Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Todas As Calorias Säo Iguais?


Torf

Posts Recomendados

 

Na verdade era outro, mas eu acabei achando :) 

E essa explicação acaba ajudando em partes

Eu tenho alguns palpites de pq esses supostos superávits em dietas LCHF provocaram perda de peso:

  1. Perda de retenção de líquidos;
  2. Depleção de glicogênio muscular;
  3. Erro de cálculo na contagem das calorias e nível de atividade - que pode incluir um aumento significativo no NEAT;
  4. Não aproveitamento de parte da gordura ingerida - desperdício pelas fezes, que pode acontecer por conta de uma alta ingestão de fibras e cálcio

No artigo abaixo, Lyle fala dos possíveis motivos de um aumento no consumo de nuts não provocar aumento de peso (isso ocorreu em diversos estudos):

 

http://www.bodyrecom...weight-qa.html/

 

No estudo abaixo, uma alta ingestão de calcio (1800mg) associada a uma ingestão normal de proteína (15%), provocou um aumento na desperdício de calorias provenientes de gorduras nas fezes (da ordem de 85kcal), o que explica a perda de peso em dietas ricas em cálcio.

 

http://www.ncbi.nlm....pubmed/15672116

 

Sobre NEAT e os componentes do gasto calórico (TEF, EAT, NEAT e BMR) vale uma olhada nesse post.

 

 

Editado por EmilioTenório
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Quando eu iniciei o tópico a intencäo näo foi dizer que  uma caloria era diferente de uma outra caloria, literamente falando. O que eu quis expor é que o modo como certos alimentos/macronutrientes väo interagir com o corpo väo acabar mexendo com o metabolismo. Portanto 100 kcal de determinado alimento/macronutriente/composicäo/etc, pode acabar acelerando o metabolismo fazendo com que essas calorias sejam gastas facilmente. Já 100 kcal de outro determinado alimento pode acabar desacelerando o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste menos energia.
Daí, se formos fazer uma espécie de saldo, as 100 kcal do alimento 1 väo "engordar menos" que as 100 kcal do alimento 2.

Enfim, acho que é isso que o as pessoas que afirmam que as calorias näo säo iguais querem dizer. Nada tem a ver com a energia fornecida mas sim pelo impacto dessa(s) substância(s) no metabolismo.

Conteúdo Oculto

Obviamente 300 kcal de salmão, são diferentes de 300 kcal de margarina, por exemplo.

Não sei como tem gente que pensa o contrário.

Mesmo porquê se você colocar uma garrafa de plástico, ou qualquer outro lixo dentro de uma máquina que mede as calorias dos alimentos (esqueci o nome), ela (a máquina) vai atribuir ,(medir), uma determinada quantidade de calorias para esse "lixo" ou objeto, mas isso não significa que se você come-lo vai transformá-lo em energia.

Por isso não concordo muito com esse "conceito" de calorias.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

existem calorias

e origem das calorias (macros e micros)

tem uma diferença ai

 

 

Seeeee loco gente, ainda com isso?

1kcal=1kcal, do ponto de vista da termodinâmica sempre vai ser e sempre será. Todas as calorias que entram no corpo tem o potencial de serem utilizadas, só que o corpo não é uma máquina fechada então tudo o que entra não necessariamente vai ser utilizado, o que o corpo vem a utilizar se chama de Energia Metabolizada, e o particionamento dos macros (a quantidade de cada) e o tanto que se ingere deles altera essa energia que vai ser metabolizada (olha ali as variáveis que o @Shrödinger colocou), outras coisas que irão alterar são a quantidade de fibras e de micros ingeridos, inclusive a saciedade (fome) está mais ligada a densidade nutricional do que da quantidade de calorias que se come, boa parte da "magia" do paleo, lchf, WD, seja o que for fica praticamente em cima disso, dessa densidade nutricional dos alimentos. O impacto no corpo do que é consumido está muito mais relacionado a micros e fibras do que aos macros (não generalizam pelamordedeus, tem que ter o particionamento dos macros de acordo com seus objetivos).

Para quem conta as calorias (é saudável) e leva essas variáveis (todas elas) em consideração pouco importa que 100g de carbo venham de pão ou de batata-doce, vai saber tirar daqui e colocar ali, vai dar no mesmo, vai manipular a ingestão que falta de acordo com a ingestão que fez.

Para quem não conta, acaba mudando os hábitos, procuram alimentos "mais clean" e isso reflete no consumo de alimentos com uma maior densidade nutricional.

AS 2 FORMAS FUNCIONAM, a merda toda está em enxergar (ou querer enxergar) apenas um pedaço de todo o quadro. Termodinâmica não desmente Energia Metabolizada que não desmente a Densidade Nutricional e por aí vai, querer enxergar apenas 1 que desmente tudo.

P/ quem tiver saco de ler (creio ser bastante esclarecedor).

http://ajcn.nutrition.org/content/79/5/899S.long

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2988700/

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20068584

Resumindo....

Esqueçam as calorias por que é uma medida FURADA! 

Façam a contagem dos macros e dos micros nutrientes que é o mais certo.

Editado por Jato
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho! Sério que eu li isso? Ricardo escreve que as calorias não são metabolizadas todas da mesma forma - mas que tem como estimar em números os efeitos metabólicos de cada tipo de caloria - e que tem um impacto diferente na saúde e na saciedade e o cara interpreta que caloria não serve pra nada! 

Pelamordedeus, para td! Moderadores, tem que ter prova de interpretação de texto pra fazer parte do fórum, pq assim não dá...

 

Podemos concluir então que as calorias não são iguais, e que 500kcal do Burger King são diferentes de 500kcal de vegetais orgânicos?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho! Sério que eu li isso? Ricardo escreve que as calorias não são metabolizadas todas da mesma forma - mas que tem como estimar em números os efeitos metabólicos de cada tipo de caloria - e que tem um impacto diferente na saúde e na saciedade e o cara interpreta que caloria não serve pra nada! 

Pelamordedeus, para td! Moderadores, tem que ter prova de interpretação de texto pra fazer parte do fórum, pq assim não dá...

 

Acho que quem ter que saber interpretar é você amigo.

Estou falando de caloria como unidade de medida (Kcal). SE uma unidade de medida pode ser interpretada de forma diferente,dependendo da situação,(como vcs mesmo estão dizendo, que elas NÂO são metabolizadas da mesma forma) então esta, NÃO é uma unidade de medida confiável. 

Você disse "tipos de caloria"?! Caloria é uma unidade de medida (Kcal). Não existe "tipos de kilo" ou "tipos de metro", assim como não existem "tipos de caloria"

 

Editado por Jato
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem coisa que leio que só pode ser sacanagem, não é possível ...

Depois de tantos e tantos detalhes...

Comam uma quantidade  calorias para o seu objetivo + quantidades decentes de proteínas e o resto das kcals façam como achar melhor. (estou generalizando, mas acho que deu para entender)
Deixem de tanto mimimi, a parada é tão simples e vocês complicam tanto.

Editado por EmilioTenório
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podemos concluir então que as calorias não são iguais, e que 500kcal do Burger King são diferentes de 500kcal de vegetais orgânicos?

Fala @JulioSonic,

Sim. As calorias podem ter impactos completamente diferentes no organismo, a depender de onde vem. Mas pra efeito de ganho/perda de peso não faz muita diferença.

Se a pessoa ingerir 500kcal a mais do que seu gasto diário e levando em consideração que a necessidade de proteínas foi satisfeita, a pessoa tende a ganhar 50/50 entre músculo e gordura. Nesse caso, não fará tanta diferença uma ingestão maior de fontes mais densas, mais saudáveis, ou coisa do tipo. Nem se a ingestão for maior de carbos ou gorduras - carbos tendem a ser melhores pro particionamento em um bulking e piores num cutting, mas isso é outro assunto e tá longe de ser unânime.

Nesse cenário, 1kcal=1kcal.

Ah, mas e pra saúde? Dependendo das fontes, faz diferença. E pra saciedade e pra quem não conta calorias? Também é faz diferença.

Ah, mas proteína tem o TEF maior que gordura! Então considere o TEF da proteína e da gordura. 

Enfim, é isso.

@Jato, desculpe pelo post ofensivo acima. Apaguei. Nem sou disso.

Abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...