Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Que Realmente Está Nos Tornando Gordos?


yuri.lp_b4mv

Posts Recomendados

Postado

A sabedoria convencional nos diz que o ganho ou perda de peso está no modelo de “calorias para dentro, calorias para fora”, que geralmente se resume no refrão “coma menos, se exercite mais”. Mas uma nova pesquisa revela que a equação é muito mais complexa do que parece, e vários outros fatores estão em jogo.

Pesquisadores de um campo relativamente novo estão olhando para os químicos industriais e aspectos não calóricos das comidas que influenciam no ganho de peso. Os cientistas que estão conduzindo essa pesquisa acreditam que essas substâncias, presentes em muitas comidas, podem estar alterando a maneira como nossos corpos armazenam gordura e regulam nosso metabolismo. Mas nem todos concordam. Muitos cientistas, nutricionistas e médicos acreditam no modelo do balanço energético.

Bruce Blumberg, professor de biologia na Universidade da Califórnia, estuda o efeito dos poluentes orgânicos que são altamente usados pela indústria dos agrotóxicos e nos sistemas de água. Os compostos organoestânicos “mudam a maneira como nosso corpo responde às calorias”, ele afirma. “Os que nós estudamos, o tributilestanho e o trifenilestanho, geram mais, e maiores, células de gordura nos animais expostos. Aqueles que tratamos com esses químicos não têm uma alimentação diferente do que aqueles que não engordam. Eles estão comendo comida comum, mas estão ficando mais gordos”.

Um estudo muito comentado de janeiro trouxe mais lenha para essa discussão: ele confirmaria a crença no modelo do balanço energético, e foi citado por muitos pesquisadores que trabalham no campo. Quando o autor do estudo, George Bray, foi questionado a respeito dos aditivos e ingredientes industriais em nossa comida, ele afirmou que “não faz diferença alguma. As calorias contam. Não há dados que comprovem o contrário”.

Os participantes do estudo de Bray receberam quantidade baixa, normal e alta de proteína, além de mil calorias a mais do que o necessário. O estudo não levou em conta o conteúdo e a forma das calorias, como foram processadas, ou quais aditivos ou químicos industriais estavam presentes.

Bray não acredita que aditivos ou a maneira como os alimentos são processados pode afetar o resultado do estudo. De fato, ele completou uma pesquisa em 2007, que ele se refere como “o estudo Big Mac”, com os participantes recebendo três refeições por dia, durante três dias, com um grupo comendo apenas itens como o Big Mac, e outro comendo apenas “comida caseira”. Bryan diz que o resultados não revelam nenhuma diferença: “Pelo menos nos quesitos como tolerância à glicose, insulina, e outros, não houve diferença. Agora, se você os alimentar por um período maior, é claro que a quantidade vai influenciar muito”.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Princeton, indica que o tipo da caloria importa. Os pesquisadores descobriram que ratos que bebiam xarope de milho, com muita frutose, ganhavam mais peso do que aqueles que bebiam água com açúcar, mesmo que o número de calorias fosse o mesmo. Os primeiros animais também exibiram sinais de síndrome metabólica, como ganho de peso anormal, especialmente gordura visceral ao redor da barriga, e aumento significativo dos triglicérideos.

Miriam Bocarsly, autora principal do estudo, afirmou: “A questão das calorias para dentro, calorias para fora, é muito boa e muito debatida no campo. Mas nós temos esse resultado que aconteceu com ratos. Algo é obviamente diferente entre o xarope e a água com açúcar, mas o que será?”.

Blumberg comenta que a frutose, por si só, já é um obesógeno. “A frutose cristalizada não existe na natureza, nós estamos fabricando isso”, afirma. “A frutose não é comida. As pessoas pensam que ela vem da fruta, mas não. A que comemos é sintetizada. Sim, é derivada da comida. Mas cianeto também vem da comida. Você chamaria ele de comida?”.

O neuroendocrinologista Robert H. Lustig também acredita que a frutose é um elemento relacionado à obesidade. “Eu pessoalmente coloco a frutose nos obesógenos. Como a frutose engana o cérebro para que coma mais, ela possui propriedades consistentes para a obesidade”, diz.

Lustig é outro, entre os pesquisadores e médicos, que enxerga o modelo do balanço calórico como falso. “Eu não acredito nesse modelo, centralizado nas calorias”, comenta. “Acredito no do depósito de gordura, que é centrado na insulina. A razão é que, ao alterar a dinâmica da insulina, você pode mudar o consumo calórico e o comportamento relacionado às atividades físicas. Isso tem sido minha pesquisa pelos últimos 16 anos”, conta. A ideia de Lustig é que, ao aumentar a circulação de insulina – geralmente um resultado do consumo exagerado de frutose – as pessoas ficam mais esfomeadas e cansadas, o que resulta em excesso de alimentação e falta de motivação para se exercitar.

Outro possível elemento obesógeno é o bisfenol A (BPA), encontrado em muitos alimentos e materiais de embalagens. O professor Frederick S. vom Saal, da Universidade de Columbia/Missouri, vem estudando isso.

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) divulgou que quase todos os americanos testados tinham BPA na urina, “o que indica que há grande exposição da população ao BPA”. Algumas marcas já se pronunciaram, e planejam parar de usar o produto nas latas e embalagens dos alimentos.

Vom Saal acredita que o BPA é apenas o exemplo mais proeminente das várias substâncias presentes em nossa comida que podem nos deixar obesos. “Se as pessoas realmente querem resolver a obesidade, diabetes, e doenças cardiovasculares, não é inteligente ignorar um contribuinte como esse. E nós não estamos obesos apenas por causa do BPA. Também sei que a nicotina e outros químicos influenciam na diabetes e nas doenças metabólicas”.

Se a teoria dos “obesógenos” for aceita, a indústria da comida estará com problemas. Seria difícil promover alimentos diet e “saudáveis” que podem ter menos calorias, mas contém uma série de substâncias que podem contribuir para o aumento de peso.

A ênfase que a indústria coloca nas escolhas pessoais põe o ônus no individuo, e deixa o consumidor com difíceis decisões para fazer sobre os produtos e aditivos industriais. E os produtos não vêm com essas substâncias listadas, já que não é obrigatório.

“As pessoas dizem para mim o tempo todo: ‘O que eu faço?’”, comenta vom Saal. “E a resposta é, não há muito que fazer, porque a indústria não é obrigada a te contar sobre esses químicos. Como evitar algo que você não enxerga?”.

O modelo do balanço energético também coloca a responsabilidade no consumidor, porque a sabedoria convencional é de que as pessoas comem demais.

Será que podemos continuar essa discussão simplesmente em termos de calorias ingeridas? Ou olhar apenas para as categorias tradicionais, como gorduras, proteínas e carboidratos, e lacticínios, carnes, grãos e vegetais? Como há uma proliferação de poluentes industriais nos alimentos ultraprocessados, muitos especialistas acreditam que não

Postado (editado)

Quase parei de ler ao me deparar com

"Pelo menos nos quesitos como tolerância à glicose..."

Acho bastante complicado ter intolerância à glicose, glicogênio, aminoácidos, etc...

Editado por Dan Hibiki
Postado

Quase parei de ler ao me deparar com

"Pelo menos nos quesitos como tolerância à glicose..."

Acho bastante complicado ter intolerância à glicose, glicogênio, aminoácidos, etc...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Postado

talvez seja "sensitivity" o termo mal traduzido aí. Sensibilidade à glicose é uma coisa, tolerância é outra.

Não creio que um "especialista" falaria uma besteira tão grande dessa. Ca^d~e a entrevista original?

Mas enfim, mesmo que a hipótese de substâncias agregadas no processo de industrialização dos produtos favorecam a obesidade, o fator do balanço energético certamente é o maior causador da mesma. A longo prazo, pode ser que esses fatores menores influenciem mesmo, já que até mesmo o câncer provèm da ingestão dessas porcarias.

Postado

As pessoas comem cada vez mais (nao necessariamente no sentido de quantidade, mas principalmente no sentido de alimentos cada vez mais calóricos), ingerem cada vez menos nutrientes e exercícios físicos... piada né?

Tem coisa que nao precisa complicar, incrível como muitos tentam jogar a culpa da obesidade em algum fator rídiculo como "maior consumo de frutose" ao invés de aceitarem que as pessoas que definem seus próprios corpos (salvo raras exceções, é claro). O que realmente está nos tornando gordos é esse estilo de vida de gordo, simples.

(e nao estou falando isso sobre alguem do fórum, pelamor; estou falando sobre nutricionistas/cientistas/afins da atualidade).

Postado

Quase parei de ler ao me deparar com

"Pelo menos nos quesitos como tolerância à glicose..."

Acho bastante complicado ter intolerância à glicose, glicogênio, aminoácidos, etc...

se não tivesse, ia ser complicado.

Ele ta se referindo a expressão de receptores pra insulina nas células, a glicose é circulante.

Você ta pensando em tolerância/intolerância no trato digestivo? Aquela que não há enzimas pra digerir o leite, por exemplo?

E sobre o artigo: tem gente procurando desculpinhas pra um problema que é simples. A sociedade ta cheia de preguiça, ninguém quer mais superar obstáculos e enfrentar dificuldades, só querem achar os verdadeiros demônios.

Postado

se não tivesse, ia ser complicado.

Ele ta se referindo a expressão de receptores pra insulina nas células, a glicose é circulante.

Você ta pensando em tolerância/intolerância no trato digestivo? Aquela que não há enzimas pra digerir o leite, por exemplo?

E sobre o artigo: tem gente procurando desculpinhas pra um problema que é simples. A sociedade ta cheia de preguiça, ninguém quer mais superar obstáculos e enfrentar dificuldades, só querem achar os verdadeiros demônios.

Não, não pensei isso. Só pensei que até hoje nunca ouvi dizer de alguém que tenha intolerância a glicose, do tipo cara precisar de estoque de glicogênio e ter uma reação por intolerância à glicose.

Postado

Não, não pensei isso. Só pensei que até hoje nunca ouvi dizer de alguém que tenha intolerância a glicose, do tipo cara precisar de estoque de glicogênio e ter uma reação por intolerância à glicose.

que? continuo sem entender.

Tolerância aí, na verdade, ele quis dizer resistência periférica. É uma situação em que o organismo faz as células expressarem menos receptores pra a insulina, assim há menos entrada de glicose. Não deixa de ser uma tolerância.

Postado

O problema da obesidade, cada vez mais presente em nosso meio (e já num índice pandêmico), não é ocasionado pela falta de atividade física - hoje em dia fazemos muito mais atividade física que no tempos da antiguidade, nos quais o homem caçava num dia e adquiria alimento por vários dias, não se fazendo necessário tanto deslocamento - mas sim pelo abuso de alimentos cada vez mais carentes de micronutrientes e sobrecarregados com nutrientes vazios, como açúcares simples e gorduras hidrogenadas.

O Jornal da Band já destacou em uma de suas reportagens, meses atrás: Aumento de 54% nos casos de diabetes tipo II para os próximos 20 anos.

Postado

Criança obesa é a garantia de uma população XXGG. Olhem para as criancinhas, parecem com aquele bonequinho da Michelin.

Quanto aos adultos, se falta educação para eles, imagine para os próprios filhos.

Postado

que? continuo sem entender.

Tolerância aí, na verdade, ele quis dizer resistência periférica. É uma situação em que o organismo faz as células expressarem menos receptores pra a insulina, assim há menos entrada de glicose. Não deixa de ser uma tolerância.

Termo "tolerância" é equivocado e pronto. O que você está dizendo é de saturação, concentração, e não tolerância intolerância. Se com a glicose ocorresse tal como ao álcool uma não tolerância de elevada de metabolização, havendo a incapacidade metabólica de realizar a oxidação de forma que produzindo um substrato diferente ao esperado ou não o oxidando, daí se poderia dizer de tolerância, mas não é o caso porque gordura é um substrato esperado da alta ingestão da glicose. Se ao contrário disso fala-se de uma incapacidade de ativação de carreamento de glicose não é por tolerância ou intolerância e sim baixa receptividade... mas daí seria um estudo sobre a diabetes e não de obesidade.

Enfim, isso aqui é um assuntinho que era para ser simples e se tornou complicado por nada. Não acho que nos leva a lugar nenhum. Pessoas estão gordas porque estão cada vez mais sedentárias, cada vez tendo alimentos fáceis de ingerir altas calorias. Existem outros motivos? Talvez sim, mas não são eles os principais.

Postado

O problema da obesidade, cada vez mais presente em nosso meio (e já num índice pandêmico), não é ocasionado pela falta de atividade física - hoje em dia fazemos muito mais atividade física que no tempos da antiguidade, nos quais o homem caçava num dia e adquiria alimento por vários dias, não se fazendo necessário tanto deslocamento

Discordo.

Certamente a atividade física nao ocasiona os indices de obesidade atuais, mas contribue. O lapso temporal que voce utilizou é demasiado, seria algo "vida moderna X paleo" o que nao é a questão aqui; a questão é que nos últimos séculos/décadas, a industrialização em massa vem diminuindo cada vez mais a população rural, o trabalho manual (este sendo trocado por máquinas) e as facilidades de locomoção, em todos sentidos, se tornam cada vez mais acessíveis.

Hoje voce não precisa andar até uma loja para alugar um filme, basta assistir pela internet; nao precisa ir no restaurante, basta pedir que a entrega seja feita em casa; veículos públicos/táxis/automóveis permitem que voce desça a sua quadra sem precisar caminhar. Para a população em geral, quando muito vao a pé para a padaria no final de semana. Tudo isso pode nao ter causado a obesidade, mas do meu ponto de vista é óbvio que as pessoas estão sim cada vez mais sedentárias e esse é um dos fatores que influenciam.

Abracos

Postado

Concordo com o Craw.

Antigamente 2 coisas eram bem óbvias: 1 se comia menos (ou na grande maioria das vezes menos comidas ''gordas'') e 2 as pessoas antigamente exerciam muitas atividades físicas.

Repare na quantidade de crianças e adolescentes gordos hoje em dia.

Isso na maioria das vezes se deve ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares.

Se vc conversar com pessoas mais velhas vai ver q antigamente a coisa mais calórica q comiam eram rapadura e torresmo,mas batiam enxada 8 horas por dia,então nem fazia diferença.

Não existia video games, as crianças brincavam correndo e pulando o dia todo,hoje a diversão e ficar jogando video game sentadinho em frente ao PC ou TV e comer porcaria.

Meus tios mesmo cresceram comendo tudo natural,meu pai disse q a primeira vez q viu coisas como sorvete,chocolate,refrigerante e afins foi aos 17 anos.

Pessoal hoje não faz praticamente nada,trabalha sentado,anda de carro...moto...ônibus... antigamente era tudo na base do caminhar e ás vezes de bicicleta, não tem como comparar 30 anos atrás com hoje.

Postado

Pq dificilmente vemos pedreiros gordos?

Isso mesmo.

Antigamente era raridade ver uma pessoa gorda,principalmente antes da velhice porque 95% da população ralava no pesado,seja em construção...plantações...pecuária...cortando arvores no machado...caminhando...pedalando...tudo era na mão,não existiam praticamente máquinas para fazer quase nada.

Um exemplo q tenho e o q vejo: hoje as crianças vão pra escola de ônibus,carro,ou van...na época do meu pai TODO mundo com exceção filho de rico q era uns 5% da galera ia a pé, andava uns 7 Km pra ir e pra voltar ,14 Km por dia a pé,imaginem vcs andando 14 Km por dia??? Acho q seria meio difícil uma criança/adolescente ficar gordo caminhando tal distância,ainda mais comendo somente comida natural e verduras.

Postado (editado)

E complementando o que o Danilo e Iceman estão afirmando, até mesmo "praticantes" de atividade física muitas vezes se encaixa em uma espécie de sedentarismo. É tão comum o cara que faz musculação achar que o fator de atividade dele é de 1,6 ou até 1,8 só porque treina... daí você pergunta como é o dia a dia do camarada e ele responde que tem quem faça a própria comida dele, tem quem limpa e arruma a casa e roupa dele, quando vai a padaria na esquina usa o carro, o supermercado faz entrega em sua casa, se precisar colocar um prego na parede ele tem de chamar alguém para fazer por ele e trabalha 5 horas por dia sentado em frente ao computador.

Daí o cara faz uma dieta relacionada a uma atividade diária diferente ao que ele tem e reclama do panceps que ganha.

Editado por Dan Hibiki
Postado

Criança obesa é a garantia de uma população XXGG. Olhem para as criancinhas, parecem com aquele bonequinho da Michelin.

Quanto aos adultos, se falta educação para eles, imagine para os próprios filhos.

as crianças tão naquela época podre em que se come pão e embutidos com refrigerante todo dia!

Postado

Aff, ainda bem que na época de colágio eu não tinha grana nenhum pra comprar coisa na cantina! senão hoje eu era um obeso! huahahuha

É foda mesmo ver criança obesa...Deviam dar aulas de nutrição básica no colégio, mas não aquelas merdas técnicas de ficar desenhando peptídeos na lousa que a criança não sabe nem falar o nome da bagaça hauhau e sim colocar slides, estudos, dietas, fotos de gente que treina e gente que só come essas coisas...Ninguém vai pra faculdade realmente sabendo de nutrição. E o pior é que tudo ao nosso redor contribui para a obesidade. Faculdade então tem altos lanches gordurosos. Mesmo quando tem coisas saudáveis pra vender, a vasta maioria opta pelo não-saudável puramente por não ter tido uma educação e porque, obviamente, lanches são gostosos.

Postado (editado)

Vish, viajou feio.

Antigamente se fazia muito mais atividade física do que hoje, isso é inquestionável.

Precisa detalhar?

Antigamente o cara ficava vários dias caçando e comendo pouco (vide paleo diet e dieta do guerreiro, por exemplo).

Conseguia comida para alguns dias, não era tanto tempo assim, até pq não tinham geladeira para estocar.

Mas mesmo quando não precisava caçar, precisava acender fogo para cozinhar, carregar pedras, carregar água, cortar e carregar madeira, se defender de animais selvagens, construir cabanas, paliçadas etc.

Mesmo depois, era agricultura e pecuária, ou seja, o dia inteiro em atividade.

Hoje não se faz nada, a gente não levanta nem para mudar o canal da televisão.

Quer comparar uma hora de atividade física diária na academia com os tempos em que a atividade física era praticada o dia inteiro?

Pq dificilmente vemos pedreiros gordos?

Não sei não... acho que o que manda mesmo em caso de obesidade é alimentação... mas isso vai da minha experiência pessoal. Eu baixei de 103 para 68kg sem fazer uma caminhada sequer... foi tudo na alimentação mesmo, pois a minha rotina ficou a mesma.

Voltei a malhar há 8 meses mas foi por estética e para melhorar condicionamento... estava flácida e ficava esbaforida com qualquer caminhada mais puxada.... então não sei se é tão sem fundamento assim o que o usuário TheyCallMePeter colocou....

Editado por themis
Postado

É sem fundamento no contexto que ele apresentou, dizendo que antigamente se fazia muito menos atividades físicas do que hoje.

Isto está completamente equivocado, pois antigamente as pessoas faziam muito mais atividade física do que atualmente.

Não discuto a possibilidade de se controlar o peso apenas com a alimentação, claro que é possível emagrecer e se manter magro apenas com alimentação adequada (embora não veja muita vantagem nisto), no entanto, minha crítica foi voltada exclusivamente ao contexto do post dele.

Por isso continuo sustentando que é sem fundamento dizer que hoje as pessoas praticam mais atividades físicas do que antigamente.

Boa ! Falou certinho Ice, comparar antigamente com hoje em termos de atividades físicas.. Hoje em dia é tudo prático, temos tudo em mãos...

Sem falar em problemas psicologicos de hoje em dia né ? como stress e outros, que "criam" uma compulsão para comer, como se fosse resolver alguma coisa ..

Postado

É sem fundamento no contexto que ele apresentou, dizendo que antigamente se fazia muito menos atividades físicas do que hoje.

Isto está completamente equivocado, pois antigamente as pessoas faziam muito mais atividade física do que atualmente.

Não discuto a possibilidade de se controlar o peso apenas com a alimentação, claro que é possível emagrecer e se manter magro apenas com alimentação adequada (embora não veja muita vantagem nisto), no entanto, minha crítica foi voltada exclusivamente ao contexto do post dele.

Por isso continuo sustentando que é sem fundamento dizer que hoje as pessoas praticam mais atividades físicas do que antigamente.

Sem dúvida essa parte da argumentação dele está equivocada. Houve uma imensa modificação no estilo de vida que tornou as pessoas sedentárias... mas acredito que o que as tornou mais obesas realmente foi o estilo consumista de vida... além do stress que o Kauem colocou que leva as pessoas a descontarem na comida... (o que é menos 'pior'... tem gente que desconta em droga, em alcool etc etc)

Postado (editado)

Oque realmente nos torna gordos?

comodismo, World of Warcraft, preguiça, stress, anciedade, romper relacionamentos, enfim tudo que influenciar você a procurar algum consolo

isso leva a comer demais e comer demais sem treino ou sem atividade = obesidade

eu trabalho sentado o dia todo (escritório)

odeio isso...

porém é o único jeito de pagar minha moto/facul

então OKAY

edit: baixa auto-estima também, zuadas alheias etc....

Editado por saintgraal
Postado

Oque realmente nos torna gordos?

comodismo, World of Warcraft, preguiça, stress, anciedade, romper relacionamentos, enfim tudo que influenciar você a procurar algum consolo

isso leva a comer demais e comer demais sem treino ou sem atividade = obesidade

eu trabalho sentado o dia todo (escritório)

odeio isso...

porém é o único jeito de pagar minha moto/facul

então OKAY

edit: baixa auto-estima também, zuadas alheias etc....

Tudo isso interfere mesmo, foi o que eu citei acima ..

Não que seja uma desculpa para termos um índice tão alto de pessoas com sobre-peso e/ou até mesmo obesas !

Mas que tudo isso pode e com certeza irá influenciar , é uma certeza !

Postado

Oque realmente nos torna gordos?

comodismo, World of Warcraft, preguiça, stress, anciedade, romper relacionamentos, enfim tudo que influenciar você a procurar algum consolo

isso leva a comer demais e comer demais sem treino ou sem atividade = obesidade

eu trabalho sentado o dia todo (escritório)

odeio isso...

porém é o único jeito de pagar minha moto/facul

então OKAY

edit: baixa auto-estima também, zuadas alheias etc....

Sei lá cara... eu tb padeço do mesmo mal... Trabalho com internet (tenho sites jurídicos e presto consultoria online) e fico on o DIA TODO na frente dessa droga de PC. Mas fiz uma gambiarra na minha rotina... agora acordo as 4h30m, trabalho um pouco e malho das 5h40m até as 7h15m. Não é o ideal... mas é o que dá pra fazer até meu caçula crescer um pouco e precisar menos de supervisão durante o dia :D

No pain.. no gain :)

Postado

Hoje em dia o estilo de vida dos jovens principalmente é quase como no filme Matrix, vivemos plugados, literalmente. Daqui um tempo é capaz de nascermos com um plug e um cabo usb de 1,5m.

A academia nem existia direito na époco dos meus avós, justamente pq só quem queria ser fisiculturista é que frequentava. Os outros "normais" já faziam atividades e se alimentavam bem. mesmo comendo "banha de porco", essa gordura era queimada com a caminhada, carregando peso, levantando a bunda do sofá pra mudar de canal, dando um trato na vovó etc...

Hoje, o cara passa 1/3 do dia na cama dormindo, ou terço sentado no escritório, e outro terço fazendo atividades praticamente mínimas. A academia se tornou "necessária" para contrabalancear o estilo de vida sedentário.

Porém, se não tomar cuidado com a alimentação, mesmo indo todo dia na academia, não vai adiantar nada. Nem uma coisa nem a outra sozinha não adianta.

Themis, vc disse que perdeu vários kg só na dieta, eu acredito, mas faendo exercício, vai perder mais gordura ainda. Pois acredito que com 68kg uma moça jovem ainda está acima do peso,ao não ser que for muito alta. Tem aquelas gordurinhas que só saem com bastante atividade mesmo. Mas pra perder o "excesso" basta mudar a alimentação. A propósito, PARABÉNS. Um feito e tanto o seu.

Postado

Themis, vc disse que perdeu vários kg só na dieta, eu acredito, mas faendo exercício, vai perder mais gordura ainda. Pois acredito que com 68kg uma moça jovem ainda está acima do peso,ao não ser que for muito alta. Tem aquelas gordurinhas que só saem com bastante atividade mesmo. Mas pra perder o "excesso" basta mudar a alimentação. A propósito, PARABÉNS. Um feito e tanto o seu.

Estou acima do peso sim Brunobyof.... tanto é que entrei no forum para postar uma dieta de cutting para avaliação do pessoal... Comecei a treinar há 8 meses mas meu índice de BF continua empacado na casa dos 16-17%. Não quero corpo dos sonhos não... tenho 3 filhos, trabalho pacas e não sou profissional da área. Mas quero saúde e fôlego... isso realmente eu quero :D Perdendo uns 5kg estou feliz... mesmo pq não sou tãooooo jovem assim... 35 anos BEMMMMMM RODADOS já :D

Postado

Tá com 71 kg ou 68? 2 cm de braço? (no avatar) rsrsrs

17% é de boa pra mulheres. Homens naturalmente sempre irão possuir menos gordura corporal devido à tendência de possuir mais massa magra. Lembrando que massa magra (músculos pesam bem mais que gordura) então não fique preso só na balança, use o BF como indicador e o tamanho da calça/espelho claro.

Postado (editado)

Tá com 71 kg ou 68? 2 cm de braço? (no avatar) rsrsrs

17% é de boa pra mulheres. Homens naturalmente sempre irão possuir menos gordura corporal devido à tendência de possuir mais massa magra. Lembrando que massa magra (músculos pesam bem mais que gordura) então não fique preso só na balança, use o BF como indicador e o tamanho da calça/espelho claro.

68kg eu consegui na dieta. Depois que comecei a malhar fui para 70 - 71kg (tem o lance de ciclo menstrual que altera tali coisa). Braço foi uma brincadeira... eu tenho DOIS (2) braços... com 32cm de diametro cada :P Mas não sei.. achei um dado desnecessário em caso de mulheres por isso fiz a brincadeira (advogados e seu senso de humor não compreendido tsc tsc)... :D

Editado por themis
Postado

treino 04:30 as 05:40 trampo das 07:00 as 17:00, facul 18:30 as 22:30

minha vida está um inferninho, mais que eu gosto...ah se gosto!

faço tudo sempre com amor e não faço corpo mole em nada!

Musculação, mudando a cabeça das pessoas desde sua existência...

depois que comecei a puxar ferro, todos os meus problemas sumiram, desde fisico até emocional

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...