Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Aula dia 03/08 - Parasitologia.

Introdução à parasitologia.

Sabem o que é pior na biologia? a divisão de espécies e suas relações. É necessária muita memória para lembrar de tanto nome. Mas mais que pareça desconexo, um bom nutricionista também deve saber disso, caso algum de seus pacientes desenvolva sintomas decorrentes de doenças parasitárias, que em alguns casos podem levar a deficiencias vitamínicas, perda de peso ou sarcopenia. E outro fator importante é o imunológico, pois através de uma nutrição adequada, o sistema se fortalece, reduzindo as chances de contrair doenças parasitárias.

O que torna a parasitologia complexa, são as classificações, sejam elas Zoológicas, pelo Habitat ou pelo Mecanismo de transmissão. A primeira é a mais difícil de entender (quanto mais decorar), pois ninguém fala em leucochlorium paradoxum durante o jantar, e muito menos em helmintos, protozoários e cia. A segunda é um pouco mais fácil, pois envolve o hospedeiro prefeido, e o terceiro é mais fácil ainda, mas não explica nada e não segregaria as classes entre os especialistas, tipo ameba e lombriga.

A classificação zoológica foi criada por Lineu no século 18, e baseia-se no conceito de que as espécies devem ser segregadas em seres vívos separados de outras populações e com capacidade de se Multiplicar. Quer um exemplo? malhadores de verão que se multiplicam antes do carnaval.

A classificação de acordo com o habitat do parasita é, como o nome diz, dependente do local do corpo que ele resolve encomodar. "Piolhos" na cabeça (pediculus humanus) e "chato" no pelo pubiano (phthirus pubis). Eles são Ectoparasitas, que quer dizer "esporádicos" e "externos". Nessa mesma classificação, existem também os Parasitas Cavitários, que habitam órgãos e visceras ocas e quivalem aos "malhadores" que treinam só peito e bíceps e tomam conta do banco do supino. Viu... habitat.

Claro que isso tem que ser mais complexo... sempre :jealous:

Dentro da classificação de Parasitas Cavitarios, existem os Protozoários (habitam o intestino, vagina e uretra), os Platelmintos e Nemathelmintos (intestino também).

Platelmintos, nemathelmintos e artropodos vivem entre tecidos, no meio extracelular, e ficam comprimindo os órgaos que estão por perto, é um troço chato mesmo.

Alguns Platelmintos e nemathelmintos unem-se à protozoários que podem infectar o sistema linfático e a circulação sanguínea, logo, a mesma classe de parasitas pode atingir órgãos e tecidos diferentes, no caso, platelmintos E nemathelmintos atacam tanto órgãos, tecidos, quanto a circulação sanguínea e linfática.

Mas os parasitas Intracelulares, isto é, que atacam o organismo de dentro da célula (e tem que ser muito pequeno pra isso) são os Protozoários, garanto que já ouviu isso no Ensino Médio algumas vezes, ex.: tripanossoma cruzi e leishmania spp.

E por fim a classificação de acordo com o mecanismo de transmissão. Isso vem como uma espécie de calmante para os alunos de biologia, porque realmente ajuda a dar ordem à bagaça.

Dentro dessa classificação, dizem-se Diretos para as transmissões de pessoa pra pessoa que ocorrem por contato (tipo sexual, ou um aperto de mãos), e Indiretos quando esse parasita passa por um Vetor. Um vetor é um objeto ou ser vivo que só serve de transporte entre um organismo infectado para o próximo a ser infectado. Como uma escova de dentes. Você usa, deixa bichinhos lá e se alguém usar a mesma vai contraí-los.

Aqui, novamente há Reinos que participam de ambas formas de contágio. Os protozoários, nemathelmentos e platelmintos podem ser transmitidos tanto por água contaminada quanto por mãos sujas, animais de estimação, blá blá blá... tem muita coisa mesmo.

Cutting the crapp, to today's class...

1. Relações Ecológicas parasitárias.

Na parasitologia a gente estuda mais as relações ecológicas Inter-específicas, o seja, entre indivíduos de espécies diferente. Na academia ocorre uma relação parasitária Intra-específica (mesma espécie), que é quando alguém enche de peso no supino e quer que você largue o seu treino para ajudar nas 8 séries negativas.

Vídeos De introdução (em inglês).

1.1 Forésia.

A forésia é uma relação entre indivíduos da mesma espécie na qual um deles se beneficia de outro SEM prejudicá-lo. Isso geralmente envolve Transporte & Moradia. Os exemplos mais clássicos de forésia são o Aedes Aegypt e o Vírus da Dengue. Em que o vírus é transportado pelo mosquito e o mosquito não perde nada com isso; e o da Anemora-do-mar e do Hermitão, no qual o carangueijo hermitão coloca sua barriga mole dentro de uma concha e logo acima da concha, ele coloca a anêmora, que queima os outros predadores. Com isso ele ganha dupla proteção.

1.2 Comensalismo.

O Comensalismo é tipo a Forésia, só que envolve alimentação. Caso mais dado em aulas é do jacaré e do pássaro-palito, que alimenta-se dos restos de comida de dentro da boca do jacaré. O Urubu e o homem é outro exemplo.

Comensalismo e Forésia são temporárias e não-obrigatórias para qualquer uma das espécies.

Ex. Você pode comprar um urubu e dar peito de frango pra ele.

1.3 Mutualismo. Isso é quase como o nosso caso da Mitocôndria, que não viveria fora de nós, e nós não viveríamos sem ela. Envolve benefício duplo, mas pode ocorrer sem que uma das espécies saia prejudicada caso deixe de acontecer.

1.4 Simbiose. Relação estreita e obrigatória. Não há célula humana sem mitocôndria. O que muda é a quantidade. O fígado pode ter 2000 mitocondrias em cada célula, múscullo um pouco menos (nao lembro exatamente quantos), mas o fato é que quanto mais energia o órgão requer, mais mitocondrias ele vai possuir.

1.5 Parasitismo. Quando só um dos lados sai beneficiado. Mesmo assim, tende à um equilibro, senão o hospedeiro morre.

2. Fatores que contribuem para a existência de parasitas.

Necessários tanto de um lado quanto do outro.

2.1 Inerentes ao parasito.

2.1.1 Quantidade de parasitas... o giardia lamblia , quando em pequenas quantidades no organismo é inútil. Mas em grandes quantidades pode revestir o duodeno e roubar nossa vitamina B12, B9, vitaminas lipossolúveis e ácidos graxos.

2.1.2 Tamanho.

Quanto maior a tênia, maior a boca, pior o estrago. O Dyphylobothrium Latum pode atingir 13 metros de comprimento e infecta o peixe que a gente come. É o suficiente para você tornar-se hipocondríaco?

2.1.3 Localização

Alguns parasitas só encomodam dependendo aonde eles atacam. O Ascaris Lumbricoides (

) só vira um problema quando resolve entrar no ducto coleduco (que transporta bile para fora do fígado até o duodeno) e acaba obstruindo o canal pancreático... Adeus anabolismo da insulina.

2.1.4 Virulência

Existem cepas (colônias) de Tripanossoma Cruzi mais violentos que outros, e que atacam e transmitem chagas com mais rapidez que outras cepas .

Dá para se proteger disso tudo através de higiene (na boa, custa lavar a mão ANTES e DEPOIS de fazer xixi qando está nos treinos?), nutrição e Imunidade. E é por isso que tem Parasitologia no curso de Nutrição.

3. Mecanismo de ação do parasito sobre o hospedeiro

3.1 Ação Obstrutiva.

Caso do Ascaris lumbricóides (

) ali do 2.1.3. Geralmente ele fica matando tempo no intestino delgado, mas quando dá na loca de ver como o pâncreas produz insulina, vai até lá, obstrui o canal e quase mata o home.

3.2 Ação compressiva.

Essa é interessante. Imagina que tem um parasita que pode insalar-se em um órgão e crescer do tamanho de uma laranja. Caso do Echinoccoccus granulosus (

) com remoção de echinoccoccus de coração,
com remoção de cisto hidático)

3.3 Ação Destrutiva.

O Leishmania braziliensis (Vídeo) pode se instalar na mucosa buconasal e arrancar pedaço de carne de lá... e deformar o hospedeiro. A leishmaniose entra nas células do sistema imunológico e viaja através dele para os órgãos vitais.

3.4 Ação Alergizante.

Nome já diz: causa alergia.

3.5 Ação tóxica,

Essa é interessante. Imagina que o parasito não é o problema. Mas as toxinas que ele libera que são. A fasciite necrosante é conhececida como a "bactéria comedora de carne", mas ela não come. Libera uma enzima que vai digerindo pele, carne e o que mais encontrar.

tem a história de um bodybuilder que teve um membro amputado por causa do parasita.

3.6 Ação Espoliadora.

Aí é quando o parasita rouba nutrientes do indivíduo. O Dyphyllobothriom latum (

) não tem tubo digestivo, então ele gruda o corpo inteiro na parede intestinal do hospedeiro e, por osmose, rouba vitaminas, minerais e etc. Ele é chamado de Tênia do Peixe (você gosta de peixe?). Outro caso já comentado é o da Giardia Lamblia ali no 2.1.1. Característica importante: as larvas migram, e podem ir parar nos seus pulmões.

3.7 Ação Mecânica.

Essa é foda... mas é quando o parasita se prolifera tanto que a quantidade deles entope algum canal, ou orgão.

4.Vias de Transmissão.

Direta: Nesse tipo de transmissão, o parasita sai de um hospedeiro já pronto, crescido e bonitinho, e infecta outra pessoa/animal por contato, que pode ser fecal/oral, oral/oral. sexual, respiratório...

Indireta: Pode ocorrer pela passagem através de um outro hospedeiro provisório (vetor) até atingir o hospedeiro definitivo. E também pode ocorrer tendo o meio ambiente como vetor, tipo água contaminada, carne contaminada, saladas...

5. Vias de penetração

Passiva: quando o parasita infecta através da alimentação oral ou nutrição parenteral (imagine que uma agulha de soro hospitalar esteja infectada e o bicho vai direto pra corrente sanguínea, isn't really that fun?).

Ativa: pele, mucosas... pode ser por transmissão vaginal também. O fato é que há um gasto de energia para o bicho entrar.

6. Mecanismo de defesa do hospedeiro.

Ao contrário do que todo mundo pensaria a primeira vista, a imunidade não é o fator primário de defesa contra parasitas, na verdade a primeira barreira é a Pele, segue o exemplo da doença de Chagas, que não penetra na pele, mas basta um microferimento pra que ele entre. Em segundo vem os sucos digestivos, que por terem pH muito ácidos destroem a membrana protetora (tipo a pele) de alguns fungos e bactérias. Outro fator interessante é o monofagismo: parasitas só podem sobreviver quando tem acesso à dieta perfeita, se falta vitamina A, o Trichinella spirallis (vídeo,

) não consegue proliferar-se no rato, exemplo.

Aconselho darem uma olhada nesses vídeos do animal.discovery.com. Mesmo sem entender inglês, dá para se divertir.

UPDATE 08/08

6. Ciclo Evolutivo.

6.1 Parasitas Monoxenos (ciclo monoxeno): Alguns parasitas só passam por 1 organismo durante sua "vida útil". Ex.: Ascaris lumbricoides. Podemos pegá-lo através da ingestão dos ovos, quando presentes em alimentos, água e etc (penetração passiva).

Um exemplo mais divertido é o do

, que através de ingestão passiva (água contaminada) entra em um grilo e cresce. Quando esse spinochordode tellinii está grande o suficiente, ele deleta toda a informação possível no cérebro do grilo e faz com que ele se atire na água, aonde irá se afogar e o parasita sairá para procurar uma parceira. Ces't l'mor.

6.2 Heteroxenos. O toxoplasma gondi é interessante, primeiro ele infecta um rato, então meche com o cérebro do bichinho e o deixa com uma incrível atração por gatos. O rato se aproxima do gato e o gato, se não for muito vadio se alimenta do rato e ingere jnto o parasita. Em seguida as feses do gato passarão a possuir larvar do toxoplasma gondi, que outro rato pode comer e continuar o ciclo. Há o Leucocloridium paradoxum, que gosta de viver dentro de pássaros, mas para entrar no pássaro ele precisa de um transportador. Isso torna-se interesante a partir do momento em que foram comparados dados de gatos e esquisofrenia na população americana, e notaram que o aumento na quantidade de gatos acompanhava o aumento nos casos de esquisofrenia, sugerindo que o toxoplasma gondii poderia estar interferindo na química do cérebro humano. Creepy.

Caramujos adoram comer cocô de pássaros, esse cocô de pássaro pode conter larvas do parasita Leucochloridium paradoxum que irão CRESCER (!) dentro do caramujo, tomar conta do seu cérebro e rumar par aum lugar beeem visível para atrair os pássaros depois. Neste http://www.youtube.com/watch?v=NHAcJiTMvGk dá pra ver porque elas são atraídas pelo caramujo. ohh nature, your so awesome!

6.2.1 Hospedeiros intermediários ou definitivos. No caso do toxoplasma gondi, o hospedeiro intermediário é o rato, e o definitivo é o gato. O que define Intermediário é a "fase de crescimento", e definitivo como sendo do parasita "já adulto".

7 Quantos hospedeiros o parasita infecta.

7.1 Facultativos. Parasitas facultativos podem viver sem hospedeiro, tem vida livre para "fazer Faculdade ou Não fazer Faculdade".

7.2 Obrigatório. precisam de um hospedeiro.

7.3 Parasitas Estenoxenos. Esses podem infectar somente 1 espécie, nada mais. Como precisa fazer curso de Nutrição e só pode ser na USP.

7.4 Parasitas Eurixenos. Infectam vários hospedeiros por livre escolha, é como precisar fazer ma faculdade, mas estar livre para escolher qual curso e em qual instituição.

Tudo isso foi passado em menos de 1:30h de aula.

Escolhi colorir os slides para que a memória visual também faça parte do meu método de estudo.

Abraços

Editado por lourensini
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não pensei que esse tópico teria acompanhamento, por que tirando o conteúdo de Fisiologia e Bioquímica, praticamente nada aqui terá muita utilidade prática para a musculação. Ao menos se eu não tentar fazer essa correlação.

Ok, me ganharam. Sempre tentarei fazer uma relação com as aulas postadas e a academia, e penso que as aulas de Saude E Saneamento também poderiam ser bem dicutidas, assim que eu postar algo a respeito, pois a aula foi ontem e eu só prestei atençção, sem fazer anotações. Como tenho uma memória lixo não lembro de muita coisa...

Abraço, e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Rodrigo,

pense bem nisso, porque entre o tecnico e a graduação, vá de graduação. O técnico é muito limitado.

Lourensini,

eu tive algumas dessas matérias no primeiro semestre (bioqui, anato, micro e um pouco sobre imuno) e fisio to tendo agora. Imunologia é muito bacana, cara, você terá quantas horas de aula dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

pense bem nisso, porque entre o tecnico e a graduação, vá de graduação. O técnico é muito limitado.

Então eu pretendo fazer os 2, porem meu pensamento atual é fazer o técnico para ter uma noção da profissão para saber se é realmente o que eu quero, pois nãoo estou certo disso como eu disse estou em dúvida entra Nutrição, Ed física e o concurso para PM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante deletado____

Olá,

Grade weirdo a sua... Mas das minhas matérias com a sua, só não bate mesmo é parasitologia.

Então, tem algum tempo que eu penso que seria útil um lugar onde se pudesse postar esse tipo de assunto, aí abri um tópico na área de sugestões. Se for do interesse, passem lá e apoiem a ideia ;)

Eu me disponibilizaria pra escrever sobre qualquer assunto, acho, desde citologia e histologia até anatomia, fisiologia, imunologia. Ou mesmo as químicas, específicas no meu curso, mas que em parte são comuns com nutrição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...