Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bolsa Família: Solução Social Ou Munição Eleitoral?


cone

Posts Recomendados

É bem isso.

Aliás, como tudo né?

Porque se formos analisar com cuidado, quase toda ideologia mescla verdades com mentiras de maneira muito cuidadosa.

Isso acontece porque nenhuma mentira descarada é aceita. Se a mentira for muito evidente, ela é imediatamente rejeitada.

Mas quando você aponta uma verdade que todo mundo aceita e vai introduzindo a mentira em doses homeopáticas e paulatinamente, com o tempo essa mentira começa a ser aceita como verdade.

Se você analisar machismo, feminismo, ecologismo, comunismo, capitalismo e vários outros "ismos", vai ver que isso ocorre com todos eles.

O capitalismo, por exemplo, apresenta uma verdade: o livre arbítrio, a liberdade do homem, a capacidade e aí diz que sua ideologia é a melhor, porque liberta o homem, deixa o homem livre para perseguir seus sonhos e objetivos.

Mas isso é apenas parte da verdade, porque omite que, para perseguir seus sonhos e objetivos, o homem precisa de uma base, de uma estrutura.

A meritocracia é apenas parcialmente verdadeira, um homem sozinho e completamente isolado dificilmente vai conseguir atingir seus objetivos sozinho.

Mais de 50% de toda a riqueza do mundo está concentrada nas mãos de 2% da população mundial, não tem como essas pessoas terem merecido tanto dinheiro.

Por outro lado, o capitalismo desregrado escraviza as pessoas, faz com que os menos favorecidos sejam explorados pelos detentores do capital.

Então vejam que a ideologia se apoia em algumas verdades, mas as distorce para oprimir e explorar os mais pobres.

Sou capitalista e de direita (talvez de centro direita), mas não defendo um capitalismo desregulado e selvagem. Não defendo um vale tudo capitalista.

Por isso é importante se atentar também para o que o Frango (ectomorfo) postou e ficar atento para manter a mente aberta.

O risco de simpatizar demais com algo é que você, deliberadamente, se torna cego para as falhas.

Podemos trazer o PT para a discussão? É claro que sim.

O PT fez coisas boas? Claro que fez, se o PT só tivesse feito coisas ruins, com certeza o Lula não teria se reeleito e nem eleito a Dilma.

Mas a que preço? Qual foi o custo disso tudo para o Brasil? E a longo prazo como ficarão as coisas?

As coisas que o PT fez sobrepujaram as coisas ruins?

São essas as questões que devemos responder, petistas escancaram os olhos para as coisas boas que o PT fez, mas fecha os olhos para todas as demais coisas, principalmente para as ruins.

Quando você fala de corrupção, por exemplo, petistas são os primeiros a dizer que na época do Collor, do Itamar e do FHC também tinha corrupção.

Claro que tinha, mas eles esquecem de dizer que por muito menos do que o Lula fez, o Collor sofreu impeachment. Que a corrupção, embora sempre tenha existido, nunca foi institucionalizada, escandalosa, alarmante e em niveis tão altos como agora na era PT.

E por ae vai... o raciocínio é eterno.

baita duma verdade! é bem por aí...outro dia tava discutindo Mais Médicos, com um colega muito inteligente, mas semi-petista (sim, é raro, mas existentes semi-petistas inteligentes). O cara falando que com todos os problemas do programa, ao menos as regiões mais carentes estavam recebendo alguma atenção médica etc. E meu argumento foi justamente esse: é claro que sempre há facetas positivas, se fosse um negativo absurdo não seria aprovado. O problema é que você embala numa roupagem positiva para fazer algo que, no fundo, tem outra finalidade e embarca junto um monte de coisa negativa. Isso que o pensamento raso brasileiro médio não costuma captar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu não conheço muito bem o programa para falar a verdade, mas eu acho válida a ideia de se pagar algum valor para pessoas que estão em situação de extremo risco social; porém eu vejo isso como algo humanitário e não como estratégia para o desenvolvimento econômico, porque isso basicamente só gera mais gasto público, impostos e burocracia. Portanto, isso em hipótese alguma deve ser considero um política fomentadora de crescimento mas sim um "apesar de", algo limitado.

Acho que o grande número de beneficiários se deve ao fato do Brasil ser um país muito pobre; eu pelo menos acho o povo brasileiro um povo muito pobre, com instrução precária, em situação de subconsumo, renda muito baixa, poupança escassa ou inexistente, etc. E isso é o grosso da população. Quando a pessoa tem um padrão de vida legal aqui, ela já tá nos extratos sociais mais altos. Portanto o número de miseráveis ou muito pobres deve ser muito alto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você vê uma pessoa fudida num sinal de trânsito pedindo esmola, o que parece mais sensato: dar a esmola e continuar seu caminho para o trabalho onde você realmente vai gerar alguma riqueza ou pegar aquela pessoa fudida e ensinar-lhe alguma coisa esperando que ela gere riqueza? É claro que a primeira opção é mais sensata. É assim que eu vejo esse tipo de assistência social.

Eu sou bem cético quanto ao real potencial dessa gente se profissionalizar e se tornar empreendedores. Não sei até que ponto vale a pena investir em cursos para alguns beneficiários apenas para dizer que está se criando a tal "porta de saída" do programa. A situação social e humana ali é muito precária. Temos que ser honestos; muita gente ali não tem capacidade nenhuma.

Onde eu quero chegar? No ponto em que esse programa foi, é e sempre será um dinheiro perdido. É esmola mesmo. Porém é melhor perder 20 bilhões para apenas forrar o estômago dessa gente do que perder 50 bilhões para forrar o estômago dessa gente e dar aulinhas de marcenaria que não vão dar em nada.

E eu também acho que governo não gera riqueza - pelo menos não de forma eficiente. Governo nenhum tem condições de criar uma economia tão grande a ponto de tirar tanta gente da pobreza. Quem faz isso é o capital privado, e ele age por interesses próprios - mas age. Por isso que tem que ter pouco imposto, menos burocracia, bla bla bla. E que se invista em educação e qualificação de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você vê uma pessoa fudida num sinal de trânsito pedindo esmola, o que parece mais sensato: dar a esmola e continuar seu caminho para o trabalho onde você realmente vai gerar alguma riqueza ou pegar aquela pessoa fudida e ensinar-lhe alguma coisa esperando que ela gere riqueza? É claro que a primeira opção é mais sensata. É assim que eu vejo esse tipo de assistência social.

Eu sou bem cético quanto ao real potencial dessa gente se profissionalizar e se tornar empreendedores. Não sei até que ponto vale a pena investir em cursos para alguns beneficiários apenas para dizer que está se criando a tal "porta de saída" do programa. A situação social e humana ali é muito precária. Temos que ser honestos; muita gente ali não tem capacidade nenhuma.

Onde eu quero chegar? No ponto em que esse programa foi, é e sempre será um dinheiro perdido. É esmola mesmo. Porém é melhor perder 20 bilhões para apenas forrar o estômago dessa gente do que perder 50 bilhões para forrar o estômago dessa gente e dar aulinhas de marcenaria que não vão dar em nada.

E eu também acho que governo não gera riqueza - pelo menos não de forma eficiente. Governo nenhum tem condições de criar uma economia tão grande a ponto de tirar tanta gente da pobreza. Quem faz isso é o capital privado, e ele age por interesses próprios - mas age. Por isso que tem que ter pouco imposto, menos burocracia, bla bla bla. E que se invista em educação e qualificação de verdade.

Não seria mais produtivo abrir um fundo e juntar todas as "esmolas",e depois aplicar em algo mais concreto ?

Como comprar materiais(palha) e ensinar os moradores de rua a fazerem artesanato ?(EXEMPLO)

Funciona no ambiente certo.

E acho que cada município deveria cuidar disso.

Onde nasci é assim e funciona 200%.

É um auxílio válido,mas não pra todos que estão recebendo.

Inclusive o gato que recebeu o benefício rs

Aqui perto de casa,só nessa rua deve ter uns 4 cartazes de emprego(sem requisitos).

Fazem meses que estão lá.

Editado por Johnn
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando você vê uma pessoa fudida num sinal de trânsito pedindo esmola, o que parece mais sensato: dar a esmola e continuar seu caminho para o trabalho onde você realmente vai gerar alguma riqueza ou pegar aquela pessoa fudida e ensinar-lhe alguma coisa esperando que ela gere riqueza? É claro que a primeira opção é mais sensata. É assim que eu vejo esse tipo de assistência social.

Eu sou bem cético quanto ao real potencial dessa gente se profissionalizar e se tornar empreendedores. Não sei até que ponto vale a pena investir em cursos para alguns beneficiários apenas para dizer que está se criando a tal "porta de saída" do programa. A situação social e humana ali é muito precária. Temos que ser honestos; muita gente ali não tem capacidade nenhuma.

Onde eu quero chegar? No ponto em que esse programa foi, é e sempre será um dinheiro perdido. É esmola mesmo. Porém é melhor perder 20 bilhões para apenas forrar o estômago dessa gente do que perder 50 bilhões para forrar o estômago dessa gente e dar aulinhas de marcenaria que não vão dar em nada.

E eu também acho que governo não gera riqueza - pelo menos não de forma eficiente. Governo nenhum tem condições de criar uma economia tão grande a ponto de tirar tanta gente da pobreza. Quem faz isso é o capital privado, e ele age por interesses próprios - mas age. Por isso que tem que ter pouco imposto, menos burocracia, bla bla bla. E que se invista em educação e qualificação de verdade.

não adianta "dar cursinho" se a economia local não absorve a mão-de-obra. O que governo tem que fazer é criar condições para estimular o desenvolvimento da economia local, aí sim haveria a tal porta de saída. Claro que sempre vai haver um percentual de "fundo perdido", de gente que sempre vai precisar. Mas não dá para ser 15 milhões de famílias = quase 30% da população...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho justo existe programa de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Ele foi feito para auxiliar na renda, e não ser a principal. é assim que é usado pela maioria.

Ele serve para tirar alguns da miséria total e tem cumprido esse principio.

Estudo na USP e fui a campo fazer pesquisas.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o empresário e o investidor modernizarem o nordeste - gerando emprego, criando riqueza - é preciso que o nordeste tenha estrutura para tal.

O Lula prometeu a transposição do rio são francisco para 2012, a Dilma para 2015. Hoje, as obras estão paradas.

Sem água não dá para fazer nada, como sugere a piramide de maslow.

O GRANDE problema da política que as melhores coisas a serem feitas são medidas nada populistas. E quase todas as medidas populistas são paliativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o empresário e o investidor modernizarem o nordeste - gerando emprego, criando riqueza - é preciso que o nordeste tenha estrutura para tal.

O Lula prometeu a transposição do rio são francisco para 2012, a Dilma para 2015. Hoje, as obras estão paradas.

Sem água não dá para fazer nada, como sugere a piramide de maslow.

O GRANDE problema da política que as melhores coisas a serem feitas são medidas nada populistas. E quase todas as medidas populistas são paliativas.

é uma grande verdade humana: o QG (quebra galho) de alguma forma sempre atrapalhar a solução principal, pq ameniza o sofrimento e aí nego vai levando...com governo incompetente e populista, pronto, tá feito o estrago. Bota um médico cubano (será que é médico?) que não tem nem gaze para fazer um curativo, o cara dá uma aspirina e o pobre coitado acha que tá sendo cuidado - pronto, o governo ganha uns 5 anos até alguém ali reclamar de novo da saúde, mesmo que, de fato, tenha melhorado muitíssimo pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...