro que você não vai ficar forte com 12 semanas de SL, mas me diga aí:

Com qual treino você vai ficar estético só com 12 semanas?

Ombro "3D" para natural não cola não.

Postado

O SL me trouxe muitas coisas boas, porém também trouxe ruins.

Prós:

Desenvolvi muito o ante-braço. Chegou a passar meu braço (33 ante - 31 Braço [sim, eu tenho uma deficiência muito grande nos braços]);

Pegada melhorou muito;

Treinar era muito legal, e isso me fodeu. Nao aceitava treinar 3x semana;

Quando voltei a fazer isoladores, depois de um bom periodo sem tocar em maquinas eu progredi absurdos. De 35 na "chin up no pulley" pulei pra 80 e por ai foi.

Ao contrario do amigo ali, meus ombros e dorsai foram o que mais melhoraram, porém o resto....

Contras:

Lesão na lombar;

Ligamento parcialmente rompido no joelho esquerdo;

Uma puta cicatriz da barra nas costas por causa dos squats (Agachava de regata naquelas barras 'asperas', riairairiairaira)

Mas isso foi tudo por merda minha. O ruim de focar apenas em progressão de cargas é que ela te cega. Tem horas que, por mais que você pense que a execução ta boa, ela na verdade ta um lixo. Você pensa progressão progressão progressão, então se fode. Confesso que me sentia o super homem das guianas na academia pegando no terra mais que os tremboludo, mas o shape......

Por isso acho que um treino DEVE focar em tudo: Progressão, hipertrofia, resistência e mobilidade. Esses são os pilares na minha opinião.

Postado (editado)

Quando me refiro a "Ombros 3D" quero dizer um ombro sobressaído, o que esperava do Sl e não aconteceu...

Agora estou com uma rep range de 8~10 durante outras 12 semanas, mas num treino com uma boa frequência semanal.

Compostos são a base do treino. Mas a progressão de tensão sobrepõem-se a este critério.

É claro que junto uns isoladores, mas com um peso menor para que controle o movimento durante toda a sua execução e, principalmente, não roubar. Por exemplo, no caso da Elevação Lateral, faço com 6kg cada ladox 15 reps.

Esta é o fundamento para meu treino. Após as 12 semanas, irei avaliar os resultados e só depois decidir se passo para low reps ou não.

PS. Experimentei também Upper / Lower, convicto que ia adquirir uma boa quantidade de MM. Estava fazendo Remada Curvada com 30kg cada lado para 6 Reps e nunca adquiri a densidade nas costas desejada. Foi só quando comecei fazendo Barra Fixa acima das 10 Reps que meu Dorsal alargou. Mas a densidade ainda não está por completo formada.

"Confesso que me sentia o super homem das guianas na academia pegando no terra mais que os tremboludo, mas o shape......

Por isso acho que um treino DEVE focar em tudo: Progressão, hipertrofia, resistência e mobilidade. Esses são os pilares na minha opinião."

Concordo.

Editado por CarlosP
Postado

Quando me refiro a "Ombros 3D" quero dizer um ombro sobressaído, o que esperava do Sl e não aconteceu...

Treino nenhum vão te dar ombros diferenciados em 12 semanas. Isso é construído ao longo de anos.

Agora estou com uma rep range de 8~10 durante outras 12 semanas, mas num treino com uma boa frequência semanal.

Compostos são a base do treino. Mas a progressão de tensão sobrepõem-se a este critério.

É claro que junto uns isoladores, mas com um peso menor para que controle o movimento durante toda a sua execução e, principalmente, não roubar. Por exemplo, no caso da Elevação Lateral, faço com 6kg cada ladox 15 reps.

Esta é o fundamento para meu treino. Após as 12 semanas, irei avaliar os resultados e só depois decidir se passo para low reps ou não.

O que é progressão de tensão para VOCÊ?

PS. Experimentei também Upper / Lower, convicto que ia adquirir uma boa quantidade de MM. Estava fazendo Remada Curvada com 30kg cada lado para 6 Reps e nunca adquiri a densidade nas costas desejada. Foi só quando comecei fazendo Barra Fixa acima das 10 Reps que meu Dorsal alargou. Mas a densidade ainda não está por completo formada.

Isso é normal. Teoricamente, as puxadas em geral são melhor para dar volume nas costas.

Cara, da para perceber de longe de que em tudo que você faz quer resultados de imediato.

Tenha uma boa base de força e faça um treino híbrido e avalie as mudanças a longo prazo (6 meses++). Não tem para onde correr, naturalmente é lento mesmo.

Postado (editado)

Progredir significa avançar. Fazer mais, fazer melhor. E é isto que faço com meus treinos. Não deixo que o músculo se adapte ao estímulo recebido. Tento sempre aumentar as séries, a carga, o tempo sob tensão, a cadência.

Eu tenho uma boa base de força. Fiz SL 5x5 e aumentei as cargas para quase o triplo em alguns exercícios. Quando voltei para isoladores fazia com 4x mais peso.

Agora não entro mais nesse sistema do "Quanto mais peso pegar maior eu ficarei".

Agora quero dar prioridade à execuçao do exercício, ao tempo sob tensão.

Me explique porque meus braços cresceram significativamente quando eu comecei a adotar técnicas como 4 segs negativa, drop sets e high reps?

Muitos confundem treinar pesado com treinar usando bastante peso. O treino pesado é aquele que leva seu corpo a intensidade total. Treinar pesado é treinar com amplitude de movimento, concentrar na fase negativa e descansar pouco entre as séries.

Treine seu corpo, não seu Ego.

(Vejamos se concordam com este artigo: https://www.fpvoleibol.pt/area_tecnica/artigos_tecnicos/mitos_hipertrofia.pdf )

Editado por CarlosP
Postado

Progredir significa avançar. Fazer mais, fazer melhor. E é isto que faço com meus treinos. Não deixo que o músculo se adapte ao estímulo recebido. Tento sempre aumentar as séries, a carga, o tempo sob tensão, a cadência.

Eu tenho uma boa base de força. Fiz SL 5x5 e aumentei as cargas para quase o triplo em alguns exercícios. Quando voltei para isoladores fazia com 4x mais peso.

Agora não entro mais nesse sistema do "Quanto mais peso pegar maior eu ficarei".

Agora quero dar prioridade à execuçao do exercício, ao tempo sob tensão.

Me explique porque meus braços cresceram significativamente quando eu comecei a adotar técnicas como 4 segs negativa, drop sets e high reps?

Muitos confundem treinar pesado com treinar usando bastante peso. O treino pesado é aquele que leva seu corpo a intensidade total. Treinar pesado é treinar com amplitude de movimento, concentrar na fase negativa e descansar pouco entre as séries.

Treine seu corpo, não seu Ego.

(Vejamos se concordam com este artigo: https://www.fpvoleibol.pt/area_tecnica/artigos_tecnicos/mitos_hipertrofia.pdf )

Mas dá pra fazer tudo isso, junto com progressão de cargas. É o esquema dos treinos híbridos. Faz a progressão nos básicos (de forma madura, consciente) e usa todas estas outras técnicas de tensão nos demais exercícios.

Mas a questão é: Como vc sabe q está fazendo mais e melhor q os treinos anteriores? Como vc mede o seu progresso de tempo entre as séries, de tempo sob tensão, de ordem dos exercícios? Tudo no feeling?

3 x 10, com 30 seg de descanso entre as séries, sem pausa entre as repetições

VS

3 x 10, com 60 seg de descanso, com 3 seg de pausa entre as repetições

Qual dessas opções é mais intensa que a outra?

Já com progressão de cargas esse controle é muito mais simples e intuitivo. Vc tem certeza que hj fez melhor que semana passada, simplesmente prq melhorou seu desempenho: Levantou mais peso com mesma qualidade na execução.

Veja bem, não estou dizendo q o q vc diz e faz é errado ou ruim. Só acho errado alegar o "Foda-se a progressão" e simplificar de forma extrema um conceito muito interessante e válido.

Postado

O SL me trouxe muitas coisas boas, porém também trouxe ruins.

Prós:

Desenvolvi muito o ante-braço. Chegou a passar meu braço (33 ante - 31 Braço [sim, eu tenho uma deficiência muito grande nos braços]);

Pegada melhorou muito;

Treinar era muito legal, e isso me fodeu. Nao aceitava treinar 3x semana;

Quando voltei a fazer isoladores, depois de um bom periodo sem tocar em maquinas eu progredi absurdos. De 35 na "chin up no pulley" pulei pra 80 e por ai foi.

Ao contrario do amigo ali, meus ombros e dorsai foram o que mais melhoraram, porém o resto....

Contras:

Lesão na lombar;

Ligamento parcialmente rompido no joelho esquerdo;

Uma puta cicatriz da barra nas costas por causa dos squats (Agachava de regata naquelas barras 'asperas', riairairiairaira)

Mas isso foi tudo por merda minha. O ruim de focar apenas em progressão de cargas é que ela te cega. Tem horas que, por mais que você pense que a execução ta boa, ela na verdade ta um lixo. Você pensa progressão progressão progressão, então se fode. Confesso que me sentia o super homem das guianas na academia pegando no terra mais que os tremboludo, mas o shape......

Por isso acho que um treino DEVE focar em tudo: Progressão, hipertrofia, resistência e mobilidade. Esses são os pilares na minha opinião.

Vc não deveria associar nada de ruim que aconteceu ao treino. A responsabilidade é toda sua.

Eu fiz por muito tempo e saí inteiro. Hje continuo focando progressão e...continuo inteiro.

On topic: a favor do Twin, se é q é possível. Acho que ele pecou nas palavras apenas, mas a zuera não pode parar, ehheh...

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...