Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bolsa Família: Solução Social Ou Munição Eleitoral?


cone

Posts Recomendados

Na verdade ocorre um ciclo né?

É aquele princípio básico da economia.

Quando as necessidades básicas estão satisfeitas, surgem novas necessidades.

No passado, como quase todo o esforço das pessoas estavam concentrados em conseguir uma moradia e comida, gastavam 90% de seu tempo nisso.

Hoje já não precisam mais se preocupar com comida, basta correr ao mercado e comprar tudo o que precisa.

Aí surgem novas necessidades e, com isto, novos campos comerciais se abrem.

Cultura, lazer, esportes, cuidados pessoais.

O problema é que as pessoas precisam se qualificar e se adaptar para continuar no mercado.

Para termos uma boa ideia de como funciona, é só dar uma estudada no final da era dos samurais.

No final do séc. XVII ou XVIII, quando o Imperador reassumiu as rédeas do Japão e as guerras feudais foram extintas, os samurais não tinham mais serventia.

Então, os que souberam evoluir, aprenderam a ler e escrever, aprenderam outras disciplinas como economia, administração, gerenciamento etc., continuaram na ativa.

Os que se ocuparam apenas com disciplinas militares ficaram desempregados.

é exatamente isso, se criam novos empregos e áreas para receber os que foram substituídos pelas máquinas.

no futuro provavelmente a maioria das pessoas trabalhará com algum tipo de arte... já que toda produção de bens de massa será mecanizada, e muuuitos(a maioria) serviços serão mecanizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O exemplo dos samurais é perfeito.

E olha que irônico: os empresários capitalistas - que investiram em inovação, produtividade (fordista e outras) e maquinário - são odiados pelos acadêmicos esquerdistas. Se não fossem eles (os empresários), estes acadêmicos se quer existiriam. Eles também odeiam o cristianismo "patriarcal, machista, conservador e opressor", que criou as universidades, juntamente com a Regra de São Bento (que a princípio era uma regra legislativa dos monastérios) e possibilitou a superação do feudalismo.

Os "intelectuais" esquerdistas não compreendem que o odiado capitalismo fez os pobres de hoje viverem melhor que os ricos do feudalismo.

O endêmico sedentarismo generalizado é a prova que nunca tivemos tantas opções de lazer e entretenimento.

Nada disso quer dizer que o capitalismo é perfeito. Temos muito a evoluir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, o fato de você não ter entendido o que eu falei, já me diz que deve ter menos de 18.

Vou te falar como a maioria faz.

É demitido, pega seguro, e trabalha sem carteira assinada, pronto. Recebe 2 salários, isso é bem comum e todo mundo conhece.

Edit: já que tem que explicar tudo por aqui, saiba também que trabalho sem carteira assinada não é bom para o trabalhador, e inúmeros problemas podem decorrer disso.

Você está errado e o cosechen está certo.

Isso acontece o tempo todo, é o famoso "acerto" feito entre patrão e empregado.

O patrão finge que demite o empregado e faz a rescisão do contrato, liberando as guias de seguro desemprego e o FGTS.

O empregado dá entrada no SD, mas continua trabalhando sem carteira assinada.

Quando terminam as parcelas do SD, o patrão registra o empregado de novo.

Quando o empregado cumpre os requisitos para receber o SD novamente, fazem um novo esquema e, assim, os prejuízos para os cofres públicos são de milhões.

Bom que eu me lembre o seguro desemprego estava sendo bastante fraudado a uns anos atraz (coisa de 3~5 anos) então fizeram algumas mudanças em como o beneficio é entregue para evitar fraudes.

para vocês terem ideia, existiam empresas fantasmas que não produziam nada, simplesmente contratavam as pessoas, pagavam seus fgts para depois demiti-las e ficarem com o seguro desemprego delas.

Eu ja fui chamado para fazer parte de um esquema desses. meu nome ficaria "trabalhando" 06 meses na empresa e depois seria demitido. Quando eu começasse a receber o seguro eu ficaria com R$ 200,00 por mês e os empregadores com o restante.

Eu recusei mas teve amigos meus que entraram no esquema foram investigados depois quando o esquema caiu mas nem deu nada.

Hoje em dia o valor do benefcio é proporcional ao tempo em que a pessoa ficou empregada. Então se a pessoa só ficou empregada o tempo minimo (06 meses) ela não ira receber um salario completo (não sei a proporção de tempo x % do salario).

Atualmente uma pessoa só pode pedir o beneficio 3 vezes em um período de 06 anos.

Isso diminui um pouco as fraudes ou ao menos o valor do prejuízo para o governo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O exemplo dos samurais é perfeito.

E olha que irônico: os empresários capitalistas - que investiram em inovação, produtividade (fordista e outras) e maquinário - são odiados pelos acadêmicos esquerdistas. Se não fossem eles (os empresários), estes acadêmicos se quer existiriam. Eles também odeiam o cristianismo "patriarcal, machista, conservador e opressor", que criou as universidades, juntamente com a Regra de São Bento (que a princípio era uma regra legislativa dos monastérios) e possibilitou a superação do feudalismo.

Os "intelectuais" esquerdistas não compreendem que o odiado capitalismo fez os pobres de hoje viverem melhor que os ricos do feudalismo.

O endêmico sedentarismo generalizado é a prova que nunca tivemos tantas opções de lazer e entretenimento.

Nada disso quer dizer que o capitalismo é perfeito. Temos muito a evoluir.

os esquerdas só passam o dia protestando porque o capital e o desejo pelo lucro propiciaram investimentos em inovação, que gerou abundância, gerando tempo livre e ócio, e diminuiu a pobreza...

séculos atrás a maioria vivia com fome o tempo todo...

o triste é que o ócio em geral vem sendo muito mal aproveitado e a grande maioria das pessoas que pensam política são simplesmente idiotas.

e é melhor gastar o tempo vendo filmes e walking dead(séries) do que tentando iluminar a cabeça dessas pessoas, porque não adianta, não sei se é falta de qi ou lavagem cerebral mas não adianta.

Editado por planeta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os esquerdas só passam o dia protestando porque o capital propiciou investimentos em inovação, que gerou abundância, gerando tempo livre e ócio, e diminuiu a pobreza...

séculos atrás a maioria vivia com fome o tempo todo...

o triste é que o ócio em geral vem sendo muito mal aproveitado e a grande maioria das pessoas que pensam política são simplesmente idiotas.

e é melhor gastar o tempo vendo filmes e walking dead(séries) do que tentando iluminar a cabeça dessas pessoas, porque não adianta, não sei se é falta de qi ou lavagem cerebral mas não adianta.

faltou > assistindo BBB< nesta lista!

Concordo plenamente!

Agora,

a cada dez que eu pergunto se vai votar no PT ou em outros, os DEZ respondem que vão votar em outros...

Será que isso vai se confirmar?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que ia acabar com a mamata de muitos é se o bolsa familia fosse em vale alimentos por exemplo:

É 140 reais o valor do beneficio entao dava se um vale alimentaçao nesse mesmo valor,de certa forma ajudaria a ter menos fraudes por que iam limitar o uso do dinheiro em apenas na alimentaçao.

Até pq o beneficiário não paga contas, ele só come, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o lance do Bolsa-Família é o seguinte: imagine que um governo queira dar um benefício para que as pessoas em situação de risco (entenda-se morem em regiões sem oportunidade e estão passando fome) tenham uma condição mínima de sobreviver. Blz, quanto tempo você demora para mapear as regiões nas quais as pessoas precisam do benefício? 2, 3 anos, no máximo? Até esse tempo, o número de beneficiados vai aumentando, e a partir daí você foca em criar condições econômicas para que essas regiões se desenvolvam e as pessoas possam prescindir do benefício (e portanto o número de beneficiários diminuir).. Mas veja que no Brasil do PT o número só cresceu, continuamente, por 12 anos! E isso é comemorado! É claro que o programa foi criado para comprar voto, mas isso não deveria assustar; se a idéia de todo fosse ruim, nem seria aprovada, para começo de conversa. O diabo está nos detalhes; o mal é feito pervertendo-se idéias que poderiam ser boas. Vale o mesmo para Mais Médicos e tantas outras coisas.

Outra coisa: o coitadismo f* o Brasil. "ah, mas uma região x do estado do Nordeste Y é muito pobre, se não tiver incentivo não vai...". Quem estuda a Constituição de 88 vai ver a montanha de mecanismos de compensação que foram feitos para financiamento do desenvolvimento de regiões mais pobres. 26 anos depois, cá estamos falando "ah, mas os estados mais pobres...". Por que esses mecanismos não funcionaram? A quem interessa praticar o "coitadismo"? É por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, hoje está mais difícil fraudar o SD do que antigamente.

Salvo engano o valor do benefício é sempre o mesmo, algo em torno de 70% do salário do beneficiário.

O que muda é o tempo, que varia de 2 a 6 parcelas.

Creio que seja isso mesmo, faz bem mais sentido do que o que eu disse. É que tem algum tempo que eu tinha dado uma lida muito por alto sobre o assunto e não me lembrava claramente como estava funcionando atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse livro tem um capítulo sobre o Bolsa Família: http://pt.scribd.com/doc/221498139/Mentiram-e-Muito-Para-Mim-Flavio-Quintela

(uma bosta de capítulo, diga-se de passagem. mas o livro tem alguns capítulos bem bacanas para leigos em política)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...