Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Artigo - Tempo De Descanço Entre As Séries

borges01

Posts Recomendados

Postado
O que dizem os estudos

Já foram realizados algumas investigações acerca deste tema, que nos podem ajudar a esclarecer esta questão.

Num desses estudos, realizado em 2010 na Universidade do Curdistão, os investigadores analisaram os efeitos de 3 diferentes períodos de descanso entre séries nas respostas hormonais agudas (temporárias) ao treino de musculação (1).

Em três sessões de treino de musculação separadas, os voluntários, do sexo masculino e já com experiência anterior de treino, foram designados de forma aleatória para realizarem um intervalo de descanso de:

• 60 segundos de descanso
  • 90 segundos de descanso
  • 120 segundos de descanso

E os resultados:

Em termos de níveis de lactato não foram observadas diferenças significativas entre os protocolos de treino.

Mas as concentrações de hormona de crescimento foram significativamente mais elevadas a seguir ao treino com o protocolo de descanso de 60 segundos (64%) em comparação com o protocolo de descanso de 120 segundo.

Para além disso, os níveis de testosterona foram significativamente mais elevados no final de treino com o protocolo de 120 segundos do que com o de 60 segundos.

Os investigadores concluíram:

Os resultados do presente estudo suportam a ideia de que o período de descanso nos treinos de musculação é uma variável importante para aumentar as concentrações de hormonas anabólicas, e deve ser mencionado que os intervalos de descanso curtos aumentaram mais as concentrações de hormona do crescimento em comparação com o descanso de 120 segundos.

No entanto, a resposta da testosterona foi mais elevada no protocolo de treino de musculação com um intervalo de 120 segundos de descanso entre séries.

Quanto-tempo-se-deve-descansar-entre-s%C

Os períodos de descanso mais longos parecem ser os mais adequados para quem pretende ganhar força e massa muscular.

Num outro estudo, realizado em 2006 na Eastern Illinois University, os investigadores compararam o efeito de 3 diferentes intervalos de descanso em séries múltiplas e com diferentes cargas no supino (2).

Os voluntários realizaram 5 séries consecutivas do exercício supino com 80% de 1 repetição máxima e também com 50% de 1RM com os seguintes períodos de descanso:

• 1 minuto de descanso entre séries
  • 2 minutos de descanso entre séries
  • 3 minutos de descanso entre séries

E os resultados:

O número total de repetições completadas e a sustentabilidade das repetições foram comparadas entre as diferentes condições de descanso e cargas.

Para cada carga, o período de descanso de 3 minutos entre séries resultou numa num número significativamente superior de repetições em comparação com o descanso de 2 minutos ou 1 minutos entre séries.

Quando o objetivo do treino é o desenvolvimento máximo da força, deve-se descansar 3 minutos entre séries de forma a evitar um declínio significativo do número de repetições.

A capacidade para manter um número elevado de repetições ao mesmo tempo que se mantém a intensidade constante, poderá resultar num volume de treino mais elevado e consequentemente em maiores ganhos da força muscular.

Aplicações práticas

• Se pretende aumentar os seus níveis de resistência e/ou de hormona de crescimento durante os seus treinos, descanse durante pouco tempo entre as séries (60 segundos por exemplo).
  • Se por outro lado desejar obter níveis mais elevados de testosterona e um maior aumento da força, então descanse durante mais tempo entre as séries (entre 120 segundos a 3 minutos).

É debatível se o aumento agudo dos níveis de hormona de hormona de crescimento que ocorre aquando dos períodos mais curtos de descanso entre séries, poderão auxiliar no sentido de maximizar a perda de gordura.

Por outro lado, os períodos de descanso entre séries de mais de 120 segundos, que aumentam mais os níveis de testosterona e provavelmente também potenciam mais os ganhos de força, poderão ser mais indicados para os períodos em que pretende ganhar força e massa muscular, em combinação com uma dieta com um excesso calórico.

Também poderá ser boa ideia realizar períodos de descanso mais longos, de 120 a 3 minutos entre séries, de forma manter a maior quantidade possível de força enquanto se segue uma dieta para perda de peso/gordura, uma vez que é comum as pessoas perderem força e massa muscular durante esse tipo de dietas hipocalóricas.

Postado (editado)

Aplicações práticas

• Se pretende aumentar os seus níveis de resistência e/ou de hormona de crescimento durante os seus treinos, descanse durante pouco tempo entre as séries (60 segundos por exemplo).
  • Se por outro lado desejar obter níveis mais elevados de testosterona e um maior aumento da força, então descanse durante mais tempo entre as séries (entre 120 segundos a 3 minutos).

Aí que tá o ponto, o que é mais vantajoso Aumentar os niveis hormonio do crescimento ou testo?

Ao dono do tópico, parabéns pelo artigo...

Editado por NilFFC
Postado

O que dizem os estudos

Já foram realizados algumas investigações acerca deste tema, que nos podem ajudar a esclarecer esta questão.

Num desses estudos, realizado em 2010 na Universidade do Curdistão, os investigadores analisaram os efeitos de 3 diferentes períodos de descanso entre séries nas respostas hormonais agudas (temporárias) ao treino de musculação (1).

Em três sessões de treino de musculação separadas, os voluntários, do sexo masculino e já com experiência anterior de treino, foram designados de forma aleatória para realizarem um intervalo de descanso de:

• 60 segundos de descanso
  • 90 segundos de descanso
  • 120 segundos de descanso

E os resultados:

Em termos de níveis de lactato não foram observadas diferenças significativas entre os protocolos de treino.

Mas as concentrações de hormona de crescimento foram significativamente mais elevadas a seguir ao treino com o protocolo de descanso de 60 segundos (64%) em comparação com o protocolo de descanso de 120 segundo.

Para além disso, os níveis de testosterona foram significativamente mais elevados no final de treino com o protocolo de 120 segundos do que com o de 60 segundos.

Quanto-tempo-se-deve-descansar-entre-s%C

Os períodos de descanso mais longos parecem ser os mais adequados para quem pretende ganhar força e massa muscular.

Os resultados do presente estudo suportam a ideia de que o período de descanso nos treinos de musculação é uma variável importante para aumentar as concentrações de hormonas anabólicas, e deve ser mencionado que os intervalos de descanso curtos aumentaram mais as concentrações de hormona do crescimento em comparação com o descanso de 120 segundos.

No entanto, a resposta da testosterona foi mais elevada no protocolo de treino de musculação com um intervalo de 120 segundos de descanso entre séries.

Num outro estudo, realizado em 2006 na Eastern Illinois University, os investigadores compararam o efeito de 3 diferentes intervalos de descanso em séries múltiplas e com diferentes cargas no supino (2).

Os voluntários realizaram 5 séries consecutivas do exercício supino com 80% de 1 repetição máxima e também com 50% de 1RM com os seguintes períodos de descanso:

• 1 minuto de descanso entre séries
  • 2 minutos de descanso entre séries
  • 3 minutos de descanso entre séries

E os resultados:

O número total de repetições completadas e a sustentabilidade das repetições foram comparadas entre as diferentes condições de descanso e cargas.

Para cada carga, o período de descanso de 3 minutos entre séries resultou numa num número significativamente superior de repetições em comparação com o descanso de 2 minutos ou 1 minutos entre séries.

Aplicações práticas

Quando o objetivo do treino é o desenvolvimento máximo da força, deve-se descansar 3 minutos entre séries de forma a evitar um declínio significativo do número de repetições.

A capacidade para manter um número elevado de repetições ao mesmo tempo que se mantém a intensidade constante, poderá resultar num volume de treino mais elevado e consequentemente em maiores ganhos da força muscular.

É debatível se o aumento agudo dos níveis de hormona de hormona de crescimento que ocorre aquando dos períodos mais curtos de descanso entre séries, poderão auxiliar no sentido de maximizar a perda de gordura.

Por outro lado, os períodos de descanso entre séries de mais de 120 segundos, que aumentam mais os níveis de testosterona e provavelmente também potenciam mais os ganhos de força, poderão ser mais indicados para os períodos em que pretende ganhar força e massa muscular, em combinação com uma dieta com um excesso calórico.

Também poderá ser boa ideia realizar períodos de descanso mais longos, de 120 a 3 minutos entre séries, de forma manter a maior quantidade possível de força enquanto se segue uma dieta para perda de peso/gordura, uma vez que é comum as pessoas perderem força e massa muscular durante esse tipo de dietas hipocalóricas.

isso depende de treino , tecnica , tempo de treino , eu uso rest pause apenas 10 segundos de descanso

Postado (editado)

maioria do exercicios preciso um monte de descanso senão não rende não

militar por exemplo, pqp... se descansar 1 minuto não vou fazer nem 6 repetições... e meu treino agora tá sendo 12

sobre o negócio de testo e gh, então faz assim, descansos grndes no início até a metade do treino,.. para ter testo e força, e do meio pro fim descansos menores, rsrs

vcs já perceberam qdo algum exercicio faz sua testo subir e a proxima série fica muito mais fácil qeua anterior?

eu já, muito doido

Editado por planeta
Postado

Na real?

Não faz diferença.

Eu só não aconselho a dar mais do que 3 minutos de intervalo, porque vc já começa a entrar em processo de esfriamento e talz.

Mas na prática, não faz diferença.

Se com 60 segundos vc consegue completar a outra série em boa forma e progredir carga para o próximo treino, então descanse 60 segundos.

Se só consegue completar a próxima série com 3 minutos de intervalo, então faça intervalo de 3 minutos.

Conforme ficarem mais experientes e aumentarem os pesos, constatarão por si mesmos que quanto mais peso na barra, mais tempo precisarão descansar.

Meu conselho é: parem de se preocupar com detalhes e se foquem no principal, isto é, treino com boa técnica de execução e progressão de cargas sempre que possível, dieta e descanso. O resto é perfumaria.

Esclarecedor.. Porém, vale ressaltar que menos descanço é uma boa p/ quem tá em cutting, + gasto calórico.

Postado

Se quer aumentar o gasto calórico, faça aeróbico. Diminuir os intervalos só vai prejudicar a função principal do treino com pesos: dar o estimulo para o músculo se manter mesmo em um ambiente de déficit calórico. Uma das recomendações básicas para cutting é nunca diminuir as cargas e a intensidade, é até recomendado diminuir o volume e aumentar o intervalo para se conseguir isso. Com essa diminuição de intervalo você obviamente se fadigará rapidamente e não conseguirá manter as mesmas cargas. Um circuito intervalado, ou HIIT, pode ser uma ótima ideia em cutting, mas não misturem as coisas, o treino é para dar estimulo para o músculo se manter, o aeróbico é para vantagens metabólicas, condicionamento e queima de calorias, fazer as duas coisas juntas resultará em um resultado mediado em ambas.

Postado

o balanço calórico deve ser regulado na dieta, eu acho...

exceto eu que como compulsivamente daí tenho que treinar extra... mas pra gente normal acho que tem qeu ser na cozinha mesmo.

Postado (editado)

Isso é relativo.

Pq raciocina comigo:

se vc descansa menos entre as séries, aumenta o gasto calórico.

Mas com um tempo de descanso maior, provavelmente conseguirá levantar mais peso, o que também aumenta o gasto calórico.

Put, bem pensado mesmo.. e ainda por cima de brinde com o tempo, mais cargas = mais estímulos ao músculo.. mt bom (:

Se quer aumentar o gasto calórico, faça aeróbico. Diminuir os intervalos só vai prejudicar a função principal do treino com pesos: dar o estimulo para o músculo se manter mesmo em um ambiente de déficit calórico. Uma das recomendações básicas para cutting é nunca diminuir as cargas e a intensidade, é até recomendado diminuir o volume e aumentar o intervalo para se conseguir isso. Com essa diminuição de intervalo você obviamente se fadigará rapidamente e não conseguirá manter as mesmas cargas. Um circuito intervalado, ou HIIT, pode ser uma ótima ideia em cutting, mas não misturem as coisas, o treino é para dar estimulo para o músculo se manter, o aeróbico é para vantagens metabólicas, condicionamento e queima de calorias, fazer as duas coisas juntas resultará em um resultado mediado em ambas.

Perfeito, falou tudo.. Realmente, o correto mesmo é : se é treino com pesos, se focar em treinar da melhor maneira com pesos, descansando mais, melhor execução, aumento de cargas e etc.. queimar mais cals? fazer aerobico dps, ou diminuir mais gords/carbs da dieta, como o planeta falou. Perfeito!

Editado por NilFFC
Postado (editado)

Creio eu que a base pra hipertrofia maxima eh um descanso de 1 - 1.30 min entre as series, com series de duraçao entre 30 - 50 seg. .

Treino de força com longas pausas(2 - 3 min),e treino de resistencia com pausas curtas (30 - 50 seg) ,tudo isso de vez em quando pra dar um choque no musculo ( que eh a base da musculaçao) .

Bem, essa eh a minha opniao e oq atualmente tenho como fundamento/pratica .

Editado por SahPão
Postado

Eu descanso cerca de 150 segundos. Só acho importante cronometrar o tempo pra poder regular a progressao, prq fazer supino com 45kg descansando 1 min entre as series é bem diferente de fazer com 50kg descansando 3 minutos.

• 3 semanas depois...
Postado

Eu descanso cerca de 150 segundos. Só acho importante cronometrar o tempo pra poder regular a progressao, prq fazer supino com 45kg descansando 1 min entre as series é bem diferente de fazer com 50kg descansando 3 minutos.

Velho, na boa, cronometrar o tempo só aumenta a paranoia, o estresse, e 30seg para mais ou pra menos não fazem praticamente diferença. Vai na sensibilidade mesmo, no final você aprende a notar quando ainda está cedo para voltar e também quando começa a esfriar, e sim, fazer supino com 45kg em 1 minuto pode ser mais "hardcore" e mais intenso, porém dependendo do objetivo é possível que fazer com 50kg demorando um pouquinho mais seja melhor. Não diria em 3 minutos, mas prefiro um descanso maior para pegar uma carga maior (e não tenho nem ideia de quanto é meu descanso, acho que uns 80 seg, acho).

• 2 semanas depois...
Postado

Eu nao ligo para o tempo de descanço entre as séries/exercícios, até porque a hipertrofia não acontece durante o treino, o treino só server para romper fibras musculares.

Bom, acho que ninguém deve ficar paranoico quanto a esse tempo de descanso, mas que é importante e fundamental é, ele muda toda intensidade do treino e faz muita diferença no rompimento, ou não, das fibras musculares. O tempo de descanso qje você escolhe é tão importante quanto a faixa de repetições que você escolhe.

• 1 ano depois...
Postado

Revivendo o tópico, estava tentando esclarecer minha dúvida e sempre caía nesse artigo.

Se der um descanso menor, acúmulo de ácido lático no músculo não ficaria maior, prejudicando muito as próxima séries? Tipo não seria melhor descansar um pouco mais (90 segundos por exemplo), não dando uma recuperação total pro músculo, mas dando condições para o músculo se recuperar ao ponto de você sempre trabalhar com uma boa carga? Porque ao meu ver é praticamente impossível você fazer uma remada curvada bem pesada, buscando a falha, dando só 45 segundos de descanso. Se eu for dar só 45 segundos de descanso vou ter que diminuir drasticamente a carga nos exercícios.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...