Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Fórum Hipertrofia

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Ômega 3 e Inflamação


Ultimamente a inflamação tem sido vista de uma maneira um pouco mais diferente. Diferente de uma inflamação aguda onde o processo inflamatório é rápido, como quando você cai e rala seu braço por exemplo, a inflamação crônica persiste por tempos e, se deixar, por uma vida toda. Essa sim é a inflamação que nos deve preocupar. É esse tipo de processo inflamatório que é ligado a vários tipos de doenças como artrites, alergias, asma, hipotiroidismo, câncer, Alzheimer, obesidade, diabetesarrow-10x10.png, etc. E a mais nova conhecida que é síndrome metabólica: uma mistura de várias dessas doenças inflamatórias.

Agora, como contornar toda essa inflamação e, consequentemente, todas essas doenças? Sem dúvida, umas das melhores formas é começar pela sua alimentação, sendo ela a causa disso tudo na verdade. Não adianta insistir em remédios pra isso e pra aquilo se sua dieta não mudar. E, mais uma vez, a dieta paleolítica é uma ótima opção. E isso por dois motivos:

1. Na dieta paleolítica não se permite a ingestão de alimentos causadores de tais inflamação como os grãos (sim, seu pão 50 grãos faz isso com você), a gordura vegetal, a caseína e o trigo em especial. A ideia dessa dieta é abolir a grande parte, senão tudo, de alimentos industrializados, e então passar a comer somente comida de verdade. Fato é que quanto mais o homem põe a mão na comida, pior ela fica.

2. Relação de consumo entre ácidos graxos ômega 3 e ômega 6.
Esses dois ácidos graxos são gorduras poli-insaturadas e por isso são essenciais, ou seja, nosso corpo não os sintetiza (fabrica) e assim só podemos obter eles através da sua ingestão na alimentação. Até aí tudo bem, mas o que interessa de verdade é a proporção de consumo entre esses dois ácidos graxos. Sabe-se que o ômega 3 é um agente anti-inflamatório, mas não sabe-se muito ( e nem é divulgado) que o omega 6 é um agente pró-inflamatório e um desequilíbrio no consumo de ambos pode acarretar em todos os problemas citados acima, entre outros como doenças cardiovasculares. Os nossos antepassados (era paleolítica :) ) consumiam uma proporção de 3;1 de ômega 6 para ômega 3, respectivamente. Alguns povos chegavam até mesmo a incrível proporção de 1:1 (pescadores). Massssssssss o que acontece hoje é um pouco diferente. Na nossa dieta ocidental estamos chegando a uma proporção de até 20:1. Se procurar, há quem diga em até 30:1 de ômega 6 pra ômega 3. Por que será que o índice de tais doenças inflamatórias aumentou tanto, né? Antes não se infartava tanto como nos últimos anos :) . Antes não se tinha câncer como hoje.

Chega até ser engraçado ver as pessoas aceitando tais doenças como algo normal:
- Fulano morreu.
- Morreu de que?
- Tava com câncer...
- Hummm, como tem gente morrendo com câncer hoje, né?

Triste, mas é a verdade...

Mas quer ver a coisa ficar pior?

Lendo o que foi escrito acima, qual seria então o procedimento correto a se tomar? Aumentar o consumo de ômega 3. Certo. E como? Consumindo mais peixes como salmão, atum, sardinhas e suplementando o próprio ômega 3. Ta, mas vamos com calma...

Os animais citados acima só irão possuir ômega 3 se consumirem o ômega 3. Dessa forma, aquele seu salmão que foi criado em cativeiro e foi alimentado com ração e não com algas marinhas que são ricas em ômega 3, possuem teor baixíssimo de ômega 3. O mesmo ocorre com atuns e sardinhas. O ideal seria apenas consumir animais que foram criados de forma orgânica como peixes pescados direto do mar (mar esse que tomara que não esteja contaminado com mercúrio que é altamente tóxico para o cérebro :) ) e gados que pastaram em grama de verdade e que não foram entupidos de ração cheia de soja, milho e sorgo.

Tendo em vista a dificuldade de se alimentar dessa forma nos dias de hoje, a suplementação de ômega 3 tem sido a escolha para garantir o consumo de tal nutriente. Massss ainda há algumas dicas que irão lhe ajudar a comprar e a consumir o seu suplemento de ômega 3 de maneira correta e segura. Infelizmente não é só sair comprando e tomando...

A maioria dos suplementos de omega 3 comercializados hoje em dia são encontrados em cápsulas e normalmente são de 1000mg. Ainda existe o próprio óleo de peixe em natura, mas não imagino o gosto disso de tão ruim que deve de ser e a forma de armazenamento disso deve ser um pouco mais complicada, tendo em vista seu ômega 3 não deve receber nem luz e nem calor, pois se isso ocorrer ele perderá todos os seus benefícios.
Para suplementar então, a melhor escolha seriam as cápsulas. Mas certifique-se da qualidade desse ômega 3. O importante na verdade é que ele possua alta concentração de EPA e DHA, esses que são realmente os ácidos que trazem os benefícios do ômega 3. O ideal seria uma ingestão de cerca de 1000mg de EPA e DHA. Note que eu disse 1000mg de EPA e DHA e NÂO 1000mg de óleo de peixe. Por isso, dependendo da concentração de EPA e DHA por cápsula, você terá que ingerir umas 6 ou até mais cápsulas por dia.

Outra dica pra quem está comprando um suplemento de ômega 3 é fazer o teste da oxidação. Para isso, basta você colocar uma cápsula do seu suplemento de ômega 3 no congelador por cerca de 5 a 6 horas. Depois desse tempo retire sua cápsula e a fure com um palito de dente ou então até faça um pequeno corte com uma faca. Se o óleo estiver congelado é sinal de que seu ômega 3 está oxidado e então irpa mais lhe fazer mal do que bem. Se não congelar e rapidamente desmanchar depois de aberta a cápsula então seu ômega 3 estará bom para seu consumo.
E ah, pra que suplementar omega 6? Pra que? Se já ta claro que a proporção de ômega 6 está muito mais alta do que a de ômega 3? Compre ômega 3 isolado :) .

Uma coisa boa a se fazer também são exames periódicos. Mas não aceite fazer somente exame de colesterol, pois ele sozinho NÃO DIZ NADA. Os exames que realmente falam algo sobre seus índices de inflamação sou outros como Proteína-C Reativa Ultra Sensível, Homocisteína, LDL Peroxidado, Interleucina-6, Ferritina, VSG (Velocidade de Sedimentação Globular) etc.

Para finalizar, vamos lembrar que dieta é hábito e é seguindo ela dia após dia que teremos tais benefícios. Da mesma forma que ninguém tem diabetesarrow-10x10.png por um consumo elevado de carboidratos durante um ano, também não será de maneira tão rápida que você terá todos os benefícios de uma dieta saudável. A notícia boa é que o corpo aguenta muito uma alimentação ruim até manifestar a doença, e também responde muito rápido quando se sai de uma alimentação ruim para uma alimentação boa.

E aquele velho conselho: melhor prevenir do que remediar.

Dieta não é nada além disso. Hábitos saudáveis trazem uma vida saudável. :)

REihvsU.jpg

Editado por Cássio Ramos

  • Respostas 251
  • Visualizações 48,7k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

  • Ômega 3 e Inflamação Ultimamente a inflamação tem sido vista de uma maneira um pouco mais diferente. Diferente de uma inflamação aguda onde o processo inflamatório é rápido, como quando você cai e

  • Antes de falar sobre W3/6 serem anti ou pró inflamatórios, quero fazer uma critica, desabafo aqui. O pessoal aqui do fórum tem que aprender a parar de ficar pedindo estudo, artigo, pesquisas, docu

  • Maleficio não existe. Quantas culturas não se alimentavam exclusivamente de peixe? Os inuítes, os esquimós são exemplos. Nunca vamos conseguir eliminar a inflamação do nosso corpo. Ela é um proc

Postado

Excelente tópico.

Sem dúvida nenhuma além dos beneficios citados acima, EU sinto que a minha recuperação muscular é acelerada. Eu sempre mantenho Omega 3 na dieta.

Já houve epocas em que deixei de utilizar e no fim da primeira semana comecei a sentir meus musculos e articulações (joelho, cotovelo e ombro) com certas dores e sentindo um certo incomodo para treinar.

Postado

Lembrando que o importante não é só usar ele que é anti-inflamatório, mas também evitar aquilo que é inflamatório :).

Abraços

amendoin deve evitar ?

Postado

Discutimos muito sobre Ômega 3 no tópico LCHF.

Vale ressaltar também que suplementação de Ômega 3 sobe o HDL (já comprovei isto em meus exames).

Só achei pouco apenas 1.000mg de DHA/EPA por dia recomendado no texto. Eu diria para manter na casa dos 2.000mg.

Se o cara fizer cetogênica ou low carb e comer muita carne vermelha e muito amendoin ou frutas oleaginosos (ricos em ômega 6), da pra bater umas 3.000mg de w3 (6 cápsulas de um BOM suplemento de Ômega 3 que contém umas 500mg de DHA/EPA por cápsula).

Editado por HULQUI

Postado

Ótimo tópico!!!

Tava tomando uma capsula de 1000 mg , vou aumentar pra três e assim ter 540 mg de EPA e 360 mg de DHA.

Comprei 6 frascos com 30 capsulas do Omega 3 Sidney Oliveira por 50 mangos...

Postado

Outra dica aqui... o melhor de todos os w3 que já achei pra comprar é o da MP... vale a pena importar uns tubinhos deles que sai barato.

O disgramado tem 700mg de DHA/EPA para apenas 1 cápsula de 1.000mg. Ainda tem essência citrus e é cold process. É a mais top que achei.

https://www.getrippednutrition.com/v/vspfiles/assets/images/mpfishoillabel.jpg

Sempre importo ela. Se fico sem elas, eu procuro na farmácia... mas tem que procurar muitooooooooooooooo nas farmácias pra achar uma mais ou menos boa, com 500mg de DHA/EPA para cada cápsula.

Menos de 500mg para 1 cápsula, eu não aceito nem de graça. Por que? Porque provavelmente ela é completada com gordura vagabunda que provavelmente tenha w6, o que torna o suplemento inútil (pois você vai estar ingerindo w3 e w6 ao mesmo tempo).

Editado por HULQUI

Postado
  • Autor

Discutimos muito sobre Ômega 3 no tópico LCHF.

Vale ressaltar também que suplementação de Ômega 3 sobe o HDL (já comprovei isto em meus exames).

Só achei pouco apenas 1.000mg de DHA/EPA por dia recomendado no texto. Eu diria para manter na casa dos 2.000mg.

Se o cara fizer cetogênica ou low carb e comer muita carne vermelha e muito amendoin ou frutas oleaginosos (ricos em ômega 6), da pra bater umas 3.000mg de w3 (6 cápsulas de um BOM suplemento de Ômega 3 que contém umas 500mg de DHA/EPA por cápsula).

Sim, o ideal era fazer a conta pra ter a proporção correta.

amendoin deve evitar ?

Deve comer em abusar pra falar a verdade.

100g de amendoim tem 15g de omega 6, se for seguir o 3:1, teria que mandar 5g de omega 3. Responde sua pergunta? hehehehhe

Isso aí :)

Postado

Alguém tem algum estudo que comprove que a relação w6/w3 alta é prejudicial? Pergunto isso pq o Alan Aragon afirma que não há estudos que comprovem isso.

Eu uso o omega 3 da MP tb. Agora comprei da marca bodybuilding, que tem boa quantidade de epa/dha (690mg p/ cap) e tava mais barato e na promoção.


Só uma dica:

Omega 3 aumenta expressão de mTOR.

Tem um estudo que o Martin Berkan postou no site dele que fala de um possível efeito anabólico do omega 3 - uns 4g por dia -, mas foi feito em obesos.

Postado
Alimento Porção Quantidade em ômega 3 Energia
Sardinha 100 g .......3,3 g ........................124 calorias
Arenque 100 g .........1,6 g........................ 230 calorias
Salmão 100 g ...........1,4 g .......................211 calorias
Atum 100 g ...............0,5 g .......................146 calorias
Sementes de chia 28 g..5,06 g................... 127 calorias
Sementes de linhaça 20 g..1,6 g.............. 103 calorias
Nozes 28 g................... 2,6 g...................... 198 calorias

Editado por ice blue

Postado

Alimento Porção Quantidade em ômega 3 Energia
Sardinha 100 g .......3,3 g ........................124 calorias
Arenque 100 g .........1,6 g........................ 230 calorias
Salmão 100 g ...........1,4 g .......................211 calorias
Atum 100 g ...............0,5 g .......................146 calorias
Sementes de chia 28 g..5,06 g................... 127 calorias
Sementes de linhaça 20 g..1,6 g.............. 103 calorias
Nozes 28 g................... 2,6 g...................... 198 calorias

Se eu comer 200 g de sardinha por dia estaria ingerindo 6,6g DHA e EPA correto? nem precisaria tomar o suplemento correto? ou falei bobeira.

Postado

Se eu comer 200 g de sardinha por dia estaria ingerindo 6,6g DHA e EPA correto? nem precisaria tomar o suplemento correto? ou falei bobeira.

Errado. Pode até ter 3g de omega 3, mas não quer dizer que sejam 3 gramas de EPA/DHA.

Alguém tem algum estudo que comprove que a relação w6/w3 alta é prejudicial? Pergunto isso pq o Alan Aragon afirma que não há estudos que comprovem isso.

Eu uso o omega 3 da MP tb. Agora comprei da marca bodybuilding, que tem boa quantidade de epa/dha (690mg p/ cap) e tava mais barato e na promoção.

Tem um estudo que o Martin Berkan postou no site dele que fala de um possível efeito anabólico do omega 3 - uns 4g por dia -, mas foi feito em obesos.

Também quero saber se tem algum estudo que comprove isso. Omega 6 tem praticamente em quase tudo, amendoim, carne, ovos etc.. quem treina pesado come muito disso, logo vai ter consumido quantidades enormes de omega 6.

Postado
  • Supermoderador
  • Este é um post popular.

Alimento Porção Quantidade em ômega 3 Energia
Sardinha 100 g .......3,3 g ........................124 calorias
Arenque 100 g .........1,6 g........................ 230 calorias
Salmão 100 g ...........1,4 g .......................211 calorias
Atum 100 g ...............0,5 g .......................146 calorias
Sementes de chia 28 g..5,06 g................... 127 calorias
Sementes de linhaça 20 g..1,6 g.............. 103 calorias
Nozes 28 g................... 2,6 g...................... 198 calorias

Fontes vegetais de ômega-3 não são as ideais. O ômega-3 de fontes vegetais é ALA (ácido alfa-linolênico), que tem uma conversão no corpo ruim para EPA e nenhuma para DHA. Para o corpo produzir cerca de 1g de EPA você teria de ingerir 10g de ALA. Sem contar que as fontes vegetais costumam ter mais ômega-6 do que ômega-3, salvo alguns casos.

Já as fontes animais têm os problemas citados no post principal.

Editado por mpcosta82

Postado

Alguem sabe algum lugar que venda omega 3 bom e de confianca?

Cara, eu importo. Mesmo com tributação e taxas absurdas ainda fica mais barato do que comprar os vagabundos que vendem por aqui.

Postado

Ótimo tópico

Vou deixar outro artigo que fala da relação-proporção omega3 x omega6 nos óleos

Entendendo os óleos de forma simples

Utilidade para cozimento

Quanto mais saturada a gordura, menos provável é ir ranço quando utilizada na culinária . rancidez significa que a gordura é quebrada quimicamente devido à oxidação e à ingestão destas gorduras, é a razão pela qual vemos o aumento das taxas de doenças cardíacas e aterosclerose. Para evitar comer gorduras rançosas, você deve cozinhar com óleos mais elevados em gordura saturada.

O gráfico na parte inferior mostra o percentual de gorduras saturadas, monoinsaturadas, poliinsaturadas e em vários óleos, o que deve ajudar a tornar a escolha de um bom óleo de cozinha mais fácil. Por exemplo, o óleo de coco seria uma boa escolha para cozinhar, que é 91% de gordura saturada, enquanto que o óleo de cártamo não deve ser usada porque é 75% poli-insaturados.

Não deixe que os óleos atinjam seu ponto de fumaça durante o cozimento . O ponto de fumaça é o lugar onde o óleo atinge a temperatura na qual ele começa a quebrar rapidamente. O óleo pode se transformar em cor mais escura, mais grossa, ou mesmo começar a feder. Obviamente um ponto de fumo maior é melhor para fins de cozinha, mas ao invés de romper o termômetro fiel, é só usar um óleo mais estável para cozinhar.

Utilidade para cobertura

Quando eu digo uma cobertura, eu quero dizer para adicionar uma sacudida, regue em cima de uma salada ou uma refeição.

Você não deve cozinhar com óleos altamente poliinsaturados devido ao seu estado frágil e propensão para a oxidação.

Esta é também uma ótima maneira de adicionar gorduras monoinsaturadas.

Relação-proporção

Avaliando o ômega 6 e ômega 3. Autoridades de nutrição de ponta agora aconselham proporção de 3: 1 de ômega 6 e ômega 3, uma abordagem radicalmente diferente da proporção 20: 1 encontrados na dieta típica ocidental. Para chegar a essa proporção ideal, óleos demasiados pesados ​​em ômega 6 devem ser evitados, pois promovem um ambiente inflamatório.

Top 6 Óleos

Assim, sem mais delongas, aqui está o meu top 6 óleos

Óleo de palma vermelho.Muitos especialistas não indicam ele. Porem o óleo tem uma cor laranja-avermelhada muito singular devido ao fato de ser carregado com carotenóides incluindo alfa-caroteno. Para colocar isso em perspectiva, o óleo de palma tem 300 vezes mais carotenóides que o tomate! Curiosamente, embora os níveis de vitamina A possam ficar muito altos (o que é raro), isso não é verdade para os seus precursores, os carotenos.

Ele não para por aí. A Vitamina E em óleo de palma vermelho contém todos os tocoferóis e tocotrienóis. Tocotrienóis são antioxidantes muito poderosos, possivelmente, até mesmo parando a oxidação do LDL. Você pode até mesmo cozinhar com este óleo, porque ele é muito estável ao calor. Eu gosto de acrescentar uma colher de sopa ou duas para os meus ovos na parte da manhã.

Óleo de coco. Outro óleo muito mal compreendido. Os primeiros estudos concluíram aumento nos níveis de triglicerídeos, mas não mencionou que os estudos utilizavam óleos hidrogenados ou versões refinadas.

Óleo de coco não refinado é quase todo gordura saturada, e uma grande quantidade de gordura é triglicerídeos de cadeia média, que são enviados para o fígado e convertidos em energia rápida. Curiosamente, os agricultores na década de 1940 usavam óleo de coco , pensando que toda a gordura saturada ajudaria suas vacas engordarem rapidamente. Não funcionou. As vacas ganhavam muita massa magra, e ficavam "mais rasgadas", poderiam até competir na categoria peso pesado no Mr. Olympia daquele ano. Então, a idéia foi considerada um fracasso.

O que eu gosto mais sobre o óleo de coco é o seu teor de ácido láurico. Esta gordura, normalmente só é encontrado no leite materno, é um poderoso fortalecedor do sistema imunológico e é parte da razão pela qual a amamentação é tão saudável para crianças. Há um enorme conjunto de evidências mostrando que o ácido láurico pode ser uma boa substância antiviral grande, antifúngica e antibacteriana .

Óleo de macadâmia. Este óleo é uma potência. Tem ainda mais gordura monoinsaturada que azeite (85%), com uma grande parte de ácido oléico. Isto é importante porque o ácido gordo particularmente ajuda a incorporar ácidos gordos omega 3 em membranas celulares. Especialistas Mary Enig e Fred Pascatore documentaram como essas gorduras diminuem a necessidade de EFA. Por último, também é um óleo muito estável para cozinhar e pode resistir a temperaturas de até 410 graus.

Azeite extra virgem. Queridinho da América, e com razão. Há uma montanha de evidências mostrando que EVOO levanta colesterol "bom" ou HDL, devido às suas altas quantidades de ácido oléico. Este é o meu óleo preferido para saladas, mas não se resuma apenas bebê-lo ou colocá-lo em seus shakes. Você pode cozinhar com ele em fogo baixo.

Óleo de semente de cânhamo. Este óleo na verdade tem o equilíbrio ideal de ômega 6 a 3 (57% de ômega 6 e 19% de ômega 3) e ainda tem GLA nele. Não cozinhe com ele, mas sinta-se livre para atirá-lo em shakes ou em saladas.

O óleo de noz. Este óleo é muito bom para cobertura da salada. É composto por 59% de ômega 6, 16% de ômega 3, por isso não está muito longe da proporção ideal. Infelizmente, ele tem um ponto de fumo realmente baixo, de modo que é melhor usá-lo em saladas.

Menção Honrosa

O óleo de abacate. Este óleo tem um ponto de fumaça(ebulição) extremamente alto de 520 graus, e é carregado de ácidos gordos mono-insaturados (70%). No entanto, o sabor é um pouco estranho, mesmo para aqueles que têm fetiches por abacate.

Os óleos abaixo não foram autorizados a participar devido à sua desproporção entre Omega 3 e 6. Esses óleos não devem ser consumidos.

Óleo Proporção Omega 6 a 3

__________________________________________________

O óleo de cártamo 78-1

__________________________________________________

Óleo de girassol 69-1

__________________________________________________

Óleo de milho 59-1

__________________________________________________

Óleo de gergelim 45-1

__________________________________________________

Óleo de amendoim 34-1

__________________________________________________

Óleo de pistache 31-1

__________________________________________________

Óleo de semente de abóbora 20-1

__________________________________________________

Óleo de soja 11-1

__________________________________________________

O "trio Frankstein"

Estes óleos populares foram expulsos da cidade pelos moradores furiosos armados com foices e tochas .

•  Óleo de cártamo •  Óleo de girassol •  Óleo de canola

Tabela de estatísticas

Óleo % Monoinsaturada % Poli-insaturadas % Saturadas Ponto de ebulição

______________________________________________________________________________________________________

O óleo de abacate 70 10 20 520

__________________________________________________________________________________________

O óleo de amêndoa 78 17 5 420

__________________________________________________________________________________________

Óleo de Canola 54 37 7 400

__________________________________________________________________________________________

Óleo de coco 7 2 91 350

__________________________________________________________________________________________

EVOO 76 8 16 375

__________________________________________________________________________________________

O óleo de linhaça 19 72 9 225

__________________________________________________________________________________________

Óleo de semente de uva 17 71 12 400

__________________________________________________________________________________________

Óleo de macadâmia 85 6 9 410

__________________________________________________________________________________________

Óleo de amendoim 47 29 18 320

__________________________________________________________________________________________

Óleo de semente de cânhamo 12 80 8 330

__________________________________________________________________________________________

Óleo de palma vermelho 40 10 50 450

__________________________________________________________________________________________

Óleo de farelo de arroz 48 35 17 490

__________________________________________________________________________________________

O óleo de cártamo 3 75 12 225

__________________________________________________________________________________________

Óleo de gergelim 42 45 17 350

__________________________________________________________________________________________

Óleo de girassol 23 65 12 225

__________________________________________________________________________________________

O óleo de noz 25 56 18 320

__________________________________________________________________________________________

*Nota: Os pontos de ebulição podem variar com base na origem.

Fonte: T-nation

Postado

Cassio foi voce que escreveu o artigo ?

Voce acha que as dietas de baixo carboidratos podem ser a grande prevenção do câncer ? O Matheus postou um tópico sobre isso a pouco tempo depois da uma lida la. Se elas fossem impostas a todos teríamos muito menos vitimas de câncer no mundo, outras doenças tbm. O que me encuca é ver muita gente falando que esse tipo de dieta nao serve pra nada e tem mesmo efeito de uma high carb.

A grande cura dessa doença é preveni-la, o ser humano ja descobriu. Porem não propaga, um mundo low-carb nao daria lucro. Quando foram impostas essas diretrizes de que gorduras faziam mal e a dieta devia ser composta em sua maior parte por carboidratos, iniciou-se a epidemia da obesidade, diabetes e problemas cardíacos.

Postado

Cássio Ramos? de Poço de caldas?

Postado

Você ainda está sendo muito otimista falando nessa conversão de 10% de ALA de fonte vegetal em EPA. Nosso corpo consegue converter apenas uns 5%, em média (entre 3 a 7%). Por isso sempre falo que não adianta se entupir de chia, linhaça, etc que tem W3, por que a pessoa vai estar ingerindo pelos outros beneficios, não pelo W3.

==============================================================================================

Ótimo tópico, Cássio.

Lá no tópico low carb tem uma infinidade de material a respeito disso. Foi bastante discutido (alias, o que não foi discutido naquele tópico, né. Pra mim, o tópico mais informativo do fórum).

Postado

Você ainda está sendo muito otimista falando nessa conversão de 10% de ALA de fonte vegetal em EPA. Nosso corpo consegue converter apenas uns 5%, em média (entre 3 a 7%). Por isso sempre falo que não adianta se entupir de chia, linhaça, etc que tem W3, por que a pessoa vai estar ingerindo pelos outros beneficios, não pelo W3.

==============================================================================================

Ótimo tópico, Cássio.

Lá no tópico low carb tem uma infinidade de material a respeito disso. Foi bastante discutido (alias, o que não foi discutido naquele tópico, né. Pra mim, o tópico mais informativo do fórum).

Eu msm uso so pra variar mais as gorduras boas.

Editado por mc_vitor22@yahoo.com.br

Postado

Lembrando que omega 3 de qualidade vem com vitamina E p nao oxidar. O que nao se encontra aqui, a não ser por um preço absurdo, mais absurdo que os impostos que pagamos e o valor que o dolar tá lol

Postado

Lembrando que omega 3 de qualidade vem com vitamina E p nao oxidar. O que nao se encontra aqui, a não ser por um preço absurdo, mais absurdo que os impostos que pagamos e o valor que o dolar tá lol

caraca, essa é nova pra mim

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

  • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.