Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na vitalidade


D'Arrascaeta

Posts Recomendados

Fala pessoal, tudo certo?

 

Tenho 29 anos, 1,77cm e 65kg, e venho encontrado um problema com meu corpo e faz um bom tempo já. Meu principal esporte é o futebol, e sempre quando vou praticá-lo me sinto 'cansado', mas não é o tradicional cansaço físico, é uma espécie de cansaço 'sem vitalidade' que acontece antes mesmo de eu começar a fazer a atividade. Pratico esportes desde criança, estou quase todos os dias jogando bola, correndo ou na musculação. Com relação ao 'pulmão' tenho um físico muito bom. To sempre motivado e com muita vontade de jogar, mas parece que meu corpo não acompanha a mente e fico sem vitalidade, parece que meu corpo quer 'dormir' enquanto a mente ta muito a fim de praticar o esporte, eles parecem não se 'conversar'.

 

Já consultei com clinico geral e até nutrologo, com todos os exames dentro da normalidade. O nutrologo até tentou aumentar a testo com o clomid, mas não senti efeito nesse problema. 

 

Pode ser que o problema seja falta de alguma vitamina, mas estou suplementando o multivitaminico da Growth e não senti muita diferença também, da mesma forma que suplementei BCAA.

Tenho uma dieta ótima com muito alimento de qualidade, moro em interior e aqui é todo dia comida orgânica com muita salada, verduras, frutas e suco. Sono também é excelente, durmo bem a grande maioria dos dias.

Gostaria de pedir a ajuda de vcs pra tentar solucionar isso. caso queiram que eu poste algum exame específico aqui, só pedir.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 13/03/2022 em 13:38, Torf disse:

Rapaz, a dieta tá boa, os exames estão bons, tá dormindo bem e tá saudável, então pode ser algum problema de origem psicológica.

Será man? Eu sempre tô muito motivado e estou 'feliz'. O que notei foi que piorou após ter pego covid, também. Eu amo treinar futebol, e até nos treinos isso acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2022 em 13:38, Torf disse:

Rapaz, a dieta tá boa, os exames estão bons, tá dormindo bem e tá saudável, então pode ser algum problema de origem psicológica.

Eu não acredito em problemas psicólogicos,todas as funções do cérebro assim como outros órgãos são funções orgânicas, porém por serem estímulos químicos e elétricos meio que se trata isso como algo "menos pior".

Mas respondendo a pergunta , acredito que uma boa dieta , seguindo de uma rotina saudável tanto de treinamento como de bons estímulos ao cérebro com atividades que te tragam prazer ,um bom sono ,metas a serem cumprindas mesmo que pequenas durante o dia podem estimular o mesmo a produzir mais "energia",e assim te trazer uma melhor qualidade de vida .

Claro que tudo  tem que ter um equilíbrio ,teu corpo precisa tomar umas "pancadas" assim como precisa também descansar.

Editado por O Fantasma "1991"
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2022 em 13:50, D'Arrascaeta disse:

Será man? Eu sempre tô muito motivado e estou 'feliz'. O que notei foi que piorou após ter pego covid, também. Eu amo treinar futebol, e até nos treinos isso acontece.

Não é nem um pouco raro relato semelhante ao seu, mesmo em casos leves. Inclusive usando esse mesmo termo, 'vitalidade', que as vezes é trocado por disposição, energia, vigor, mas pra se referir a exatamente essa sensação de indisposição física. Acho que pode ser a causa, faz quanto tempo isso?
 

 

Em 13/03/2022 em 14:11, O Fantasma "1991" disse:

Eu não acredito em problemas psicólogicos,todas as funções do cérebro assim como outros órgãos são funções orgânicas, porém por serem estímulos químicos e elétricos meio que se trata isso como algo "menos pior".

Problemas psicológicos são muito reais e não é 'menos pior' por não ter uma etiologia diagnosticada. O negócio é que o próprio termo 'psicológico' carrega muito tabu, como se fosse uma coisa 'só da sua cabeça', uma frescura, o que é uma tremenda bobagem. Um termo menos enviesado seria 'psicossomático', mas pra se referir à mesma coisa, problemas de natureza mental (podendo ter causas bioquímicas/fisiológicas estabelecidas ou não) que prejudicam o corpo e a qualidade de vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2022 em 13:24, D'Arrascaeta disse:

Gostaria de pedir a ajuda de vcs pra tentar solucionar isso. caso queiram que eu poste algum exame específico aqui, só pedir.

 

Já tentou estimulantes? tipo um café preto, cafeína, pré-treino?

 

Em 13/03/2022 em 13:24, D'Arrascaeta disse:

Com relação ao 'pulmão' tenho um físico muito bom. To sempre motivado e com muita vontade de jogar, mas parece que meu corpo não acompanha a mente e fico sem vitalidade, parece que meu corpo quer 'dormir' enquanto a mente ta muito a fim de praticar o esporte, eles parecem não se 'conversar'.

 

Isso pode ter relação com sua capacidade de produzir/responder a adrenalina, ela é responsável por acordar o corpo e colocar nesse estado ativo. 

Alguns medicamentos tem influência nos receptores adrenérgicos(que se ligam a adrenalina), medicamentos cardíacos e para doenças respiratórias, não descartando psicotrópicos(ansiolíticos, antidepressivos, medicamentos para atenção)

 

Talvez seja colateral do covid, de algum medicamento pra covid, algum outro medicamento que vc usou/utiliza. 

 

Uma visita ao cardiologista pode confirmar se é realmente físico, assim como a origem, ou psicológico.

 

Editado por Zanne
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2022 em 18:11, O Fantasma "1991" disse:

Eu não acredito em problemas psicólogicos,todas as funções do cérebro assim como outros órgãos são funções orgânicas, porém por serem estímulos químicos e elétricos meio que se trata isso como algo "menos pior".

 

Näo acredita em tristeza? Emocäo? Ansiedade? Irritabilidade?

 

Ou você näo percebe o quäo contraditório é isso que você escreveu ou eu fui incapaz de entender. Um problema psicológico é uma alteracäo mental. Há diversos fatores que podem alterar isso que você chama de funcäo orgânica do cérebro, estímulo químico, físico, etc, causando uma alteracäo no quadro mental.

 

O cérebro, por ser a central de informacöes do nosso corpo, quando näo está em pleno funcionamento, pode dar sinais errados pro resto do corpo e é isso que eu quis dizer que pode ser o caso. Algum fator dentro da cabeca do cara näo tá direito e tá fazendo com que ele, mesmo repousado, bem alimentado e com perfeitas funcöes vitais, se sinta cansado.

Só lembrando que um dos sintomas do esgotamento psicológico é justamente a fadiga crônica mesmo depois de uma longa noite de sono ou períodos de repouso. E uma das causas disso pode ser a simples falta de momentos de lazer. O cara tá com os exames todos em dia, dieta top, sono perfeito, mas a falta de momentos de lazer de qualidade podem afetar o mental (psicológico) e isso pode afetar o físico.

 

A síndrome de burnout, que é uma doenca catalogada no CID é um exemplo disso. Mesmo que você näo esteja lidando com seu físico, se alimentando bem e tudo mais, o fato do esforco mental ou até emocional provoca reacöes que väo afetar o físico.

 

Claro que o psicológico é físico. Tudo é físico. Sabemos disso há muito tempo (Lavoisier em Traité Élémentaire de Chimie, onde ele descreve o princípio da conervacäo de massa, depois alterado por Einstein para massa-energia), contudo näo é por causa dessa tecnicalidade que eu, pessoalmente, acho que devemos excluir que possam haver problemas de origem psicológica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria dizer que poderia ter sido Covid que você pegou anteriormente e não foi diagnosticado, mas pelo histórico eu vi que você já reclama disso desde 2019 - então foi um pouco anterior ao Covid.

 

Já tentou fazer uso de probioticos para tentar melhorar a flora intestinal?

Ou a retirada de possíveis alimentos que causem intolerância/alergia? Que acabariam por agredir sua flora intestinal tendo que trabalhar para a melhora da mesma.

 

Não é porque você em teoria se alimenta de produtos, menos industrializado que você é completamente saudável.

 

Aliás, algo que eu me lembro que minha irmã comentou a algum tempo atrás que um amigo dela que estava fazendo um trabalho na área e medindo a qualidade da água local de uma cidadezinha do interior chegou a conclusão de que a água da região era imprópria para beber devido a presença de agrotóxico, no entanto as pessoas da região não queriam aceitar esse fato porque era uma questão de herança cultural - os pais e avós, bebiam da mesma água que eles bebiam hoje.

 

As vezes você não é o único da sua região a sentir esse problema.

 

Eu começaria mesmo nessa linha de tentar melhorar ao máximo a função do sistema gastrointestinal.

 

Em 13/03/2022 em 14:11, O Fantasma "1991" disse:

Eu não acredito em problemas psicólogicos,todas as funções do cérebro assim como outros órgãos são funções orgânicas, porém por serem estímulos químicos e elétricos meio que se trata isso como algo "menos pior".

 

Não é porque você não acredita neles, que vão deixar de existir. E sim, esses problemas podem ou não afetar o nosso corpo dependendo de quanto tempo eles são ignorados.

 

É diferente você estar depressivo:

  • Porque você tem um problema orgânico na produção de seratonina. Nesse caso você é obrigado a tratar com medicação;
  • Porque você tem um problema químico e está em abstinência de alguma droga;
  • Porque você tem um problema psicológico devido a um problema de identidade (as questões mais comum de identidade são: Será que sou uma boa pessoa? Será que sou competente? Será que sou digno de ser amado? Qual é meu propósito de vida?). E nesse caso você precisa entender o que está causando isso.
  • Porque você tem um problema ambiental/social as pessoas da sua comunidade não te aceitam da maneira que você é.

No fim tudo vai alterar a química do cérebro, de maneira diferente.

 

Se você dissesse algo como: "As pessoas usam a desculpa de ser psicológico como um supertrunfo, quando não tem certeza do que está acontecendo com o outro." Eu até concordaria, de um lado é tabu porque as pessoas tem medo de admitir algo porque você será visto como o doido. E por outro lado a gente vê, aqui mesmo no fórum o termo sendo usada a torto e a direito, principalmente para os usuários de esteroides.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/03/2022 em 14:56, Torf disse:

Näo acredita em tristeza? Emocäo? Ansiedade? Irritabilidade?

 

Ou você näo percebe o quäo contraditório é isso que você escreveu ou eu fui incapaz de entender. Um problema psicológico é uma alteracäo mental. Há diversos fatores que podem alterar isso que você chama de funcäo orgânica do cérebro, estímulo químico, físico, etc, causando uma alteracäo no quadro mental.

 

O cérebro, por ser a central de informacöes do nosso corpo, quando näo está em pleno funcionamento, pode dar sinais errados pro resto do corpo e é isso que eu quis dizer que pode ser o caso. Algum fator dentro da cabeca do cara näo tá direito e tá fazendo com que ele, mesmo repousado, bem alimentado e com perfeitas funcöes vitais, se sinta cansado.

Só lembrando que um dos sintomas do esgotamento psicológico é justamente a fadiga crônica mesmo depois de uma longa noite de sono ou períodos de repouso. E uma das causas disso pode ser a simples falta de momentos de lazer. O cara tá com os exames todos em dia, dieta top, sono perfeito, mas a falta de momentos de lazer de qualidade podem afetar o mental (psicológico) e isso pode afetar o físico.

 

A síndrome de burnout, que é uma doenca catalogada no CID é um exemplo disso. Mesmo que você näo esteja lidando com seu físico, se alimentando bem e tudo mais, o fato do esforco mental ou até emocional provoca reacöes que väo afetar o físico.

 

Claro que o psicológico é físico. Tudo é físico. Sabemos disso há muito tempo (Lavoisier em Traité Élémentaire de Chimie, onde ele descreve o princípio da conervacäo de massa, depois alterado por Einstein para massa-energia), contudo näo é por causa dessa tecnicalidade que eu, pessoalmente, acho que devemos excluir que possam haver problemas de origem psicológica.

Vc não entendeu.. não disse que essas doenças não existem e sim que a causa delas é orgânica como qualquer outra doença ....

Ou seja o que quero dizer que não existe na verdade causas psicológicas e sim causas orgânicas , já que pra mim tristeza, depressão, ansiedade etc , são doenças causadas por problemas orgânicos bem estabelecidos .

Um exemplo vc vai em qualquer médico se queixando desses problemas , logo ele vai dizendo que é psicológico , dando a entender que aquele problema não tem natureza orgânica e só depende de vc mudar essa condição .

No entanto se sabe que isso não existe ,vc está tendo isso porque alguma coisa no seu cérebro não está funcionando como é pra funcionar , logo não pode se dizer que é algo psicológico é algo orgânico , assim como qualquer outra doença ou condição .

Logo se vc não fala para uma pessoa com câncer que a condição dela só depende dela mesmo para melhorar , porque vc falaria para uma pessoa depressiva ?? Sendo que já se sabe que assim como o câncer a depressão é causada por problemas orgânicos??

Claro que tô usando uma comparação absurda , mas é assim que algumas pessoas tratam esses problemas "psicólogicos",levam apenas a parte "mental" em consideração e se esquecem que o metal, psicológico é algo totalmente orgânico .

Logo minha colocação está certa em dizer que não existem doenças psicológicas e sim doenças mentais com causas orgânicas já bem estabelecidas.

 

Editado por O Fantasma "1991"
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não penso em ser algo psicológico pois eu estou sempre bem motivado pra jogar, mas não descarto. inclusive já fui profissional por um curto período de tempo e sempre curti demais o futebol. Se eu pudesse dizer bem ao certo o que acontece, seria como se a musculatura já estivesse cansada antes mesmo de começar a jogar.

 

Em 13/03/2022 em 14:33, Zanne disse:

Já tentou estimulantes? tipo um café preto, cafeína, pré-treino?

Sim, e não tive mudanças drásticas no problema.

 

Em 13/03/2022 em 14:33, Zanne disse:

Isso pode ter relação com sua capacidade de produzir/responder a adrenalina, ela é responsável por acordar o corpo e colocar nesse estado ativo. 

Pior que parece ser isso mesmo, parece que meu corpo não consegue ficar 'ativo' mesmo, naquela sensação de 'vamo pra cima'. Eu tenho que me 'esforçar' pra fazer os esportes.

 

Em 13/03/2022 em 14:20, Super Ogro disse:

Acho que pode ser a causa, faz quanto tempo isso?

Faz um bom tempo, cerca de 2 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...