Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tipos De Aveia

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado

Eu estava na dúvida quanto aos diferentes tipos de aveia que temos à disposição no supermercado e resolvi fazer uma pesquisa. Achei interessante e segue:

Os diferentes tipos de aveia

18.jpg

A aveia é um cereal rico em diversos nutrientes e seu consumo diário pode, comprovadamente, trazer diversos benefícios à saúde. Para aproveitar ao máximo todos esses benefícios, QUAKER® possui diferentes versões da tradicional aveia para facilitar sua vida e entregar muito mais conveniência e versatilidade em suas refeições. As principais versões são:

- aveia flocos regulares QUAKER®

- aveia flocos finos QUAKER®

- Oat Bran QUAKER®

- farinha de aveia QUAKER®

Elas diferem entre si principalmente pelo processo de produção e por isso também apresentam concentrações diferentes de fibras. As aveias em flocos finos e regulares são obtidas a partir do grão de aveia integral, mantendo todas as suas partes e sem acréscimo de outros ingredientes.

O farelo de aveia Oat Bran possui uma quantidade de fibras maior que as versões em flocos por ser extraído da parte mais externa do grão, onde há uma maior concentração de fibras, por isso sua coloração e textura são diferenciadas.

Já a farinha de aveia tem uma quantidade um pouco menor de fibras que as aveias em flocos e o farelo de aveia, pois é obtida através da parte mais interna do grão.

A diferença entre os tipos de aveia permite sua utilização em diversos tipos de preparação, de modo a não interferir na textura, rendimento e sabor das receitas e ao mesmo tempo ser capaz de enriquecê-la tornando-a muito mais nutritiva.

Além das versões tradicionais, QUAKER® oferece uma linha completa de produtos que agregam toda nutrição da aveia em barrinhas, cookies e granolas que proporcionam muito mais conveniência ao seu dia a dia de maneira saudável e gostosa.

Referências Bibliográficas

Gray J. Fibra Alimentar. Definição e análise, fisiologia e saúde. ILSI Europe, 2006.

Vários autores. Fibras, Prebióticos e Probióticos. ILSI Brasil. São Paulo, 2005.

Fonte: https://www.quaker.com.br/artigo.php?id=18

Postado (editado)

Só pra complementar a informação, vou colocar a tabela nutricional de cada um.

Farinha de Aveia:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL - Porção de 50 gr (1/2 xícara)

Quantidade por porção %VD(*)

Valor energético 182 kcal = 764 kj 9

Carboidratos 30g 10

Proteínas 7,1g 9

Gorduras totais 3,6g 7

Gorduras saturadas 0,7g 3

Gorduras trans 0g **

Fibra alimentar 2,9g 12

Sódio 13mg 1

Flocos Finos:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL - Porção de 30g (2 colheres de sopa)

Valor energético 182 kcal = 764 kJ 9

Carboidratos 30g 10

Proteínas 7,1g 9

Gorduras totais 3,6g 7

Gorduras trans 0g **

Fibra alimentar 2,9g 12

Sódio 13mg 1

Flocos Regulares:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL - Porção de 10g (2 colheres de sopa)

Valor energético 34 kcal = 143 kJ 2

Carboidratos 4,2g 1

Proteínas 1,8g 2

Gorduras totais 1,1g 2

Gorduras saturadas 0g 0

Gorduras trans 0g **

Fibra alimentar 1,5g 6

Sódio 0mg 0

Oat Bran:

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL - Porção de 10g (2 colheres de sopa)

Valor energético 35 kcal = 146 kJ 2

Carboidratos 5g 1

Proteínas 2g 4

Gorduras totais 1g 1

Gorduras saturadas 0g 0

Gorduras trans 0g **

Fibra alimentar 2,0g 7

Sódio 0mg 0

Essas tabelas acima são de produtos da Quaker. Seguem outras marcas como comparativo:

Aveia em Flocos Yoki - Informação Nutricional

Porção de 30g (2 colheres de sopa)

Valor Energético 107Kcal=449KJ (5%)

Carboidratos 16g (5%)

Proteínas 5g (7%)

Gorduras Totais 2,4g (4%)

Gorduras Saturadas 0,5g (2%)

Gordura Trans 0 (**)

Fibra Alimentar 3,1g (12%)

Sódio 0g (0%)

Ferro 0,77mg (6%)

Editado por mandachuva
Postado

Eu creio que eu uso a Aveia de Flocos Regulares aqui..faz o que promete, não tenho o que reclamar..só que as caixinhas vêm muito pouco. Queria aqueles tubos imensos que vendem nos Estados Unidos.

Postado (editado)

tem 17g de carbo em 10g de produto

o certo

Informação Nutricional porção de 10g Valor calórico 35,0kcal 1 Carboidratos 5,0g 1 Proteínas 2,0g 4 Gorduras totais 1,0g 1 Gorduras saturadas 0g 0 Colesterol 0mg 0 Fibra alimentar 2,0g 7 Cálcio ** 0 Ferro 0,5mg 4 Sódio 0mg

Editado por soares02
  • Supermoderador
Postado

Interessante, ontem no mercado tinha leite de cabra... tinha a mesma quantidade de carbo e prot, pouco mais de gordura, e tinha 51Kcal para 200ml! Enquanto leite normal tem 120Kcal :S

Só a quantidade de gordura, se multiplicado por 9 já passava!

Postado

tem 17g de carbo em 10g de produto

o certo

Informação Nutricional porção de 10g Valor calórico 35,0kcal 1 Carboidratos 5,0g 1 Proteínas 2,0g 4 Gorduras totais 1,0g 1 Gorduras saturadas 0g 0 Colesterol 0mg 0 Fibra alimentar 2,0g 7 Cálcio ** 0 Ferro 0,5mg 4 Sódio 0mg

É 17g de carbo mesmo, olha lá no link que eu mandei.

Postado

Muito bom.

Uma pergunta, qual tipo de aveia é melhor para bater no liquidificador com whey?

Eu jogo tudo no liquidificador, mas não fica uma mistura homogenea, que da pra beber sussegado. Ta complicado.

Postado

Muito bom.

Uma pergunta, qual tipo de aveia é melhor para bater no liquidificador com whey?

Eu jogo tudo no liquidificador, mas não fica uma mistura homogenea, que da pra beber sussegado. Ta complicado.

Farelo de aveia.

Postado
É 17g de carbo mesmo, olha lá no link que eu mandei.

O webmaster da Quaker deu essa derrapada, afinal, eh obvio dizer q eh impossível ter 17g de carbo numa porcao de 10g de aveia. To com a caixa aqui do Oat Bran aqui na minha frente (uso todo dia no meu shake) e a informacao correta eh:

porção de 10g

35 kcal

2g de Proteina

5g de Carbo

1g de gordura

Postado

O webmaster da Quaker deu essa derrapada, afinal, eh obvio dizer q eh impossível ter 17g de carbo numa porcao de 10g de aveia. To com a caixa aqui do Oat Bran aqui na minha frente (uso todo dia no meu shake) e a informacao correta eh:

porção de 10g

35 kcal

2g de Proteina

5g de Carbo

1g de gordura

Eu só copiei da Internet. E se está na Internet, é verdade. :P

Foi desatenção total minha, nem olhei pros números.

Obrigado @soares02 e @Sherminator, já editei o post.

Postado

para mim a melhor para se tomar com a batida (hipercalorico caseiro) é a farinha de aveia.

Eu compro no mercado publico 2,80 o kg, só que ultimamente está vindo com um cheiro e gosto forte, muito ruin da ansia de vomito nao sei o q pode ser :/ a da quaker é tao gostosa;;

Postado

Muito bom o artigo e muito boa as informações que o Mandachuva compartilhou conosco. Mas sem querer ser chato, eu tenho mais uma correção: 2 colheres de sopa de aveia flocos regulares fornece 30g, que tem 17g de carb e 4,3g de proteína. VI na caixinha da Quaker hoje mais cedo e depois posso confirmar e editar aqui.

Pra comer, eu prefiro a aveia em flocos normais. Pra bater com leite, nescau, banana e as vezes whey, prefiro a em flocos finos, mas muitas vezes vou com o farelo, por ser mais barato.

Postado

Muito bom o artigo e muito boa as informações que o Mandachuva compartilhou conosco. Mas sem querer ser chato, eu tenho mais uma correção: 2 colheres de sopa de aveia flocos regulares fornece 30g, que tem 17g de carb e 4,3g de proteína. VI na caixinha da Quaker hoje mais cedo e depois posso confirmar e editar aqui.

Pra comer, eu prefiro a aveia em flocos normais. Pra bater com leite, nescau, banana e as vezes whey, prefiro a em flocos finos, mas muitas vezes vou com o farelo, por ser mais barato.

Com certeza essa informação também está errada. Confirma aí pra gente que eu edito o post lá em cima.

Ps.: Que incompetência da Quacker esse site deles.

• Supermoderador
Postado

Oi mandachuva - pode editar o teu post lá de novo outra vez novamente e adiciona essa aveia aqui, por favor (para manter tudo no mesmo lugar :D)

Aveia em Flocos Yoki - Informação Nutricional

Porção de 30g (2 colheres de sopa)

Valor Energético 107Kcal=449KJ (5%)

Carboidratos 16g (5%)

Proteínas 5g (7%)

Gorduras Totais 2,4g (4%)

Gorduras Saturadas 0,5g (2%)

Gordura Trans 0 (**)

Fibra Alimentar 3,1g (12%)

Sódio 0g (0%)

Ferro 0,77mg (6%)

• 2 semanas depois...
Postado

Eu sempre compro aveia Yoki. Ela é tão gostosa quanto a Quaker e é mais barata.

De acordo com as tabelas das caixinhas, tenho o seguinte:

Yoki flocos finos

Porção de 30g (2 colheres de sopa):

107kcal

Carboidratos: 16g

Proteínas: 5g

Gorduras totais: 2,4g

Gorduras saturadas: 0,5g

Fibra alimentar: 3,1g

Aveia yoki flocos normais. A tabela é EXATAMENTE igual. Ou seja, uma das duas está errada, e provavelmente é a aveia em flocos normais.

A tabela da aveia em flocos normais Quaker está assim:

104kcal

17g de carboidrato

4,3g de proteína

2,2g de gorduras totais

0,5g de gorduras saturadas

2,9g de fibra, das quais 1,2g são betaglucana

Acho estranho aveia em flocos normais e aveia em flocos finos ter o mesmo peso quando colocado a mesma quantidade, já que claramente elas têm densidades diferentes...

Postado

Eu sempre compro aveia Yoki. Ela é tão gostosa quanto a Quaker e é mais barata.

De acordo com as tabelas das caixinhas, tenho o seguinte:

Yoki flocos finos

107kcal

Carboidratos: 16g

Proteínas: 5g

Gorduras totais: 2,4g

Gorduras saturadas: 0,5g

Fibra alimentar: 3,1g

Aveia yoki flocos normais. A tabela é EXATAMENTE igual. Ou seja, uma das duas está errada, e provavelmente é a aveia em flocos normais.

A tabela da aveia em flocos normais Quaker está assim:

104kcal

17g de carboidrato

4,3g de proteína

2,2g de gorduras totais

0,5g de gorduras saturadas

2,9g de fibra, das quais 1,2g são betaglucana

Acho estranho aveia em flocos normais e aveia em flocos finos ter o mesmo peso quando colocado a mesma quantidade, já que claramente elas têm densidades diferentes...

Acredito que essas informações estejam corretas sim. O processo de fabricação deve ser o mesmo, só que uma deve ser triturada ao final do processo para ficar mais fina. Sendo assim, seria plausível que elas tivessem as mesmas quantidades de nutrientes para quantidades iguais (em gramas).

• 4 meses depois...
Postado

Estou usando aveia nestlê , é mais barata que a aveia Qualker.

Valor energético 107 k

Caboidatos 16g

Proteinas 4,6g

Gordura totais 2,6g

gordura sauradas 0,5

Gordura trans : não contém

Fibra alimentar 3,4g

Sódio 0 mg

Postado

Farinha de Aveia:

Valor energético 182 kcal = 764 kj 9

Carboidratos 30g 10

Proteínas 7,1g 9

Gorduras totais 3,6g 7

Gorduras trans 0g **

Fibra alimentar 2,9g 12

Sódio 13mg 1

Alguém reparou que a informação nutricional da farinha de aveia Quaker mudou? Segue a nova:

Valor energético 190 kcal = 797 kj 9

Carboidratos 33g 11

Proteínas 6,4g 9

Gorduras totais 3,8g 7

Gorduras saturadas 0,8g 4

Gorduras trans 0g **

Fibra alimentar 2,3g 9

Sódio 0mg 0

Postado (editado)

Na Moral Galera vcs zuaram o Topico quem quiser saber sobre a tabela nutricional da aveia vai ficar perdido aki ''/

Editado por Leoo5
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
Postado

Já usei aveia da nestle, quaker, nutriday. Mas atualmente estou usando da Yoki em flocos finos, q por sinal é muito boa, e o preço é muito bom, mais barato q as outras marcas.

• 5 meses depois...
  • Supermoderador
Postado

Já que esse tópico fala sobre tipos de aveia, eu queria colocar um pouco mais sobre o farelo de aveia:

Efeitos gastrointestinais do farelo de aveia e da goma de aveia

25.jpg

Mälkki e Virtanen publicaram um estudo com uma revisão dos benefícios que o consumo das fibras presentes na aveia traz para a saúde gastrintestinal. São relatados diversos benefícios, como a melhora do trânsito intestinal, aumento da saciedade e favorecimento do crescimento de bactérias probióticas.

O principal interesse pela fibra do farelo de aveia na dieta é seu efeito na redução do colesterol sanguíneo assim como o efeito hipoglicemiante. O farelo é obtido pela separação das camadas exteriores dos grumos do endosperma, que contêm a maior parte das fibras. A goma de aveia é constituída principalmente por um polissacarídeo linear, normalmente chamado β-glucano, localizado na parede celular do endosperma. A fibra insolúvel, localizada principalmente nas camadas mais externas da sêmea, é muito semelhante à fibra alimentar de outros cereais, geralmente constituída de celulose, hemicelulose e lignina.

O estudo foi desenvolvido a fim de identificar os efeitos gastrointestinais da ingestão de fibras de aveia e, para isso, foram analisados diversos estudos que demonstravam a relação entre o farelo de aveia e a goma de aveia e seus benefícios no trato gastrointestinal.

Os resultados demonstram que as propriedades da fração insolúvel da aveia são aumentar o volume do bolo fecal, transportar componentes menores e atuar como um absorvente de vários outros. A fibra solúvel da aveia, β-glucano, atua principalmente através do aumento da viscosidade do conteúdo gástrico e intestinal, podendo causar um retardo no transporte de enzimas digestivas para seus substratos, menor emulsificação dos lipídios e diminuição da absorção de nutrientes. As fibras promovem um aumento da saciedade e contribuem na perda de peso por diversos fatores, entre eles por diminuir a liberação de insulina, diminuindo a sensação de fome, retardar o esvaziamento gástrico e estimular a liberação de peptídeos que podem afetar o comportamento alimentar. No cólon, a função principal do β-glucano é agir como substrato, favorecendo a produção de ácido butírico, que promove um aumento na absorção de água e sódio, sendo vantajoso na terapia de reidratação na diarréia. Além disso, os oligossacarídeos produzidos pelo β-glucano agem favorecendo o crescimento de algumas cepas de bactérias probióticas. Alguns estudos clínicos tem demonstrado que as fibras presentes na aveia aumentam a quantidade das fezes e reduzem o trânsito intestinal.

Por este estudo conclui-se que a ingestão de fibras presentes na aveia proporciona diversos benefícios à saúde gastrointestinal, além dos efeitos nas concentrações de glicose e insulina sanguíneas e na redução do colesterol. Tais características permitem o uso do farelo e da goma de aveia em diversos produtos com propósito de promover uma melhora na saúde do consumidor.

Referência:

Mälkki, Y., Virtanen, E. Gastrointestinal effects of oat bran and oat gum: a review. Lebensm.-Wiss.u.Technol.2001;34:337-347.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...