Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Duvida] Questão Crucial E Contraditória...


TacitoFerreira

Posts Recomendados

Estou treinando há 8 meses, e sempre comi muito pouco, agora que parei pra estudar minha alimentação descobri que como abaixo da minha quantidade necessaria de calorias diarias para sobreviver... e mesmo assim tenho gordura sobrando na barriguinha... A grande questão é que para crescer preciso comer mais e com qualidade, e para perder essa barriguinha preciso comer menos e com qualidade...

Estou montando direitinho a minha dieta hipercalórica, mas mesmo assim não me entra na cabeça o que meu corpo vai fazer com a gordura sobrando... e ae gente? alguem pode me ajudar? Sou altamente influenciado psicologicamente e essa questão está me incomodando profundamente =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Se a dieta é hipercalórica (mais caloria consumida do que gastada), você vai continuar com essa gordurinha ai. E se esse excesso de caloria vier como muito carboidrato e gordura, essa gordurinha vai aumentar.

Agora, se a dieta tiver menos calória consumida do que gastada, você vai usar o depósito de gordura como fonte de energia (não é sempre que se usa isso, é mais em Aeróbicos em Jejum, jejum interminente, etc). O problema é saber como fazer essa falta de calorias queimar gordura e não músculo.

Tem muitos tópicos falando sobre isso, veja as dietas cutting que vai mostrar como isso acontece.

Editado por Tesla
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

melhor vc fazer musculação e comer, se concentrar em ganhar musculos, enquanto vbai estudando sobre dieta, pra um dia vc montar sua dieta de cutting e fazendo exrcicio em jejum tomando cafeína, perder a barriga

mas aumentar os musculos agora acho que deve ser sua preocupação principal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a dieta é hipercalórica (mais caloria consumida do que gastada), você vai continuar com essa gordurinha ai. E se esse excesso de caloria vier como muito carboidrato e gordura, essa gordurinha vai aumentar.

Agora, se a dieta tiver menos calória consumida do que gastada, você vai usar o depósito de gordura como fonte de energia (não é sempre que se usa isso, é mais em Aeróbicos em Jejum, jejum iminente, etc). O problema é saber como fazer essa falta de calorias queimar gordura e não músculo.

Tem muitos tópicos falando sobre isso, veja as dietas cutting que vai mostrar como isso acontece.

jejum iminente

você quis dizer: jejum intermittente?

o corpo não vai usar somente nessas duas ocasiões, e sim quase o tempo todo, se você criar um déficit calórico

edit: erros de digitação

Editado por saintgraal
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arrumei Saint, obrigado.

E quanto a usar a toda hora: errado Saint. Cause um débito calórico no pré treino/pós treino por exemplo. Isso vai levar a uma degradação muscular se não tiver nutrientes no corpo para suprir a necessidade calórica e ele vai buscar sim nas proteínas dos músculos, visto que essa energia é pra alimentar o próprio músculo, então vai ser feito o caminho mais rápido ao fim da glicólise: a gliconeogênese (''quebra de proteínas e gorduras a fim de virar energia'' - resumidamente) e o que chegará mais rápido ao músculo? O produto da degradação de proteínas. E a degradação de gordura APENAS para dar energia ao cérebro, através dos corpos cetônicos (produto da oxidação de ácidos graxos)

Já nos casos de curto período de tempo sem comer, é feita a glicólise (uso do glicogênio armazenado no fígado e nos músculos) o que não levaria a queima de gordura.

Agora, quando há longos períodos de jejum ou aeróbicos em jejum com baixa intensidade, não há o uso da proteína muscular, visto que não tá havendo uma necessidade tão grande de grandes energias para tal músculo. Então o corpo usa a gordura (para fazer os corpos cetônicos) após o fim da glicólise.

Obs: Eu acho esse o melhor método pra perder gordura sem perder massa, tem todo um fundamento bioquímico por trás disso. E há um tópico falando sobre a perda do lombinho (a gordura lateral), é bem interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Cetose só ocorre após um bom período sem carboidratos - questão de dias, não de horas.

Não é apenas o seu músculo que usa glicose. Por exemplo, seu cérebro usa basicamente apenas glicose como fonte de combustível - antes de iniciar a cetose ele vai continuar usando glicose mesmo que o glicogênio hepático tenha sido totalmente consumido.

E vai usar glicose proveniente dos aminoácidos, da gliconeogênese. Não é necessário você treinar para que isso ocorra.

E mesmo após a cetose estar estabelecida, seu cérebro continuará derivando uma parte da energia (25%) de glicose. Sem carboidratos, a única fonte para ela são os aminoácidos (e um pouco de glicerol das gorduras, mas até onde eu sei em menor quantidade).

Jejum intermitente não aumenta o consumo de gorduras, existem estudos que provam isso. O que importa é o déficit calórico.

Realmente você não estará queimando gordura o tempo todo - após uma refeição seu corpo vai usar proteínas e carboidratos como fonte de combustível, e armazenar as gorduras da refeição. Mas no período pós-prandial ele vai usar principalmente gordura como combustível (nos tecidos que podem usar tanto glicose quanto ácidos graxos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acontece que pra ocorrer a gliconeogênese vindo das proteínas musculares, necessita um certo tempo, visto que a ida do lactato do músculo pro fígado, gasta algum tempo, esse como a própria gliconeogênese e o músculo teria que produzir energia pra ele mesmo e pros outros órgãos (incluindo o cérebro). Por isso, acho que tem sim a queima de gordura nesses casos.

E em casos que não há glicose no sangue em jejum (ainda mais com aeróbico), qual a vantagem de fazer a degradação SÓ de proteína? Há a saturação de enzimas e então, tem sim a quebra de gorduras.

Creio que em falta de glicose sanguínea, o corpo vai usar as proteínas musculares para alimentar os próprios músculos e os lipídeos para o restante do corpo. E se só houver aminoácidos no sangue em caso de exercício, creio que o músculo vai dar prioridade pra que esses sejam usados nos muculos, e os lipídeos no resto do corpo.

Não acho plausível dizer que o corpo vai esperar acabar TODO o aminoácido para fazer a gliconeogênese a partir de lipídeo, ele direciona o resto que falta pra onde não tá tendo outras fontes de obter energia.

E sobre o uso dos ácidos graxos, bom, tem que existir, porque se for só o uso do glicerol para obter glicose, os ácidos graxos ficariam por lá até vir carboidrato e fazer ele virar TAG de novo e ir de novo pro tecido adiposo. Seria um ciclo sem fim, e sem perda de gordura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Sim, tem queima de gordura nos tecidos que queimam gordura (incluindo os músculos).

Não existe caso em que não há glicose no sangue em jejum (a não ser desordens). O nível de glicose é sempre mantido, pode estar em um nível um pouco mais baixo na ausência de carboidratos, mas vai estar lá.

Como eu falei anteriormente, há tecidos que usam apenas glicose em condições normais, como o cérebro. Mesmo depois de estabelecida a cetose o cérebro ainda derivará parte da sua energia da glicose. E, na falta de carboidratos, o corpo irá utilizar a gliconeogênese para gerar essa glicose. Por isto que, em dietas cetogênicas, a necessidade de proteína aumenta - para poupar a proteína do próprio corpo, assim o organismo vai usar a proteína da dieta para produzir a glicose de que necessita.

O que você fala dos músculos, está esquecendo que existe glicogênio muscular (cuja disponibilidade é apenas local, ele não retorna para o sangue). Pelo menos a princípio ele não vai usar a proteína do próprio músculo para alimentá-lo... se houver necessidade de energia ele pode usar o glicogênio, e se houver necessidade de aminoácidos ele pode usar os que estão na corrente sanguínea.

Na verdade isso que você fala eu imagino que talvez possa ocorrer sim quando se treina em jejum - o catabolismo aumenta por causa do treino, e você não tem aminoácidos na corrente sanguínea para repor o que foi quebrado. Uma refeição pós-treino resolve isso.

Quem não treina em jejum geralmente tem aminoácidos no sangue, das refeições anteriores.

Após o treino o importante é elevar a insulina (pouca coisa), isso geralmente é suficiente para parar o catabolismo; e a elevação nos níveis de insulina garante a utilização dos aminoácidos na corrente sanguínea pelos músculos.

Concordo que o corpo não vai esperar acabar todo o aminoácido para fazer gliconeogênese a partir do glicerol - até porque você estaria morto muito antes disso :D

Eu não disse que o corpo usaria apenas o glicerol dos ácidos graxos. Ele vai usar ácidos graxos como principal fonte de combustível, concordo plenamente, e uma parte dos ácidos graxos ele usará para produzir glicose (o glicerol dos TAGs).

A perda de gordura é decorrente do déficit calórico, como já foi falado anteriormente. Se há déficit calórico há diminuição nos níveis de energia do corpo, seja glicogênio ou gordura. Se for glicogênio, este será reposto eventualmente e neste período o corpo irá queimar gordura.

Por fim, entendo que dietas de jejum não possuem nenhuma vantagem para perda de gordura se for utilizado o mesmo déficit calórico. É mais uma vez uma questão de balanço de energia.... a não ser em casos extremos como treinar após um longo jejum e não comer nada por muito tempo depois do treino (e não duvido nada que, mesmo nessa situação, não faça diferença).

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, entendi. Só pra deixar claro, quando disse de 'não haver glicose no sangue' foi da glicose vindo da alimentação, sem ser da gliconeogênese e tal, que leva a produzir mais glicose pra manter o nível dela no sangue.

O ponto que eu defendo é o seguinte: com défict calórico, haverá a perda de gordura sim, mas a questão é, onde encaixar esse défict. Por exemplo, errar em fazer jejum no pré e pós treino, levaria a uma grande perda de massa muscular, certo? Será que esse défict calórico não levaria, em grande parte, a perda muscular?

Enfim, creio que o que importa no final, é o défict, mas, acho que tem que saber com o que fazer cada refeição. Baixo IG no pós treino não gera o mesmo resultado que alto IG, entende o meu ponto?

Creio sim que o fato de fazer AEJ ao acordar (aminoácidos do sangue em sua maioria viraram proteínas como a queratina e as próprias musculares), por ter menos aminoácidos no sangue, creio que chegaria mais rápido ao uso dos TAG, e por ser um exercício de intensidade moderada, usaria pouco as proteínas musculares. (Se eu não me engano, o Sardinha chegou a comentar isso que eu disse agora)

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...