Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

To procurando alguma comprovação de que glúten realmente faz mal à saúde. Poderia me dar umas dicas de estudos comprobatórios acerca disso?

Andei pesquisando sobre alguns itens como soja e glutamato recentemente, e depois de tanto pesquisar só percebi o quanto é balela o que dizem que faz mal tanto um quanto o outro. Não tem nada realmente sólido nem contra nem a favor....

Tem o Dr. Lair ribeiro por exemplo que fala mal pra caramba do glúten mas nunca apresenta nada concreto. Um charlatão.

Nesse tópico, a partir desse post do Matheus tem uma discussão sobre isso: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/185738-politica-de-nutricao-moderna-esta-baseada-em-mentiras-e-bad-science/page-6#entry2538814

Não me convence totalmente. Dê uma olhada, na discussão e nos estudos que o Matheus postou, de repente te convence.

Nesse texto do Alan Aragon ele fala que não há hard science contra glúten, leite nem relação w6/w3 para pessoas saudáveis: http://www.nsca.com/uploadedFiles/NSCA/Inactive_Content/Program_Books/PTC_2013_Program_Book/Aragon.pdf

PS.: Sim, o Lair Ribeiro é um charlatão, dos bons.

Abraço

Editado por Shrödinger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se essa sardinha for do mar mesmo e não de cativeiro, sim.

Estou tentando achar informacöes sobre as diferencas nutricionais entre a sardinha selvagem e a de cativeiro e näo encontro. Pode dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema da sardinha de cativeiro é o mesmo do salmão: eles comem ração e não as algas que contém tantos nutrientes bons inclusive as quantidades grandes de ômega 3, então é certo q as qtdez informadas por aí na verdade serão bem menores para o peixe vendido por aí q é de cativeiro.

Sobre w6/w3 ratio, os livro q postei num link da PG anterior mostra que a relação encontrada no cérebro é 1:1, no tecido adiposo é 4:1, e outros tecidos é 3:1 ou menos. Isso é um bom motivo pra crer q não devíamos comer muito fora disso, mas não para por aí, tem pesquisas mostrando q as dietas q fogem muito disso possuem efeitos nocivos. Enfim não tem uma comprovação absoluta ou profunda mas é certo que uma dieta com ratio muito alta é ruim.

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa ir longe, no primeiro post desse tópico tem essa informação:

"Os animais citados acima só irão possuir ômega 3 se consumirem o ômega 3. Dessa forma, aquele seu salmão que foi criado em cativeiro e foi alimentado com ração e não com algas marinhas que são ricas em ômega 3, possuem teor baixíssimo de ômega 3. O mesmo ocorre com atuns e sardinhas. O ideal seria apenas consumir animais que foram criados de forma orgânica como peixes pescados direto do mar (mar esse que tomara que não esteja contaminado com mercúrio que é altamente tóxico para o cérebro :) ) e gados que pastaram em grama de verdade e que não foram entupidos de ração cheia de soja, milho e sorgo."

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37210/000820556.pdf?sequence=1

http://liasergia.wordpress.com/2011/03/15/a-farsa-do-salmao/

https://gustavorios.wordpress.com/2009/07/01/salmao-selvagem-x-cativeiro/

http://pat.feldman.com.br/voce-gosta-de-salmao-pense-duas-vezes-antes-de-consumi-lo/

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema da sardinha de cativeiro é o mesmo do salmão: eles comem ração e não as algas que contém tantos nutrientes bons inclusive as quantidades grandes de ômega 3, então é certo q as qtdez informadas por aí na verdade serão bem menores para o peixe vendido por aí q é de cativeiro.

Não precisa ir longe, no primeiro post desse tópico tem essa informação:

"Os animais citados acima só irão possuir ômega 3 se consumirem o ômega 3. Dessa forma, aquele seu salmão que foi criado em cativeiro e foi alimentado com ração e não com algas marinhas que são ricas em ômega 3, possuem teor baixíssimo de ômega 3. O mesmo ocorre com atuns e sardinhas. O ideal seria apenas consumir animais que foram criados de forma orgânica como peixes pescados direto do mar (mar esse que tomara que não esteja contaminado com mercúrio que é altamente tóxico para o cérebro :) ) e gados que pastaram em grama de verdade e que não foram entupidos de ração cheia de soja, milho e sorgo."

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/37210/000820556.pdf?sequence=1

http://liasergia.wordpress.com/2011/03/15/a-farsa-do-salmao/

https://gustavorios.wordpress.com/2009/07/01/salmao-selvagem-x-cativeiro/

http://pat.feldman.com.br/voce-gosta-de-salmao-pense-duas-vezes-antes-de-consumi-lo/

Abraço.

Suspeitei desde o princípio! Por causa da racäo que normalmente é de milho, né? O que deixou meio confuso é que eu tinha lido essa matéria:

Estudos indicam que salmão de cativeiro contém, sim, ômega 3

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem li tudo, mas a matéria está, em partes, correta.

O salmão de cativeiro possui sim W3, agora a quantidade já são outros 500.

O peixe selvagem tem uma alimentação rica em W3, o de cativeiro não! Então não tem como ele ser rico em W3 se ele não recebe aquilo, o organismo não tem como produzir a partir do nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

To procurando alguma comprovação de que glúten realmente faz mal à saúde. Poderia me dar umas dicas de estudos comprobatórios acerca disso?

Andei pesquisando sobre alguns itens como soja e glutamato recentemente, e depois de tanto pesquisar só percebi o quanto é balela o que dizem que faz mal tanto um quanto o outro. Não tem nada realmente sólido nem contra nem a favor....

Tem o Dr. Lair ribeiro por exemplo que fala mal pra caramba do glúten mas nunca apresenta nada concreto. Um charlatão.

Já leu sobre gliadina? Hiperpermeabilidade estomacal e intestinal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi muito bem o lance de congelar uma cápsula para ver se é bom ou não.

Congelei a minha ontem, hoje tirei ela. Cortei com uma faca no meio... o líquido estava gelatinoso... logo que cortei não escorreu, estava meio gelatinoso... mas uns 20 segundos depois foi virando óleo.

Isso é bom ou ruim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Antes de falar sobre W3/6 serem anti ou pró inflamatórios, quero fazer uma critica, desabafo aqui.

O pessoal aqui do fórum tem que aprender a parar de ficar pedindo estudo, artigo, pesquisas, documentos autenticados em cartório com 6 testemunhas e com autorização de um juiz sobre qualquer assunto que é falado.

Se você chega e fala "é bom tomar 3 litros de água por dia", já aparece um e fala "me mostre um artigo onde fala que tem que ser 3 litros, por que tudo que li falam que é 2 litros e meio!". "Agachamento vai te trazer melhores resultados do que 4 apoios transversal na polia inclinada 21 isométrica", "mas onde você leu isso?? Poste um estudo comparando os dois exercícios pra provar o que está falando". "Tomar veneno de rato vai te matar!!", ai vem "onde você viu que tomar veneno de rato mata? Você pode mostrar estudos que mostrem as quantidades que podem matar?".

Pô, beleza, estudos/artigos/etc são sim muito importantes, temos sim que pedir referências pra muitas coisas, até mesmo para podermos dar uma lida e tal, mas e ai? Leu o artigo, viu a conclusão, mas e ai, entendeu o mecanismo? Entendeu o porquê daquilo? Faz bem ou mal e porquê?

Não to falando de ninguém em especifico, não estou dando indiretas, não estou criticando uma pessoa em especial nem nada. Só tentando falar pra não se basearem exclusivamente em estudos e artigos, tentem entender o mecanismo por trás. Como no caso do W3/6, existem estudos para os dois lados (embora a maioria dos que eu tenha visto sejam corroborando com o que o tópico diz, do desbalanço entre eles- embora eu não concorde 100% com isso), então o que fazer? ESTUDE! Simples, vá atras dos porquês. Pra que serve o W3? E o W6? Qual a função no organismo? O porquê então tem tanta gente falando que é antinflamatório? Qual mecanismo faz o W3 ser considerado antinflamatório e W6 não?

Não quero que ninguém quote esse post e fale "ah, mas eu pedi por que blablabla..". Não, não é pra você esse post, é no geral, serve até mesmo para mim.

Pegue e estude a biomecânica dos exercícios, a ativação muscular, a quimica dos alimentos, a sintese de proteina, resposta a insulina, bioquimica básica, etc. Sei lá, estude o assunto que você tem dúvida, o máximo que pode acontecer é você aprender coisas novas e sair com um conhecimento maior do que quando começou a estudar.

Pronto, agora parando com meu mimimi, vamos ao W3/6.

Eu digo que W3 é antinflamatório e W6 pró inflamatório por que é o jeito mais fácil de explicar.

"São ácidos graxos polinsaturados por que possuem insaturações separadas por um carbono metilênico". E daí??? Põe no google translate e traduz pra mim por que não entendi nada.

Entendeu? Não adianta falar o que é se não souber o pra que serve, como funciona.

"Mas por que W3 é considerada antinflamatória então? Só saber que é não me convenceu ainda."

Nossas células são revestidas por uma membrana, ok? Essa membrana é feita de gorduras e proteinas. Agora, as gorduras são todas iguais? Não!!! Então a qualidade desse revestimento vai depender da qualidade do que você come (falando a grosso modo). Se você coloca nas paredes da sua casa um cimento ruim, que custou 8 reais o saco de 50kg, você acha que vai ter o mesmo resultado que um de boa qualidade que custa 25 reais (tô só usando como exemplo de qualidade, não estou fazendo alusão de que o mais caro vai ser sempre melhor)?

Agora vou entrar um pouco naquela com nomes chatos e que eu tenho que colocar no google senão eu escrevo errado.

Por que W3 é considerado antinflamatório então? Por que é de boa qualidade?

W3 exerce efeito antinflamatório por causa dos seus mecanismos. Um deles é influenciar a composição fosfolipídica da membrana célular. Isso resulta em uma síntese de mediadores com potencial inflamatório seja menor do que se fosse W6.

PPAR são receptores de ativação de proliferação de peroxissomas, que os W3 se ligam e ativam efeitos antinflamatórios. Fora que melhora a ação da insulina nas células.

Omega 3 também anula a ativação de genes envolvidos em processos inflamatórios através da estabilização do complexo NFKB/IKB.

Nossas células produzem moléculas chamadas eicosanóides, que tem um potencial muito forte. Causam efeitos fisiológicos profundos mesmo em pequena quantidade. Eles modulam as respostas inflamatórias do organismo. Quando os eicosanóides são provenientes do metabolismo de W3, essa resposta inflamatória é acentuada. Note que falei acentuada, não que ela não exista, mas é menor do que com W6.

Omega 3 promove a vasodilatação e inibe a agregação plaquetária. Atua na prevenção de doenças cardiovasculares, auto imunes eeee.. inflamatórias.

Então se for ver, não é que W3 é antinflamatório e W6 é inflamatório, mas é que W3, através dos seus mecanismos tem uma ação inflamatória que inibe a inflamação, enquanto W6 não tem esses mesmos mecanismos e por isso não possui essa ação antinflamatória do w3. Por isso deve tratamento antinflamatório e pró inflamatório, são rótulos para facilitar as pessoas a entender a diferença.

Abraço.

Perfeito, man. E falando mais uma coisa aqui sobre os estudos, muito desses são financiados por empresários de tais empresas alimentícias e/ou farmacêuticas. Tem um outro tópico que coloquei aqui sobre o aspartame e citava que, de 150 estudos feitos, 76 foram a favor e 74 contra. Dos 76 a favor, 75 eram financiados por tais empresários. Praticamente tudo que é pesquisa ou artigo que defende tais produtos alimentícios tem interesse financeiro e são manipuladas de alguma forma.

Editado por Cássio Ramos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...