Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dar consultoria sem formação acadêmica


Lein

Posts Recomendados

Vejo muitas pessoas principalmente atletas darem consultoria esportiva sem possuir formação acadêmica, principalmente nas áreas de educação física e nutrição. Eu mesmo já fiz consultoria com um atleta que tem um conhecimento enorme e não possui diploma. Assim como conheço vários outros. Cito o exemplo do Ricardo Rocha, mr saizen, que segundo ele nem completou o ensino médio e é um coach foda.

A dúvida é: existe algo de ilegal nisso? Uma pessoa sem formação pode passar consultoria com treino e dieta ou corre o risco de ser denunciada pelos conselhos? 

Não digo nem da parte hormonal, mas sim passar treino e alimentação para as pessoas. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sim, é ilegal.

 

O art. 47 da Lei de Contravenções Penais veda esse tipo de conduta.

 

Art. 47. Exercer profissão ou atividade econômica ou anunciar que a exerce, sem preencher as condições a que por lei está subordinado o seu exercício:
Pena - prisão simples, de quinze dias a três meses, ou multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, no Brasil é exercício ilegal da profissão e volte e meia você pode ver alguma noticia de um famoso sendo notificado pela prescrição ilegal de exercícios.


A pena é baixa 15 dias a 3 meses de prisão ou multa - que chega ao valor de uma anuidade do CREF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho, recurso ergogênico por via medicamentosa não existe graduação para isso, é totalmente fora da academia;

Treino de musculação para fisiculturismo também é tudo empirismo;

Portanto, coachs que viveram bastante a prática são sim confiáveis na minha opinião. O bom do cara que buscou a graduação é porque o cara tem mais acesso ao estado da arte, e a teoria junto da prática sempre são mais poderosos que separados. Além disso o cara ter noção do método científico e tem alguma pedagogia faz muita diferença na forma que ele absorve e passa as experiência empiricas que ele vive na sala de musculação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou lhe dar dicas de treino em você pode me agradecer com uma doação... pronto kkk..

 

mas já como já relataram é ilegal,

assim como instruir pessoas ah investir o dinheiro... 

por isso atualmente os videos sobre diz, que não é dica de investimento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2022 em 15:07, Lein disse:

A dúvida é: existe algo de ilegal nisso?

 

Da mesma forma que vender picolé na praia sem CNPJ e alvará sanitário tbm é ilegal.

 

Graduação só me diz que aquela pessoa sabe o básico. As vezes nem isso.

 

 

Editado por Zanne
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2022 em 15:07, Lein disse:

A dúvida é: existe algo de ilegal nisso? Uma pessoa sem formação pode passar consultoria com treino e dieta ou corre o risco de ser denunciada pelos conselhos? 

Teoria: Exercício ilegal da profissão

 

Prática: Não pode ser fiscalizado pelo CREF e nem CRN, por não serem profissionais da área.

 

Conclusão, você corre menos riscos não tendo formação.

 

Conclusão pessoal, nunca obtive resultados satisfatórios com "diplomados".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2022 em 15:07, Lein disse:

Vejo muitas pessoas principalmente atletas darem consultoria esportiva sem possuir formação acadêmica, principalmente nas áreas de educação física e nutrição. Eu mesmo já fiz consultoria com um atleta que tem um conhecimento enorme e não possui diploma. Assim como conheço vários outros. Cito o exemplo do Ricardo Rocha, mr saizen, que segundo ele nem completou o ensino médio e é um coach foda.

A dúvida é: existe algo de ilegal nisso? Uma pessoa sem formação pode passar consultoria com treino e dieta ou corre o risco de ser denunciada pelos conselhos? 

Não digo nem da parte hormonal, mas sim passar treino e alimentação para as pessoas. 

 

 

Existe algo de ilegal nisso? Sim, já responderam acima.

 

Uma pessoa sem formação pode passar consultoria com treino e dieta ou corre o risco de ser denunciada pelos conselhos? Pode, mas a depender do interesse político da denúncia ser levada adiante resulta em nada ou em coisas bizarras como a prisão do Jorlan.

 

 

Pense numa pessoa com experiência em treino, nutrição, suco e e preparação para fisiculturismo como a do Jorlan pra passar por isso. Veja o calibre do armamento para "prenderem o meliante".

 

Cláudia Raia passou recentemente pela mesma situação por conta de, pasme, ter promovido algumas atividades de recreação - ao lado de seu personal trainer formado - encorajando os seguidores a manterem uma rotina ativa durante o lockdown. Enfim, a treta foi parar na justiça, pois o CREF foi atrás. Tadalafellas idem. Logo, tudo dá a entender que parecem interesses políticos que norteiam quem deva ser interditado ou não.

 

E aqui vai uma contrapergunta: o que seria do fisiculturismo se fosse conduzido unicamente por quem fosse formado? Aliás, existiria fisiculturismo com hoje ele é?

 

Por isso, eu acho importante existir um livre comércio dentro do qual dois adultos possam estabelecer um contrato e vida que segue.

 

Vou dar um contraexemplo do que ocorre na gringa na parte médica: um médico, que decida não prescrever estatinas para um paciente que esteja com o LDL acima de 100 mg/dl lá, ele é descredenciado dos planos de saúde. Dr. Robert Cywes, PhD cirurgião, foi descredenciado. Aqui, devido aos médicos terem mais liberdade, eles podem ter essa autonomia e responsabilidade em decidirem ou não prescrever. Logo, quanto mais engessado, mais corporativamente controlado, menos liberdade os profissionais têm. É o que me parece. E olha que eu estou dando um exemplo de profissionais com formação acadêmica, mas que precisam rezar na cartilha das guidelines impostas, sem poderem exercer suas autonomias.

 

Então, com a existência de um comércio livre, os profissionais formados se sentem obrigados a oferecerem um serviço de melhor qualidade. Geralmente a reclamação, mais do que justa, é que o preço do serviço precisa ser baixado devido ao perfil típico nosso de procurarmos o que está "mais em conta". Logo, eu pessoalmente gostaria de ouvir alguém formado contar o seu lado da história aqui porque eu acho não iria gostar de que fizessem o mesmo na minha profissão.

 

Do lado de quem contrata o serviço já dá pra se falar mais: enquanto a expectativa pela qualidade de serviço contratado é atendida - até quando ela não é - a banda segue o jogo. Oras, gostou continua, não gostou, contrata outro e vida que segue. O problema ocorre quando o "vai dá merda" bate à sua porta. Uma lesão de exercício feito errado, um lipidograma estalando números errados por conta de dieta ou então um colateral violento de suco. Tudo isso pode dar com o profissional qualificado. Mas daí tá lá o carimbo do conselho para o qual ele vai precisar ajoelhar no milho. Já o coach contratado a pessoa vai correr pra onde? Muzy vive dizendo que tem um alto número de pacientes que vieram de prescrições que deram errado de coach. Por isso que a reputação do coach, na minha opinião, o número de atletas que ele já promoveu resultados bons, é algo que fala por si só.

 

Agora, uma coisa chama a atenção. Isto é inegável. Para os mais velhos, Jorlan inclusive, eles tiveram no passado a oportunidade de obterem o CREF usando prova de experiência, via duas testemunhas. Era chegar e regularizar a situação. Pronto. É ruim ver que muitos não aproveitaram esta situação. Mas, mesmo assim, para os dias de hoje, eu digitei aqui "Educação Física EAD". Putz... saiu uma renca de resultados, tudo prova EAD, de marcar com X, gurizada tendo matérias que nunca irão utilizar, mas, e daí? Eles terão registro profissional, o que os coloca diametralmente em outra situação. Pô, mano, fazer um EAD, duas matérias, prova de marcar com X, em dois palito o cara resolve uma situação dessas e tira seu nome da boca do sapo. O tempo que o cabra fica na Internet lutando pela independência da atividade é o tempo que ele pode ir a uma unisquina destas e obter o diploma. Pessoalmente eu vejo isso como um mal sinal.

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...