Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Todas As Calorias Säo Iguais?


Torf

Posts Recomendados

 

Ai é que tá o centro da questão. Nossos antepassados não contavam calorias, até a bem pouco tempo antes da era dos esteróides os atletas também não contavam calorias e nem faziam cutting ou bulking. A saciedade era facilmente controlada, isto porque consumiam mais gordura e proteína e o carbo não era essencialmente processado cheio de áçucar e frutose. Para quem quer manter uma dieta com base excessiva em carbos que é algo muitíssimo novo na história da humanidade a única opção é ficar contando calorias, algo já ultrapassado, a fim de manter o peso desejado. Para os demais a saciedade é regulada de forma mais inteligente. o Principal motivo para a contagem de calorias não funcionar é justamente não levar em consideração nem o tipo de carbo, desconsiderando fatores hormonais, saciedade e principalmente fatores psicológicos, a epidemia mundial de obesidade está ai para provar que este tipo de estratégia é falha.

Exato. Esse assunto de carb e n carb eu tenho o que dizer apenas por estudos bases que fiz e experiencia própria mesmo, aprofundar no assunto n tenho conhecimento suficiente, mas de qualquer maneira é muito complexo pois podemos estar falando de carbs vindo de frutas até os carbs vindo dos lixos, do mesmo jeito que existe sim a gordura e proteína "lixo". Os egípcios eram saudáveis, comiam muito carboidrato e assim foi passado para os espartanos que adotaram uma dieta com alguns carboidratos também e isso tudo torna o assunto mais complicado pois nossos antepassados não eram generalizados, não tinham apenas uma "nacionalidade" ou espécie (n sei como categorizar isso), eram diversos com diversos hábitos diferentes. Outro ponto é o aero que toquei no post anterior, os povos antigos não paravam e viviam correndo e escalando por ai, sem falar as caças, já nós nos sustentamos e fadigamos só em ir levantar alguns pesos (mesmo sendo pesados) e depois de 1h ir embora.

Sobre contar calorias na minha opinião é muito válido, pois não pq o povo das antigas andavam de charrete que hoje em dia devemos andar pq faz o mesmo efeito, raciocínio nada haver eu sei mas espero ter entendido. Contando nós sabemos exatamente o que comer e não precisamos ficar restringindo coisas, hoje em dia sem ou com aes é impossível baixar o BF no seu máximo (não naturais eu acho que 4~6% e naturais 8% em média) sem contar as calorias e claro ai sim cortar os carbs e sabe-se lá o que mais.

Devemos olhar os veganos também as vezes, pq é óbvio que consomem muito carboidrato e estão ai saudáveis e definidos como nunca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Exato. Esse assunto de carb e n carb eu tenho o que dizer apenas por estudos bases que fiz e experiencia própria mesmo, aprofundar no assunto n tenho conhecimento suficiente, mas de qualquer maneira é muito complexo pois podemos estar falando de carbs vindo de frutas até os carbs vindo dos lixos, do mesmo jeito que existe sim a gordura e proteína "lixo". Os egípcios eram saudáveis, comiam muito carboidrato e assim foi passado para os espartanos que adotaram uma dieta com alguns carboidratos também e isso tudo torna o assunto mais complicado pois nossos antepassados não eram generalizados, não tinham apenas uma "nacionalidade" ou espécie (n sei como categorizar isso), eram diversos com diversos hábitos diferentes. Outro ponto é o aero que toquei no post anterior, os povos antigos não paravam e viviam correndo e escalando por ai, sem falar as caças, já nós nos sustentamos e fadigamos só em ir levantar alguns pesos (mesmo sendo pesados) e depois de 1h ir embora.

Sobre contar calorias na minha opinião é muito válido, pois não pq o povo das antigas andavam de charrete que hoje em dia devemos andar pq faz o mesmo efeito, raciocínio nada haver eu sei mas espero ter entendido. Contando nós sabemos exatamente o que comer e não precisamos ficar restringindo coisas, hoje em dia sem ou com aes é impossível baixar o BF no seu máximo (não naturais eu acho que 4~6% e naturais 8% em média) sem contar as calorias e claro ai sim cortar os carbs e sabe-se lá o que mais.

Devemos olhar os veganos também as vezes, pq é óbvio que consomem muito carboidrato e estão ai saudáveis e definidos como nunca.

Isto é simplista por demais da sua parte, quando digo os antigos generalizo mesmo. As dietas eram variadas mas nenhuma era como a da nossa sociedade atual. Eles não consumiam grãos transgênicos como nós, não comiam processados como nós, nem conservantes, emulsificantes e corantes, não consumiam química, muito menos produtos alterados como gordura hidrogenada, nem carboidrato com inserção altíssima de frutose, muito menos bebiam xarope de milho. este é o real impacto da nossa realidade em termos de carboidratos hoje, e faltou ainda falar dos pesticidas e metais pesados, falta de vitamina d3, etc. A obesidade está muito mais ligada a dieta que ao sedentarismo, dieta ruim é a principal causadora da obesidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o que dizer daqueles que comem carboidratos da pior espécie, nunca fez uso de hormônio e está ai com saúde e shape bons ?

Como eu disse, isso é muito complexo.

Cedo ou tarde a saúde cobrará o preço pelos excessos, contudo há raríssimas exceções que terão longevidade, entretanto teriam melhor qualidade de vida com uma dieta saudável. E qualidade de vida é tudo, não é complexo a algumas gerações que podemos comprovar os malefícios da dieta atual na sociedade global, há inúmeras doenças provenientes somente da nossa dieta.

Editado por Norton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o que dizer daqueles que comem carboidratos da pior espécie, nunca fez uso de hormônio e está ai com saúde e shape bons ?

Como eu disse, isso é muito complexo.

Ai vc fala dos bemmm raros.  No geral, o normal, são pessoas ficarem extremamente debilitadas pelo consumo de porcarias, seja engordando, ou trazendo outros prejuízos para saúde. 

No mais o exemplo dos egipcios, espartanos e em geral eu não acho os mais adequados, visto que se considerar o processo evolutivo nossos genes está mais alinhado com as dietas do  período paleolitico em que o consumo de carbos era mais raro, e no caso de grãos era quase nulo. 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

É ai que quero chegar. Se a termodinamica fosse tão simples assim (ela até é, nao to querendo complicar as coisas) se a pessoa tem um gasto de 2000 kcal, ela deveria se sentir saciada com 2000 kcal ou um pouco mais, ne. Se ela comeu 1000 kcal a mais e não ficou saciada, tem algo errado aí.

Entendeu ponto que quero chegar?

Como citei o exemplo dessa tribo, eles tinham fartura mas não engordavam, depois que mudou a fonte de alimentação deles, a obesidade apareceu na tribo, mesmo não tendo mais a abundância de comida que tinha antes.

Se você pensar nisso olhando a termodinamica como algo fechado, as kcal como algo exato, você entra em um paradoxo, por que não vai fazer o mínimo sentido.

Agora pra complicar um pouco mais a história que estava falando. Frank Russell, que foi quem tirou aquele retirado da mulher obesa, ele visitou essa tribo em outras oportunidades. Algo que ele cita é o seguinte: a obesidade nas criancas estava aumentando. 

Teoricamente não era para as criancas engordarem. Ora, elas não era sedentárias, suas atividades se mantiveram praticamente as mesmas nesses anos todos. Não tinha videogame em 1850 e não tinha também em 1902. As criancas brincavam, corriam, se movimentavam o dia todo. 

Fora o fato de que a crianca esta em fase de crescimento, seu gasto calorico é bem alto por conta disso (levando em consideração o peso e a altura). Então o fato de uma criança não sedentária engordar é um sinal de que algo está errado.

Nao to querendo negar a termodinamica, já até fiz um post sobre issi uma vez, ela funciona. Só que quem vai determinar o valor dela? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

{..mAthEUs..} é correto afirmar que saciedade também está ligado com a densidade nutricional dos alimentos? Se sim, isso pode explicar a falta de saciedade com a dieta moderna que se apropria de alimentos ruins ou deficientes como as frutas e legumes (animais tb) que estão cada vez mais pobres em minerais devido as monoculturas e diminuição da saúde dos solos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

__

Consumo de micronutrientes e excesso de peso: existe relação? / Micronutrient consumption and overweight: Is there a relationship? 

Leão, Ana Luisa Marcucci; Santos, Luana Caroline.

INTRODUÇÃO: O incremento da obesidade nas últimas décadas se associa às mudanças nos modos de vida da população, incluindo amplas alterações dietéticas, sobretudo na ingestão de micronutrientes. OBJETIVO: Descrever o consumo de micronutrientes e revisar sua implicação no estado nutricional. MÉTODOS: Realizou-se levantamento bibliográfico contemplando artigos nacionais e internacionais, publicados nos últimos 11 anos, nas bases de dados SciELO, LILACS, Medline e sites de organizações governamentais, usando como descritores: "micronutrientes", "consumo alimentar", "excesso de peso" , "saúde" e "estado nutricional" e suas traduções em inglês. RESULTADOS: A deficiência no consumo de micronutrientes é um problema de saúde global, atingindo cerca de 2 bilhões de pessoas, e parece se associar com maior risco de doenças e agravos não transmissíveis, incluindo a obesidade. A insuficiente ingestão de vitamina A favorece o excesso de peso por alteração no metabolismo da tireóide, enquanto a vitamina C se relaciona à síntese de carnitina e oxidação da gordura; e a vitamina D favorece o controle da saciedade e do gasto energético(fato é que nossa sociedade tem pego cada vez menos SOL, desde que a industria chegou e colocou as pessoas para trabalharem em áreas cobertas o sol é um luxo, não a toa cada vez mais a população está insuficiente da vitamina chegando até aos casos de deficiente, apesar da vit D ser sintetizada principalmente pelo SOL é possível consumir pequenas doses em alimentos de origem animal, de preferência os alimentos gordos)  Quanto aos minerais, o cálcio auxilia a regulação da termogênese e lipogênese/lipólise; e o zinco está envolvido na regulação de insulina e leptina. CONCLUSÃO: A promoção de hábitos alimentares saudáveis por meio de práticas educativas se faz necessária para maior conscientização da população acerca das implicações do consumo de micronutrientes no estado nutricional, devendo compor as estratégias de Saúde Pública de controle da obesidade e suas complicações. (AU)


Completo:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-790X2012000100008


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que na época que fazia triathlon trabalhava 8h por dia no mínimo e ainda treinava umas 2,3 ou 4 horas por dia dependendo do dia. Lembro que meu consumo de calorias era entorno de 9 MIL CALORIAS em épocas pré ironman e diariamente no mínimo umas 5 mil.

Tinha época de quase 1kg de malto por dia, fora bulk com Hipercalorico misturado com whey, albumina (a porra toda). Lembro que meu percentual de gordura chegou a ficar abaixo de 5% e o médico alertou que se baixasse mais eu ia morrer rsrsrs

Lembro dos meus amigos na época , tinha gente que consumia 2 mil calorias no máximo mas fazia atividades extenuantes diariamente como correr 33km por dia, pedalar 100km etc etc e mesmo assim não perdiam peso ou não ficavam na merda. Realmente o sistema orgânico humano é bastante singular e complexo, não acredito em receitas prontas e talvez seja por isso que o sistema baseado em calorias é falho pois não considera também a identidade orgânica individual (biometria orgânica?) assim como fatores externos ou correlatos (etnia, etc).

É como dizer que 1kg de gelo é o mesmo que 1kg de banha por que ambos possuem "1kg".

--- "Este país não pode dar certo. Aqui prostituta se apaixona, cafetão tem ciúme, traficante se vicia e pobre é de esquerda."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem sabe contar calorias e entende os conceitos dos componentes do gasto calórico como TEF, NEAT, EAT e BMR, entende as possíveis variações (que são pequenas) no BMR, 1kcal = 1kcal. 

Eu consigo prever quanto peso vou ganhar ou perder numa dieta. O @Ricardo Queiroz também. Basta ser control freak suficiente.

Não tão simples quanto jogar numa equação Harris-Benedict da vida, mas dá pra manter um controle bem preciso.

Abraços

 

Editado por Shrödinger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...