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Pode crer Lourensisi, eu tenho uma história parecida, era bem doidim há uns anos atrás e só fumava e bebia tbm além de outras coisas mais degradantes. Porém, deposi que entrei na faculdade eu mudei de postura para com a vida e adotei a mesma estratégia que você, creio eu:

1)Determinação

2)Empenho

3)Não faltar na aula

4)Fazer perguntas mesmo que os colegas não gostem

5)sair da aula sem dúvidas

6)Sempre que possível, ensinar o que foi aprendido aos colegas, pois isso também ensina de outras formas

E isso me deu o diploma de engenheiro em 6 anos, mais rápido do que a maioria dos meus colegas. Mesmo frequentando bares 3vezes na semana, eu mantinha sempre essa estratégia como prioridade e mantinha minhas notas altas mesmo indo bêbado as vezes na aula. Fora que vc acabava nem precisando estudar quase pra fazer as provas, pois vc já estudou durante as aulas pra valer, ao invés de dormir ou conversar.

E adorei a citação do Brainiac! Conhecimento pode parecer valioso se menos pessoas o detém, porém não serve de nada se vc não o repassa. Fazendo uma analogia biológic, seria como ter um bíceps gigante, mas não ter mãos para carregar peso....inútil

Postado (editado)

Aula dia 06/08 - Anatomia

Abraço

hahaha eu lembro que tive uma aula bem parecida de anatomia, no 1º semestre

e lembro até hoje uma forma que peguei pra decorar os ossos

osso esponjoso = sulflair - microporos

osso compacto = diamante negro - resistente

tem um monte de massete legal

Já teve histologia?

A parte celular do osso é bem bacana, aqui se vê como o osso é nutrido. Como a matriz óssea é muito calcificada e esses buraquinhos são comunicantes com dois canais (havers e volkmann) que levarão os nutrientes para nutrir essas células que ficam na matriz óssea e periferia. Lá na matriz tem uma célula chamada osteócito que faz a manutenção da matriz, ela tem que se "desdobrar" pra nutrir o osso, é literalmente uma "célula guerreira". heheh

o periosteo, mantem o osso "nutrido" com nutrientes e tal

e quando você faz exercicios, de compressão, você estimula os osteoblastos a produzirem células osseas (osteócitos), quando é sedentário o corpo reabsorve (osteoclastos) as células ósseas usando a lei do "des-uso" porisso as doenças como osteoporose, e mais algumas outras que não me recordo os nomes.

é isso não é?

hehehe

EDIT: desculpem o flood, não resisti aehueahuaehuhaeae

Editado por saintgraal
Visitante usuario_excluido22
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hahaha eu lembro que tive uma aula bem parecida de anatomia, no 1º semestre

e lembro até hoje uma forma que peguei pra decorar os ossos

osso esponjoso = sulflair - microporos

osso compacto = diamante negro - resistente

tem um monte de massete legal

Eu tenho tenho umas, por exemplo, sistema aferente e eferente eu lembro do espirro, quando vc faz atchim. Aferente seria o aaaaa, vc levanta a cabeça = o impulso nervoso vai para o SNC. Eferente seria o tchimm, vc abaixa a cabeça = impulso nervoso sai do SNC. rsrsrrs

o periosteo, mantem o osso "nutrido" com nutrientes e tal

e quando você faz exercicios, de compressão, você estimula os osteoblastos a produzirem células osseas (osteócitos), quando é sedentário o corpo reabsorve (osteoclastos) as células ósseas usando a lei do "des-uso" porisso as doenças como osteoporose, e mais algumas outras que não me recordo os nomes.

é isso não é?

hehehe

Então, periósteo é o tecido conjuntivo externo do osso, também faz a nutrição. E o endósteo são os canais de havers e volkmann, que é tecido conjuntivo que esta dentro do osso.

Assim:

osseo1.jpg

Quanto a função de reabsorção óssea acontece naturalmente, independente do sedentarismo e da atividade física.

Osteoclasto retira cálcio da matriz óssea;

Osteócito faz a manutenção;

Osteoblasto faz sintese da parte orgânica que é composta por colágeno tipo I, proteoglicana e glicoproteína, e ela pode se tornar osteócito quando aprisionada pela matriz óssea recém-sintetizada.

Agora, se o exercício de compressão gera algum impacto em algumas dessas células eu sei não te dizer.

Editado por dones
Postado

Exercícios físicos com certeza promovem uma melhoria na densidade óssea em relação a um sedentário. Como funciona o processo eu não sei, mas deve ser como o SG falou.

A propósito, SaintGraal, com esse método de decorar as coisas nas aulas vc deve ter ganho altos kg de gordura hein!?^hauhuahuahua

Postado (editado)

Nem te acanhes com isso. Notas são só notas, assim como roupas são só roupas, e embora elas possuem seu valor, e este valor possa valer de alguma honraria, no fundo, o que realmente difere um homem de outro não é um papel com números e sim a competência interna que nele existe. E essa competência interna só passa a ser reconhecida quando demonstrada. É como você disse no exemplo de Brainiac, o conhecimento precisa ser transmitido.

O problema é que eu estudo pra tirar 10. È bom pegar uma prova corrigida com nota alta. Raramente acontece.

Pode crer Lourensisi, eu tenho uma história parecida, era bem doidim há uns anos atrás e só fumava e bebia tbm além de outras coisas mais degradantes. Porém, deposi que entrei na faculdade eu mudei de postura para com a vida e adotei a mesma estratégia que você, creio eu:

4)Fazer perguntas mesmo que os colegas não gostem

Eu já sou o chato da turma mesmo tentando ficar o mais quieto o possível. Hoje comecei 2 cadeiras com um cara mais velho que enche mais o saco que eu. Na hora eu já me uni ao rapaz... a curiosidade dele me é curiosa.

hahaha eu lembro que tive uma aula bem parecida de anatomia, no 1º semestre

e lembro até hoje uma forma que peguei pra decorar os ossos

osso esponjoso = sulflair - microporos

osso compacto = diamante negro - resistente

tem um monte de massete legal

o periosteo, mantem o osso "nutrido" com nutrientes e tal

e quando você faz exercicios, de compressão, você estimula os osteoblastos a produzirem células osseas (osteócitos), quando é sedentário o corpo reabsorve (osteoclastos) as células ósseas usando a lei do "des-uso" por isso as doenças como osteoporose, e mais algumas outras que não me recordo os nomes.

é isso não é?

hehehe

EDIT: desculpem o flood, não resisti aehueahuaehuhaeae

HHahaha, mnemônica sempre é bem vinda.

Quando ocorre um choque físico, os osteoclastos fazem a reabsorsão dos osteócitos de um lugar do osso que não sofre muito impacto, e a síntese de novo tecido ósseo ocorre a partir do material disponível naquela região que sofre mais impacto.

Info curiosa: Ossos são totalmente renovados (pra melhor ou pior) a cada 10 anos, independente da idade da pessoa.

Em breve, post atualizado com a aula de hoje.

Editado por lourensini
Postado (editado)

Aula dia 09/08 - Imunologia.

Imunologia, do latim, immunitas, usado na roma antiga quando cidadãos eram isentos do pagamento de impostos. O primeiro a conectar os pontos entre a peste e a imunologia foi Thucydes, historiador grego que viveu no século 5 a.C. Por volta do ano 1000 d.C. a inocuação da varíola era muito frequente na India, feita com esfregaços da pústula de doentes que eram moídas e em seguida colocadas nas narinas e pele dos sadios para adquirir imunidade à doença. Quando lady Mary Wortley Montagu Pierrepont, mulher do embaixador ingles da Turquia fez o teste na sua própria filha e obteve êxito, decidiu levar a prática para a inglaterra. A varíola ainda era uma pedra no sapato da medicina da era clássica, mas uma crença popular que dizia que "quem contraísse a varíola de vaca não contrairia mais a varíola humana" foi testada por Edward Jenner em 1978, que resolveu inocular as pustulas de uma mulher em uma criança de 8 anos, deixando o moleque imune.

Mais tarde comentarei sobre a aula de microbiologia, assunto do qual o alemão Robert Koch foi um dos fundadores, e que contribuiu imensamente para o ramo da imunologia, com as descobertas do bacilo da tuberculose (bacilo de Koch, já ouviram falar?) e sua etiologia (origem, causa). Junto de Koch, Louis Pasteur (1822- 1895) também foi um dos fundadores da microbiologia, criador do método de pasteurização, que impedia que o vinho e o leite causassem doenças e também da primeira vacina contra a raiva, que pela primeira vez na história imunizou um ser humano, Joseph Meister em 1885.

Um dos papéis fundamentais do sistema imune é de comer/engolfar partículas. Esse processo foi descrito pela primeira vez por Ellie Metchnikoff em 1883 ao observar células de estrlas do mar fagocitando espinhos e outras partículas e denominou-o "Teoria Fagocítica" (do grego, fagus, comer).

Emil Adolf Von Behring, outro microbiologista, foi trabalhar com Koch e Shibasaburo Kitasato, foi o primeiro a usar o termo Toxina. Criou uma vacina para a difteria e imunizou um cavalo contra o tétano após injetá-lo plasma sanguíneo de outro animal infectado. Paul Ehlrlich, importante bacteriologia, criou o conceito de receptores especícios ao estudar porque algumas células ficavam coradas e outras não ao utilizar determinados corantes para visualizá-las no microscópio.A imporante desse conceito estava em encontrar uma cura para a sífilis, através de medicamentos que ligassem-se somente aos receptores da membrana de bacterias.

Por último, e não menos importante, Karl Landsteiner, que classificou o sistema A B O e descobriu o sistema RH, recebendo Nobel de Medicina em 1930 por esse trabalho.

Conceituando Sistema Imunológico.

Talvez o segundo sistema mais complexo que um aluno pode se deparar, o sistema imunológico precisa ser entendido usando como base uma cidade, que represente nosso corpo. No lado de fora dessa cidade há o primeiro muro (nossa pele e as mucosas), separado por um fosso bem fundo de outro muro, que representa tecidos logo após a pele. O primeiro muro funciona como o mecanismo de resistência natural externo e o fosso com segundo muro como o mecanismo de resistência natural interno. Nesse fosso é aonde estão a primeira linha de defesa, os leucócitos, ou seja, nossas células brancas. Esses leucócitos são criados na Medula Óssea (principalmente no nosso fêmur, maior osso longo do corpo), e parte deles são maturados ali mesmo, e outros vão para o Timo, que é uma glândula que fica na frente do coração. Então após serem criados na medula ossea, aqueles linfócitos que vão para o Timo aprendem como se defender e passam a se chamar Linfócitos T, enquanto outros que ficaram na medula para se maturar, são os linfócitos B, O objetivo desse aprendizado é que eles se reconheçam e não passem a atacar entre sí depois.

Mas é claro que não existem só esses Linfócitos T e B no sistema imune, e como a cidade é muito violenta, há uma série de celulas prontos para defendê-la. E por terem mecanismos diferentes, eles são separados em dois grupos de Células Primordiais:

-Linfóides: Linfócitos T e B;

-Nucleóides: Neutrófilos, Basófilos, Eusinófilos, Mastócitos e Plaquetas.

A partir disso temos outras divisões, que não faziam o menor sentido até eu começar a estudá-las melhor. Mas esses componentes Linfóides e Nucleóides possuem formas (ou preferências) de interação, que são sub-divididos em outros sistemas.

Sistema Monocítico-Macrofágico: Esses são células que podem atacar e fagocitar invasores intracelulares. São células APCs (anti-body presenting cells) que capturam a molécula que dá Identidade ao invasor e procuram em todo o sistema Imunológico um Linfócito T que a reconheça. Eles também produzem citocinas, que são mediadores inflamatórios... (chegaremos lá também).

Sistema Linfocítico: Esse sistema envolve uma defesa a microorganismos específicos por mecanismos complexos (é complexo, acredite, foi a profe que falou). Eles, assim como o monocítico-macrofágico, produzem citocinas, mas ao contrário dos outros, esse sistema possui memória.

Divisões de acordo com o tipo de imunização são, novamente, um pé no saco, mas fazem sentido em algum ponto da história. Elas são Primárias e Secundárias; Ativa e Passiva; Humoral e Celular; Inata/Natural ou adquirida/adaptativa.

Primárias e Secundárias: A primária é a principal resposta à algum antígeno. Os macrófagos após fagocitarem o microorganismo entregam o anticorpo aos Linfócitos T e B que produzem Imunoglobulinas (IgG para inflamação crônica e IgM para inflamação aguda). Entao há formação de celulas de memória contra aquele microorganismo. A secundária ocorre na presença de um antígeno que o sistema já tem conhecimento. Pode ter sido liberado no sangue após uma vacina ou só uma doença que já ocorreu antes. Nesse caso corta-se a primeira parte, aonde entrariam os neutrófilos e macrófagos para fagocitar o microorganismo. Portanto a resposta é muito mais rápida, porque Os Linfócitos B não são mais virgens após a inoquação do anticorpo durante a resposta primária.

Ativa e Passiva: A imunização passiva ocorre de forma natural. É quando anticorpos pré-formados passam da mãe para o bebê através do colostro (palavra estranha, mas é o líquido amarelado presente no leite materno). Outra forma de imunização passiva é uma vacina, tipo hepatite A, hepatite B, tétano, raiva... foi esse tipo de imunização que Edward Jenner usou na criança de 8 anos em 1878.

A imunização ativa, ocorre com a vacina de um microorganismo atenuado (inoperante, morto, tipo isso). E assim pelo que entendi ela provoca um estágio de imunização que passa pela Primária E Secundária. O anticorpo é inoculado pela vacina, como por exemplo vacina de sarampo, varicela, e depois disso os linfócitos B estão sempre prontos para se replicarem e combaterem os vírus quando eles voltarem a aparecer, por isso que só se pega sarampo 1 vez.

Sistema Imune Inato/inespecífico, que é a primeira defesa, ela ocorre em alguns segundos e assim que o invasor for eliminado, ela volta ao normal sem guardar memória do ocorrido ou criar anticorpos para uma próxima invasão. Nesse sistema Inato, as células que o compõe são os Macrófagos e as Células Dendriticas. Os Macrófagos são células grandes que fagocitam (comem) (do inglês big eaters) bactérias e outros patógenos. Na verdade eles derivam de Monócito, que são as células brancas de pequena quantidade do sistema imune, cerca de 6,5%, e que ficam por aí na circulação sanguínea. No momento em que uma invasão ocorre (mucosa sa garganta, por exemplo) e primeira barreira está para ser invadida, os Neutrófilos (maior quantidade) recrutam os monócitos da corrente sanguínea e quando ele saem de lá para o lugar infectado, os monócitos passam a se chamar Macrófagos. Além desses 3, também compoem esse primeiro sistema de resposta imune, as células dendríticas e as Natural Killers (mais disso em aulas futuras).

O Sistema Imune Inato/Inespecífico engloba as barreiras fisicas e químicas (pele, mucosas, pH estomacal), proteínas sanguíneas dos sistema complemento (mais disso em breve) e as células fagocitárias mencionadas acima.

Sistema Imune Adaptativo. Esse sistema entra em ação quando o Inato não deu conta do recado. Demora mais tempo para responder e destrói somente organismos específicos, guardando na memória a identidade deles. Dentro desse mecanismo de resposta imune, encontra-se a Resposta Humoral e Resposta Celular.

Resposta Humoral: Feita por plasmócitos após diferenciação dos linfócitos B.. Síntese de anticorpos contra microorganismos por Linfócitos B em locais extracelulares. Torna a fagocitação pelos neutrófilos lá do início da resposta imunológica Inata mais fácil.

Resposta Celular: Feita por Linfócitos T, provoca a lise (destruição) de microorganismos Intracelulares.

Acreditem... daqui pra frente a coisa fica MUITO, MUITO PIOR.

Aula 09/08 - Microbiologia.

1ª aula de Microbiologia, vaiagem total. Professora falou abobrinha por 40 minuto e depois deu 4~5 slides.

Morfologia e Citologia Bacteriana.

Sufixo "coccus" "cocos". Bactérias em forma cocoide, redonda, esférica.

Sufixo "bacilus". Bactérias em forma de bastonete, bastão.

Espirilus são em forma de espiral.

Até ai sem graça. Mas elas se juntam e formam estruturas específicas.

Diplococos quando são 2 "cocos" juntos

Estreptococos quando eles se unem em forma de "fila"

Estafilococos quando se unem em forma de "cacho de uva"

Sarcinas quando se juntam em 8 (4 em cima e 4 em baixo)

Tetrade quando se junta de quatro, heauehauheua.

faecimg_monera5.gif

Chato, né?

Editado por lourensini
Postado (editado)

Aula dia 07/08 - Fisiologia.

essa aula eu já tive hahahahaa

acho que você aprendeu por outro nome, as proteinas transportadoras, que fazem parte do transporte, facilitado são as integradas, e as que não fazem ligação membrana/citosol são as periféricas.

a difusão simples, o substrato passa sem nada, sem ter um facilitador (uma proteina transportando)

a difusão facilitada, já tem uma proteina facilitando isso dentro da membrana celular, como um "canal"... e se não me engano é at-pase o nome da proteina integrada com a membrana que faz o "canal" para passar os substratos (no transporte/difusão facilitada)

você vai aprender , ou já aprendeu transporte ativo também, que é a saida do sódio e a entrada do potássio na celula... a famosa bomba de sódio.

é muito gostoso estudar essas coisas, eu não perco uma aula... perco a namorada mais não perco a aula HUEAHUAEHUAEHUAEH

Editado por saintgraal
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Imunologia tava legal, até entrar na parte de conceituação ahuauahuah

Muito complexo pra quem não toma aulas disso aí. O foda são esses nomes horríveis que eles colocam nas coisas...por isso que eu desisti de biologia.

Pelo que eu entendi, qualquer bactéria ou vírus que consegue penetrar no nosso corpo pode ser considerado "NINJA".

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Caraca x.x

eu tenho 14 anos, to no 9º ano, já sei e tenho certeza que quero fazer Nutrição e depois trabalhar com nutrição esportiva, tá certo que eu entendo pouquíssima coisa do que tá ai, mas de verdade, isso pode me ajudar DEMAIS hahaha

obrigada por fazer isso, sério, acaba sendo bom pra você estudar também, e maravilhoso pra gente.

vou tentar entender alguma coisa ;p

Visitante deletado____
Postado

Olá,

essa aula eu já tive hahahahaa

acho que você aprendeu por outro nome, as proteinas transportadoras, que fazem parte do transporte, facilitado são as integradas, e as que não fazem ligação membrana/citosol são as periféricas.

a difusão simples, o substrato passa sem nada, sem ter um facilitador (uma proteina transportando)

a difusão facilitada, já tem uma proteina facilitando isso dentro da membrana celular, como um "canal"... e se não me engano é at-pase o nome da proteina integrada com a membrana que faz o "canal" para passar os substratos (no transporte/difusão facilitada)

você vai aprender , ou já aprendeu transporte ativo também, que é a saida do sódio e a entrada do potássio na celula... a famosa bomba de sódio.

é muito gostoso estudar essas coisas, eu não perco uma aula... perco a namorada mais não perco a aula HUEAHUAEHUAEHUAEH

Eu vou fazer um "Fisiologia for Dummies" e vou cobrir isso, mas vale comentar aqui.

Proteína de membrana, basicamente, tem dois tipos: integral ou periférica. A diferença é essa que você falou, integral perpassa toda a membrana. Periférica fica de um lado só (vai ter uma cacetada de diferenças, tipo "fulana tem volta tal pra dentro", ou "a outra não tem volta, tem hélice imersa na membrama, mas não comunica com citosol" e coisas assim, mas não vale a pena entrar nisso).

Transporte via membrana tem, basicamente, dois: ativo e passivo. Passivo, não tem gasto de ATP (mas rola energia cinética, como tudo que se move), ativo tem. Mas e por que alguém que precisa economizar energia ao máximo gastaria energia pra mover alguma coisa?

Aí entra no nosso bom e velho gradiente de concentração. O que é gradiente de concentração, alguém me pergunta. Bom, há diferenças de concentração de alguns solutos dentro e fora da célula (pra um lado e pra outro da membrana), e nem sempre eles são os mesmos. Potássio é mais cocentrado dentro da célula que fora, Sódio é o contrário, cloreto e cálcio da mesma forma tão mais concentrados no meio extracelular que no intra. E isso forma o gradiente de concentração, a concentração de um é maior de um lado que de outro.

Pela lei da difusão, a tendência é que o mais concentrado tenda a passar pro lado menos concentrado, ainda mais admitindo o mesmo solvente em ambos os casos (i.e. água). Então a tendência é de que potássio naturalmente saia da célula, e sódio, cloreto e cálcio entrem, por exemplo. Só que aí nos damos com a composição da membrana, que é lipídica. Se é lipídica, apolar, um íon não vai passar por ela. E apesar de ser fluida, ela não tem buracos, então moléculas também não passam. Algumas moléculas pequenas no máximo, e água como sempre. O transporte dessas coisas, porém, é fundamental pro funcionamento da célula, e aí nos temos as nossas proteínas de transporte.

Uma proteína de transporte que medeie transporte passivo, ela vai ter, em geral, duas conformações básicas: ou é de canal, ou é carreadora. Diferença? Uma proteína de canal, como o nome diz, é um canal, um poro. Você pode imaginar que um buracão na célula não daria certo. Então já é de se imaginar que o que passa por canal é coisa pequena, ou seja, íon (K+, Na+, Ca+2, Cl-, etc). Canal é seletivo pra um tipo de íon, mas ele não faz distinção do que tá saindo ou entrando. É só um buraco com uma portinhola. Se a porta abre, as paradas entram ou saem. Se a porta fecha, não passa, certo? E o que determina o que entra e sai? Gradiente de concentração.

Se canal de potássio tá aberto, potássio tende a sair. Se canal de sódio tá aberto, sódio tende a entrar, e assim por diante, obedecendo o gradiente. Daí fica fácil inferir que: transporte passivo é transporte a favor do gradiente de concentração. Porque é natural que as paradas saiam de onde tá lotado pra onde tá mais vazio, ninguém se apinha no fundo do ônibus se lá na frente tá vazio. Se quiser exemplo de canal iônico, receptor nicotínico (que tem na sinapse efetora da musculatura esquelética e em gânglios do SNA) é canal de sódio, receptor GABAérgico do sistema nervoso é canal de cloreto.

E proteína carreadora? A gente já deu conta de íon transportando ele por canal, o que sobra? Molécula, certo? Molécula em geral é um bagulho grande (se comparado a íon...), e as que a gente tá tratando aqui não são lipossolúveis, então elas vão ter ajuda de uma proteína de membrana, que é a proteína carreadora. Então, mais uma vez, obedecendo o gradiente, uma molécula gruda num dos lados da proteína, e ela dá uma virada, uma torcida, whatever, e põe a molécula pro lado oposto. Um exemplo de proteína carreadora de transporte passivo é, vejam só vocês, nossos queridos receptores GLUT, que transportam glicose :D

Aí vem a naba: transporte ativo. Respondendo a minha própria pergunta lá atrás, transporte ativo vai ser usado quando for preciso transportar alguma coisa contra o gradiente de concentração, já que não mais as paradas vão de boa, e você precisa empurrar elas de alguma forma. Canal não faz transporte ativo, não tem como. Então a única coisa que sobra pra fazer isso é proteína carreadora. Mas pra não complicar, que chamemos ela então de bomba. Bomba, então, é uma proteína carreadora que faz transporte contra o gradiente de concentração. E pode ser tanto íon quanto molécula.

De vez em quando bomba transporta mais de uma coisa, e às vezes uma contra gradiente e outra a favor, outras vezes ambas contra, às vezes é só molécula ou molécula e íon, é cheio das paradas e aí vai classificar como simporte, cotransporte, antiporte, whatever já me estendi mais do que pretendia. Mas acho que já adiantei alguns conteúdos :D

Eu tenho um certo problema com algumas categorizações que fazem, tipo em imunologia como tá na tua aula. Fisiologia mesmo, nunca é algo linear, é sempre cíclico, mas tem gente que insiste em ensinar ou tentar fazer diferente, aí se coloca uma múltipla escolha tá ok, mas dá um estudo de caso e fica mais perdido que surdo em bingo.

Postado

Curti a análise simplificada aí!

Mas fiquei com uma dúvida:

Você diz que íons como Na e K são transportados passivamente através de gradiente de concentração...no entanto existe a nomenclatura de "bomba de Na+/K+" ou "bomba de sódio" ou "bomba de sódio-potássio", ainda que vc tenha mencionado que "bomba" seriam as proteínas carregadoras que transportam afavor ou contra o gradiente de concentração, portanto seriam classificadas como transporte ativo e não passivo...

Então a dúvida é: O transporte de Na+ e K+ é ativo ou passivo? Se é passivo, então não deveriam chamar de bomba, certo?

Visitante deletado____
Postado (editado)

Olá,

Curti a análise simplificada aí!

Mas fiquei com uma dúvida:

Você diz que íons como Na e K são transportados passivamente através de gradiente de concentração...no entanto existe a nomenclatura de "bomba de Na+/K+" ou "bomba de sódio" ou "bomba de sódio-potássio", ainda que vc tenha mencionado que "bomba" seriam as proteínas carregadoras que transportam afavor ou contra o gradiente de concentração, portanto seriam classificadas como transporte ativo e não passivo...

Então a dúvida é: O transporte de Na+ e K+ é ativo ou passivo? Se é passivo, então não deveriam chamar de bomba, certo?

Aí vem a naba: transporte ativo. Respondendo a minha própria pergunta lá atrás, transporte ativo vai ser usado quando for preciso transportar alguma coisa contra o gradiente de concentração, já que não mais as paradas vão de boa, e você precisa empurrar elas de alguma forma. Canal não faz transporte ativo, não tem como. Então a única coisa que sobra pra fazer isso é proteína carreadora. Mas pra não complicar, que chamemos ela então de bomba. Bomba, então, é uma proteína carreadora que faz transporte contra o gradiente de concentração. E pode ser tanto íon quanto molécula.

Bombas fazem transporte ativo, contra o gradiente de concentração.

A bomba de sódio e potássio é um exemplo clássico de antiporte, onde uma parada entra e outra sai (ao contrário de simporte, onde vai tudo pro mesmo lado).

Aliás, até esqueci de citar os exemplos. Bomba de sódio e potássio, bomba de cálcio, bomba de prótons, todas elas lidam com íons.

Editado por Quisso
Visitante usuario_excluido22
Postado

Porra, acho imunologia muito bacana, uma pena que não tive uma matéria só dela :(

olha o capitulo 48 desse link: https://highered.mcgraw-hill.com/sites/dl/free/0072437316/120060/ravenanimation.html

Eu só tenho uma curiosidade, qual o mecanismo de ação da vitamina D sobre a imunidade. Aí ó uma duvida pra tu perguntar pra tua professora. rs

Aqui deve falar, mas eu to com uma preguiça de ler... https://www.vitamindwiki.com/tiki-browse_categories.php?parentId=35&sort_mode=created_desc

Caraca x.x

eu tenho 14 anos, to no 9º ano, já sei e tenho certeza que quero fazer Nutrição e depois trabalhar com nutrição esportiva, tá certo que eu entendo pouquíssima coisa do que tá ai, mas de verdade, isso pode me ajudar DEMAIS hahaha

obrigada por fazer isso, sério, acaba sendo bom pra você estudar também, e maravilhoso pra gente.

vou tentar entender alguma coisa ;p

Então preste atenção nas aulas de biologia e quimica.

Postado

"Se canal de potássio tá aberto, potássio tende a sair. Se canal de sódio tá aberto, sódio tende a entrar, e assim por diante, obedecendo o gradiente"

Nessa parte que eu me confundi: Afinal, a entrada e saída de sódio e potássio nas células, se dá por transporte ativo ou passivo?

Visitante deletado____
Postado (editado)

Olá,

Bruno, pergunta: pra que serve sódio e potássio nas células?

EDIT: Não vou entrar nesses méritos agora, senão fico sem assunto quando começar a postar por aqui efetivamente.

O ponto é: não se foque no transporte nesse momento. Foque no que as proteínas fazem. Sódio e potássio fazem o potencial de ação celular, e pra ele disparar é mediado por abertura e fechamento de canais. O restabelecimento dele (do potencial de ação), porém, é feito por bomba (porque há uma inversão local nas concentrações de Na+ e K+, a bomba restabelece a parada toda tirando sódio e colocando potássio pra dentro).

EDIT 2: não vi o post do dones

Porra, acho imunologia muito bacana, uma pena que não tive uma matéria só dela :(

olha o capitulo 48 desse link: https://highered.mcgr...nanimation.html

Eu só tenho uma curiosidade, qual o mecanismo de ação da vitamina D sobre a imunidade. Aí ó uma duvida pra tu perguntar pra tua professora. rs

Aqui deve falar, mas eu to com uma preguiça de ler... https://www.vitamindw...de=created_desc

Então preste atenção nas aulas de biologia e quimica.

Olha dones, até onde eu sei, a relação vitamina D e resposta imune é que fator de necrose tumoral alfa (TNF alfa) e interferon gama (INF gama) têm como substrato vitamina D (ou como cofator, não lembro bem), e a ativação dos receptores Toll dos macrófagos na resposta imune induzem o aumento de uma das CYPs que convertem um metabólito-muito-importante-que-eu-não-lembro-qual na forma ativa da vitamina D. E isso a nível de macrófago mesmo, e se não me engano em células da pele também (queratinócitos? Não sei). É mais coisa que se lê em artigo, não sei se tá em livro. Vou ver se lembro de perguntar pra Dra. Najeeb e depois que eu passar da naba de fisio que eu tenho na segunda-feira eu procuro alguma coisa de artigo.

Editado por Quisso
Postado

Hmmm entendi Quisso! Obrigado por esclarecer.Só mais uma perguntinha: Pq vc coloca essas citações a seu respeito na sua própria assinatura?

Postado (editado)

acho que você aprendeu por outro nome, as proteinas transportadoras, que fazem parte do transporte facilitado são as integradas, e as que não fazem ligação membrana/citosol são as periféricas.

a difusão simples, o substrato passa sem nada, sem ter um facilitador (uma proteina transportando)

a difusão facilitada, já tem uma proteina facilitando isso dentro da membrana celular, como um "canal"... e se não me engano é at-pase o nome da proteina integrada com a membrana que faz o "canal" para passar os substratos (no transporte/difusão facilitada)

você vai aprender , ou já aprendeu transporte ativo também, que é a saida do sódio e a entrada do potássio na celula...

Esse tipo de resposta que eu gosto, pois assim vou me corrigindo.

Então em resumo: difusão simples o soluto passa pela proteína periférica SEM um transportador, tipo insulina.

difusão facilitada o soluto vai pela proteína transmembranar? Ou pode ser pela periférica tbm?

Até agora não tinha pensado nisso, pois tava concentrado no transporte em sí.

brunobyof - cara, eu nem comecei... isso aí vai vira uma loucura daqui pra frente, acredite.

amandarun - muito obrigado amanda. bom ver pessoas que desde cedo sabem o que querem e apreciam o conhecimento.

Update: CARAAAAIO, não tinha visto tanto post!, nem deu tempo de ler... vou atualizar a ainda hoje uma aula sobre Parasitologia e Saúde/Saneamento e depois volto para ler tudo.

Editado por lourensini
Visitante deletado____
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Olá,

Hmmm entendi Quisso! Obrigado por esclarecer.Só mais uma perguntinha: Pq vc coloca essas citações a seu respeito na sua própria assinatura?

Eu chamo de autógrafos ;) E eu acho que eles falam mais sobre quem assinou do que sobre mim.

Esse tipo de resposta que eu gosto, pois assim vou me corrigindo.

Então em resumo: difusão simples o soluto passa pela proteína periférica SEM um transportador, tipo insulina.

difusão facilitada o soluto vai pela proteína transmembranar? Ou pode ser pela periférica tbm?.

Insulina tem receptor proteico na membrana celular, o mecanismo de estimulação gênico dela é por via Akt/PI3K e Ras/MAPK. Não entra dentro da célula.

Exemplo de difusão simples é o que acontece com transporte iônico por meio de canal. De molécula, só coisa muito pequena vai ser transportada dessa forma, talvez alguma coisa muito lipossolúvel ou gasosa (tipo NO). Ureia e álcool, pelo que eu me lembro, podem ser transportados dessa forma (ureia mesmo é o que acontece no túbulo de coleta renal).

Difusão facilitada, como eu disse, transporte de glicose é um exemplo. Esse tipo de transporte sempre vai ser feito por proteína transmembranar. Proteína de transporte como um todo é proteína transmembranar.

Postado (editado)

Porra, acho imunologia muito bacana, uma pena que não tive uma matéria só dela :(

olha o capitulo 48 desse link: https://highered.mcgr...nanimation.html

Eu só tenho uma curiosidade, qual o mecanismo de ação da vitamina D sobre a imunidade. Aí ó uma duvida pra tu perguntar pra tua professora. rs

Aqui deve falar, mas eu to com uma preguiça de ler... https://www.vitamindw...de=created_desc

Então preste atenção nas aulas de biologia e quimica.

Olá,

Bruno, pergunta: pra que serve sódio e potássio nas células?

EDIT: Não vou entrar nesses méritos agora, senão fico sem assunto quando começar a postar por aqui efetivamente.

O ponto é: não se foque no transporte nesse momento. Foque no que as proteínas fazem. Sódio e potássio fazem o potencial de ação celular, e pra ele disparar é mediado por abertura e fechamento de canais. O restabelecimento dele (do potencial de ação), porém, é feito por bomba (porque há uma inversão local nas concentrações de Na+ e K+, a bomba restabelece a parada toda tirando sódio e colocando potássio pra dentro).

EDIT 2: não vi o post do dones

Olha dones, até onde eu sei, a relação vitamina D e resposta imune é que fator de necrose tumoral alfa (TNF alfa) e interferon gama (INF gama) têm como substrato vitamina D (ou como cofator, não lembro bem), e a ativação dos receptores Toll dos macrófagos na resposta imune induzem o aumento de uma das CYPs que convertem um metabólito-muito-importante-que-eu-não-lembro-qual na forma ativa da vitamina D. E isso a nível de macrófago mesmo, e se não me engano em células da pele também (queratinócitos? Não sei). É mais coisa que se lê em artigo, não sei se tá em livro. Vou ver se lembro de perguntar pra Dra. Najeeb e depois que eu passar da naba de fisio que eu tenho na segunda-feira eu procuro alguma coisa de artigo.

tava lendo do início, mas tava tudo belezinha até agora, não tinha dito nada. (Nutrition ta aproveitando isso aqui pra fazer resumo, ein? O fórum virou caderno agora rsrs)

vou dar só um pitaco (iniciando minha participação):

O que ta bem batido até é que vitamina D tem participação em regulação autócrina e parácrina na regulação da resposta imune. A forma ativa da vit D diminui a proliferação de linfócitos T e B e diminui a síntese das imunoglubilinas pelos linf B. É importante demais na regulação da resposta imune então, a falta dela vem com repercussões em doenças inflamatórias e etc

esse metabólito-muito-importante deve ser 25-OH-colecalciferol, que é a forma circulante que anda no plasma com a alfa-globulina (alguém sabe escrever as letrinhas gregas no teclado? sempre quis), daí no rim ela pode ser hidroxilada na posição C1 (gera a forma ativa da vitamina D) ou C24 (gera a forma inativa).

Como ela vai ser hidroxilada de qualquer jeito, algumas coisas regulam a proporção das hidroxilações em c1 ou c4 (principalmente cálcio e fosfato, onde entra a principal função da vit D). Mas eu to bem por fora dessa história também de macrófago induzir CYP que favorece produção da forma ativa, deve fazer parte da mesma regulação?. Onde é mais ou menos que vc leu isso?

Não sabia dessa história de ser substrato pra as quimiocinas. Substrato como? substrato ficou meio vago, ou eu que to deixando alguma coisa passar, enfim, queria aprender tbm

Olá,

Eu chamo de autógrafos ;) E eu acho que eles falam mais sobre quem assinou do que sobre mim.

Insulina tem receptor proteico na membrana celular, o mecanismo de estimulação gênico dela é por via Akt/PI3K e Ras/MAPK. Não entra dentro da célula.

Exemplo de difusão simples é o que acontece com transporte iônico por meio de canal. De molécula, só coisa muito pequena vai ser transportada dessa forma, talvez alguma coisa muito lipossolúvel ou gasosa (tipo NO). Ureia e álcool, pelo que eu me lembro, podem ser transportados dessa forma (ureia mesmo é o que acontece no túbulo de coleta renal).

Difusão facilitada, como eu disse, transporte de glicose é um exemplo. Esse tipo de transporte sempre vai ser feito por proteína transmembranar. Proteína de transporte como um todo é proteína transmembranar.

mas vai culminar em uma transportadora no final, sei que vc sabe, mas só pra ele entender:

A insulina não transporta, ela é um sinalizador, quem transporta nesse caso são as proteínas GLUT-4. A insulina circula no sangue até se ligar ao seu receptor numa proteína na membrana da célula muscular, por exemplo. Essa ligação desencadeia uns processos (subunidade alfa > beta > tirosina cinase > PI3 cinase > ) que fazem produzir uma proteína AKT que estimula síntese e deslocamento das GLUT-4 pra a membrana.

Aí sim essas GLUT-4 vão fazer o transporte, sacou? mas o raciocínio tava correto, só o exemplo que não estava.

Editado por Maximus Decimus
Postado (editado)

Aula dia 10/08 - Parasitologia.

Micoses. Comece a se coçar.

Micoses são doenças muito comuns causadas por fungos, atingindo o corpo nos mais variados lugares possíveis. Possuem transmissão Direta (pessoa/pessoa, animais/pessoa, solo/pessoa, fezes de pombos/pessoa...) e os seus agentes transmissores possuem a capacidade de se nutrir da queratina presente em nossos órgãos.

As formas de micoses são:

Superficiais, pele e pêlos: dermatomicose

Cutâneas, pele pêlo e unhas: dermatofitose. As dermatofitoses compõem o grupo dos fungos do mofo, que se hospedam em celulas mortas do cabelo, pelos e unhas.

Subcutâneas, pele e tecido conjuntivo.

Sistemica: vários órgãos internos

Micoses Oportunistas: quando o sistema imune tá baixo, por exemplo.

Os agentes (mais fáceis de decorar).

Tinea Corporis (pele), Tinea Capitis (cabelo), Tinea Pedis (pé), Tinea Unguitum (unhas), Tinea Manun n (mãos), Tinea cruin (na virilha)... e vai além.

Lembrete: tinea corporis, tinea unguitunn, tinea mannun e tinea pedis provocam dermatomicoses. Tinea capitis provoca dermatofitoses.

Micoses Subcutâneas: Essas são mais complicadas, pois são causadas pelo candida albicans, o causador da Candidíase. Na pele causam lesões umidas e esbranquiçadas. Se atacarem as unhas, ficam espessas e endurecidas. Nos chamados "espaços interdigitais", ou seja, entre os dedos, provocam manchas brancas e feridas também.

Micoses oportunistas: são infecções de origem endógena ou exógena intra-hospitalar, isto é, pessoas com imunidade baixa (ou por drogas imunossupressoras), doenças crônicas, tratamento com antibióticos por períodos prolongados estão mais sucetíveis à micoses

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Exemplo de micose subcutânea. Unhas espessas Dermatomicose causada por Tinea Pedis

(eu escolhi a foto mais horrenda possível, heaueh)

Aliás, você já teve " sapinho "? "sapinho" é o nome genérico, que o p ovo usa ao invés de Estomatite... e estomatite é um nome muuuuito mais bacana para um problema muito mais comum. Curiosamente, "sapinho" ataca quando o sistema imune tá fraco e é um bom indicador de AIDS. Sério... vá correndo fazer um exame se você tem. Pode ser que tenha Aids e não saiba.

HHAHAHHAHA, brincadeira. Não precisa ser hipocondríaco. Crianças podem ter estomatite o tempo inteiro sem ter Aids. Adultos também.

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Tá aí a estomatite aftosa. Tem piores... mas já bastam as unhas ali em cima para você saber o "poder que a micose tem".

As micoses sistêmicas e oportunistas são causadas pelos agentes candida albicans, mucor spp, aspergillus spp e rhizopus spp. E como a transmissão pode ocorrer pelo ar (e você não escolhe qual par te do ar ao seu redor irá respirar, então o risco de contrair em ambientes fechados é maior), mas se não pegar por isso, não se preocupe, ainda te sobra objetos, alimentos e o bom e velho contato sexual. A partir do contágio, os sintomas são feridas nos genitais, sistemas nervoso, digestório, respiratório e toxinas que podem causar tumores. Mas hey... tem a prevenção ainda pra falar: uso de preservativos e o sistema imunológico. Afinal de contas, todo mundo tem o agente, e ele é um tanto quanto inofensívo em condições normais. Uma condição interessante é durante o período menstrual feminino, que exacerba as chances de manifestação do parasita.

Protozoologia

As the name says, protozoologia estuda os protozoários. Graças a Deus 50% das 65 mil espécies já viraram fósseis, sobrando só 25 mil com vida livre, 10 mil para parasitar animais e 30 para parasitar o homem. Mas o 30 não é o número total de parasitas, e sim de espécies. Não estudei taxonomia, mas depois de espécie tem subespécie e o diaboaquatro... tem bicho sobrando pra encomodar.

Os protozoários englobam todos os organismos animais eucariotas e unicelulares. Ou seja, uma única célula, mas bem organizada com núcleo e DNA separado do resto das organelas. E para cada organela, há uma função, semelhantíssimas com as células humanas.

Os Cinetoplastos equivalem as mitocôndrias, o corpusculo basal serve de base para a inserção de cílios e flagelos (cauda), lisossomas para digestão intracelular e métodos de excreção de outras moléculas.

A forma de um protozoário depende de qual grau de evolução ele atingiu e também o ambiente em que se manifesta, mas algumas espécies apresentam fases bem definidas:

1- Trofozoítos, quando em sua forma ativa.

2- Cisto, quando o meio aonde vivem é desfavorável. Nesses ambientes eles criam uma cápsula ao redor de sí para se protegerem, e forma de 3- gametas, que é pequeno no macho e grande na fêmea (é... essas coisas tem macho e fêmea).

Aqui a estrutura básica de um Protozoário:

PROTOZ2.jpg

Amebíase.

A Amebíase é causada pelo agente Entamoeba Histolytica, que é um rizópode (se colomove através da projeção de falsos pés, como amebas costumam fazer), transmitido através da água (Transmissão Indireta) contaminada, ou alimentos contaminados. Para prevenir basta higiêne básica. Se não prevenir e acabar pegando, prepare-se para cólicas intensas, vômitos, diarréias mucossanguinolentas, nauseas e ulcerações nos intestinos. A toxina que a Entamoeba histolytica larga pode atingir outros órgãos. Isso ocorre porque seu ciclo de vida monoxeno (precisa de só 1 hospedeiro para crescer e multiplicar) inicia quando a pessoa ingere água com os cistos da entamoeba histolytica, no intestino esses cistos começam a se multiplicar, aos pares, e algumas delas vão pela circulação portal até o fígado e daí para outros órgãos. Pode até atingir o cérebro, mas é mais raro. Conforme passam pelo sistema digestório, voltam a criar os cistos e então são liberados pelas fezes.

Leishmaniose.

Essa doença é muuuuuito mais comum que você pensa. Pra ter uma idéia, é endêmica em 88 países, atingindo 12 milhões de casos, com 2 milhões de novos casos anuais, e o Brasil, pra variar é um dos mais afetados. É uma doença bem antiga, sendo mostrada em estátuas peruanas desde 400 a.C.

Os agentes causadores da Leishmaniose são separados em dois grupos:

1- Leishmaniose Tegumentar Americana

2- Leishmaniose Visceral Americana.

A Leishmaniose Tegumentar Americana possui os reservatórios (por reservatório entenda-se, quem mais pega que transporta) um pouco mais selvagens: roedores silvestres, marsupiais, edentados -mamíferos sem dente- e o cão doméstido (ok, o último não é mto selvagem)

A Leishmaniose Visceral possui reservatórios mais comuns, canídeos silvestres (raposa) e o cão doméstico.

Quem transporta mesmo são mosquitos-palha lutzomyia spp, tanto que é uma doença característica da Amazônia, assim como a doença de Chagas, que a leishmaniose compartilha de vários sintomas, além da semelhana do protozoário.

A leishmaniose passa por 2 formas evolutivas, a de promastigota e amastigota, isso significa que o mosquito lutzomiya spp ao sugar o sangue de um animal infectado ele estará em forma amastigota dentro dos macrófagos do hospedeiro, e quando ele for passado adiante pelo lutzomyia, ele "evolui", sai do macrófago, like a rolling stone. O ciclo evolutivo do parasita da Leishmaniose Tegumentar é bem interessante, primeiro o lutzomyia spp (vetor), que anteriormente pegou o leishmania algumacoisa de um cachorro (reservatório), pica o homem e os nossos macrófagos fagocitam o parasita. Dentro das nossos macrófagos eles se transformam em amastigotas, multiplicam-se e provocam a leishmaniose. Se o mosquito picar o portador novamente, será dentro do mosquito que o amastigota irá se transformar em promastigota para voltar ao estágio de amastigota no próximo humano a ser infectado.

Na Leishmaniose Visceral, o mosquito pica um cão selvagem, raposa, whatever, e passa os promastigotas para ele (reservatório), ou o próprio humano com a leishmaniose visceral passa para outro cachorro ou pelo mosquito mesmo. Todo mundo pega todo mundo.

lechma.jpg

Pelo que entendi, a leishmaniose visceral pode ser transmitira pelo cachorro, sem o mosquito como vetor intermediário.

A partir desse momento os sintomas da doença deverão aparecer. Em suas formas clínicas, de início, é bem semelhante com as lesões da doença de Chagas, mas fica pior:

- Lesão Cutânea ou Tegumentar (LTA) pode ocorrer em só um local, ou espalhar-se através do sistema linfático para outros pontos além daquele da picada do lutzomyia spp. Pode até curar-se sem tratamento específico caso a parasitemia estiver baixa, mas se houverem muitos parasitas, a lesão já começa com uma úlcera rasa (parecido com a de chagas).

- Lesão Cutânea-Mucosa (LCM) atinge mucosas da boca e as úlceras da doença praticamente deformam o rosto da pessoa. A cartilagem do septo nasal é "comida", ou o palato groso (céu da boca) é lesionado.

- Lesão Cutâneo-Difusa (LCD) ocorre em locais inespecíficos, quando não em várias regiões do rosto, nos membros, mas não são ulcerosas. Nesse tipo de leishmaniose o hospedeiro precisa ser imunodeficiente.

- Lesão Visceral ou Calazar (LV) provoca hepatomegalia e megacolon, semelhante a barriga d'água. Sintomas comuns são febre, anemia, perda de peso, astenia (fraqueza prolongada), esplenomegalia, hipergamaglobulinemia e hipoalbuminemia.

(deu erro nas imagens...)

O diagnóstico para ambas doenças é laboratorial, destaque para punção lombar no caso de leishmaniose visceral. E para a Reação Intradérmica de Montenegro, no qual é aplicado o antígeno do parasita sob a pele, e se em 48h houver resposta imunológica na região através do aparecimento de furúnculo, é porque o sistema imunológico já está preparado para aquele agente, pois já tem a doença.

A leishmaniose pode ser confundida com a hanseníase, tuberculose cutânea e carcinoma (câncer de pele), por apresentar lesões dérmicas semelhantes.

Tripanossoma Cruzi.

Aahhh, afinalmente, metade dos slides!

trypanossoma_imagelarge.jpg

Tripanosoma cruzi causa a doeça de Chagas, ou tripanossomia americana, que por foi descoberta ironicamente era um brasileiro, Carlos Chagas, que não ganhou o Nobel da Medicina, mas deveria, por descobrir um protozoário endêmico como era o tripanossoma cruzi, em 1909 sem os equipamentos de microscopia que qualquer país de 1º mundo tinha.

Essa é ainda pior que a leishmaniose, com uma estimativa de 16 a 18 milhões de infectados no mundo, e 5 a 6 milhões de casos no Brasil.

Maior causa de propagação da doença, talvez tenha sido a contrução da Rodovia Transamazônica no governo Médici, que cortava Brasil de leste à oeste (você gostaria de falar mais a respeito disso? poste à vontade, eu adoro história).

A evolução morfológica (física, corporal, pichu/pikachu, entende?) dele é um pouco alem da leishmaniose. Vai de tripomastigota para amastigota e então epimastigota.

Pera aí que eu explico.

Vamos começar por um portador humano de Chagas. 1º a forma amastigota s transformam-se em tripomastigota no sangue periférico do indivíduo é absorvido quando um barbeiro pic a ele. Em 2º a forma tripomastigota do barbeiro que acabou de picá-lo evolui para epimastigota no intestino do barbeiro e sai pelas fezes. Como o barbeiro é um bicho que tem intestino curto, ele precisa defecar para colocar mais sangue pra dentro, então sempre que ele pica o homem ele dá uma aliviada por lá mesmo, se ele tiver tripanossomas epimastigotas sendo eliminados e você simplesmente coçar o local da ferida, ele vai entrar pelo local da picada (é mto próximo) e infectar o homem.

O vetor do tripanossoma cruzi é o popular barbeiro (triatoma infestans), que não gosta de sangue humano. Na verdade ele só pica o homem caso estiver muito acessível. Além do mais os principais hospedeiros são primatas, lobos, ratos, tamanduá e tatu. Essa via de contágio por vetores é responsável por mais de 80% das transmissões.

A doença de chagas se apresenta em duas formas:

Forma aguda, em que 50% dos casos são assintomaticos e 50% sintomáticos, e forma crônica aonde 30% são sintomáticos (levando a manifestações digestivas) e 70% assintomáticos.

A forma aguda provoca sinal de Romanã e miocardite chagastica. A crônica provoca megaesôfago e megacólon, cardiomegalia.. tudo mega.

Doença de chagas - Profilaxia.

Basicamente a mesma coisa que qualquer doença transmitida por mosquitos/insetos, envolvendo melhora de habitações, controle com inseticidas dos vetores e doações de sangue.

Preciso postar esse vídeo sobre o tripanossoma cruzi. Não só pela intro baseada em Fringe, mas pelo maravilhoso trabalho feito em cima dele. Mesmo que não esteja interessado em parasitologia, por favor, assista para valorizar o trabalhos dos alunos que o fizeram.

Tricomoníase.

Dentre os patógenos associados às DSTs, a tricomoníase é a mais comum, afetando 180 milhões de mulheres e homens anualmente nos EUA, com prevalência alta em populações mais pobres.

Essa é pra tomar cuidado. A trichomona vaginalis habita o trato geniturinário do homem e da mulher, pois necessita de umidade para se proliferar, mas pode sobreviver por 3h na urina, 7h no sêmen e 48h no exsudadovaginal, e o resultado não é muito legal. Possui ciclo monoxeno e não tem forma cística, apenas trofozoítica. Quer dizer: cresce dentro de um vetor (o homem) e termina o ciclo de vida dele dentro do mesmo vetor, mas pode ser passado de forma Direta para outro, e como não possui forma cística, ele nasce e morre sem passar por estágios evolutivos. É um bichinho bem esperto, reproduz-se por mitose, e é praticamente anaeróbico, por isso pode viver em locais com pouquíssima ventilação e alimentar-se de glicose, que nosso corpo tem bastante.

Ahh, é sexualmente transmissível (transmissão não-sexual é meio incomum), e para a nosa sorte pode sobreviver até 1 semana no prepúcio do homem, e com a ejaculação pode ser levados à vagina pelo esperma. Pode ser adquirido no parto.

Na mulher a trichomona vaginalis provoca vaginite (corrimento amarelo, bolhoso e com cheiro ruim), prurido ou irritação vulvo-vaginal, mais frequentemente no período menstrual. Dor ao urinar e na relação.

No homem é geralmente assintomático, mas se houverem, os sintomas serão ardência ao urinar e uma uretrite com fluxo leitoso ou purulento.

Pode atacar toda a região da pelve, e se for resolvido burlar o sistema com um sexo oral, vai provocar cervicite (um pouco pior, não?!)

OBS: eu gostaria mesmo de colocar as imagens aqui, mas não sei a moderação vai curtir muito. O fato é que a gente já tem palestra na escola sobre isso na sexta série, e ALERTAR é o meu dever. Então aqui vai 2 ocorrentes na mulher... no homem é semelhante.

tricomoniasefeminina.jpgtricomoniase.jpg

Trichomona vaginalis

Ahh, mas pera aí que tem exame para detectar. O que é bom, pois o diagnóstico pode confundir com HPV, gonorréia, candidíase e Gardnerella vaginalis. Um pior que a outra.

Para o próxima semana, o professor vai passar o resto da aula sobre protozoários cotinuando com toxoplasmose. Infelizmente ele não conseguiu passar 83 slides em 1:30h e terá que deixar os últimos 15 pra próxima aula.

Talvez eu não esteja errado de estudar isso 8 horas à fio... só louco.

Editado por lourensini
Postado (editado)

Respondendo para o Maximus Decimus, Quisso e o Brunobyof. Sério, vcs tão me ajudando MUITO nesse tópico. Acho que estarei pronto para o teste oral semana que vem sobre isso.

É isso que eu realmente queria nesse tópico, discussão e gente aprendendo.

Captei o esquema de Fisiologia e quero que não se importe em postar "physiology for dummies" aqui em cada uma das aulas que eu postar. Pelo contrário, façam isso.

Adicionei as informações no post da aula de fisiologia...

Quanto às informações sobre vitamina D, muito bom! vou adcioná-las no resumo que tenho que fazer para entregar na aula de imunologia dessa semana.... manhã do sabadão e eu estudando.

Editado por lourensini
Visitante deletado____
Postado

Olá,

Diga, Maximus, veio você também (uma vez que eu, pelo menos, vim) aqui com mal-caratismo de assustar o pessoal com via intracelular? :lol:

É que o Lourensini tá usando isso aqui pra estudar também, e ele tava associando insulina com difusão simples, o que passa bem longe, e se ele colocar isso no teste dele vai virar pérola.

Aliás, não me ouçam com relação a vitamina D e sistema imune não, ok? Minha memória é péssima, e a única coisa que eu estudei disso foi há muito tempo, quando nem precisar saber o que é um macrófago eu precisava, tava fuçando em artigo só pra saber como vitamina D deixa a gente fortinho na época :rolleyes:

Como disse, anteriormente, tenho algumas coisas meio urgentes da facul já na segunda (e na quinta-feira), então qualquer coisa vai ficar pra depois desse período.

Inclusive, Lourensini, o que eu falei do Fisiologia for Dummies é só uma intenção minha de passar o 101 de fisiologia, numa série de tópicos, ou num tópico só, algo do tipo. Talvez venham outros "Química Orgânica for Dummies" "Bioquímica for Dummies" e assim por diante, mas pensei em fisiologia justamente por também você estar estudando isso agora, e talvez eu consiga ajudar na medida do possível.

Postado

Quisso, eu demoro uma era para fazer um post com a aula de 1:30h de duração. Esse tópico É o meu estudo, por isso dá para vcs colocarem informações a respeito da aula postada à vontade.

Tenho prova de Saúde & Saneamento semana que vem. Hoje preciso sem fala iniciar a discussão sobre a última aula com CAPS, IAPS, governos socialistas, tratado de Otawa, SUS...

Postado

Concordo, paremos com vias intracelulares.

Ali foi só pra ele não virar pérola, realmente. Outra pérola comum é quando alguém cita "receptor" de testosterona, nossa senhora...

Não to bem por dentro do que é esse "101"

Assim que der vou jogando uma fisiologia ali em tópicos também. Não sei por onde começar: endócrino, regulação do ciclo cardíaco ou renal?

Bioquímica também quem fizer um eu to dentro só no pitaco.

Postado

Concordo, paremos com vias intracelulares.

Ali foi só pra ele não virar pérola, realmente. Outra pérola comum é quando alguém cita "receptor" de testosterona, nossa senhora...

Não to bem por dentro do que é esse "101"

Assim que der vou jogando uma fisiologia ali em tópicos também. Não sei por onde começar: endócrino, regulação do ciclo cardíaco ou renal?

Bioquímica também quem fizer um eu to dentro só no pitaco.

Receptor de testo? tá aí um tópico que tu pode criar....

Acredite, vou jogar pérolas aqui o semestre inteiro. Sou o mestre em falar bobagem...

Sensacional brother, continua com o trabalho!

Abraço

Valeu leandro. Sempre que puder faço questão que critique meus erros aqui no tópico... to aprendo pacas assim.

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