Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tentativa De Execução De Agachamento Livre

andre.avra1@gmail.com

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde,

Sou novo aqui no fórum e, apesar de já ter lido uma quantidade razoável de material, inexperiente no mundo da musculação.

Eu tenho dificuldade em relação à correta execução do movimento de "Agachamento Livre". O que acontece é que, na tentativa de agachar ao máximo, MANTENDO O EQUILÍBRIO (esse é o meu maior problema), a minha coluna é projeta muito a frente da linha do quadril, fazendo com que em me incline exageradamente para frente, conforme vídeo a seguir.

Observação: Eu gravei este vídeo em casa, na frente do espelho e com uma barra improvisada com o intuito de tentar internalizar a correta execução do movimento, e não como parte de um treinamento.

Portanto, caso seja possível, gostaria da opinião/sugestão de vocês de como melhorar o movimento/técnica para que eu consiga executá-lo corretamente.

Valeu!

Postado

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/147135-agachamento-por-jonnie-candito/#entry1958703

Da próxima vez que for gravar, tente tirar 1 rm. Com o peso máximo os defeitos de sua execução ficam mais visíveis!

Em relação à agahcar ao máximo, você se refere ao agachamento completo?

Vou estudar este vídeo que você "linkou" e depois tentar gravar um vídeo com carga.

E sim, eu me referia ao agachamento completo, por que?

Tente não jogar o joelho pra frente.

Desculpa, mas entendi como poderia não jogar o joelho pra frente, visto que eu tenho que flexiona-lo para a execução do movimento.

Postado (editado)

Tente não jogar o joelho pra frente.

Pelo contrário, se ele jogasse mais para frente, ele agacharia "reto".

E esse pode ser o problema. Aparentemente, você não arredonda a lombar, então pode ser problema de mobilidade no tornozelo. Mas o agachamento sem peso não é nem semelhante com a carga. Faça um vídeo na academia e mande de novo. Com a carga você tem que fazer seu corpo se equilibrar de uma forma diferente.

E você não agachou ao máximo(como disse). Agachar ao máximo é tocar a bunda nas panturras, isso daí tá mais para agachamento 90°

Editado por Visitante
Visitante usuario_deletado1423
Postado

Vou estudar este vídeo que você "linkou" e depois tentar gravar um vídeo com carga.

E sim, eu me referia ao agachamento completo, por que?

Você nem tentou fazer o agachamento completo :mario:.

Você fez o agachamento híbrido, onde se vai até a paralela (ângulo de 90 graus).

Agachamento completo: agachamentocompleto.jpg

Visitante usuario_deletado2334455
Postado

André,

Primeiramente, parabéns pela iniciativa! :laughingsmiley:

Alinhamento Dos Pés

Na ilustração há um exemplo da posição dos pés. Certifique-se de a posição estar confortável (antes de questionarem, tenham em mente que estou consciente de outras variações existentes na posição dos pés. É apenas um bom exemplo que é utilizado no Starting Strength do Mark Rippetoe e considerei-a oportuna para o tópico).

barbell-squat-foot-position-for-a-proper

Joelhoes e pés devem estar sempre alinhados! Olhe para os joelhos e pés dos praticantes e analise o bom alinhamento:

Pwrlifting%2BSquat.JPG

Squat%20perfect.jpg

Neste ponto você não está muito ruim, mas com certeza há uma boa margem para melhoras.

Uso Correto Dos Quadris

Observa a foto abaixo.

ss.png

No primeiro desenho, o praticante está preste a elevar a carga. No segundo desenho, o praticante eleva a carga corretamente, levantando seus quadris e ombros da forma correta. No terceiro desenho, o praticante (representante da sua execução) sobe os quadris, mas deixa a parte superior do corpo (também chamada de upper body) estática, o que é um erro gravíssimo de movimento.

Procure corrigir e executar igual ao segundo praticante.

Joelhos Como Centro De Rotação

Este ponto necssita de melhoras urgentes.

A articulação do joelho é um dos pontos de sistema de alavancas que vai fazer com que você suba e desça durante o exercício. No entanto, esta alavanca se torna mais eficiente e, principalmente, estável quando você a mantém em uma posição estática. Se na hora de descer você enviá-la para frente e na hora de subir recuá-la, tenha certeza de que está caminhando para uma lesão caso estiver sob uma carga alta.

Observe no vídeo que o praticante "joga" o quadril para trás no movimento da descida. No seu caso, você está descendo verticalmente e "jogando" os joelhos para frente. Não faça isto. Matenha os joelhos na posição mais estática possível.

Não se esqueça de ativar a legenda. Aproveita para aprender com todas as outras instruções do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=oYCW0Nwyo8c

Espero que tenha sido claro.

Caso alguma dúvida persistir, notifique-a.

Abraço!

Postado

Da próxima vez que for gravar, faça as repetições um pouco mais devagar. A imagem da câmera precisa pegar você da cabeça aos pés pra ficar melhor de analisar.

Pra alguém inexperiente, você até que tem uma postura bem razoável.

Seu joelho não parece estar "pra frente demais", apenas poderia forçá-los um pouco mais pra fora, girando os pés um pouco mais pra fora.

Talvez seja esse o problema. Tentei reproduzir a sua base aqui, e não consegui chegar ao fundo do agachamento a menos que eu ficasse com as costas quase paralelas em relação ao chão.

Tente girar os pés mais pra fora, e se preciso afastar mais os pés 1 ou 2 dedos. Com isso você deve ter mais espaço pra descer com a coluna mais reta. Se ficar aberto demais, vá fechando milimetricamente até encontrar o ponto certo. A base mais adequada pra você é aquela onde você se sente mais forte no ponto mais baixo do agachamento.

obs: não tem nada de incompleto no seu agachamento, mesmo que sua coxa não encoste na panturrilha, contanto que todo o resto esteja no lugar.

Postado (editado)

Você nem tentou fazer o agachamento completo :mario:.

Você fez o agachamento híbrido, onde se vai até a paralela (ângulo de 90 graus).

Agachamento completo: agachamentocompleto.jpg

Kaio Amaral,

Eu, certamente, preciso estudar mais. E, obrigado pela ajuda.

André,

Primeiramente, parabéns pela iniciativa! :laughingsmiley:

Alinhamento Dos Pés

Na ilustração há um exemplo da posição dos pés. Certifique-se de a posição estar confortável (antes de questionarem, tenham em mente que estou consciente de outras variações existentes na posição dos pés. É apenas um bom exemplo que é utilizado no Starting Strength do Mark Rippetoe e considerei-a oportuna para o tópico).

barbell-squat-foot-position-for-a-proper

Joelhoes e pés devem estar sempre alinhados! Olhe para os joelhos e pés dos praticantes e analise o bom alinhamento:

Pwrlifting%2BSquat.JPG

Squat%20perfect.jpg

Neste ponto você não está muito ruim, mas com certeza há uma boa margem para melhoras.

Uso Correto Dos Quadris

Observa a foto abaixo.

ss.png

No primeiro desenho, o praticante está preste a elevar a carga. No segundo desenho, o praticante eleva a carga corretamente, levantando seus quadris e ombros da forma correta. No terceiro desenho, o praticante (representante da sua execução) sobe os quadris, mas deixa a parte superior do corpo (também chamada de upper body) estática, o que é um erro gravíssimo de movimento.

Procure corrigir e executar igual ao segundo praticante.

Joelhos Como Centro De Rotação

Este ponto necssita de melhoras urgentes.

A articulação do joelho é um dos pontos de sistema de alavancas que vai fazer com que você suba e desça durante o exercício. No entanto, esta alavanca se torna mais eficiente e, principalmente, estável quando você a mantém em uma posição estática. Se na hora de descer você enviá-la para frente e na hora de subir recuá-la, tenha certeza de que está caminhando para uma lesão caso estiver sob uma carga alta.

Observe no vídeo que o praticante "joga" o quadril para trás no movimento da descida. No seu caso, você está descendo verticalmente e "jogando" os joelhos para frente. Não faça isto. Matenha os joelhos na posição mais estática possível.

Não se esqueça de ativar a legenda. Aproveita para aprender com todas as outras instruções do vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=oYCW0Nwyo8c

Espero que tenha sido claro.

Caso alguma dúvida persistir, notifique-a.

Abraço!

Flávio Gomes,

Primeiramente, muitíssimo obrigado pela resposta completa.

Em relação ao primeiro ponto - Alinhamento dos pés - , consegui entender bem e não vejo problemas em conseguir melhorar nesse sentido, porém, depois de ler o seu post e tentar repetir o movimento (em casa, ainda), percebi que o que faz com que eu não use corretamente os quadris - Uso correto dos quadris - e não consiga manter a articulação do joelho "estática" - Joelhos como centro de rotação - (Principalmente a posição "estática" da articulação do joelho... Já percebi que a questão do quadril, com atenção, é mais fácil de consertar) , é a falta de equilíbrio que eu sinto na execução do movimento, uma vez que, com os braços projetados para frente e paralelos ao chão, eu consigo, diferentemente de quando estou com a barra agachar mantendo esse equilíbrio e seguir às suas recomendações "2" e "3" mais facilmente.

Eu vou, durante essa semana, tentar aplicar esses conceitos utilizando o equipamento adequado (na academia), e vou, com certeza dar o meu feed back aqui em agradecimento à ajuda de vocês.

Valeu

Da próxima vez que for gravar, faça as repetições um pouco mais devagar. A imagem da câmera precisa pegar você da cabeça aos pés pra ficar melhor de analisar.

Pra alguém inexperiente, você até que tem uma postura bem razoável.

Seu joelho não parece estar "pra frente demais", apenas poderia forçá-los um pouco mais pra fora, girando os pés um pouco mais pra fora.

Talvez seja esse o problema. Tentei reproduzir a sua base aqui, e não consegui chegar ao fundo do agachamento a menos que eu ficasse com as costas quase paralelas em relação ao chão.

Tente girar os pés mais pra fora, e se preciso afastar mais os pés 1 ou 2 dedos. Com isso você deve ter mais espaço pra descer com a coluna mais reta. Se ficar aberto demais, vá fechando milimetricamente até encontrar o ponto certo. A base mais adequada pra você é aquela onde você se sente mais forte no ponto mais baixo do agachamento.

obs: não tem nada de incompleto no seu agachamento, mesmo que sua coxa não encoste na panturrilha, contanto que todo o resto esteja no lugar.

Reinaldo Gomes,

Tentando, mais uma vez, reproduzir o movimento, eu realmente percebi que a maior abertura tanto da angulatura quanto do espaço entre os pés, me permite uma postura mais confortável e mais próxima do que Flávio Gomes sugeriu.

Na academia vou tentar aplicar todas essas correções, e muito obrigado.

Editado por andre.avra1@gmail.com
Postado

Ufa, pensei que o Mark Rippetoe iria finalizar o tópico, ainda bem que apareceram outras pessoas que nem Candito, Stan Efferding, Matt Ogus e Gremista para o tópico "terminar" bem.

Eu pessoalmente acho o agachamento olímpico muito melhor que o power squat. Eu sinto que o agacho de powerlifter é apenas para fins de competição, não trazendo tanta funcionalidade que nem o atg(ou o híbrido).

Postado

Seu problema é bem simples, você ta tão preocupado em descer e descer rápido, que você praticamente enfia a cara no chão fazendo um agachamento meio bom dia da vida grava de novo, com mais calma e com cargas diferentes, começa só com a barra e vai até gravar suas séries com peso normal de treinamento que você vai ter um feedback muito melhor.

Exemplos de agachamentos diferentes já postaram aos montes, agora você só precisa saber o motivo de estar agachando e escolher os que vão te ajudar no seu objetivo.

Postado

Boa noite galera...

Fui a academia hoje para treinar costas e bíceps mas tive que tentar executar o agachamento colocando em prática as dicas que me passaram..

Gravei lá, e depois assistindo, notei, ainda algumas falhas:

- Nas duas últimas repetições, conforme colocado pelo Flávio Gomes, acabei por subir o quadril sem acompanhar o movimento com a subida da parte superior do corpo;

- E, percebi também, que angulação do meu tornozelo, em relação ao solo, como colocado pelo Gremista, pode ser menor, deixando-o mais inclinado.

Enfim, segue o vídeo...

Gostaria de, se possível, que vocês avaliassem.

Ah, e criei um outro tópico com esse mesmo intuito, porém, pro movimento de Levantamento Terra, então, se puderem, acessem aí:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/150978-tentativa-de-execucao-de-levantamento-terra/

Valeu

Postado

Presta atenção na forma como você contrai a lombar desde a primeira subida. Você tem que fazer exatamente isso na descida também. Você não fez nenhuma vez na descida, por isso ficou "frouxo". Antes de iniciar a descida, você tem que assumir a postura de "bunda empinada", contrai a lombar com força, firma o abdomen pra fazer a compensação, e não solta mais. Quando você chegar num ponto da descida onde não consegue manter a lombar contraída, pare por aí.

Postado

Surpreso que ninguém falou do tênis de corrida e do butt wink nervoso.

Os joelhos estão indo para dentro e a execução ta bem instável(se balançando todo na subida, principalmente), deve ser algum músculo tipo adutor/abdutor fraco, vou deixar os mais experientes responderem. Esse butt ai ta parecendo encurtamento nos isquiotibiais.

Visitante usuario_deletado1423
Postado

Achei os joelhos muito pra frente.

Postado

Surpreso que ninguém falou do tênis de corrida

Eu notei os tenis mas esqueci. O problema maior nem é serem de corrida, mas é que parecem ser bem macios. Eu comprei um tenis hoje de R$40 que deve ter 3mm de sola. Até tirei a palmilha, parece que to descalço.

e do butt wink nervoso.

Em grande parte é a falta de contração lombar na descida. Depois que arrumar isso, a gente vê como fica.

Postado

Presta atenção na forma como você contrai a lombar desde a primeira subida. Você tem que fazer exatamente isso na descida também. Você não fez nenhuma vez na descida, por isso ficou "frouxo". Antes de iniciar a descida, você tem que assumir a postura de "bunda empinada", contrai a lombar com força, firma o abdomen pra fazer a compensação, e não solta mais. Quando você chegar num ponto da descida onde não consegue manter a lombar contraída, pare por aí.

Reinaldo Gomes,

Vou implementar o conselho de contração na região na lombar e tão logo quanto o fizer, posto o feedback.

Valeu.

Surpreso que ninguém falou do tênis de corrida e do butt wink nervoso.

Os joelhos estão indo para dentro e a execução ta bem instável(se balançando todo na subida, principalmente), deve ser algum músculo tipo adutor/abdutor fraco, vou deixar os mais experientes responderem. Esse butt ai ta parecendo encurtamento nos isquiotibiais.

Quanto ao tênis, vou providenciar um mais baixo.

E, foi mal pela falta de conhecimento, mas o que seria esse encurtamento nos isquiotibiais (butt wink), e como tentar amenizar esse problema?

Valeu.

Postado

Eu notei os tenis mas esqueci. O problema maior nem é serem de corrida, mas é que parecem ser bem macios. Eu comprei um tenis hoje de R$40 que deve ter 3mm de sola. Até tirei a palmilha, parece que to descalço.

O tênis faz tanta diferença assim? O meu ta se acabando, daí testei meu tênis de basquete. Achei super confortável no agachamento. Fiquei com dúvida agora.

Quanto ao tênis, vou providenciar um mais baixo.

E, foi mal pela falta de conhecimento, mas o que seria esse encurtamento nos isquiotibiais (butt wink), e como tentar amenizar esse problema?

Valeu.

Butt Wink, pelo que sei, é o arredondamento da lombar no final do exercício. Eu tava tendo esse problema, também. Muito tempo sentado em frente ao computador me deu um baita trabalho. Tem uma área aqui no fórum que é só Mobilidade, e um tópico só para o agachamento. Tem rios de informações lá. Ta me ajudando bastante haha.

Abraço.

Postado

Butt Wink, pelo que sei, é o arredondamento da lombar no final do exercício. Eu tava tendo esse problema, também. Muito tempo sentado em frente ao computador me deu um baita trabalho. Tem uma área aqui no fórum que é só Mobilidade, e um tópico só para o agachamento. Tem rios de informações lá. Ta me ajudando bastante haha.

Abraço.

Valeu cara, vou pesquisar.

Abraço!

Visitante usuario_deletado17
Postado

Antes de mais nada, qdo você inicia o movimento com o quadril, você se lembra do vaso do banheiro, na qual você SENTA, qdo você senta, passa a ser um movimento quadril dominante e SUAS CANELAS estão na vertical com os pés engessados em baldes de concreto. Você se lembra que a barra vai seguir a linha de seus pés? Uma linha reta? Pois é, qdo seu QUADRIL se afasta da barra porque suas canelas estão na vertical, seu tórax tem que compensar esse afastamento se declinclinando mais. E nasceu assim o AGACHAMENTO HÍBRIDO, tornando o movimento metade agachamento e metade good morning.

No caso do Aless e provavelmente de qse todo o fórum que faz agachamento "sentando", está IGUALZINHO ao da Naomi Kutin. Não se preocupem, eu tbm já agachei assim e demorei para encontrar o problema. Reparem na verticalidade de suas canelas e como seu tórax tem que se declinar para compensar a distância que seu quadril ficou da barra. A barra obrigatoriamente vai seguir a linha reta sobre seus pés.

Que droga... Descreveu meu agachamento com perfeição.

Já tentei até jogar os joelhos mais pra frente, mas não consigo, as canelas ficam retonas e meu agachamento sai meio good morning.

E também tenho fêmur longo, eu acho.

Postado (editado)

O tênis faz tanta diferença assim? O meu ta se acabando, daí testei meu tênis de basquete. Achei super confortável no agachamento. Fiquei com dúvida agora.

Se o solado for macio, isso vai reduzir sua estabilidade, mesmo que você não sinta a diferença depois.

Se ele tiver aquele típico formato anatômico que faz uma curva do calcanhar pra ponta dos dedos, que facilita a caminhada, isso vai te tornar mais propenso a tirar o peso do calcanhar e jogar na ponta dos pés, que é o oposto do que deveria ser feito. O solado tem que ser firme, com o seu pé todo tocando o chão ao mesmo tempo. Tente fazer agachamento e levantamento descalço pra você ver a diferença.

Editado por Reinaldo.Gomes
Postado

até hoje não encontrei nenhuma academia que deixasse treinar descalço. :(

Nas últimas três academia que eu estive eu conversei com o dono,professor e me deixaram treinar na boa. É tudo questão de conversa.

Postado

O post do Gremista mitou... por essas e outra que estamos discutindo no outro tópico do Candito que estou mudando meu tradicional agacho-good morning...

Pro autor do tópico, de fato sua base está muito instável, provavelmente o tênis tem parte da culpa e acho que a abertura dos pés idem (não a distância, mas o ângulo), vejo eles "pendendo" pra dentro na subida e não é só porque está "roubando trazendo os joelhos pra dentro", é falta de estabilidade também. Acho que apontando os pés um pouco mais pra frente irá melhorar sua base e ter mais estabilidade para subir.

Tem dicas ótimas aparecendo, segue firme, conhecimento é a alma do negócio.

• 4 meses depois...
Postado

Estava minerando os tópicos e achei este o post do Gremista na página anterior, poderia virar um tópico. Excelente Análise.

• 5 meses depois...
Postado

pode ser problema de mobilidade no tornozelo.

Eu tava com um entorse no tornozelo e agora que voltei a treinar senti que tava agachando errado igual o parceiro ae do vídeo, pode ser esse o problema né ? :\

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...