Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Todas As Calorias Säo Iguais?


Torf

Posts Recomendados

 

"Ah, mas aí você está usando exemplo de gente que tem problema de saúde, aí é Flórida (como o Lucas falou)". Mas por que vocês acham que a maioria fica doente? Acham que nasceram com alterações hormonais? Que nasceram diabéticas? (Embora a diabetes tenha o fator genético, em grande parte ela é influenciada pela alimentação - to falando da diabetes tipo II, mas a I também tem a alimentação como parte da culpa).

Que maioria é essa? Seria a maioria dos usuários do fórum, que praticam atividades físicas regulares e ao menos tentam se alimentar razoavelmente bem?

Porque ninguém tá discordando de vc qd o assunto é doente com disfunção hormonal. 

Podemos tentar focar o treino, por exemplo, em exercícios compostos como terra e agachamento, pois eles produzem mais testosterona. Mas isso vai promover maiores ganhos? Ao menos no curto prazo não (isso é o que já foi pesquisado, pois é mais difícil fazer esse tipo de pesquisa a longo prazo).

Podemos tomar nosso shake de whey com malto - ou até mesmo o sagrado franguinho com batata doce - pra dar uma aumentada na insulina pós treino, pois a insulina inibe o catabolismo e promove um maior ganho de rede (= síntese proteica - catabolismo). Mas esse timing vai fazer diferença? A não ser que vc espere o dia inteiro pra tomar o shake, não!

Podemos tomar 2 graminhas de glutamina antes de dormir, pois haverá um aumento no GH. Faz diferença? Provavelmente não...

Tem gente com testosterona relativamente baixa que cresce monstro, sem EA - Ney deu um exemplo desses no diário dele. E ai? Como explicar? Cadê a importância desses hormônios? (Ok, fiz o mesmo que vc agora, só que ao contrario :P).

Uma coisa é a pessoa ter alguma disfunção. outra é ter níveis normais. Tentar mexer endogenamente com níveis normais é mto esforço pra pouco ou nenhum resultado - pode ser até que piore as coisas. Por que não se concentrar em treinar bem e se alimentar bem (não, ninguém aqui tá defendendo uma alimentação a base em trakinas com coca-cola), esquecendo um pouco essa história de hormônios?

Eu, sinceramente, duvido que uma pessoa saudável, que se alimente razoavelmente bem (apenas razoavelmente, nada de excepcional), tenha problemas hormonais. Se esse cara não estiver tendo resultados, aposto 1 real contigo que o problema é o controle calórico (principal) e/ou treino.

Grande abraço!

Editado por Shrödinger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Lucas, vou tentar explicar de outra forma rapidamente por que ta meio corrido pra mim.

O que são niveis normais de hormonios? É a média dos niveis hormonais de uma parcela da população (amostra). Só que tem um problema com isso, quem disse que esse parcela, essa amostra que foi pega para a analise tem bons niveis hormonais? 

Hoje em dia o que mais temos são pessoas com problemas hormonais (generalizando). Uma boa parte das pessoas que você conhece, que eu conheço tem algum problema hormonal. Pra quem treina e mantem uma alimentação saudavel (leia sem muito refinado) já é dificil manter bons niveis, imagina pra quem não treina, ou treina daquele jeito, nas coxas.

Como já foi falado, os niveis de testosterona mesmo cairam muito de alguns anos para ca, e por que sera que isso aconteceu? Uma boa parte foi e é por conta da alimentação (não, não acho que só por que tem niveis altos de testo a pessoa vai ficar monstrona. Testo anda de mãos dadas com outros hormonios).

Por que não tentar manipular de forma positiva então para uma melhor qualidade de vida, primeiramente? Manipular pra tentar voltar ao estado normal, por que a forma como estamos foi alterada.

Se eu acho que vamos conseguir niveis como eram antigamente? Não, muito dificilmente isso aconteceria. Mas acredito que da sim pra tentar fazer uma manipulação atraves da alimentação sim. Pode ser que isso afete pouco? Sim, pode ser, vai depender de cada um. Mas como muitos falam aqui no fórum, as vezes esse 1% de diferença que te tira ou te coloca no pódio.

E como você falou, treinar e se alimentar bem, e tambem buscar sempre uma qualidade de vida boa. Não precisa bitolar em "hormonios, hormonios, hormonios". Isso acaba sendo consequencia. O que eu tento defender não é bitolar nisso, ficar obcecado, só estou tentando falar que dá sim e que na minha opinião é uma boa coisa a se fazer.

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que maioria é essa? Seria a maioria dos usuários do fórum, que praticam atividades físicas regulares e ao menos tentam se alimentar razoavelmente bem?

Porque ninguém tá discordando de vc qd o assunto é doente com disfunção hormonal. 

Podemos tentar focar o treino, por exemplo, em exercícios compostos como terra e agachamento, pois eles produzem mais testosterona. Mas isso vai promover maiores ganhos? Ao menos no curto prazo não (isso é o que já foi pesquisado, pois é mais difícil fazer esse tipo de pesquisa a longo prazo).

Podemos tomar nosso shake de whey com malto - ou até mesmo o sagrado franguinho com batata doce - pra dar uma aumentada na insulina pós treino, pois a insulina inibe o catabolismo e promove um maior ganho de rede (= síntese proteica - catabolismo). Mas esse timing vai fazer diferença? A não ser que vc espere o dia inteiro pra tomar o shake, não!

Podemos tomar 2 graminhas de glutamina antes de dormir, pois haverá um aumento no GH. Faz diferença? Provavelmente não...

Tem gente com testosterona relativamente baixa que cresce monstro, sem EA - Ney deu um exemplo desses no diário dele. E ai? Como explicar? Cadê a importância desses hormônios? (Ok, fiz o mesmo que vc agora, só que ao contrario :P).

Uma coisa é a pessoa ter alguma disfunção. outra é ter níveis normais. Tentar mexer endogenamente com níveis normais é mto esforço pra pouco ou nenhum resultado - pode ser até que piore as coisas. Por que não se concentrar em treinar bem e se alimentar bem (não, ninguém aqui tá defendendo uma alimentação a base em trakinas com coca-cola), esquecendo um pouco essa história de hormônios?

Eu, sinceramente, duvido que uma pessoa saudável, que se alimente razoavelmente bem (apenas razoavelmente, nada de excepcional), tenha problemas hormonais. Se esse cara não estiver tendo resultados, aposto 1 real contigo que o problema é o controle calórico (principal) e/ou treino.

Grande abraço!


Sem demérito, para mim, esses seus exemplos não valeu :p, alguns deles são de suplementos e a industria pega esses pontos e mesmo sem comprovação e fazem marketing encima. 

No entanto um bom caso é por exemplo gorduras e SHBG, o aumento considerável no consumo de gorduras (em especial saturadas) diminuí ao médio prazo o SHBG o que é positivo para a testo livre, contudo, não vai virar monstrão com isso, mas pode ter melhora significativa na qualidade de vida e saúde. 

Outro exemplo, acredito que seja essa linha que o Matheus está adotando, é a influência não da alimentação mas do nosso ambiente como um todo nos hormônios, água fluoretada, agentes poluentes, gáses poulentes, xenostrógenos, pesticidas. Tudo isso tem destruído o quadro hormonal até das pessoas saudáveis, muitos inseticidas tem moléculas que se ligam aos receptores de testosterona e "simulam"  o estradiol em sua função, resultado, é que ainda que a pessoa se alimente bem e faça exercicios ela pode estar sendo prejudicada, com isso é interessante alimentos anti estrogênicos (e suplementos) de forma a ajudar a eliminar e impedir o efeito ainda que pouco do que esta circulando.

Outro caso é o Cortisol que ja foi citado. EletroMagnetismo dos computadores e celulares desregula cortisol, falta de sol e sono desregula, picos de insulina podem desregular, medicamentos, poluição sonora, stress do trabalho-trânsito e por ai vai, poluição das grandes cidades, enfim varias coisas que fogem do controle de uma pessoa ainda que ela seja "saudável". Outro fator é a queda dos minerais presentes nos alimentos, terra empobrecida, alimentos pouco nutritivos. 

Ao longo prazo essa "loucura" nossa em controlar os hormônios pode inclusive ajudar a prevenir câncers como de próstata e mamas. Qualquer estimulo na testo e diminuição da aromatase é positiva à prevenção de câncer de próstata, ainda que um dia a reposição e modulação seja a principal saída para evitar isso.  

Editado por Wesley Pinto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encerro minha participação por aqui. Até pq tá virando conversa de bêbado...

Sábia decisão. Também fiz a mesma coisa e achei melhor.

Estou fazendo o tópico que prometi, vou postar e sair aos pouquinhos da área da nutrição aqui do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrs, sério que ainda querem manipular os hormônios naturalmente?

Manipular hormônios naturalmente...
Uma pessoa pode consumir a quantidade necessária para mobilizar a testosterona no seu organismo, mas do que adiantaria se seus receptores de testo estivessem pouco ou nada sensíveis de modo a transparecem como uma 'porta fechada'? Ou a produção de testosterona estiver baixa devido a alguma enfermidade na tireoide?
Estou falando de um caso específico, de uma genética específica e de características (fenótipos) adquiridas que formam uma situação específica no organismo de uma pessoa.
Mas com tal exemplo, dá para imaginar que nem sempre naturalmente será possível manipular os hormônios.
Falando yo que soy um defensor do fisiculturismo in natura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O importante do álcool é periodizar o consumo. Iniciar com um maior volume de bebidas menos fortes/intensas (cerveja -> vinho) e ir reduzindo o volume e aumentando a intensidade (whisky, gim), até bater uma PR com uma garrafa de absinto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...