Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devo trocar o agachamento livre pelo agachamento sumo?


mariajulia

Posts Recomendados

Eai galera!

Treino há mais de um ano e o agachamento livre sempre foi um exercício muito difícil pra mim. Mesmo fazendo mobilidade há alguns meses não senti grandes melhoras. 

É o único exercício que não consigo progredir carga, intervalo de descanso ou qualquer variável de intensidade. Sempre, ao aumentar o peso (nem que seja 02 kgs de cada lado), meu movimento se encurta, perdendo a amplitude. 

Em outros exercícios de membros inferiores, nada do que foi relatado acima acontece. A partir disso me surgiu a dúvida: posso substituir o agachamento livre (minha maior dificuldade na academia) pelo agachamento sumô? 

Lembrando que faço 5 séries até a falha e se houver substituição do exército será a mesma série. O intervalo de tempo gira na média de 02 minutos.

Obrigada desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Poder, pode, mas são exercícios cujos focos (grupos musculares) não são os mesmos.

 

Há quanto tempo você está estagnada no agachamento? Consegue progredir no número de repetições mantendo a mesma carga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/07/2022 em 09:09, mariajulia disse:

Eai galera!

Treino há mais de um ano e o agachamento livre sempre foi um exercício muito difícil pra mim. Mesmo fazendo mobilidade há alguns meses não senti grandes melhoras. 

É o único exercício que não consigo progredir carga, intervalo de descanso ou qualquer variável de intensidade.

única forma de aumentar intensidade é com peso ou aceleração

Em 28/07/2022 em 09:09, mariajulia disse:

Sempre, ao aumentar o peso (nem que seja 02 kgs de cada lado), meu movimento se encurta, perdendo a amplitude. 

então o problema não é mobilidade e sim falta de força OU o psicológico ruim, falta de confiança.

tu dissestes que QUANDO AUMENTA O PESO perde amplitude, porém, tu só diminui a amplitude se quiser, o peso não limite isso, quem limita é a pessoa por medo ou o sistema nervoso praticamente pelo mesmo motivo.

antes de aumentar o peso (intensidade), aumenta o volume, seja pelo numero de repetições ou pelo numero de séries, trabalhe com repetições em reserva e só aumente o peso, quando estiver "confortável" com determinado peso. Confortável no sentido dê confiança.

Em 28/07/2022 em 09:09, mariajulia disse:

Em outros exercícios de membros inferiores, nada do que foi relatado acima acontece. A partir disso me surgiu a dúvida: posso substituir o agachamento livre (minha maior dificuldade na academia) pelo agachamento sumô? 

Sumô é somente um termo para o posicionamento de pés.

quando se faz um exercício em base sumô, sugnifica que a mesma vai ser maior que a largura dos ombros.

se for uma base mais confortável pra ti executar o movimento, pode modificar tranquilamente, praticamente não muda a demanda do movimento

Em 28/07/2022 em 09:09, mariajulia disse:

Lembrando que faço 5 séries até a falha

Com certeza isso tem um GRANDE papel no teu problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @debewfalou, confiança! essa é a chave. Digo isso pq já deixei meu psicológico me sabotar muito, via o peso e já ficava pensando que não ia conseguir (e ai n conseguia msm). Faça na calma, sem afobação, não deixa o peso despencar, mantém o controle. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ciente de que o foco do exercício muda um pouco, eu acho bem interessante variar as pisadas no agachamento... assim como as pegadas no treino de costas, as inclinações no de peito... Acho ótimo trabalhar todas as variações!

 

faço bastante hack progredindo carga e alternando as pisadas... faço uma série mais estilo sumô com as pernas na parte de cima da plataforma, bem abertas e os pés apontadas pra fora e uma série com a pisada um pouco mais baixa e as pernas um pouco mais juntas, depois subo a carga e faço as 2 variações e assim vou... ontem fiz 18 séries no hack (contando os aquecimentos né rsrsrs) dessa maneira... Fui progredindo carga, quando cheguei na carga máxima, fui regredindo a carga e aumentando as repetições.  Hoje nem consigo caminhar rsrsrs

Editado por juhchaos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/07/2022 em 12:07, debew disse:
Em 28/07/2022 em 09:09, mariajulia disse:

Lembrando que faço 5 séries até a falha

Com certeza isso tem um GRANDE papel no teu problema

Boa tarde, Debew.

 

Poderia falar mais um pouco sobre os problemas de usar o agachamento desta forma?

 

Eu costumo a usar agachamento 5 séries praticamente até falha, quando realizo o movimento 3 vezes na semana.

 

Quando será realizado apenas 2x na semana, chego a realizar 8 séries.

 

A falta de variedade é por treinar em casa com barra, suporte e peso. Então agachamento é meu único exercício para quadríceps.

 

Eu costumo a fazer desta forma, não digo até a falha, mas parando com 0 reps no tanque, quando penso: "bom não dá pra fazer mais uma"

Editado por Luiz Menegheti
Add infos e correções
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...