Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Derrota de mestre chinês em desafio no MMA cria debate sobre artes marciais


Torf

Posts Recomendados

Publicidade

17 horas atrás, Mandarim disse:

Será que é verdade que o Yip Man venceu aquele boxeador no segundo filme? 


Naquela época era comum demais artistas marciais vencerem boxeadores nesses duelos. Era acima de tudo uma questão de honra oriental. Japoneses, Chineses, Coreanos e Tailandeses não só almejavam vencer o ocidente como treinavam para tal em uma extensão da arte que praticavam. 

Quando o Japão levou o Karate para lá , quase eles levaram no lugar o boxe, mas foi questão de honra usar a arte de Okinawa, dentre os propósitos era que fosse capaz de se igualar as lutas chinesas e superar o boxe. O boxe na época, pugilismo, era muito mas muito abaixo do que temos hoje, porém mais contundente do ponto de vista de proteção visto que nem usavam luva, quando se depararam com os Japa e Chineses que também treinavam sem luva viram quão inferior a técnica do pugilismo era ao das lutas orientais. 

Nesse video promocional que fizeram do Karate nos primórdios da JKA, mostra aos 15:50 esse intuito de superar o pugilismo, até então de predominancia inglesa. 

Video:

Spoiler

 



Antes da segunda guerra um pugilista inglês (estou tentando encontrar o nome dele novamente) dominou os ringues ao adotar o conceito de Kime (definição de golpe) em suas lutas o colocando técnicamente muito acima dos outros lutadores, tudo devido a uma aproximação maior da Europa com as artes marciais principalmente Japonesas. Infelizmente a técnica foi esquecida no Boxe devido o aumento das onças nas luvas, luvas mais grossas mais desnecessário o Kime, visto que luvas mais fofas facilitam o nocaute e tiram a responsabilidade do lutador dar um soco perfeito a todo momento, pois protege a mão e aumenta a vibração do impacto. 


Adendo: 

O pugilista em questão foi Jack Dempsey, ele ensinava a técnica de soco da seguinte forma: Seja rápido, limpo, relaxado e contraia todas as articulações no fim do golpe. Teve 60% das suas lutas ganhas por nocaute. 

 E o outro a ensinar as mesmas ideias foi o francês George Carpetie que dizia que o resumo era relaxar e contrair.
 

 

 

Spoiler

  

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vale-Tudo, depois o MMA exorcizou muitos aspectos das artes marciais que eram desenvolvidos quase que pra impressionar durante demonstrações públicas, pois a eficácia num beco mal iluminado era questionável.

 

Comento isso por causa dos trocentos socos em um minuto tão alardeados no KF, em algumas de suas escolas.

Só pra descontrair segue uma zoerinha, sem a intenção de ofender.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Wesley Pinto disse:


 

 

Querido Wesley, uma das coisas com as quais eu semprte impliquei foram essas malditas demonstrações. Não é do seu tempo, mas havia um desenho animado de um cachorrinho com um kimono cuja especialidade era exatamente estraçalhar melancias.

 

Demonstração que seja de fato demonstração é tapa na cara, porta fechada e um de frente pro outro com sangue no olho. E só. 

Comento isso porque o primeiro vídeo tem a intenção, errada ao meu ver, de demonstrar a eficácia da luta perante outras. Aí, salta para aquele outro conjunto que eu mencionei, o mundo das lutas. 

 

Acrecite se quiser, eu quero lembrar o nome do japa que tem uma escola isolada aqui. Ele é mais antigo e chegou antes que o Okuda. Talvez tenha chegado junto ou um pouco depois que o Akamine. Puta queos pariu... depois eu lembro dele. Mas adivinha o que aconteceu quando o japa baixou por aqui? A primeira coisa que ele precisou fazer para autoridades militares foi sair na porrada com um boxeador e com um capoeirista, se não me engano. Contado pela biografia dele mesmo, isto é, sem termos o aval da outra parte, consta que ele levou vantagem nos dois desafios. E isso lá nos idos de 195X.

 

Agora, se a demonstração tem a intenção de exibir a arte marcial, eu considero válido. 

 

EDIT: O "querido" é no homo e também é respeitoso/carinhoso, antes que desperte imaginações diversificadas...

Editado por Jaraqui
preocupado com o que o Wesley possa entender por "querido"
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...