Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Pode crer Lourensisi, eu tenho uma história parecida, era bem doidim há uns anos atrás e só fumava e bebia tbm além de outras coisas mais degradantes. Porém, deposi que entrei na faculdade eu mudei de postura para com a vida e adotei a mesma estratégia que você, creio eu:

1)Determinação

2)Empenho

3)Não faltar na aula

4)Fazer perguntas mesmo que os colegas não gostem

5)sair da aula sem dúvidas

6)Sempre que possível, ensinar o que foi aprendido aos colegas, pois isso também ensina de outras formas

E isso me deu o diploma de engenheiro em 6 anos, mais rápido do que a maioria dos meus colegas. Mesmo frequentando bares 3vezes na semana, eu mantinha sempre essa estratégia como prioridade e mantinha minhas notas altas mesmo indo bêbado as vezes na aula. Fora que vc acabava nem precisando estudar quase pra fazer as provas, pois vc já estudou durante as aulas pra valer, ao invés de dormir ou conversar.

E adorei a citação do Brainiac! Conhecimento pode parecer valioso se menos pessoas o detém, porém não serve de nada se vc não o repassa. Fazendo uma analogia biológic, seria como ter um bíceps gigante, mas não ter mãos para carregar peso....inútil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Aula dia 06/08 - Anatomia

Abraço

hahaha eu lembro que tive uma aula bem parecida de anatomia, no 1º semestre

e lembro até hoje uma forma que peguei pra decorar os ossos

osso esponjoso = sulflair - microporos

osso compacto = diamante negro - resistente

tem um monte de massete legal

Já teve histologia?

A parte celular do osso é bem bacana, aqui se vê como o osso é nutrido. Como a matriz óssea é muito calcificada e esses buraquinhos são comunicantes com dois canais (havers e volkmann) que levarão os nutrientes para nutrir essas células que ficam na matriz óssea e periferia. Lá na matriz tem uma célula chamada osteócito que faz a manutenção da matriz, ela tem que se "desdobrar" pra nutrir o osso, é literalmente uma "célula guerreira". heheh

o periosteo, mantem o osso "nutrido" com nutrientes e tal

e quando você faz exercicios, de compressão, você estimula os osteoblastos a produzirem células osseas (osteócitos), quando é sedentário o corpo reabsorve (osteoclastos) as células ósseas usando a lei do "des-uso" porisso as doenças como osteoporose, e mais algumas outras que não me recordo os nomes.

é isso não é?

hehehe

EDIT: desculpem o flood, não resisti aehueahuaehuhaeae

Editado por saintgraal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

hahaha eu lembro que tive uma aula bem parecida de anatomia, no 1º semestre

e lembro até hoje uma forma que peguei pra decorar os ossos

osso esponjoso = sulflair - microporos

osso compacto = diamante negro - resistente

tem um monte de massete legal

Eu tenho tenho umas, por exemplo, sistema aferente e eferente eu lembro do espirro, quando vc faz atchim. Aferente seria o aaaaa, vc levanta a cabeça = o impulso nervoso vai para o SNC. Eferente seria o tchimm, vc abaixa a cabeça = impulso nervoso sai do SNC. rsrsrrs

o periosteo, mantem o osso "nutrido" com nutrientes e tal

e quando você faz exercicios, de compressão, você estimula os osteoblastos a produzirem células osseas (osteócitos), quando é sedentário o corpo reabsorve (osteoclastos) as células ósseas usando a lei do "des-uso" porisso as doenças como osteoporose, e mais algumas outras que não me recordo os nomes.

é isso não é?

hehehe

Então, periósteo é o tecido conjuntivo externo do osso, também faz a nutrição. E o endósteo são os canais de havers e volkmann, que é tecido conjuntivo que esta dentro do osso.

Assim:

osseo1.jpg

Quanto a função de reabsorção óssea acontece naturalmente, independente do sedentarismo e da atividade física.

Osteoclasto retira cálcio da matriz óssea;

Osteócito faz a manutenção;

Osteoblasto faz sintese da parte orgânica que é composta por colágeno tipo I, proteoglicana e glicoproteína, e ela pode se tornar osteócito quando aprisionada pela matriz óssea recém-sintetizada.

Agora, se o exercício de compressão gera algum impacto em algumas dessas células eu sei não te dizer.

Editado por dones
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exercícios físicos com certeza promovem uma melhoria na densidade óssea em relação a um sedentário. Como funciona o processo eu não sei, mas deve ser como o SG falou.

A propósito, SaintGraal, com esse método de decorar as coisas nas aulas vc deve ter ganho altos kg de gordura hein!?^hauhuahuahua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem te acanhes com isso. Notas são só notas, assim como roupas são só roupas, e embora elas possuem seu valor, e este valor possa valer de alguma honraria, no fundo, o que realmente difere um homem de outro não é um papel com números e sim a competência interna que nele existe. E essa competência interna só passa a ser reconhecida quando demonstrada. É como você disse no exemplo de Brainiac, o conhecimento precisa ser transmitido.

O problema é que eu estudo pra tirar 10. È bom pegar uma prova corrigida com nota alta. Raramente acontece.

Pode crer Lourensisi, eu tenho uma história parecida, era bem doidim há uns anos atrás e só fumava e bebia tbm além de outras coisas mais degradantes. Porém, deposi que entrei na faculdade eu mudei de postura para com a vida e adotei a mesma estratégia que você, creio eu:

4)Fazer perguntas mesmo que os colegas não gostem

Eu já sou o chato da turma mesmo tentando ficar o mais quieto o possível. Hoje comecei 2 cadeiras com um cara mais velho que enche mais o saco que eu. Na hora eu já me uni ao rapaz... a curiosidade dele me é curiosa.

hahaha eu lembro que tive uma aula bem parecida de anatomia, no 1º semestre

e lembro até hoje uma forma que peguei pra decorar os ossos

osso esponjoso = sulflair - microporos

osso compacto = diamante negro - resistente

tem um monte de massete legal

o periosteo, mantem o osso "nutrido" com nutrientes e tal

e quando você faz exercicios, de compressão, você estimula os osteoblastos a produzirem células osseas (osteócitos), quando é sedentário o corpo reabsorve (osteoclastos) as células ósseas usando a lei do "des-uso" por isso as doenças como osteoporose, e mais algumas outras que não me recordo os nomes.

é isso não é?

hehehe

EDIT: desculpem o flood, não resisti aehueahuaehuhaeae

HHahaha, mnemônica sempre é bem vinda.

Quando ocorre um choque físico, os osteoclastos fazem a reabsorsão dos osteócitos de um lugar do osso que não sofre muito impacto, e a síntese de novo tecido ósseo ocorre a partir do material disponível naquela região que sofre mais impacto.

Info curiosa: Ossos são totalmente renovados (pra melhor ou pior) a cada 10 anos, independente da idade da pessoa.

Em breve, post atualizado com a aula de hoje.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula dia 09/08 - Imunologia.

Imunologia, do latim, immunitas, usado na roma antiga quando cidadãos eram isentos do pagamento de impostos. O primeiro a conectar os pontos entre a peste e a imunologia foi Thucydes, historiador grego que viveu no século 5 a.C. Por volta do ano 1000 d.C. a inocuação da varíola era muito frequente na India, feita com esfregaços da pústula de doentes que eram moídas e em seguida colocadas nas narinas e pele dos sadios para adquirir imunidade à doença. Quando lady Mary Wortley Montagu Pierrepont, mulher do embaixador ingles da Turquia fez o teste na sua própria filha e obteve êxito, decidiu levar a prática para a inglaterra. A varíola ainda era uma pedra no sapato da medicina da era clássica, mas uma crença popular que dizia que "quem contraísse a varíola de vaca não contrairia mais a varíola humana" foi testada por Edward Jenner em 1978, que resolveu inocular as pustulas de uma mulher em uma criança de 8 anos, deixando o moleque imune.

Mais tarde comentarei sobre a aula de microbiologia, assunto do qual o alemão Robert Koch foi um dos fundadores, e que contribuiu imensamente para o ramo da imunologia, com as descobertas do bacilo da tuberculose (bacilo de Koch, já ouviram falar?) e sua etiologia (origem, causa). Junto de Koch, Louis Pasteur (1822- 1895) também foi um dos fundadores da microbiologia, criador do método de pasteurização, que impedia que o vinho e o leite causassem doenças e também da primeira vacina contra a raiva, que pela primeira vez na história imunizou um ser humano, Joseph Meister em 1885.

Um dos papéis fundamentais do sistema imune é de comer/engolfar partículas. Esse processo foi descrito pela primeira vez por Ellie Metchnikoff em 1883 ao observar células de estrlas do mar fagocitando espinhos e outras partículas e denominou-o "Teoria Fagocítica" (do grego, fagus, comer).

Emil Adolf Von Behring, outro microbiologista, foi trabalhar com Koch e Shibasaburo Kitasato, foi o primeiro a usar o termo Toxina. Criou uma vacina para a difteria e imunizou um cavalo contra o tétano após injetá-lo plasma sanguíneo de outro animal infectado. Paul Ehlrlich, importante bacteriologia, criou o conceito de receptores especícios ao estudar porque algumas células ficavam coradas e outras não ao utilizar determinados corantes para visualizá-las no microscópio.A imporante desse conceito estava em encontrar uma cura para a sífilis, através de medicamentos que ligassem-se somente aos receptores da membrana de bacterias.

Por último, e não menos importante, Karl Landsteiner, que classificou o sistema A B O e descobriu o sistema RH, recebendo Nobel de Medicina em 1930 por esse trabalho.

Conceituando Sistema Imunológico.

Talvez o segundo sistema mais complexo que um aluno pode se deparar, o sistema imunológico precisa ser entendido usando como base uma cidade, que represente nosso corpo. No lado de fora dessa cidade há o primeiro muro (nossa pele e as mucosas), separado por um fosso bem fundo de outro muro, que representa tecidos logo após a pele. O primeiro muro funciona como o mecanismo de resistência natural externo e o fosso com segundo muro como o mecanismo de resistência natural interno. Nesse fosso é aonde estão a primeira linha de defesa, os leucócitos, ou seja, nossas células brancas. Esses leucócitos são criados na Medula Óssea (principalmente no nosso fêmur, maior osso longo do corpo), e parte deles são maturados ali mesmo, e outros vão para o Timo, que é uma glândula que fica na frente do coração. Então após serem criados na medula ossea, aqueles linfócitos que vão para o Timo aprendem como se defender e passam a se chamar Linfócitos T, enquanto outros que ficaram na medula para se maturar, são os linfócitos B, O objetivo desse aprendizado é que eles se reconheçam e não passem a atacar entre sí depois.

Mas é claro que não existem só esses Linfócitos T e B no sistema imune, e como a cidade é muito violenta, há uma série de celulas prontos para defendê-la. E por terem mecanismos diferentes, eles são separados em dois grupos de Células Primordiais:

-Linfóides: Linfócitos T e B;

-Nucleóides: Neutrófilos, Basófilos, Eusinófilos, Mastócitos e Plaquetas.

A partir disso temos outras divisões, que não faziam o menor sentido até eu começar a estudá-las melhor. Mas esses componentes Linfóides e Nucleóides possuem formas (ou preferências) de interação, que são sub-divididos em outros sistemas.

Sistema Monocítico-Macrofágico: Esses são células que podem atacar e fagocitar invasores intracelulares. São células APCs (anti-body presenting cells) que capturam a molécula que dá Identidade ao invasor e procuram em todo o sistema Imunológico um Linfócito T que a reconheça. Eles também produzem citocinas, que são mediadores inflamatórios... (chegaremos lá também).

Sistema Linfocítico: Esse sistema envolve uma defesa a microorganismos específicos por mecanismos complexos (é complexo, acredite, foi a profe que falou). Eles, assim como o monocítico-macrofágico, produzem citocinas, mas ao contrário dos outros, esse sistema possui memória.

Divisões de acordo com o tipo de imunização são, novamente, um pé no saco, mas fazem sentido em algum ponto da história. Elas são Primárias e Secundárias; Ativa e Passiva; Humoral e Celular; Inata/Natural ou adquirida/adaptativa.

Primárias e Secundárias: A primária é a principal resposta à algum antígeno. Os macrófagos após fagocitarem o microorganismo entregam o anticorpo aos Linfócitos T e B que produzem Imunoglobulinas (IgG para inflamação crônica e IgM para inflamação aguda). Entao há formação de celulas de memória contra aquele microorganismo. A secundária ocorre na presença de um antígeno que o sistema já tem conhecimento. Pode ter sido liberado no sangue após uma vacina ou só uma doença que já ocorreu antes. Nesse caso corta-se a primeira parte, aonde entrariam os neutrófilos e macrófagos para fagocitar o microorganismo. Portanto a resposta é muito mais rápida, porque Os Linfócitos B não são mais virgens após a inoquação do anticorpo durante a resposta primária.

Ativa e Passiva: A imunização passiva ocorre de forma natural. É quando anticorpos pré-formados passam da mãe para o bebê através do colostro (palavra estranha, mas é o líquido amarelado presente no leite materno). Outra forma de imunização passiva é uma vacina, tipo hepatite A, hepatite B, tétano, raiva... foi esse tipo de imunização que Edward Jenner usou na criança de 8 anos em 1878.

A imunização ativa, ocorre com a vacina de um microorganismo atenuado (inoperante, morto, tipo isso). E assim pelo que entendi ela provoca um estágio de imunização que passa pela Primária E Secundária. O anticorpo é inoculado pela vacina, como por exemplo vacina de sarampo, varicela, e depois disso os linfócitos B estão sempre prontos para se replicarem e combaterem os vírus quando eles voltarem a aparecer, por isso que só se pega sarampo 1 vez.

Sistema Imune Inato/inespecífico, que é a primeira defesa, ela ocorre em alguns segundos e assim que o invasor for eliminado, ela volta ao normal sem guardar memória do ocorrido ou criar anticorpos para uma próxima invasão. Nesse sistema Inato, as células que o compõe são os Macrófagos e as Células Dendriticas. Os Macrófagos são células grandes que fagocitam (comem) (do inglês big eaters) bactérias e outros patógenos. Na verdade eles derivam de Monócito, que são as células brancas de pequena quantidade do sistema imune, cerca de 6,5%, e que ficam por aí na circulação sanguínea. No momento em que uma invasão ocorre (mucosa sa garganta, por exemplo) e primeira barreira está para ser invadida, os Neutrófilos (maior quantidade) recrutam os monócitos da corrente sanguínea e quando ele saem de lá para o lugar infectado, os monócitos passam a se chamar Macrófagos. Além desses 3, também compoem esse primeiro sistema de resposta imune, as células dendríticas e as Natural Killers (mais disso em aulas futuras).

O Sistema Imune Inato/Inespecífico engloba as barreiras fisicas e químicas (pele, mucosas, pH estomacal), proteínas sanguíneas dos sistema complemento (mais disso em breve) e as células fagocitárias mencionadas acima.

Sistema Imune Adaptativo. Esse sistema entra em ação quando o Inato não deu conta do recado. Demora mais tempo para responder e destrói somente organismos específicos, guardando na memória a identidade deles. Dentro desse mecanismo de resposta imune, encontra-se a Resposta Humoral e Resposta Celular.

Resposta Humoral: Feita por plasmócitos após diferenciação dos linfócitos B.. Síntese de anticorpos contra microorganismos por Linfócitos B em locais extracelulares. Torna a fagocitação pelos neutrófilos lá do início da resposta imunológica Inata mais fácil.

Resposta Celular: Feita por Linfócitos T, provoca a lise (destruição) de microorganismos Intracelulares.

Acreditem... daqui pra frente a coisa fica MUITO, MUITO PIOR.

Aula 09/08 - Microbiologia.

1ª aula de Microbiologia, vaiagem total. Professora falou abobrinha por 40 minuto e depois deu 4~5 slides.

Morfologia e Citologia Bacteriana.

Sufixo "coccus" "cocos". Bactérias em forma cocoide, redonda, esférica.

Sufixo "bacilus". Bactérias em forma de bastonete, bastão.

Espirilus são em forma de espiral.

Até ai sem graça. Mas elas se juntam e formam estruturas específicas.

Diplococos quando são 2 "cocos" juntos

Estreptococos quando eles se unem em forma de "fila"

Estafilococos quando se unem em forma de "cacho de uva"

Sarcinas quando se juntam em 8 (4 em cima e 4 em baixo)

Tetrade quando se junta de quatro, heauehauheua.

faecimg_monera5.gif

Chato, né?

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula dia 07/08 - Fisiologia.

essa aula eu já tive hahahahaa

acho que você aprendeu por outro nome, as proteinas transportadoras, que fazem parte do transporte, facilitado são as integradas, e as que não fazem ligação membrana/citosol são as periféricas.

a difusão simples, o substrato passa sem nada, sem ter um facilitador (uma proteina transportando)

a difusão facilitada, já tem uma proteina facilitando isso dentro da membrana celular, como um "canal"... e se não me engano é at-pase o nome da proteina integrada com a membrana que faz o "canal" para passar os substratos (no transporte/difusão facilitada)

você vai aprender , ou já aprendeu transporte ativo também, que é a saida do sódio e a entrada do potássio na celula... a famosa bomba de sódio.

é muito gostoso estudar essas coisas, eu não perco uma aula... perco a namorada mais não perco a aula HUEAHUAEHUAEHUAEH

Editado por saintgraal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imunologia tava legal, até entrar na parte de conceituação ahuauahuah

Muito complexo pra quem não toma aulas disso aí. O foda são esses nomes horríveis que eles colocam nas coisas...por isso que eu desisti de biologia.

Pelo que eu entendi, qualquer bactéria ou vírus que consegue penetrar no nosso corpo pode ser considerado "NINJA".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca x.x

eu tenho 14 anos, to no 9º ano, já sei e tenho certeza que quero fazer Nutrição e depois trabalhar com nutrição esportiva, tá certo que eu entendo pouquíssima coisa do que tá ai, mas de verdade, isso pode me ajudar DEMAIS hahaha

obrigada por fazer isso, sério, acaba sendo bom pra você estudar também, e maravilhoso pra gente.

vou tentar entender alguma coisa ;p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...