Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desequilibrio agonista antagonista


joaozinh525

Posts Recomendados

Pessoal boa noite

 

Tô com um aluno com quem tô trabalhando há umas 3 semanas a sua correção postural

Tenho um problema que ainda n encontrei solução na literatura, então venho tirar dúvida com os magos aqui do Hipertrofia.org

Ele está com uma leve protrusão de ombro, porém as costas têm desenvolvido bem, então não acho que exista hiperativação de peitoral.

 

Ele foi atleta de arremesso de peso, então tríceps, deltoide, trapézio e até latíssimo e auxiliadores da rotação de tronco estão mais forte que o peito e que o bíceps dele

 

Peitoral dele não desenvolve  e nem temos mudanças tão significativas na protrusão, mesmo que eu alongue peito e diminua o trabalho de peitoral (editei pq havia dito costas)


O que posso fazer?

Editado por joaozinh525
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Cara, peitoral encurtado e dorsal alongada e fraca. Pra ter tido bastante fortalecimento nos auxiliares de rotação ele deve ter praticado arremesso por anos, não vai reverter em pouco tempo.

Monte as remadas pra ele supinadas, vai ativar mais as dorsais.

Peito vai ter que ter paciência, bastante Crucifixo e voador vão ajudar,  fazer o voador com as mãos esticadas "batendo palmas" no fim do movimento também. Bastante alongamento de peitoral depois do treino. 

Trabalhe bem os deltoides posteriores.

Paciência e crescer essa musculatura, desconheço outras formas.

@Pimpolhoman, @Alex_83, @MBD talvez possam ajudar mais.

Editado por Vitgtw
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alongar o peitoral ajuda. Mas pela minha experiência com minhas questões posturais de ombro, isso depende mais da consciência postural dele nas outras 24h do dia do que do que ele faz na academia. E RPG e pilates com fisioterapeuta (não com educador físico) me ajudou mais do que academia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os treinos de costas e de ombros devem ser voltados à correção de postura. Ou seja: mais trabalho de romboides/menos trabalhos de dorsais; mais foco na porção posterior de ombros/menos na anterior.

 

Eu também tinha os ombros levemente projetados para a frente, e corrigi dessa forma:

 

Treinos de costas

 

Incluir no máximo dois exercícios focados em dorsais, escolher entre:

- barra fixa ou puxadas altas

- remada baixa ou similares (curvada, cavalinho, serrote)

Incluir pelo menos dois exercícios focados em romboides, escolher entre:

- remada aberta com pegada neutra ou pronada (observar a execução com os cotovelos altos, como se fosse um "supino invertido")

- voador invertido

- facepull

 

Treinos de ombros

 

Excluir elevações frontais

- a porção frontal dos deltoides é bem trabalhada nos supinos e desenvolvimentos, elevação frontal é totalmente desnecessária e apenas aumenta a protrusão

Incluir um ou dois exercícios para porção posterior dos deltoides, como:

- posterior unilateral (cabos)

- elevação posterior com tronco inclinado para a frente (halteres)

- crucifixo invertido (cabos)

- elevação posterior unilateral deitado de lado no banco (halter)

 

Ao final de ambos os treinos: rotação (abertura) de manguito.

 

Alongamentos de peitoral diários.

 

Detalhe: é trabalho de longo prazo, demorei uns 9 meses pra começar a ver diferença. Como o @Pimpolhoman disse, a consciência postural no dia a dia também é importante. 

 

10 horas atrás, Vitgtw disse:

Monte as remadas pra ele supinadas, vai ativar mais as dorsais.

 

Esse é um erro bastante comum, dorsais muito desenvolvidas tendem a reforçar a protrusão dos ombros - é preciso equilibrar com o trabalho de romboides.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alex_83 disse:

Os treinos de costas e de ombros devem ser voltados à correção de postura. Ou seja: mais trabalho de romboides/menos trabalhos de dorsais; mais foco na porção posterior de ombros/menos na anterior.

 

Eu também tinha os ombros levemente projetados para a frente, e corrigi dessa forma:

 

Treinos de costas

 

Incluir no máximo dois exercícios focados em dorsais, escolher entre:

- barra fixa ou puxadas altas

- remada baixa ou similares (curvada, cavalinho, serrote)

Incluir pelo menos dois exercícios focados em romboides, escolher entre:

- remada aberta com pegada neutra ou pronada (observar a execução com os cotovelos altos, como se fosse um "supino invertido")

- voador invertido

- facepull

 

Treinos de ombros

 

Excluir elevações frontais

- a porção frontal dos deltoides é bem trabalhada nos supinos e desenvolvimentos, elevação frontal é totalmente desnecessária e apenas aumenta a protrusão

Incluir um ou dois exercícios para porção posterior dos deltoides, como:

- posterior unilateral (cabos)

- elevação posterior com tronco inclinado para a frente (halteres)

- crucifixo invertido (cabos)

- elevação posterior unilateral deitado de lado no banco (halter)

 

Ao final de ambos os treinos: rotação (abertura) de manguito.

 

Alongamentos de peitoral diários.

 

Detalhe: é trabalho de longo prazo, demorei uns 9 meses pra começar a ver diferença. Como o @Pimpolhoman disse, a consciência postural no dia a dia também é importante. 

 

 

Esse é um erro bastante comum, dorsais muito desenvolvidas tendem a reforçar a protrusão dos ombros - é preciso equilibrar com o trabalho de romboides.

Entendi, obrigado veinho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, joaozinh525 disse:

Pessoal boa noite

 

Tô com um aluno com quem tô trabalhando há umas 3 semanas a sua correção postural

Tenho um problema que ainda n encontrei solução na literatura, então venho tirar dúvida com os magos aqui do Hipertrofia.org

Ele está com uma leve protrusão de ombro, porém as costas têm desenvolvido bem, então não acho que exista hiperativação de peitoral.

 

Ele foi atleta de arremesso de peso, então tríceps, deltoide, trapézio e até latíssimo e auxiliadores da rotação de tronco estão mais forte que o peito e que o bíceps dele

 

Peitoral dele não desenvolve  e nem temos mudanças tão significativas na protrusão, mesmo que eu alongue peito e diminua o trabalho de peitoral (editei pq havia dito costas)


O que posso fazer?

No arremesso de peso tem supinadores monstruosos e teu aluno que foi arremessador tem peitoral fraco?

 

Geralmente em quem possui protusão de ombros, é devido a disfunções escapulares no que diz respeito a inibição ou falta de força em:
- rombóides;
- porções medial e inferior do trapézio;

- serratil anterior

Como também encurtamento ou hipertonia de:

- peitoral menor

- porção superior do trapezio

 

basicamente trabalhando para fortalecer os inibidos e inibidor os hipertonicos, se resolve isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, debew disse:

No arremesso de peso tem supinadores monstruosos e teu aluno que foi arremessador tem peitoral fraco?

 

Geralmente em quem possui protusão de ombros, é devido a disfunções escapulares no que diz respeito a inibição ou falta de força em:
- rombóides;
- porções medial e inferior do trapézio;

- serratil anterior

Como também encurtamento ou hipertonia de:

- peitoral menor

- porção superior do trapezio

 

basicamente trabalhando para fortalecer os inibidos e inibidor os hipertonicos, se resolve isso.

Minha melhora também coincidiu com quando eu pareu de treinar trapezio superior de forma direta (o que também reduziu dores no pescoço) e comecei a corrigir uma fraqueza de trapezio inferior e romboides com exercícios específicos. Apesar que os exercícios específicos de romboide eu cortei depois pois começou a me dar dor escapular e no ombro de um jeito que eu não conseguia nem lavar louça mais

Editado por Pimpolhoman
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...