Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devo trocar o agachamento livre pelo agachamento sumo?


mariajulia

Posts Recomendados

Em 29/07/2022 em 17:07, Luiz Menegheti disse:

Boa tarde, Debew.

 

Poderia falar mais um pouco sobre os problemas de usar o agachamento desta forma?

 

Eu costumo a usar agachamento 5 séries praticamente até falha, quando realizo o movimento 3 vezes na semana.

 

Quando será realizado apenas 2x na semana, chego a realizar 8 séries.

 

A falta de variedade é por treinar em casa com barra, suporte e peso. Então agachamento é meu único exercício para quadríceps.

 

Eu costumo a fazer desta forma, não digo até a falha, mas parando com 0 reps no tanque, quando penso: "bom não dá pra fazer mais uma"

Se chega a pensar é pq tem mais 5 na reserva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 30/07/2022 em 14:59, Luiz Menegheti disse:

Também não é para tanto kkk

 

Fico pensando se para mim que uso apenas agachamento, talvez essas séries até a "quase falha" não sejam exagero.

 

 

 

Eu que não sou treinador e digo apenas por mim e o que aplico em mim, acho arriscado tentar falhar em exercícios cuja falha técnica seja catastrófica, como agachamento por ex. Talvez com um treinador top do lado acompanhando seja um risco controlado, agora sozinho acho loucura.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/07/2022 em 17:07, Luiz Menegheti disse:

Boa tarde, Debew.

 

Poderia falar mais um pouco sobre os problemas de usar o agachamento desta forma?

Não só o agachamento mas todo exercício quando feito em todas as séries até a falha, além de sobrecarregar o corpo, limita a capacidade de progresso.

Por isso vale muito mais a pena se trabalhar com buffer, repetições em reserva, RPE, como queira chamar, e diversificar as intensidades e volumes no continum do treinamento e exporadicamente, quando preciso, se fazer algo até a falha.

Em 29/07/2022 em 17:07, Luiz Menegheti disse:

Eu costumo a usar agachamento 5 séries praticamente até falha, quando realizo o movimento 3 vezes na semana.

 

Quando será realizado apenas 2x na semana, chego a realizar 8 séries.

 

A falta de variedade é por treinar em casa com barra, suporte e peso. Então agachamento é meu único exercício para quadríceps.

No teu caso específico, sendo o único exercício pra quadríceps, a depender do restante do treino, pode ser que não atrapalhe tanto.  Aqui também vão entrar outras questões como nível de treinamento, rotina diária, descanso e etc. Todavia, sempre que a progressão de carga for um dos objetivos fim, ir até a falha vai sempre tender a pior opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2022 em 15:23, Verdura disse:

Eu que não sou treinador e digo apenas por mim e o que aplico em mim, acho arriscado tentar falhar em exercícios cuja falha técnica seja catastrófica, como agachamento por ex. Talvez com um treinador top do lado acompanhando seja um risco controlado, agora sozinho acho loucura.

 

Obrigado pela resposta.

 

Uso barras de segurança, mas mesmo assim é verdade que há risco em executar reps muito fadigado e com uma técnica ruim, aumentando o risco de lesão.

 

Em 30/07/2022 em 15:28, debew disse:

Não só o agachamento mas todo exercício quando feito em todas as séries até a falha, além de sobrecarregar o corpo, limita a capacidade de progresso.

Por isso vale muito mais a pena se trabalhar com buffer, repetições em reserva, RPE, como queira chamar, e diversificar as intensidades e volumes no continum do treinamento e exporadicamente, quando preciso, se fazer algo até a falha.

 

Em 30/07/2022 em 15:28, debew disse:

No teu caso específico, sendo o único exercício pra quadríceps, a depender do restante do treino, pode ser que não atrapalhe tanto.  Aqui também vão entrar outras questões como nível de treinamento, rotina diária, descanso e etc. Todavia, sempre que a progressão de carga for um dos objetivos fim, ir até a falha vai sempre tender a pior opção.

 

Entendi!

 

Em 30/07/2022 em 15:30, debew disse:

Nesse tópico dei alguns exemplos de dimensionamento e progressão de cargas.

Muito obrigado pela resposta, vou ler o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico da colega, gostaria de tirar uma dúvida:

 

Há diferenças entre os músculos atingidos quando faço o agachamento sumô segurando um halteres entre as pernas ou com a barra do smith nas costas?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2022 em 23:38, Flvgom disse:

Aproveitando o tópico da colega, gostaria de tirar uma dúvida:

Há diferenças entre os músculos atingidos quando faço o agachamento sumô segurando um halteres entre as pernas ou com a barra do smith nas costas?

Pensando em membros inferiores depende de grau de inclinação anterior do teu tronco. No smith geralmente as pessoas fazem mais vertical do que com halter, isso modifica um pouco a exigência dos extensores de quadril (glúteo/adutores). Todavia, eu considero isso uma desconfiguração do movimento. Um agachamento sumô necessita de maior inclinação do tronco, independente de onde o faça.

 

OBS.:

Agachamento sumô com halter em cima de step é uma das coisas mais sem lógica do mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/07/2022 em 18:10, debew disse:

Pensando em membros inferiores depende de grau de inclinação anterior do teu tronco. No smith geralmente as pessoas fazem mais vertical do que com halter, isso modifica um pouco a exigência dos extensores de quadril (glúteo/adutores). Todavia, eu considero isso uma desconfiguração do movimento. Um agachamento sumô necessita de maior inclinação do tronco, independente de onde o faça.

 

OBS.:

Agachamento sumô com halter em cima de step é uma das coisas mais sem lógica do mundo.

No caso de fazer o agachamento sumô com o tronco mais vertical - como no Smith - isso reduz ou amenta a exigência do glúteo e dos adutores?

 

E por que acha agachamento sumô sem lógica?

 

Faço as perguntas por interesse técnico mesmo. Tive uma lesão no joelho e não consigo fazer o agachamento clássico, no entanto executo bem o sumô e tenho investido pesado nele na modalidade com halter (sem step).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2022 em 11:34, Flvgom disse:

No caso de fazer o agachamento sumô com o tronco mais vertical - como no Smith - isso reduz ou amenta a exigência do glúteo e dos adutores?

Reduz! Eles são estensores de quadril, tu mantendo o tronco mais vertical diminui o grau de flexão e alongamento excêntrico desses músculos.

Em 01/08/2022 em 11:34, Flvgom disse:

E por que acha agachamento sumô sem lógica?

Pq é muito mais prático tu colocar uma barra nas costas e fazer, além de favorecer mais a progressão no mesmo, do que ter que sair catando step na academia, depois ir catando halter.

Em 01/08/2022 em 11:34, Flvgom disse:

Faço as perguntas por interesse técnico mesmo. Tive uma lesão no joelho e não consigo fazer o agachamento clássico, no entanto executo bem o sumô e tenho investido pesado nele na modalidade com halter (sem step).

No teu caso estas criando um limitador de amplitude, caso segure o halter para baixo. Daria pra categorizar mais como um lev terra em base sumô do que agachamento, possivelmente.

Mas os principais pontos no seu caso são:

- que tipo de lesão tiveste no joelho?

- tu não consegue replicar pós lesão a base de agachamento que usava pré lesão?

- o que sente de diferente/desconforto que lhe impede?

- fizeste fisioterapia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...