Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado

algo sobre hoffite, tem algo a dizer? relação entre agacho x hoffite, etc

Pessoas destreinadas, mulheres

1. Anatomia - o quadril normalmente mais largo leva a um aumento do ângulo Q, tornando mais comum o geno valgo nas mulheres. Isso faz com que a patela tenha uma tendência a sair lateralmente e aumenta a incidência de desgaste na patela, o que promove maior desgaste das cartilagens e causa problemas como a condromalácia.

2. Hormônios - Concentrações elevadas de hormônio feminino podem ter repercussões negativas na saúde dos tendões, conforme comprovam estudos de pesquisadores dinamarqueses (Hansen et al., 2008; 2009). Segundo eles, as altas concentrações de estrogênio inibem a síntese de colágeno no tendão patelar.

3. Ativação muscular - As mulheres em geral têm maior dificuldade de ativar a musculatura posterior da coxa. Em determinados exercícios, a relação entre da ativação dos posteriores em relação ao quadríceps chega a ser um terço da dos homens (Eben, 2009)! E isso é um alerta importante, pois a ativação da musculatura posterior diminui a tensão na patela. Ou seja, quanto menos se ativa a musculatura posterior maior a movimentação da tíbia em relação ao fêmur, o que pode dobrar a tensão no ligamento cruzado anterior (Lee et al., 1999; Markolf et al., 2004).

4. Cotidiano - A moda também não ajuda muito... há mais de 30 anos se alerta para os problemas que a utilização de saltos acarretam na biomecânica da marcha. E recentemente se comprovou que a utilização de saltos promove encurtamento na panturrilha e aumento dos momentos de força anteriores nos joelhos (Cronin et al., 2012). Fatores que, associados, predispõe a maior sobrecarga patelofemoral.

Baker MM, Juhn MS. Patellofemoral pain syndrome in the female athlete. Clin Sports Med. 2000 Apr;19(2):315-29.

Boles CA, Ferguson C. The female athlete. Radiol Clin North Am. 2010 Nov;48(6):1249-66. doi: 10.1016/j.rcl.2010.07.015.

Brukner PD, Crossley KM, Morris H, Bartold SJ, Elliott B. 5. Recent advances in sports medicine. Med J Aust. 2006 Feb 20;184(4):188-93.

Clark DR, Lambert MI, Hunter AM. Muscle activation in the loaded free barbell squat: a brief review. J Strength Cond Res. 2012 Apr;26(4):1169-78.

Cronin NJ, Barrett RS, Carty CP. Long-term use of high-heeled shoes alters the neuromechanics of human walking. J Appl Physiol. 2012 Mar;112(6):1054-8.

Devan MR, Pescatello LS, Faghri P, Anderson J. A Prospective Study of Overuse Knee Injuries Among Female Athletes With Muscle Imbalances and Structural Abnormalities. J Athl Train. 2004 Sep;39(3):263-267.

Earl JE, Vetter CS. Patellofemoral pain. Phys Med Rehabil Clin N Am. 2007 Aug;18(3):439-58, viii.

Ebben WP. Hamstring activation during lower body resistance training exercises. Int J Sports Physiol Perform. 2009 Mar;4(1):84-96.

Escamilla RF, Fleisig GS, Zheng N, Lander JE, Barrentine SW, Andrews JR, Bergemann BW, Moorman CT 3rd. Effects of technique variations on knee biomechanics during the squat and leg press. Med Sci Sports Exerc. 2001 Sep;33(9):1552-66.

Gibbs JC, Williams NI, Scheid JL, Toombs RJ, De Souza MJ. The association of a high drive for thinness with energy deficiency and severe menstrual disturbances: confirmation in a large population of exercising women. Int J Sport Nutr Exerc Metab. 2011 Aug;21(4):280-90.

Hansen M, Koskinen SO, Petersen SG, Doessing S, Frystyk J, Flyvbjerg A, Westh E, Magnusson SP, Kjaer M, Langberg H. Ethinyl oestradiol administration in women suppresses synthesis of collagen in tendon in response to exercise. J Physiol. 2008 Jun 15;586(Pt 12):3005-16.

Hansen M, Miller BF, Holm L, Doessing S, Petersen SG, Skovgaard D, Frystyk J, Flyvbjerg A, Koskinen S, Pingel J, Kjaer M, Langberg H. Effect of administration of oral contraceptives in vivo on collagen synthesis in tendon and muscle connective tissue in young women. J Appl Physiol. 2009 Apr;106(4):1435-43.

, desequilíbrio entre cadeia posterior e anterior, volumes altos e execução inadequada.

Postado

Sim, afundos, avanços, passadas, bulgarian squat, one leg squat (pra quem consegue), etc..

Nesses casos eu até concordo de se colocar uma flexora ou extensora, mas mesmo assim ainda daria prioridade pra peso livre.

Postado

2 médicos que eu fui, disseram que é para fortalecer a articulação, mas nenhum disse como, conheceria alguma solução?

Articulação se fortalece treinando, sendo que o fortalecimento de articulações e tendões são mais lentos do que o processo de hipertrofia muscular, se você não estiver usando nenhum tipo de AES não se preocupe, suas articulações irão se fortalecer o bastante para aguentar as cargas que você consegue levantar.

Sim, afundos, avanços, passadas, bulgarian squat, one leg squat (pra quem consegue), etc..

Nesses casos eu até concordo de se colocar uma flexora ou extensora, mas mesmo assim ainda daria prioridade pra peso livre.

Exatamente.

Postado

Olha, sindrome de hoffa pode ser por trauma agudo (batida) ou repetitivos. Se a pessoa já tem patela alta, por exemplo, pode acabar desenvolvendo hoffite.

Tenta colocar mais alimentos antinflamatórios na dieta (corrigir desbalanço entre w3 e w6) que pode dar uma ajuda; trabalhar com o fortalecimento da musculatura da perna ajudaria; aquele tratamento com choque também acredito que ajudaria nesse caso.

Se os médicos disseram pra fortalecer a articulação mas não disseram como, era só perguntar. Você foi a um ortopedista? Por que se foi e não indicou pelo menos uma fisio, é muita negligência isso (na minha opinião).

Tem que ver a causa disso em você, e ai procurar o melhor tratamento, mas como eu disse, uma dieta antinflamatória pode ajudar muito nesses casos.

Abraço.

Postado

@Matheus, faço a maioria desses exercícios, exceto agachamento livre, por problema na coluna, então faço no hack, onde estabilizo a coluna. Pode-se fazer progressão de cargas normalmente?

Eu perguntei, eles falaram, faça isometria, se equilibre numa perna só, etc, mas não acho efetivo..

Sim, exatamente, ele deu uma ÓTIMA melhorada quando começei a fazer medium carb/highfat, e principalmente quando adicionei o cacau, se eu tiro o cacau da dieta, as apontadas, agulhadas no joelho voltam, cacau santo!!

A causa, segundo os médico, foi excesso de carga.

faço isometria no pico maximo de contração na cadeira extensora, o bom é que não afetei nenhuma parte da cartilagem, mesmo sendo por excesso de carga.

@andrey

Aquela parte do artigo que vc postou, falando sobre a largura do quadril etc, acho que acaba sendo válido pra mim, tenho o quadril bem largo..

Postado (editado)

Acho que esses acessórios devem ser mais utilizados quando se já levantam cargas altas baseadas no BW; ele ainda está no começo do SL 5x5. Na minha opinião eu deixaria mais pra frente. Mas o PL aqui é você, aconselha ele a usar?

Fiquei na duvida tb sobre a opnião do debew qto a usar ou não

, e não entendi o q quis dizer com a adiçao da frase em vermelho (entendi o q a frase em si quer dizer, estranhei o jeito q vc colocou dentro do post do matheus, algum apontamento especifico???

Fala com um ortopedista pra ver o que ele te indicaria nesse caso (musculação).

Por que se foi [a um ortopedista] e não indicou pelo menos uma fisio, é muita negligência isso (na minha opinião).

O duro é achar um medico não negligente aqui no interior.... normalmente os medicos olham pra mim, dizem uma perna mais curta é normal, e que meu problema é só de sobrepeso.... no maximo dão um anti-inflamatório e buenas Editado por Lucas.Silvestri
Postado

era pra salientar, caso ficasse a duvida do tipo: como assim exercicio de mobilidade não é pro joelho?, já teria respondido ali o por que de nao ser

Postado

Que problema na coluna que te deixa fazer esses outros exercicios mas não te deixa fazer agachamento livre?

Eu não gosto do hack, vejo nele quase que o mesmo problema de agachar no smith, não permite um movimento natural. Então na minha opinião, como já tem problema no joelho, evite o hack.

Para o fortalecimento existem vários exercícios: extensor, flexor, adutor, abdutor, elevação de quadril, etc..

Conselhando isso à mobs, pode te ajudar quando voltar aos treinos. E quando voltar, é voltar aos poucos, sem sair metendo carga logo de cara.

Não acredito que tenha sido por excesso de carga, mas sim por algum outro problema pré existente como condromalacia patelar, patela alta, algum trauma. Não existe isso de excesso de carga, olha quantos aqui no fórum mesmo erguem 2bw ou mais no agacho e não tem isso. Abaixar as cargas você precisa nesse momento mesmo pra não piorar, mas as cargas não são o problema.

Fique afastado um tempo dos treinos e fortaleça a musculatura antes e vai fazendo mobs, trabalhando a parte técnica, criando um ambiente mais antinflamatório, ai fica mais fácil pra se recuperar.

Na verdade é dificil achar um bom médico em qualquer canto, no interior ou não. O negócio é se tiver convênio ficar indo em todos que der até achar um que veja que é bom ou pelo menos tenha interesse pelo seu problema.

E é importante você também estudar sobre o assunto antes para quando ir ao médico não ser enrolado, já mostrar que você também sabe sobre o que fala, pergunta sobre a causa, pergunta sobre métodos para tratamento, opções sem ser remédio (por que só prescrever antinflamatório é facil, quero ver se você se recusar a tomar remédio como ele age), etc.. Assim as vezes o médico da um pouco mais de atenção por ver que não se trata de um leigo que só aceita tudo cegamente que ele fala.

Postado

Os exercícios que passo p perna, são o Hack, passada, o leg (porém meio movimento pois sinto a lombar), extensora e flexora, são eles não afetam a coluna, pelo menos não sinto dor..

Eh, talvez seja o melhor a fazer no momento.. Correr/esteira, impactos que podem piorar, então nem to fazendo no momento

Enviado de meu XT1078 usando Tapatalk

Postado

Alem das coisas que o Debew citou, fazer compressa pode ajudar a tirar a dor ou desconforto.

Outra possibilidade seria o desbalanço de força entre as pernas (direita~esquerda). Não sei se já tem algum exercício unilateral no seu treino, mas se não tiver, coloque que pode ajudar.

Diminuir a profundidade não creio que seja uma boa solução, até por que uma menor profundidade não traria benefícios nesse caso (a menos que esteja com algum encurtamento, ai diminuir a profundidade poderia ser uma solução temporária até corrigir isso).

Abraço.

Faço avanço andando (walking lunges) a pouco tempo, justamente pq acho q tem desbalanço de uma perna pra outra. Entretanto, a perna que é mais forte é a que tem o desconforto - mas ela tem menos mobilidade em todas as articulações.

Qual a região? Supra patelar? Poplítea? Medial?

Pergunta difícil! kkk. É na parte lateral esquerda.

Postado

Pergunta difícil! kkk. É na parte lateral esquerda.

Região atípica, incômodo é algo normal no praticante de musculação, se não atrapalha tanto continua auhauha

Postado

Parte lateral esquerda da perna direita ou esquerda?

Mais fácil, parte de dentro ou de fora da perna?

Parte de fora da perna esquerda.

Postado (editado)

Minha namorada foi diagnosticada, através de ressonância magnética, como tendo um certo desgaste leve no joelho, na articulação. De modo que quando ela corre ou faz exercícios de impacto, ela sente muita dor e não consegue continuar o exercício, pois é um atrito forte que acontece devido a esse desgaste.

O médico disse pra ela eliminar quaisquer exercícios de impacto, PROIBIU AGACHAMENTO, e que devia fortalecer a musculatura, pois os ligamentos dela, não só no joelho mas no geral, estavam fracos a ponto de causar uma hiperextensão dos cotovelos por exemplo.

Além disso ele recomendou que ela fortalecesse a musculatura em geral, que isso ajudaria a ela até que pudesse voltar a fazer exercícios normalmente caso a dor não estivesse mais presente no futuro.

Quando soube fiquei já com um pé atrás: "Opa, mas pq proibir o agachamento se é pra fortalecer a musculatura"?

Aì pensei: "Das duas, uma: ou eu tô por fora e agachamento é considerado um exercício de impacto, ou esse médico tá falando bobagem"

De qualquer maneira, queria saber a opinião de vocês, pq pra mim agachamento é melhor do que fortalecer com extensora e flexora por exemplo, tenho esses 2 como complementos isolados de um exercício completo: o agachamento profundo. Além de multiarticular, ele recruta quase todo o corpo, de modo que vai distribuir a carga por muitos músculos, diferente de uma mesa extensora, que vai atuar mais pesado nas articulações, dependendo do peso utilizado.

MAs e aí, será que o próprio peso corporal significa muita carga pros joelhos? quer dizer, ela pode ficar em pé, mas se deixar cair alguma coisa no chão, deixa prá lá porque o médico disse que não pode agachar kkkkk

Ou será que pode agachar só uma ou 2 vezes?huahauua h ai ai esses médicos tbm são foda

Editado por Brunobyof
Postado

Bruno, tenho condromalácia patelar nos dois joelhos, confirmada com ressonância magnética, e minha ortopedista não proibiu agachamento.

Pelo contrário, pediu que eu continuasse firme na musculação, que NUNCA mais engordasse (descontroladamente) e que focasse no fortalecimento de VMO, glúteos, posteriores - enfim, tudo.

Também pediu atenção com aquecimento dos joelhos e por um tempo, foco em exercícios de fortalecimento com isometria e menos carga.

Voltei nela depois de 6 meses e as dores diminuíram bastante, não sinto mais quase nada. Ela disse que meu VMO tá muito bem hipertrofiado e que estou caminhando bem. Que se sentir algo, vai ser daqui a uns 7 ou 8 anos.

Vale buscar um médico melhor e focar muito em mobilidade. Funcionou pra mim.

Postado

vcs ja viram esse artigo: https://www.multiesportes.com.br/?p=3863&cpage=1

no fim ele fala sobre agachamento para tratamento de condromalacia e cita o agachamento "parcial" (de 0º a 50º) como o ideal para iniciar o fortaleciment da musculatura.

O video do treino em foco q ta na pagina 2 aqui da discussão também fala sobre vantagens do agachamento com amplitude menor do que 90º....

Isso confundiu minha cabeça, sempre li coisas falando que o agachamento profundo é menos estressante para o joelho,,,,,,

Postado

vcs ja viram esse artigo: https://www.multiesportes.com.br/?p=3863&cpage=1

no fim ele fala sobre agachamento para tratamento de condromalacia e cita o agachamento "parcial" (de 0º a 50º)isso nao chega nem a ser parcial de tão curto como o ideal para iniciar o fortaleciment da musculatura.

O video do treino em foco q ta na pagina 2 aqui da discussão também fala sobre vantagens do agachamento com amplitude menor do que 90º....

Isso confundiu minha cabeça, sempre li coisas falando que o agachamento profundo é menos estressante para o joelho,,,,,,

de repente ele fale dessa angulação pq ela não passa pelo ponto de maior pressão patelar.

PS.: esquece o video do treino em foco

Postado

Dependendo do nível atual do desgaste que sua namorada tem ela pode sim proibir o agachamento, o desgaste pode causar uma mobilidade reduzida fazendo com que ela não consiga fazer quase nada, sendo que não sei se é o caso dela.

Como descrevi nos posts supracitados as mulheres tem vários problemas inerentes que as levam a ter problemas de joelho dentre os principais; valgismo associado ao aumento do angulo Q e produção hormonal, que faz com que seus ligamentos fiquem mais "frouxos" dessa forma tendo mais chances de se lesionar.

E acho muito difícil que sua namorada esteja praticamente sem cartilagem a ponto de não poder fazer um agachamento parcial, enfim, tens que avaliar todo o contexto.

Bruno, tenho condromalácia patelar nos dois joelhos

Segundo alguns autores existem 4 níveis de condromalácia patelar, dependendo do nível o uso de exercícios de cadeia cinética fechada(agachamentos) pode ser o mais indicado para o tratamento, fortalecendo assim todo o quadríceps femural, por consequência o VMO que faz grande papel na estabilidade do joelho.

Postado

1 - de repente ele fale dessa angulação pq ela não passa pelo ponto de maior pressão patelar.

2 - PS.: esquece o video do treino em foco

1 - mas será que é uma boa, apesar de "nem a ser parcial de tão curto", tipo, alguém mais já viu algo sobre isso?

2 - kkkkkkkkkkkkk senti uma questão quase pessoal aì

Postado

1 - mas será que é uma boa, apesar de "nem a ser parcial de tão curto", tipo, alguém mais já viu algo sobre isso?

2 - kkkkkkkkkkkkk senti uma questão quase pessoal aì

eu não entendo bulhufas sobre isso então vou me abster xD ahsuhau mas pelo relato da fabi E tem um usuario, o crisão, com diario aqui, que tem problema no joelho tbm e como a fabi faz agachamento ATG...

Postado

eu não entendo bulhufas sobre isso então vou me abster xD ahsuhau mas pelo relato da fabi E tem um usuario, o crisão, com diario aqui, que tem problema no joelho tbm e como a fabi faz agachamento ATG...

Poderia explicar melhor sua opiniao sobre o video do treino em foco?

Postado

Pode ser sindrome na banda isquiotibial, pelo menos pela região que citou pode ser.

Pode ser que você tenha uma pisada muito pronada, pode ser desbalanço de força entre abdutores e flexores de quadril..

A questão é que pra maioria dos problemas no joelho, o tratamento é quase sempre parecido: fortalecimento, alongamentos e diminuir as inflamações. Isso já ajuda na maioria dos casos.

Se for em ortopedista eles vão recomendar tomar colágeno tipo 2 para as cartilagens, fisioterapia e pra ficar longe dos treinos por um tempo (isso na maioria dos ortopedistas).

Minha namorada foi diagnosticada, através de ressonância magnética, como tendo um certo desgaste leve no joelho, na articulação. De modo que quando ela corre ou faz exercícios de impacto, ela sente muita dor e não consegue continuar o exercício, pois é um atrito forte que acontece devido a esse desgaste.

O médico disse pra ela eliminar quaisquer exercícios de impacto, PROIBIU AGACHAMENTO, e que devia fortalecer a musculatura, pois os ligamentos dela, não só no joelho mas no geral, estavam fracos a ponto de causar uma hiperextensão dos cotovelos por exemplo.

Além disso ele recomendou que ela fortalecesse a musculatura em geral, que isso ajudaria a ela até que pudesse voltar a fazer exercícios normalmente caso a dor não estivesse mais presente no futuro.

Quando soube fiquei já com um pé atrás: "Opa, mas pq proibir o agachamento se é pra fortalecer a musculatura"?

Aì pensei: "Das duas, uma: ou eu tô por fora e agachamento é considerado um exercício de impacto, ou esse médico tá falando bobagem"

De qualquer maneira, queria saber a opinião de vocês, pq pra mim agachamento é melhor do que fortalecer com extensora e flexora por exemplo, tenho esses 2 como complementos isolados de um exercício completo: o agachamento profundo. Além de multiarticular, ele recruta quase todo o corpo, de modo que vai distribuir a carga por muitos músculos, diferente de uma mesa extensora, que vai atuar mais pesado nas articulações, dependendo do peso utilizado.

MAs e aí, será que o próprio peso corporal significa muita carga pros joelhos? quer dizer, ela pode ficar em pé, mas se deixar cair alguma coisa no chão, deixa prá lá porque o médico disse que não pode agachar kkkkk

Ou será que pode agachar só uma ou 2 vezes?huahauua h ai ai esses médicos tbm são foda

Pode ser que a "proibição" seja apenas por um tempo, não sei. Dependendo do grau do desgaste, é bom mesmo evitar a flexão no joelho por um tempo (isso com sobrecarga e com repetição, agachar uma vez ou outra pra pegar alguma coisa, por exemplo, não tem problema). Mas isso é cada caso, né, por que pode ser também que o ortopedista tenha recomendado isso igual recomenda para qualquer outro que tenha alguma dor no joelho.

O negócio é evitar agachar com sobrecarga, fazer só um pouco de agachamento BW pra ir fortalecendo, ir incluindo outros exercícios para fortalecer, fazer mobs, diminuir a inflamação. Compressa ajuda muito nesses casos também.

Como é mulher, seria bom evitar salto também, e uma outra observação é tentar manter a postura da pisada e a estabilização ao andar, muita gente quando vai subir uma escada, por exemplo, desestabiliza o joelho (é só reparar naquela tremida que o joelho da para os lados ao subir uma escada). São coisas pequenas mas que pra quem já está com algum problema no joelho, podem ajudar muito.

Sinceramente, um "agachamento" até 50º não vai fazer nada. Pode não prejudicar o joelho, mas também não vai ajudar. 50º vai ser uma flexão pequena de joelho, a musculatura vai ser pouco trabalhada a ponto de fortalecimento. Fora que aqui nesse tópico mesmo já foi falado dos beneficios do agachamento até mais que 90º.

Postado

Sobre agachamento parcial, segundo um artigo do Greg Nuckols, só é efetivo caso as cargas sejam mto altas, enquanto um agachamento profundo pode produzir bons resultados (hipertrofia, fortalecimento) mesmo com cargas mais baixas.

Postado (editado)

Tenho uma ruptura no menisco medial esquerdo (gerada por acidente em período extenso de sedentarismo) e convivo com a mesma "pacificamente" graças ao agachamento e ao treino. Só tenho o que agradecer ao treino com foco em força. Em poucos anos cheguei ao que achava impossível anos atrás.

Editado por Crisao23
Postado

Meu incômodo no joelho se transformou em dor rsrs... To reduzindo as cargas e fazendo com mais repetições. Hoje comprei uma joelheira de neoprene, será que vai ajudar? Fiquei com dúvida se deveria usar só no joelho que dói ou nos dois, que acham? (Há um tempo atrás eu tinha dor no tornozelo qd praticava esportes e o tensor resolvia isso, espero que a joelheira faça o mesmo...)

Enfim, agradeço qualquer ajuda antecipadamente.

Abraços

• Supermoderador
Postado

Meu incômodo no joelho se transformou em dor rsrs... To reduzindo as cargas e fazendo com mais repetições. Hoje comprei uma joelheira de neoprene, será que vai ajudar? Fiquei com dúvida se deveria usar só no joelho que dói ou nos dois, que acham? (Há um tempo atrás eu tinha dor no tornozelo qd praticava esportes e o tensor resolvia isso, espero que a joelheira faça o mesmo...)

Enfim, agradeço qualquer ajuda antecipadamente.

Abraços

Você está fazendo mobilizações?

Experimente pelo menos fazer liberação miofascial na banda iliotibial (utilize uma bola rígida de borracha, como uma bola de lacrosse - uma opção é comprar bolas em pet shops). Deite-se de lado e coloque a bolinha em um ponto da banda, estenda e flexione o joelho. Repita umas 10 vezes e coloque a bolinha um pouco mais para cima ou mais para baixo. Repita até fazer desde o quadril até o joelho. Faça isso todos os dias.

Faça também TKEs. Eu tenho incômodo no mesmo joelho que você, no mesmo ponto, e TKEs ao longo do treino diminuem as minhas dores. Talvez funcione para você também.

Para complementar: faça liberação miofascial de isquiotibiais, quadríceps e panturrilhas. Também na região suprapatelar.

Veja se a mobilidade do quadril está em dia (faça testes de rotação externa e interna). Veja se seus flexores do quadril estão encurtados. Se for o caso, faça couch stretch.

Cada um destes pontos tende a melhorar o problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...