Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Sobre Velocidade No Treinamento


Malem

Posts Recomendados

Ter calma nos exercícios é sempre muito bom, não é preciso ir até a falha, por exemplo na rosca direta, você pode aumentar um pouco a carga, fazer 8~10 repetições, porém corretamente, explodindo fase concêntrica e segurando na fase excêntrica, usei este exercício como exemplo por que vejo diversas pessoas na academia treinando totalmente errado, colocando 20~30 kg's lado na rosca direta, e se contorcendo todo, jogando o peso tudo para coluna, como este boçal aqui:

Bons treinos.

me deu uma lesão na coluna só de ver esse vídeo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Nossa senhora, e ainda se acha o cara hahahahahahahahahahhahaa

Que coisa mais tosca.

Realmente bem tosco, puta nego imundiça.

me deu uma lesão na coluna só de ver esse vídeo...

rsrsrsrsrs adeus coluninha querida, partiu fisioterapia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Se o seu objetivo é ficar o maior e mais forte possível, a repetição deve ser o mais rápida possível," - Tá doido???

Na fase positiva do movimento. ex: rosca direta , vc pode subir com velocidade(Fase concêntrica) , mas a volta a fase negativa do movimento(Força excêntrica) , deve ser feita de maneira lenta e controlada, pois é a fase de maior recrutamento de fibras musculares. Portanto deve-se explorar essa condição!!

Editado por Luís Guilherme.m
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segundo Simão (2002) “nesta fase ocorre o movimento contrário da fase concêntrica. Enquanto na fase concêntrica ocorre a contração muscular onde as extremidades articulares tornam-se mais próximas, na excêntrica ocorre a fase onde as extremidades do músculo se afastam”.

Num estudo de Araújo (1996) foram analisadas a biomecânica e a eletromiografia do músculo quadríceps femoral durante as contrações excêntrica e concêntrica durante o exercício do agachamento. Neste estudo, participaram 3 homens entre 24 e 28 anos e foram feitos diversos testes para avaliar a utilização muscular neste tipo de exercício. Foram encontrados os seguintes resultados:

- O tempo de contração muscular é relativamente inverso ao tempo de ativação muscular (portanto exercícios em alta velocidade tem menos ativação muscular).

- A ativação muscular na fase excêntrica apresenta até 12% a mais de sobrecarga a musculatura do que a fase concêntrica nos exercícios de agachamento em pé.

- No agachamento sentado (em aparelho), foram encontrados até 7.5% a mais de ativação na fase excêntrica do que na concêntrica.

"Trazendo estes dados científicos para o treinamento, teremos a noção de que a fase excêntrica é importantíssima para que a sobrecarga sobre os músculos seja de fato efetiva. Com ela se aumenta a incidência de micro lesões musculares é bastante aumentada, portanto sendo necessária para a hipertrofia."

"Como neste momento a solicitação muscular é mais elevada, onde o catabolismo proteico também é mais elevado, devemos maximizar ao máximo este tempo de execução, sendo que esta fase deve ser feita de maneira lenta. Assim, você irá proporcionar a musculatura que está sendo trabalhada uma maior solicitação, tendo resultados mais efetivos."

"Enfim, executar os exercícios de maneira rápida, explosiva, na maioria das vezes é aconselhável apenas para atletas que busquem potencia e não hipertrofia."


" Realizando a excêntrica, ou seja, o alongamento dos músculos de maneira mais lenta, aumenta o estiramento das fibras, causando microlesões nas microfibras do músculo, o que é primordial para aumentar a musculatura, afinal o corpo irá repor as células lesionadas, aumentando a superfície do tecido."


Fonte; Site treino Mestre.


"Na fase excêntrica, devido à gravidade realizar o retorno do movimento e a musculatura atuar apenas como freio, caso o movimento seja executado em velocidade teremos um risco elevado de lesões as articulações já que a musculatura não estará suportando a força gerada pela aceleração da sobrecarga.O ideal reside em executarmos as duas fases com velocidades controladas, sendo preconizadas diversas formas para este balanço, onde o primeiro número representa o tempo para a fase concêntrica e o segundo para a fase excêntrica em segundos. Nestes casos os tempos normalmente utilizados são de 2-2 e 3-3 caso ambas as fases sejam executadas na mesma velocidade e, caso desejemos executar a fase concêntrica em maior velocidade, como no caso do treino de velocidade e potência, os tempos utilizados são de 1-2 e 1-3."

Fonte: Site da confederação brasileira de culturismo e musculação e fitness.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Se o seu objetivo é ficar o maior e mais forte possível, a repetição deve ser o mais rápida possível," - Tá doido???

Na fase positiva do movimento. ex: rosca direta , vc pode subir com velocidade(Fase concêntrica) , mas a volta a fase negativa do movimento(Força excêntrica) , deve ser feita de maneira lenta e controlada, pois é a fase de maior recrutamento de fibras musculares. Portanto deve-se explorar essa condição!!

Esse é um ponto de vista do Fisiculturista. O meu é:

quanto mais energia eu gastar na negativa, menos energia eu vou ter pra positiva, ou seja, menos peso vou levantar e menos repetições vou fazer. Daí a necessidade de que a negativa seja o mais rápido possível desde que a execução seja feita com perfeita forma e não fique batendo a barra ao final da negativa. Isso vai dar todo o controle necessário para não comprometer o exercício, tanto na execução quanto na carga.

E ainda, se a excêntrica fosse o ápice da hipertrofia, ninguém deveria crescer fazendo levantamento terra sem controlar a descida.

Editado por Reinaldo.Gomes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

O tempo sob tensão é mais importante que a quantidade de repetições que fará!

Mas isso não é MEU ponto de vista, e sim o que milhares de pesquisas e artigos comprovaram!

Não, não é. Os artigos falam justamente o contrário, o que importa é a carga e a progressão desta, e que movimentos explosivos trazem resultados similares a exercícios feitos com repetições mais lentas. Isso que o estudo utilizou cargas menores para o treino explosivo, imagine se fossem cargas maiores, similares às do treino com repetições mais lentas.

É este aqui o estudo, que o gaspar postou há um tempo aqui no fórum: https://docs.google.com/file/d/1hIEL4I-HuuLQHqKPphHWD3GWQKZQFS0tgKOe31vrxQd3e17B3ehlPoTVNL2W/edit?pli=1

EDIT: Só lembrando que o dano muscular causado pela fase excêntrica é apenas um dos fatores que levam à hipertrofia - não é o único e nem o principal.

Nesta página do tópico de dicas para naturais há uma boa discussão sobre velocidade no treinamento, vale a pena ler: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/139561-reuna-aqui-as-melhores-dicas-para-naturais/page-158

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tempo sob tensão é mais importante que a quantidade de repetições que fará!

Em nenhum momento eu disse que as repetições, isoladamente, são mais importante que esse ou aquele fator.

Mas isso não é MEU ponto de vista, e sim o que milhares de pesquisas e artigos comprovaram!

Este é sim o seu ponto de vista, influenciado por essa ou aquela pesquisa/artigo. E francamente, no dia em que pesquisas forem mais importantes do que o que realmente acontece na prática, eu largo a academia e me matriculo num laboratório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...