Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Resultado exames - Dificuldades ganho massa muscular


vader1987

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal!

 

Seguinte, treino já faz um tempo considerável, entre indas e vindas creio que por volta de 5 anos.

 

Sempre tive extrema dificuldade de ganhar massa muscular e muita facilidade em perder peso, atualmente estou pesando 71 kg com 1,78 de altura.

 

Confesso que minha dieta não é das melhores, não pode comer muita porcaria, mas sim por comer pouco mesmo, faço poucas refeições ao longo do dia, por volta de 3. Café da manhã, almoço e jantar.

 

Estou treinando de 3 a 4x por semana.

 

De uns tempos para cá (8 meses), tenho me sentido muito desanimado, libido baixa (alguns dias normal outros inexistente), humor instável, acordo todos os dias antes do relógio despertar com uma sensação de angustia. Fui ao médico e ele me pediu alguns exames, seguem resultados abaixo

 

31 anos

 

Transaminase pirúvica - TGP (Alanina amino transferase) - 19 U/L

Transaminase oxalacética - TGO (Aspartato amino transferase) - 22 U/L

Prolactina - 12,80 ng/ml

FSH - Hormônio Folículo Estimulante - 3,6 mUI/ml

Hormônio Luteinizante (LH) - 5,0 mUI/ml

Testosterona Total - 468,12 ng/dl

SHBG (Globulina Transportadora de Hormônios Sexuais) - 21,80 nmol/l

Testosterona Livre Calculada - 12,06 ng/dl

Testosterona Biodisponível - 282,73 ng/dl

 

Está tudo normal? 

Tem alguma dica para me dar?

Desde já agradeço a todos.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

apesar de nao dar pra ver qual os ranges do laboratorio, pareceeee tudo normal mas prolactina poderia ester mais baixa (geralmente o limite maximo vai de  15 a 20 se nao me engano, dependendo do laboratorio)....

Faltou estrogenio e exames da tireoide (T4, T3, TSH), também...

 

mas até então o resultado ali não explica dificuldade de ganhar peso, isso é a dieta mesmo, mas talvez a libido alterada poderia ser por conta da prolactina, quem sabe estrogenio, etc.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta!

O intervalo de referência do laboratório para Prolactina é de 2,10 a 17,70.

O médico não pediu estrogênio e nem tireoide.

Acha que devo fazer um exame de estrogênio? Será que consigo fazer direto no laboratório mesmo sem a solicitação do médico?

Devo tomar alguma coisa para baixar a prolactina?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comer porcaria ou não comer vai influenciar no crescimento de massa muscular x gordura, mas de qqé forma vc vai crescer (famoso bulking sujo). O calculo de calorias ta adequado ao seu estilo de vida? Ta batendo 2g por kg de proteína? E o sono, ta pelo menos aceitável? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. As transaminases não revelam evidência de lesão orgânica, sua elevação geralmente está associada à morte de hepatócitos, podendo também estar elevadas quando há lesão em outros órgãos, como músculos. Valores das gonadotrofinas, ou seja, LH e FSH, dentro dos limites da normalidade, sugerindo que as funções androgênicas e espermatogênicas estão adequadas no seu organismo, e isso é comprovado pelos valores do perfil de testosterona, todos adequados para sua idade. Prolactina também está adequada. 

 

Busque analisar o que mudou na sua vida há oito meses atrás. Seja no emprego, seja na dinâmica de relacionamento com sua companheira, amigos, tempo de treino muito prolongado, etc. Pela minha experiência, não parece haver correlação endocrinológica com sua flutuação no humor. Existem sim outras causas orgânicas que podem ser investigadas, mas não custa nada tirar um tempo e ver se o que está te atrapalhando não está se passando na esfera mental.

 

Abraço!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, jonnyosbourne disse:

Comer porcaria ou não comer vai influenciar no crescimento de massa muscular x gordura, mas de qqé forma vc vai crescer (famoso bulking sujo). O calculo de calorias ta adequado ao seu estilo de vida? Ta batendo 2g por kg de proteína? E o sono, ta pelo menos aceitável? 

Então cara, na verdade não sei quantas calorias estou ingerindo, mas creio que deva estar equilibrado ou talvez com um pouco de déficit, meu peso está estável, não estou ganhando nem perdendo peso. Provavelmente não estou ingerindo 2g de proteína por kg de peso.

Mas mesmo quando fazia uma dieta mais "regrada" nunca tive aquele "shape legal". Estou dormindo por volta de 5 a 6 horas por noite.

 

13 horas atrás, .section disse:

Boa noite. As transaminases não revelam evidência de lesão orgânica, sua elevação geralmente está associada à morte de hepatócitos, podendo também estar elevadas quando há lesão em outros órgãos, como músculos. Valores das gonadotrofinas, ou seja, LH e FSH, dentro dos limites da normalidade, sugerindo que as funções androgênicas e espermatogênicas estão adequadas no seu organismo, e isso é comprovado pelos valores do perfil de testosterona, todos adequados para sua idade. Prolactina também está adequada. 

 

Busque analisar o que mudou na sua vida há oito meses atrás. Seja no emprego, seja na dinâmica de relacionamento com sua companheira, amigos, tempo de treino muito prolongado, etc. Pela minha experiência, não parece haver correlação endocrinológica com sua flutuação no humor. Existem sim outras causas orgânicas que podem ser investigadas, mas não custa nada tirar um tempo e ver se o que está te atrapalhando não está se passando na esfera mental.

 

Abraço!

 

 

Obrigado pela resposta. O que você quis dizer exatamente com tempo de treino muito prolongado? 

Creio que possam haver fatores emocionais interferindo sim, as vezes não é tão simples de lidar com isso, mas concordo que vale uma analise sobre.

Quais outras causas orgânicas, além de olhar para a esfera emocional poderiam estar interferindo nos pontos citados?

A minha testosterona não poderia estar um pouco mais alta? Ou isso é totalmente individual?

 

Obrigado a todos pela ajuda!

Editado por vader1987
Complementar informação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, vader1987 disse:

mas sim por comer pouco mesmo, faço poucas refeições ao longo do dia, por volta de 3. Café da manhã, almoço e jantar.

 

 

6 minutos atrás, vader1987 disse:

Então cara, na verdade não sei quantas calorias estou ingerindo

 

Vou chutar que provavelmente é essa sua dificuldade em ganhar massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, rocket disse:

 

 

Vou chutar que provavelmente é essa sua dificuldade em ganhar massa.

Sim! eu concordo com você, por isso coloquei esse ponto.

A questão é que a minha dieta já foi bem melhor, já me preocupei bem mais com isso, mas quando vc faz a dieta e se esforça na academia e não vê muita diferença no seu corpo, acaba dando uma desanimada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sempre tive dificuldade em ganhar massa, até comprar uma balança e contar calorias.

Se você também come todo dia a mesma coisa é ainda mais fácil. Calcula os macros e a quantidade de cada alimento que você tem que comer.

Puxa a balança, joga os x gramas do alimento X, y gramas do Y e z gramas do Z. Pronto! Só comer e é esse o esforço que você tem que fazer.

 

Eu não gosto de ter que fazer 500 refeições por dia, eu tomo um leite com whey de manhã por praticidade e depois só almoço e janto.
Meu corpo responde bem, não me sinto estufado por comer muito, então essa estratégia funciona pra mim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Obrigado pela resposta. O que você quis dizer exatamente com tempo de treino muito prolongado? 

Creio que possam haver fatores emocionais interferindo sim, as vezes não é tão simples de lidar com isso, mas concordo que vale uma analise sobre.

Quais outras causas orgânicas, além de olhar para a esfera emocional poderiam estar interferindo nos pontos citados?

A minha testosterona não poderia estar um pouco mais alta? Ou isso é totalmente individual?

Essas causas podem estar relacionadas com disfunção tireoidiana, alterações do sono (importante*), distúrbios imunológicos.. Estou citando por que você perguntou, mas não creio que seja o caso, presumindo que vc estava com libido, energia e humor adequados há mais ou menos pouco tempo. Independentemente da causa, a consequência é um desbalanço de aminas/neurotransmissores a nível de sistema nervoso central. O tratamento pra isso é reforçar no seu cotidiano a prática de atividades que te despertem interesse e prazer genuínos, caso contrário, o caminho neurológico oposto será reforçado (ou seja, vc deve usar o mecanismo de habituação/plasticidade cerebral a seu favor).

 

Quanto ao treino, estava me referindo à necessidade de se ter cuidado com overtraining, que pode te deixar mais cansado, ao invés de mais condicionado.

 

Sua testosterona poderia estar mais alta, e também poderia estar mais baixa e ainda continuar adequada. É possível se ter um nível baixo (o que não é seu caso) e ainda assim fazer um bom proveito do pouco que se têm devido à sensibilidade dos receptores a nível celular. Sim, é individual.

 

Se o seu sono tem um tempo adequado mas não é reparador, considere o uso de melatonina. Se ter um descanso de mais qualidade e realizar coisas que te agradariam habitualmente não melhorarem, procure um profissional.

 

Tenha paciência amigo, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...