Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Vecchio: meu combate à obesidade


Vecchio

Posts Recomendados

1 hora atrás, Schrödinger disse:

 

Vc consegue fazer clean e snatch um atrás do outro sem problemas? Não atrapalha nada? É que to cogitando jogar no mesmo dia no meu treino...

 

É o seguinte: eu uso um lema que é "nunca abaixeis a carga da barra", que é pura bro-science e extremamente pautado na preguiça de desmontar e remontar uma coisa que já estava ali, na minha frente.

 

Veja o treino de ontem, por exemplo. Eu estava com a neguinha (barra de LPO) ali, na minha frente, no chão. Era treino de levantamento terra. 

Oras, eu vou começar com cento e tantos quilos ou precisarei aquecer? Por precisar optar pela segunda, eu já vou fazendo algumas coisinhas que podem ser feitas, snatch pull, remada curvada, clean pull, até chegar a hora do pega, que são as cargas do levantamento terra propriamente dito (que só fiz um pouco ontem... tô muito bichado com deficit, sem carbo, etc).

 

Eu tive um professor que literalmente odiava que eu fizesse isso. Alegou que o estímulo ao sistema nervoso não conseguia adaptar-se de forma apropriada. Pedi fonte e ele me enrolou.

 

Como eu tô numa fase em que estou priorizando o "pague seu dia com algum treino... qualquer treino...", eu vou levando os dois juntos. 

Falou em olys é uma oportunidade pra fazer o drop. Treino de clean & jerk? Eu vou aquecendo com snatch até chegar nas cargas de clean & jerk. 

O duro é que fica demorado.

6 horas atrás, Power_tr00 disse:

treino bão

 

a energia volta quando o corpo aprende a obedecer e a funcionar usando gordura como fonte de energia

 

 

 

Deus te ouça, meu amigo.

 

6 horas atrás, Zkx973 disse:

 

Fazer um exercício todo dia também me ajuda a controlar a fome, ansiedade, bem-estar. Minha manha pra não ficar todo quebrado é num dia mandar hipertrofia, no outro um boxing, shadowboxing e em outros ficar só na caminhada.

 

Só cuida da imunidade porque gordo em déficit desgastando o corpo é complicado. Chá de gengibre e mel me ajudam.

 

Hoje vai ter uma ergométrica, na frente da TV, com alongamento no after. Definitivamente eu preciso disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 12/01/2020 em 17:53, Vecchio disse:

Ao contrário disso, experimente, com sucesso, por três vezes uma dieta não rigorosamente baseada em altos percentuais de carboidratos, mas algo em torno de 40 a 45%. Em todas as vezes foram embora de 20 a 25 kg, com dia do lixo e tudo. Eu disse dia do lixo e não refeição lixo. Tive recaídas, todas envolvidas com estresse no trabalho ou, como gosto de dizer, quando eu pus o trabalho acima de tudo. Mas foi um tal de "por o trabalho acima de tudo" sujo. Bem sujo. Foi voltado ao meu ego, a buscar projeção, a querer causar. Foda ter de confessar isso.

 

E, nesse mar de tentativas de dieta, descobri um disparador muito foda. O trigo e o açúcar. Qualquer coisa derivada de trigo que seja fuleira. Pão, pão italiano, pão de queijo, pizza, pudim, quindim, mentos (coitado do mentos... daqueles coloridinhos...), goiabada (tipo romeu e julieta, com o queijo derretido...), chocolate crunch, toblerone, galak de leite, enfim, qualquer coisa dessas que eu comer pouco ou muito, me arrasta pra um canto que me lembra esses cinco anos que se passaram.

 

Faz dois dias que estou comendo só comida de verdade. Praticamente zero processados. Só leite e cottage. O resto veio tudo da natureza (ainda que com agrotóxico ou com hormônios...). E estou bem. Ontem mesmo foi um dia muito típico, que facilmente eu poderia fazer alguma gordice, mas sabia que hoje eu poderia comer besteira. E segurei. E esse dia de besteira me dá o foco que eu preciso pra voltar à batalha durante a semana. Foi tanta tentativa e erro que eu acredito que agora encontrei um ritmo que posso levá-lo a longo prazo.

 

Parece-me que eu precisei passar por tudo pra precisar encontrar esse ponto. Jejum, quantidade de carboidratos, disparadores, perder o medo das gorduras, microbiota, conhecer a si próprio, enfim, 2020 promete. Eu acredito, FERVOROSAMENTE, que um membro do mundo dos expectadores, um daqueles que falham, tenha como provar - ON LINE - que consegue atingir uma meta de emagrecimento (observe que todos os relatos de eliminação de peso são ex-post-facto).

 

 

Legal o seu relato. Infelizmente vejo muitos xiitas da lowcarb no fórum, uma dieta que por sinal eu gosto muito. Ja tive sucessos em executá-la algumas vezes, por alguns períodos, mas a considero restritiva demais e dificil de manter principalmente quando atrapalha em situações sociais, por exemplo: não poder ir numa pizzaria com amigos, não poder comer uma fatia de bolo, tomar um chopp com amigos, etc. Tomei ranço desses xiitas por não reconhecerem que cada pessoa é diferente, e que a mesma estratégia nem sempre é a melhor pra todo mundo. Hoje sigo como premissas dietéticas regulares evitar glúten (farinha), açúcar e óleos vegetais, pois acredito que são hábitos saudáveis pra qualquer outro tipo de dieta também. Mas me permito "lixar" em algumas refeições normalmente com esses ingredientes.

 

Li bastante do seu diário e acredito que vc tenha um grande conflito entre seu racional, a parte "focadona" na dieta, e o seu emocional, q o leva as compulsões em horários inesperados. Acho curioso pois vejo que mesmo em momentos em que você está falhando na dieta, vc vem aqui com boa frequência postar relatos, ou seja, mesmo em períodos inconsistentes em relação aos ganhos, vc tem consistência em lembrar dos seus objetivos, não fica esquecido pra sempre. Isso me leva a crer que vc tem real consciência e bastante vontade de melhorar. Deve ser um conflito por vezes foda de administrar quando os resultados não chegam, pois não é aquela situação "foda-se tudo", vc se cobra em relação à isso.

 

Acredito que talvez um jeito de administrar melhor a situação seja vc minimizar o risco que seu lado emocional te traz. Por exemplo, esses produtos citados por vc, chocolates, doces, pães, biscoitos, goiabada, etc. são comprados em supermercado, possivelmente durante o dia. Vc pode ir ao mercado durante o dia, de estômago cheio, quando seu lado racional está no controle e não levar nenhum desses itens. Eles estando disponíveis de madrugada na sua casa, quando vc se desperta com uma compulsão a flôr da pele, é dar o poder do estrago para seu lado emocional. Talvez se sua compra de dia fosse por exemplo frutas, legumes, bons carboidratos, carnes, sua compulsão durante a noite seria suprimida pela falta (ou trabalho para obtê-los nesse horário) dos itens "porcaria", ou talvez vc fosse fazer uma refeição com os itens saudáveis, o que por sí só seria OK pois causaria danos muito menores, ou nenhum. Dessa forma, eu acredito que a verdadeira sabotagem aconteça nos momentos em que seu lado racional está mais no controle, e vc mesmo assim dá ouvidos ao seu emocional, na hora da compra, nesse caso. 
Acho que essa dualidade que coexiste em vc tem q ser cuidadosamente planejada, como é com todas as pessoas. A refeição lixo é pra mim uma expressão disso, um momento programado, racionalmente determinado, em que vc alimenta seu lado emocional a fim de deixá-lo sossegado, aprisionado por mais um bom tempo de foco, o que reflete a dominância do lado racional na situação. A simples jacada em horário aleatório, ao contrário, significa o lado emocional fora de controle. 

Editado por Thorun
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Thorun disse:

 

 

 

Ôpa, Thorun, obrigado pelas palavras e pelas dicas!

 

Observe o gráfico a seguir:

 

image.png

 

Esta é a minha curva glicemia x peso corporal. Repare que em 11 dias de cetogênica eu consegui baixar a minha glicemia em jejum da faixa dos 140-160 para 130-110 mg/dl sendo que, na maioria das vezes, eu permaneci com leituras abaixo de 130 mg/dl. Essas leituras precisam voltar - e permanecer - pra faixas abaixo de 100 mg/dl para que eu readquira o controle do diabetes via alimentação. Minha expectativa é atingir isto próximo dos trinta dias. Se a curva continuar declinando e eu precisar de mais tempo eu seguirei no fluxo. Explico o porquê abaixo.

 

Enquanto os 100 mg/dl não ocorrerem, eu preciso da cetogênica.Ou eu faço isso ou eu precisarei implantar um bolsa, na cintura, em formato de pochete onde eu receba ao longo do dia doses de insulina. Advinha qual opção eu prefiro?

 

Logo, enquanto eu estiver nesse período, eu preciso mudar meu cardápio para a dieta restritiva. Caso isto não resolva, aí sim, precisarei passar pra medicação e, talvez lá na frente, precise dessa bomba de insulina.

 

Tentei, sem sucesso uma que eu já até consegui sucesso no passado: era 30/30/40% de proteínas/gorduras/carboidratos, mas ainda assim a sensação de inchaço, o "pensar em comida o dia todo", persistia. E o pior era que a glicemia continuava disparada, lá próxima aos 200 mg/dl.

 

Logo, eu enxergo as dietas low carb como tratamento para pessoas em condições como a que eu me encontro, isto é, metabolicamente desregulados e com obesidade mórbida. Se a pessoa gosta, curte, sem problemas, mas dizer que isso é a forma maravilhosa de se viver e que é o único caminho, eu discordo, veementemente. Às vezes a pessoa que quer fazer tá lá, com exames bons mas com aquela gordura de recém-casado, com seus 10, 15 kg a mais. Pô, a depender da idade, a pessoa pode retirar isso só com o treino!

 

Uma vez restabelecendo níveis saudáveis de glicemia, se eu conseguir, pretendo retornar gradualmente, 20 em 20 g aos carbos. Por enquanto não dá pra passar de 50 g. Mas o objetivo a longo prazo é retornar a uma dieta saudável, com alimentos saudáveis sem ser low carb.

 

A luta segue firme.

 

Outra coisa que você comentou e eu achei interessante foi os relatos de gordos que criam diários. Por enquanto, eu só vi o seguinte: o gordo ou a gorda abrem o diário, relatam um tempo e somem. Falharam e não quiseram voltar? Não sei. Eu também já fiz isso de sumir, mas resolvi encarar isso aí, pois penso que cair faz parte. O que torna a pessoa resiliente é conseguir levantar-se e seguir a meta. 

Se o meu diário der certo, eu queria arrastar pra cá mais gordos pra incentivá-los a fazerem o mesmo, mesmo que sintam-se desencorajados pela vergonha. Tem uma frase que eu li no face do hipertrofia, pena que eu não tirei o print dela pra me lembrar do autor. Era algo como o seguinte: "zoar um gordo por estar treinando em uma academia é igual a zoar um desempregado na fila do SINE" (Sistema Nacional de Emprego. Acho que foi substituído pelo Portal Emprega Brasil).

 

Era isso.

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Vecchio disse:

 

Ôpa, Thorun, obrigado pelas palavras e pelas dicas!

 

Observe o gráfico a seguir:

 

image.png

 

Esta é a minha curva glicemia x peso corporal. Repare que em 11 dias de cetogênica eu consegui baixar a minha glicemia em jejum da faixa dos 140-160 para 130-110 mg/dl sendo que, na maioria das vezes, eu permaneci com leituras abaixo de 130 mg/dl. Essas leituras precisam voltar - e permanecer - pra faixas abaixo de 100 mg/dl para que eu readquira o controle do diabetes via alimentação. Minha expectativa é atingir isto próximo dos trinta dias. Se a curva continuar declinando e eu precisar de mais tempo eu seguirei no fluxo. Explico o porquê abaixo.

 

Enquanto os 100 mg/dl não ocorrerem, eu preciso da cetogênica.Ou eu faço isso ou eu precisarei implantar um bolsa, na cintura, em formato de pochete onde eu receba ao longo do dia doses de insulina. Advinha qual opção eu prefiro?

 

Logo, enquanto eu estiver nesse período, eu preciso mudar meu cardápio para a dieta restritiva. Caso isto não resolva, aí sim, precisarei passar pra medicação e, talvez lá na frente, precise dessa bomba de insulina.

 

Tentei, sem sucesso uma que eu já até consegui sucesso no passado: era 30/30/40% de proteínas/gorduras/carboidratos, mas ainda assim a sensação de inchaço, o "pensar em comida o dia todo", persistia. E o pior era que a glicemia continuava disparada, lá próxima aos 200 mg/dl.

 

Logo, eu enxergo as dietas low carb como tratamento para pessoas em condições como a que eu me encontro, isto é, metabolicamente desregulados e com obesidade mórbida. Se a pessoa gosta, curte, sem problemas, mas dizer que isso é a forma maravilhosa de se viver e que é o único caminho, eu discordo, veementemente. Às vezes a pessoa que quer fazer tá lá, com exames bons mas com aquela gordura de recém-casado, com seus 10, 15 kg a mais. Pô, a depender da idade, a pessoa pode retirar isso só com o treino!

 

Uma vez restabelecendo níveis saudáveis de glicemia, se eu conseguir, pretendo retornar gradualmente, 20 em 20 g aos carbos. Por enquanto não dá pra passar de 50 g. Mas o objetivo a longo prazo é retornar a uma dieta saudável, com alimentos saudáveis sem ser low carb.

 

A luta segue firme.

 

Outra coisa que você comentou e eu achei interessante foi os relatos de gordos que criam diários. Por enquanto, eu só vi o seguinte: o gordo ou a gorda abrem o diário, relatam um tempo e somem. Falharam e não quiseram voltar? Não sei. Eu também já fiz isso de sumir, mas resolvi encarar isso aí, pois penso que cair faz parte. O que torna a pessoa resiliente é conseguir levantar-se e seguir a meta. 

Se o meu diário der certo, eu queria arrastar pra cá mais gordos pra incentivá-los a fazerem o mesmo, mesmo que sintam-se desencorajados pela vergonha. Tem uma frase que eu li no face do hipertrofia, pena que eu não tirei o print dela pra me lembrar do autor. Era algo como o seguinte: "zoar um gordo por estar treinando em uma academia é igual a zoar um desempregado na fila do SINE" (Sistema Nacional de Emprego. Acho que foi substituído pelo Portal Emprega Brasil).

 

Era isso.

 

 

Pode crer. No caso de uma pessoa com diabetes, ou como o dr. souto afirma "intolerância à carboidratos", e dada a sua gama restrita de opções, concordo totalmente contigo. Torcendo pelo seu progresso pra que vc consiga abaixar da marca pretendida e se manter dentro dela com seus controles diários. Bom trabalho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vecchio disse:

Treino de clean & jerk? Eu vou aquecendo com snatch até chegar nas cargas de clean & jerk. 

Minha dúvida é mais em relação ao neural dos lifts, a mecânica. Mas pelo visto não atrapalha pra vc... Vou testar fazer os dois no mesmo treino em breve (já fiz, mas acho que acabava focando mto no snatch e deixando os cleans e os jerks de lado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Schrödinger disse:

Minha dúvida é mais em relação ao neural dos lifts, a mecânica. Mas pelo visto não atrapalha pra vc... Vou testar fazer os dois no mesmo treino em breve (já fiz, mas acho que acabava focando mto no snatch e deixando os cleans e os jerks de lado).

 

Tem uma fuleiragem que eu detectei. 

 

Eu sigo piano no split jerk até... uns 60%. Passou disso eu começo a sapatear e a fazer um jerk "infilmável".

Foi só assim, fazendo os jerks com percentuais graduais abaixo de 60% que eu pude encontrar onde estava o bug (eu esticava muito a perna da frente).

 

Se fosse no modo padrão, o que eu faria? Terminaria o snatch, já com uma carguinha meia boca e daí partiria pro cj. E aí bastava uns cinco levantamentos pros jerks ficarem molambos. Clean nunca me preocupou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe... volta ao trabalho. Ô stress...

 

Sei lá que dia que tá. Vou postar o treino pra não me perder e depois verifico o blá blá blá da dieta.

 

Terça-feira, 11/02/2020

 

Consumo: 2296 kcal, macros em keto e fibras > 20 g ---> OK

 

Deltoides, trapézio e core

  • Desenvolvimento militar: 1 x 5 x 20, 24, 32, 40, 48, 51, 51, 51, 51, 51, 51, 59, 67 kg
  • Elevação com barra para manguito rotador: 4 x 15 x 3,5 kg
    • próximo treino: 4,5 kg
  • Levantamento lateral com halteres: 4 x 8 x 8 kg
  • Levantamento frontal com halteres: 4 x 8 x 8 kg
  • Encolhimento de ombros com halteres: 4 x 20 x 22 kg
  • Todos os exercícios acima realizados em supersérie com o desenvolvimento militar
  • Levantamento lateral curvado: 9 x 8 x 7 kg em supersérie com
  • Abdominal com a ab-wheel: 9 x 6 reps
  • 120 min; 246 kcal; 93 bpm (~54% da fcm)

 

Segue o baile

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dia #14, quinta-feira, 13/02/2020

 

dieta: 2282 kcal; macros em keto; fibras > 20 g --> ok

 

treino OLYW1D1:
snatch: 2 x 2 x 34 kg; 3 x 2 x 37 kg;
snatch pull: 5 x 3 x 39 kg;
front squat: 3 x 3 x 48 kg.
69 minutos; 138 kcal; ~53% da frequência cardíaca máxima

 

comentários:
Conversando com um Lucas dia desses, ele me comentou sobre os programas que o Greg Everett, do Catalyst Athletics disponibiliza. Uns são gratuitos outros são pagos (valores bem acessíveis). Foi quando eu lembrei que também tinha feito uma rapa em todos os programas de treino gratuitos e os tinha baixado. 

 

E lá estava eu, sempre em busca do balanço entre intensidade, volume e frequência e, cavocando aqui mesmo nas minhas pastas, encontrei o "Sample Masters Weightlifting 
Training Program"(*). Um programa de seis semanas pra masters. Baixei as minhas máximas (estava usando PRs de dois anos atrás mesmo tendo parado e me afastado de LPO) pra valores que eu os pratiquei e filmei em good lift em 07/02/2020. Acho que foi uma das minhas melhores decisões.

 

Experimentando treinar todos os dias. olys dia sim dia não, 5/3/1 dia sim dia não. A intensidade do 5/3/1 está moderada, pois dá pra sentir que posso aumentar os quatro lifts (talvez só o OHP mereça atenção). A intensidade dos olys chega a ser imoral de tão tranquila.  A fraqueza devido à cetogênica está diminuindo. A glicemia tá baixando. Torcendo aqui pra que dê certo as paradinhas.

 

*disponível em https://www.catalystathletics.com/article/117/Sample-Masters-Weightlifting-Training-Program

 

Era isso povo, até amanhã e bons treinos

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Vecchio disse:

 A fraqueza devido à cetogênica está diminuindo. A glicemia tá baixando. Torcendo aqui pra que dê certo as paradinhas.

Estou pra comentar no teu diário há dias.

Eu não sou  defensora da cetogênica, mas considero ela uma dieta bem gostosa e não dá pra discordar dos efeitos positivos na perda de peso, se a estratégia for bem montada.

Afora isso, a gordura dá uma saciedade à parte e com o decorrer do tempo o corpo acostuma e a força vai voltando para os treinos.  Óbvio que não se compara à força de quem come carboidrato, mas se o objetivo é secar, penso que é um caminho bem válido.

Se vc está conseguindo vencer as adversidades, bola pra frente que vai ficando mais fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...