Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Manifesto Internacional Pede Que Comida Seja Regulada Como O Cigarro É


Torf

Posts Recomendados

Um manifesto publicado pela Consumers International, organização internacional de defesa do consumidor, pede que alimentos industrializados sejam regulamentados da mesma forma que o cigarro.

Entre as medidas sugeridas pelo documento está a proibição de publicidade de produtos não saudáveis para crianças e a adoção de rótulos frontais com informações claras –incluindo alertas sobre altas quantidades de gordura, sal ou açúcar, por exemplo.

“Estamos fazendo uma campanha mundial para que se aprove uma convenção de alimentos saudáveis nos mesmos moldes da convenção para o controle do tabaco, da Organização Mundial da Saúde. Só assim os governos terão força para enfrentar a indústria”, disse ao blog o chileno Juan Trímboli, diretor regional da Consumers International (para América Latina e Caribe).

Em vigor desde 2005, a Convenção­Quadro para Controle do Tabaco determinou a adoção de uma série de medidas contra o tabagismo, entre elas a regulamentação de embalagens e impostos para desencorajar a compra de cigarro. Mais de 170 países já aderiram ao tratado.

Para a Consumers International, já está mais do que na hora de também fechar o cerco contra produtos industrializados não saudáveis.

“A obesidade é uma epidemia. Em todos países latino­americanos praticamente 50% dos adultos está com sobrepeso (no Brasil, 52,5% da população adulta está acima do peso)”, afirma Trímboli.

Segundo ele, há avanços na regulação em alguns países da região. No Equador, por exemplo, desde 2013 os rótulos dos alimentos industrializados mostram se o produto tem alto, médio ou baixo teor de gordura, sal e açúcar. Na frente da embalagem há uma sinalização seguindo as cores do semáforo (vermelho se for alto, amarelo para níveis médios e verde para níveis baixos).

r%C3%B3tulo1-620x243.jpg

Exemplo de rótulo equatoriano

No Brasil, em 2010 a Anvisa baixou uma medida obrigando os fabricantes a colocar frases de alerta nos rótulos dos alimentos, mas a resolução foi suspensa pela Justiça a pedido da indústria.

Para Trímboli, os alertas nos rótulos são uma tendência mundial. No Reino Unido, desde 2013 as embalagens exibem de forma clara a quantidade de calorias, gordura, sal e açúcar. Os nutrientes também são classificados em níveis (baixo, médio ou alto) e indicados por cores –de novo seguindo o semáforo.

r%C3%B3tuloUK.jpg

Além de rótulos mais claros, o manifesto internacional pede que sejam tomadas medidas para que os alimentos vendidos nas escolas sejam mais saudáveis e que aumentem os impostos sobre comidas processadas ricas em gordura, sal e açúcar.

“O consumo desses produtos é uma das principais causas do aumento da obesidade. Há outras, claro. É preciso mudar a cultura da família, que está cada vez mais acostumada com comidas rápidas e não saudáveis. Mas para isso é fundamental que as pessoas saibam o que estão comendo. Hoje o rótulo não diz nada, e o que diz, a população não entende.”

O documento foi assinado por 22 organizações, entre elas três brasileiras: o Instituto Alana, a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) e o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Editado por Torf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Pra mim, todos os derivados de trigo, alimentos ricos em gordura vegetal hidrogenada e ricos em açúcar deveriam ter uma pessoa diabética amputada numa cama de hospital com os dizeres: "O Ministério da Saúde adverte: este alimento é uma bosta e, provavelmente, vai te matar".

Editado por pedrinho91
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

QUE BOSTA...

pq não colocam uma coleira no cu de cada um logo de cada vez???

recomendo esse filme para quem quer entender um pouco mais sobre os perigos do comunismo e acordarem um pouco pra essas baboseiras de "PARA SUA MAIOR SEGURANÇA"... vamos tirar sua liberdade...

ohh desculpem-me minha falta de cordialismo ignorantes que não entendem inglês... ralem o cu para procurar a versão legendada :) ou pior, para os analfabetos funcionais, versão dublada...

Editado por Animality
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duvido que isso funcione, principalmente no Brasil onde existe leis que proíbem a associação de alimentos voltados para crianças com desenhos infantis e mesmo assim é o que mais se vê por ai. É uma pena, pois como Trímboli fala no texto, a obesidade é uma epidemia, e deve ser tratada como tal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que tal algumas lições de nutrição na aula de educação física/ciências/biologia do ensino fundamental e médio?

Aí que tá! Hoje em dia escola não serva pra muita coisa.

O cara aprende sobre fisiologia celular, mas não faz ideia do que signifique. Eu mesmo sou um analfabeto biológico, e estou aprendendo coisas importantes sobre nutrição e biologia depois de adulto.

Por isso se for possível quando tiver filhos eles estudarão em casa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...