Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Metodologia De Treinamento Fst–7


Roll's

Posts Recomendados

Metodologia de Treinamento FST–7



FST-7 é a metodologia de treinamento mais comentada atualmente, por isso é o método aplicado nos treinamentos de atletas de ponta do bodybuilding mundial, entre eles Jay Cutler, atual vencedor do Mr. Olympia e Phil Heath, vice-campeão da mesma competição.
Já que falo de atletas magníficos neste esporte de gigantes, vale a pena dizer que estes dois fenômenos vêm mostrando a cada competição uma evolução incrível em aumento de massa muscular e definição. Phil Heath evolui espantosamente. Um prodígio no meio de experientes atletas, está ganhando espaço com um corpo maior e mais definido a cada ano competitivo.

Já Jay Cutler conseguiu corrigir desproporções e defeitos, redefiniu uma nova linha física e se mostra insuperável em tamanho e definição em todas as competições.

Será este o resultado do treinamento com o método FST-7?
A maioria acredita que sim e por isso comenta e aplica tanto esta técnica prazerosa de treinamento com pesos, tornando-a cada vez mais conhecida.
Neste artigo, falarei sobre a técnica clássica criada pelo treinador Rany Rambod, explicando algumas impressões pessoais de aplicação e adaptações que desenvolvi.

O Método
A técnica do FST-7 (Fascia Stretch Training Seven ou treinamento de alongamento da fáscia) consiste em dividir o treinamento de forma a exercitar um músculo por dia, acrescentando de três a cinco exercícios com repetições que variam de três ou
quatro séries de até 12 movimentos.
As cargas são sempre adequadas para um esforço máximo, porém há o cuidado de executar movimentos limpos e perfeitos, sem ajuda, rest pauses ou drop sets.

No FST-7 o treino tem início com os exercícios básicos ou multiarticulares, onde há um recrutamento sinérgico envolvido. Após concluir os exercícios multiarticulares propostos, você vai para o último exercício mais isolador, uniarticular, que fará a diferença. Neste, aplicam-se sete séries – por isso o nome FST-7 – de 10 ou 12 movimentos com descanso de 30 segundos entre
uma série e outra. As cargas podem até ser diminuídas, mas jamais descanse mais do que 30 segundos.

A Fisiologia do FST-7
Rany Rambod partiu para a criação deste método acompanhando - por tentativa e erro - todos os seus atletas por alguns anos. Desta forma, pôde avaliar as respostas e definir o método final. Como explicação fisiológica para o aumento da massa muscular e definição com o treinamento no método FST-7, Randy afi rma que um dos fatores responsáveis pela hipertrofia é o pump, ou seja, o inchaço muscular durante o treino. Isso ocorre quando utilizamos as séries e repetições combinadas ao tempo dedescanso preconizados por esse método.

Você consegue inchar melhor os músculos e depois força este músculo a trabalhar com maior resistência contra um inchaço maior, alongando então a fáscia muscular, como se as fibras musculares fossem romper a fáscia (tecido que envolve o músculo).

Ao provocar esta força, ocorre então um alongamento, daí o nome “Stretch” pois você proporciona ao músculo um ambiente mais propício a crescer, como se ele estivesse mais livre dentro da fáscia. Desta forma, este método de treino também ajuda a afinar a fáscia muscular, que em alguns parece ser mais grossa impedindo uma melhor definição.

Conclusão do Método FST-7
Fica fácil entender como atingimos o objetivo do “stretch training”:
iniciamos o treino com exercícios multiarticulares, na intenção de fadigar mais a musculatura agonista e inclusive asinergista, também fazendo com que esta se encha de sangue pelo movimento da contração, dilatação dos vasos e pela grande oferta de nutrientes e formação de catabólitos do processo de contração.

Quando atingimos este estado, partimos para um exercício isolador do mesmo músculo. Sem contar com a ajuda do músculo sinergista, obrigamos este outro músculo a vencer sozinho este inchaço para contrair e movimentar a articulação.

Desta forma se atinge o alongamento das fáscias e sentimos muito mais o efeito do pump ou enchimento muscular. A musculatura parece rasgar a pele, como dizia o grande Arnold “blood is rushing in your muscle”.

O Treino FST-7
Como divisão de treino em músculos e exercícios, podemos citar:

• Peitorais: Supino Reto, Supino Declinado, Supino com Dumbells e Peck Deck (isolador);
• Coxas/Panturrilhas/Abd: Agachamento, Hack, Leg Press, Cadeira Extensora, Stiff, Flexora Horizontal e Cadeira Flexora (isolador), Gêmeos e Solear (isolador), Abd (sem FST-7);
• Costas: Puxada Alta, Puxada Alta Inversa
Fechada, Remada Polia Baixa, Remada
Unilateral e Pull Down (isolador);
• Ombros/Trapézio: Desenvolvimento, Elevação Lateral Livre, Elevação Frontal Livre, Elevação Lateral na Máquina (isolador), Remada Alta fechada e Encolhimento (isolador);
• Bíceps: Rosca Direta, Rosca Inversa e Rosca Scott (isolador);
• Tríceps: Supino Fechado, Dip e Extensões Pull Down (isolador).
fonte: www.revistasuplementacao.com.br
Editado por Roll's
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Fale mais sobre isso jovem, exponha sua opinião! Será muito bem vinda :smile_anim:

FST-7 é uma técnica que eu diria, MUITO avançada, e como tal só causa PUMP e nada mais no praticante natural ou que queira volume muscular. (Sou prova viva)

Vc é novo aqui no fórum, mas várias discussões rolaram por aqui e a conclusão foi uma só: fuja dele!

Na teoria ele é lindo e maravilhoso mas na pratica é fiasco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele vai começar a gritar dizendo que nao serve para meros mortais como nos e somente trara resultados para bodybuilders que usam AE's :)

Não, eu não grito! Apenas dou minha opinião baseada em relatos e experiência própria!

esqueceu do "low reps e compostos "

Ai que vc se engana, não sou obcecado por treinos exclusivamente LOW reps. Mas que eles são excelentes e DÃO RESULTADOS REAIS, isso não se discuti!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...