Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Pessoal, não esperava tal apoio neste tópico... me pegaram de surpresa. E agradeço MUITO por isso, pois vejo aqui mais colaboração que aquela que presencio em sala de aula.

A minha grade é estranha, mas as cadeiras são geralmente de 2 e 3 créditos, com aulas de 1:30 horas (já vou atualizar isso no tópico inicial).

Respondi o tópico que fisestes, Quisso, e espero que a área seja criada para poder organizar bem meu tópico.

Necessitaria de ajuda quanto à química, pois NUNCA estudei isso na vida, então até química de segundo-grau pra mim é um desafio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

eu tive algumas dessas matérias no primeiro semestre (bioqui, anato, micro e um pouco sobre imuno) e fisio to tendo agora. Imunologia é muito bacana, cara, você terá quantas horas de aula dela?

Postei no início do tópico os horários de aula...

Dones, tu será bem vindo para me ajudar neste tópico, dê dicas sobre formas de estudo, memorização (um pouco de decoreba ajuda), sites de pesquisa, e faço questão que me corrija.

Marque esse tópico, estará ajudando a formar um bom profissional.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Opa, com certeza vou estar passando por aqui. No que eu puder ajudar, me disponibilizo.

A minha forma de estudar é escrevendo, tenho comigo um caderno de rascunho, onde vou escrevendo nele anotações que julgo serem importantes e assim memorizo com mais facilidade e vou aprendendo. rs

Esse site talvez seja util: http://highered.mcgraw-hill.com/sites/dl/free/0072437316/120060/ravenanimation.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, com certeza vou estar passando por aqui. No que eu puder ajudar, me disponibilizo.

A minha forma de estudar é escrevendo, tenho comigo um caderno de rascunho, onde vou escrevendo nele anotações que julgo serem importantes e assim memorizo com mais facilidade e vou aprendendo. rs

Esse site talvez seja util: http://highered.mcgr...nanimation.html

Muito obrigado, dones.

Aula de anatomia hoje, vou atualizar o tópico com conteúdo de primeira em breve.

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante deletado____

Opa, com certeza vou estar passando por aqui. No que eu puder ajudar, me disponibilizo.

A minha forma de estudar é escrevendo, tenho comigo um caderno de rascunho, onde vou escrevendo nele anotações que julgo serem importantes e assim memorizo com mais facilidade e vou aprendendo. rs

Esse site talvez seja util: http://highered.mcgr...nanimation.html

Admiro gente aplicada. Meus cadernos, exceto os de química e de análise, são todos vazios =x

Orgânica mesmo, já tenho três matérias (de um caderno universitário) cheios, sendo que uma delas é "Assistência farmacêutica", matéria da qual eu faço tantas anotações que nem o nome do professor original tem... E já tenho um brochura grande iniciado.

E imunologia, que a minha professora é o Dr. Najeeb de saia e de mau humor, então tá cheio dos desenhos :D Aliás, fica a dica pras aulas dele, são excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aula dia 06/08 - Anatomia

Seu dente é um órgão? Pense antes de responder.

Seu úmero é um órgão? keep thinking.

Afinal, o que é um órgão?

Bem, um órgão é um conjunto de células diferentes que se unem e executam funções diferentes para atingir o mesmo objetivo e manter um organismo completo e funcional.

Seu dente é um órgão. Aliás, cada dente e osso do seu corpo é um órgão.

Esse conjunto, como as células que formam o seu dente, são diferentes das células do seu fígado, mas justamente por serem células diferentes no mesmo órgão é que elas formam um órgão. Vários desses órgãos formam um sistema. Hoje vamos começar pelo Sistema Ósseo.

Introdução ao estudo da anatomia.

Quando estamos treinando cometemos erros. Não sabemos disso, mas a maioria de nós flexiona articulações além do grau estruturalmente programado ou coloca pesos que elas ainda não estão apteis à suportar. Um exemplo simples: coloque os dois braços para a frente, como se fosse um "sonâmbulo". Agora erga-os mais para cima, no limite da articulação. São 170º que você pode subí-lo. Não mais (se fosse é uma pessoa normal). Isso pode ser um problema para algumas pessoas ao fazer Desenvolvimento em máquina, por exemplo. Aquela sensação chata de deslocamento e que nenhuma posição parece ser a certa.

Mas vamos aos básicos.

Na anatomia algo precisou ser esclarecido para, durante uma cirurgia, por exemplo, o médico/açougueiro saber qual lado/parte deveria ser operada. Para isso criou-se Planos Anatômicos que colocariam ordem na bagaça, e ao operar o lado esquerdo, mais pra tras, de um fígado, por exemplo, o médico não iria olhar pro fígado do paciente e se perguntar "esquerda minha ou a dele?".

Olhe bem essa imagem... Isso é um "posição anatômica". Toda a anatomia humana sempre será descrita nessa "ordem": mãos abertas com as palmas para frente, pernas revemente afastadas, cabeça ereta com olhar firme no horizonte.

A partir disso, todos os órgãos serão vistos/descritos também dessa forma.

post-31754-0-04413300-1344292028_thumb.j

Agora complicou um pouco né, mas não é difícil.

Seguindo a "posição anatômica" faça um corte de cima para baixo exatamente na metade do seu corpo, separando-o em esquerda e direita. Isso se chamará Plano Medial, ou Sagital (sagital vem de sagitta, "flexa" em latim). Só que aí tem um porém, o Sagital é usado para descrever cortes paralelos ao plano medial (na minha vida de acadêmico isso ficou sempre bem confuso devido às diferentes fontes), mas o sagital é ao lado do medial, sempre.

Agora corte seu corpo ao meio. Separe-o em parte de cima e de baixo. Faço isso e terá o Plano Transversal. Esse por sua vez, separa o corpo em partes Superiores e Inferiores (dããã).

Então, separe seu corpo entre "Frente" e "Tras". Como se fosse Peitoral e Dorsal. Isso passa a se chamar "Anterior" e "Posterior". É isso que separa o seu treino de "anteriores de coxa" (quadriceps) do "posteriores de coxa" (ísqui-tibiais), só que o nome desse plano é "Plano Coronal" (pra lembrar desse nome eu pensei em uma espingarda, cuja parte posterior ao cano seria a coronha).

Agora o médico, ao operar um fígado saberia exatamente aonde o "quadrante postero-lateral esquerdo" fica.

Outro exemplo basicão é o seu Deltóide durante o Desenvolvimento Militar.

post-31754-0-91285400-1344292055_thumb.j

Durante esse exercício, o deltóide ANTERIOR e o MEDIAL são muito mais solicitados que o Posterior.

Note também o que falei no início do post sobre a articulação do ombro. Não passou dos 170°, certo? Saiba que 50% das luxações articulares ocorrem no ombro, devido à ausência de um "guia ósseo", que torna o movimento muito mais "livre" (não é ocmo o seu joelho). Agora, lesões no more.

Introdução ao Sistema Ósseo

O sistema ósseo serve para sustentação, locomoção, proteção de órgãos vitais e hematopoiética e tal qual planos anatomicos, óssos também ganham sua forma de separação.

Próximal = mais próximo do centro do corpo

Distal = mais distante do centro do corpo

Um fêmur é um bom exemplo para começar.

Os ossos longos são separados em 5 partes:

-Epífise Proximal (cabeça superior do osso, é a parte "esponjosa")

-Metáfase proximal (uma placa de tecido diferente, que separa a epífise da diáfase)

-Diáfase (parte do meio do osso, não é separada em distal e proximal, é a parte "lisa")

-Metáfase distal (auto-explicativa)

-Epífise Distal (cabeça inferior do osso, mais longe do centro do corpo).

Os ossos tem na sua Diáfase a produção de Medula óssea amarela, e nas epífises, a produção de medula óssea vermelha. Portanto, ossos são parte do nosso sistema imunológico e sanguíneo. Lá que os glóbulos vermelhos e brancos são produzidos. Também serve como reserva de cálcio e outros minerais... se tá faltando na dieta teu corpo tira deles.

post-31754-0-52641200-1344291238_thumb.j

Sabe a importância de mantê-los saudáveis?

http://olimpiadas.uo...D183272CC893326

Na aula surgiu um assunto interessante: leucemia. Alguém mencionou um amigo gordo que fez uma dieta daquelas tipo "dieta do pão de luz com chá da lua" e morreu de leucemia. Mas qual a conexão?

A predisposição genética para desenvolver a doença foi exacerbada quando o indivíduo passou a comer mal por muito tempo e como as células brancas e vermelhas tem vida útil limitada, a dieta não proveu os nutrientes básicos para essa restauração do sistema hematopoiético e ficou muito mais fácil ter uma doença que poderia vir a se manifestar decadas adiante ou Nunca.

Uma boa pergunta que me foi respondida hoje: Como os óssos são nutridos?

Na epífise existem buraquinhos beeeeeeeeeeem pequenos, mas visíveis à olho nú. Se chamam de Forame Nutrício. É por lá que as vênulas e Artérias trazem e levam nutrientes da dieta. Bacana né?

Outro ponto a ser lembrado: O osso é revestido por 2 membranas de tecido Conjuntivo (conjuntivo, como o nome diz, é um tecido que une outros tecidos): Periósteo, na parte de fora, e endósteo, na parte interna de ossos ocos longos e ocos, como o fêmur.

Mais interessante é que eles são construídos a partir de DENTRO. Quando você quebra um osso, a reparação começa do endósteo para periósteo.

Por hoje era isso, espero que tenham entendido algo. Já tenho trabalho para entregar, mas estarei aberto à dúvidas e críticas e com o tempo espero trazer informação mais interessante. Essa é a segunda aula, primeira de anatomia, garanto que vai ficar bem difícil daqui pra frente.

Abraço

post-31754-0-57572500-1344292093_thumb.j

post-31754-0-44202700-1344292133_thumb.j

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Admiro gente aplicada. Meus cadernos, exceto os de química e de análise, são todos vazios =x

Orgânica mesmo, já tenho três matérias (de um caderno universitário) cheios, sendo que uma delas é "Assistência farmacêutica", matéria da qual eu faço tantas anotações que nem o nome do professor original tem... E já tenho um brochura grande iniciado.

E imunologia, que a minha professora o Dr. Najeeb de saia e de mau humor, então tá cheio dos desenhos :D Aliás, fica a dica pras aulas dele, são excelentes.

Cara... Dr. Najeeb é o médico mais foda que eu já ouvi falar! Aprendi imunologia com videoaulas dele em um domingo por causa de um projeto de iniciação científica que estou desenvolvendo com 2 professoras sobre Retocolite Ulcerativa e Doença de Crohn. Como são autoimunes tive que pegar a coisa do zero. Começo as aulas de imunologia amanhã e só o que aprendi por causa do projeto já vai facilitar muito nesse semestre.

Quando não tem o vídeo que eu quero no iútubí eu baixo do RapidLibrary. Abraço

Hoje atualização do tópico com aula sobre Proteínas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Uma boa pergunta que me foi respondida hoje: Como os óssos são nutridos?

Na epífise existem buraquinhos beeeeeeeeeeem pequenos, mas visíveis à olho nú. Se chamam de Forame Nutrício. É por lá que as vênulas e Artérias trazem e levam nutrientes da dieta. Bacana né?

Já teve histologia?

A parte celular do osso é bem bacana, aqui se vê como o osso é nutrido. Como a matriz óssea é muito calcificada e esses buraquinhos são comunicantes com dois canais (havers e volkmann) que levarão os nutrientes para nutrir essas células que ficam na matriz óssea e periferia. Lá na matriz tem uma célula chamada osteócito que faz a manutenção da matriz, ela tem que se "desdobrar" pra nutrir o osso, é literalmente uma "célula guerreira". heheh

Editado por dones
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...