Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dar consultoria sem formação acadêmica


Lein

Posts Recomendados

Em 14/01/2022 em 18:14, Vecchio disse:

 

Existe algo de ilegal nisso? Sim, já responderam acima.

 

Uma pessoa sem formação pode passar consultoria com treino e dieta ou corre o risco de ser denunciada pelos conselhos? Pode, mas a depender do interesse político da denúncia ser levada adiante resulta em nada ou em coisas bizarras como a prisão do Jorlan.

 

 

Pense numa pessoa com experiência em treino, nutrição, suco e e preparação para fisiculturismo como a do Jorlan pra passar por isso. Veja o calibre do armamento para "prenderem o meliante".

 

Cláudia Raia passou recentemente pela mesma situação por conta de, pasme, ter promovido algumas atividades de recreação - ao lado de seu personal trainer formado - encorajando os seguidores a manterem uma rotina ativa durante o lockdown. Enfim, a treta foi parar na justiça, pois o CREF foi atrás. Tadalafellas idem. Logo, tudo dá a entender que parecem interesses políticos que norteiam quem deva ser interditado ou não.

 

E aqui vai uma contrapergunta: o que seria do fisiculturismo se fosse conduzido unicamente por quem fosse formado? Aliás, existiria fisiculturismo com hoje ele é?

 

Por isso, eu acho importante existir um livre comércio dentro do qual dois adultos possam estabelecer um contrato e vida que segue.

 

Vou dar um contraexemplo do que ocorre na gringa na parte médica: um médico, que decida não prescrever estatinas para um paciente que esteja com o LDL acima de 100 mg/dl lá, ele é descredenciado dos planos de saúde. Dr. Robert Cywes, PhD cirurgião, foi descredenciado. Aqui, devido aos médicos terem mais liberdade, eles podem ter essa autonomia e responsabilidade em decidirem ou não prescrever. Logo, quanto mais engessado, mais corporativamente controlado, menos liberdade os profissionais têm. É o que me parece. E olha que eu estou dando um exemplo de profissionais com formação acadêmica, mas que precisam rezar na cartilha das guidelines impostas, sem poderem exercer suas autonomias.

 

Então, com a existência de um comércio livre, os profissionais formados se sentem obrigados a oferecerem um serviço de melhor qualidade. Geralmente a reclamação, mais do que justa, é que o preço do serviço precisa ser baixado devido ao perfil típico nosso de procurarmos o que está "mais em conta". Logo, eu pessoalmente gostaria de ouvir alguém formado contar o seu lado da história aqui porque eu acho não iria gostar de que fizessem o mesmo na minha profissão.

 

Do lado de quem contrata o serviço já dá pra se falar mais: enquanto a expectativa pela qualidade de serviço contratado é atendida - até quando ela não é - a banda segue o jogo. Oras, gostou continua, não gostou, contrata outro e vida que segue. O problema ocorre quando o "vai dá merda" bate à sua porta. Uma lesão de exercício feito errado, um lipidograma estalando números errados por conta de dieta ou então um colateral violento de suco. Tudo isso pode dar com o profissional qualificado. Mas daí tá lá o carimbo do conselho para o qual ele vai precisar ajoelhar no milho. Já o coach contratado a pessoa vai correr pra onde? Muzy vive dizendo que tem um alto número de pacientes que vieram de prescrições que deram errado de coach. Por isso que a reputação do coach, na minha opinião, o número de atletas que ele já promoveu resultados bons, é algo que fala por si só.

 

Agora, uma coisa chama a atenção. Isto é inegável. Para os mais velhos, Jorlan inclusive, eles tiveram no passado a oportunidade de obterem o CREF usando prova de experiência, via duas testemunhas. Era chegar e regularizar a situação. Pronto. É ruim ver que muitos não aproveitaram esta situação. Mas, mesmo assim, para os dias de hoje, eu digitei aqui "Educação Física EAD". Putz... saiu uma renca de resultados, tudo prova EAD, de marcar com X, gurizada tendo matérias que nunca irão utilizar, mas, e daí? Eles terão registro profissional, o que os coloca diametralmente em outra situação. Pô, mano, fazer um EAD, duas matérias, prova de marcar com X, em dois palito o cara resolve uma situação dessas e tira seu nome da boca do sapo. O tempo que o cabra fica na Internet lutando pela independência da atividade é o tempo que ele pode ir a uma unisquina destas e obter o diploma. Pessoalmente eu vejo isso como um mal sinal.

Concordo plenamente

 

E educação física à distância na faculdade mais barata e sem vergonha que achar te habilita à pagar taxa proteção , digo anuidade pra máfia, desculpa, pro conselho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • 4 meses depois...

O que eu já recebi de maus conselhos de professores formados, não está escrito! Dito isto, é claro que conheço um que é praticamente um pesquisador na área e obviamente cursou faculdade. Já leu mais de 200 estudos diferentes, vai regularmente nos "laboratórios", onde são feitas as pesquisas, etc. Um crânio. Mas não falta cara formado sabe lá onde e que dá cada pitaco errado... Por isso, não sei te dizer, rs. Errado claro que é, como já falaram. Mas o papel não é garantia do conhecimento. Acho que cabe a você mesmo avaliar o nível do cara. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/05/2022 em 02:54, Torf disse:

Pra você ensinar matemática pro seu filho, você tem que ter licenciatura em matemática?

Pra você dizer pra sua esposa tomar um Doril, você tem que ser formado em medicina? Pra dizer pro seu amigo comer mais verduras, tem que ser formado em nutrição?

 

Muitas das vezes a regulamentação tem mais a ver com corporativismo do que com proteção ao consumidor.

 

 

Isso é algo que eu sempre falei.
Profissional que costuma fazer terrorismo acerca disso é geralmente um frustado que não consegue se vender, seja como personal ou nutri.
Imagino que se há alguem sem formação 'pegando' seus clientes, o problema é voce que não entrega resultado as pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na prática é difícil até de encaixar de exercício irregular da profissão , a maioria se intitula como coach e essa profissão ñ é regulamentada aí cai no que um amigo citou atrás : os conselhos fiscalizam quem é regulamentado( um palhaçada por sinal).

O Congresso Nacional já tentou diversas vezes "regularizar'' os coachs mas ñ conseguiu por sem muito complexa a matéria 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2022 em 21:14, mrbrazil disse:

O QUE ACHO LEGAL QUE QUSE NIMGUEM BRINCA DE SER CIRURGIAO SEM FORMACAO KKKK JA PERSONAL E NUTRI GERAL ATUA SEM FORMACAO 

Que argumento de merda.

Retomando ao tópico.
Sim, é ilegal exercer profissão de Educador Físico/Personal e nutricionista sem o CREF/CRN, porém isso vai da escolha de quem tá contratando, se a pessoa não liga ok, eu mesmo preferiria ter consultoria do Mr. Saizen (que não tem formações) do que um nutricionista qualquer por ai.

Muitas das vezes as pessoas com menos ensino porém com mais vontade de aprender sobre treinos, dieta (e também testar em si mesmo protocolos hormonais, spots de aplicações), se sobressaem sobre as pessoas que acham que um diploma é tudo e que possivelmente não treinam e/ou não fazem dieta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...