Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento Smith x LIVRE (Glúteos)


Richard1992

Posts Recomendados

Pessoal,

 

Já é sabido que o agachamento livre é superior ao praticado no smith para os quadríceps, mas e na questão dos glúteos? qual agachamento ativa mais essa região? livre ou smith?

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

5 minutos atrás, CalegariRicardo disse:

Pessoal,

 

Já é sabido que o agachamento livre é superior ao praticado no smith para os quadríceps, mas e na questão dos glúteos? qual agachamento ativa mais essa região? livre ou smith?

obrigado.

Cara, posso estar enganado, mas eu acredito que o livre seja melhor nesse ponto tbm....pela postura e amplitude que vc pode atingir...o motor primario é o gluteo maximo. Não tenho artigos pra embasar, mas pelo menos no que sinto na pratica..o livre é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

livre é um pouco superior por exigir mais dos estabilizadores.

 

maissssss, numa barra guiada você pode ter o mesmo resultado, ou ainda um resultado superior, e com uma maior segurança.

tudo depende da postura, qualidade de execução, cadência e intensidade.

 

algumas pessoas não conseguem realizar um agacho livre por insegurança ou por alguma razão biomecânica, para estes a barra guiada é uma excelente alternativa.

 

abraço.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo contrário, agachamentos feitos no Hack ou no Smith exigem mais do Quadríceps, pq você consegue fazer uma curvatura não tão anatômica da coluna e descer bem retificado. Isso irá incidir maior carga nos quadríceps , e menos exigência da lombar, dos glúteos e abdominais, como ocorre no livre.

 

Porem, esse retificação exagerada gera uma compressão muito grande das cervicais até as vértebras lombares, e é onde você pode ter problemas como protusoes e hérnias , dependendo da carga.  Nossa coluna nao  foi feita da para agachar dessa maneira, as curvaturas naturais ajudam na dissipação dessa compressão, pois você não tem uma força descendo de maneira vetorial.

 

A solução para pegar mais o quadríceps com a segurança de agachar livre é o Agachamento frontal.

Editado por frankx
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, CalegariRicardo disse:

e na questão dos glúteos? qual agachamento ativa mais essa região? livre ou smith?

 

O glúteo é mais ou menos ativado de acordo com a amplitude do seu movimento nos agachamentos.

Se vc possui encurtamentos musculares importantes, a resposta vai ser tanto faz no livre ou no smith, pq vc mal vai conseguir atingir seu glúteo, que provavelmente vai ser diagnosticado com a síndrome da bunda morta.

Mas se vc é bem alongado e sabe posicionar o corpo no movimento do agacho, o livre é superior, mas nem por isso,no smith vc deixará de obter resultados.  Não chega a ser uma diferença grotesca.

Peça a um profissional abalizado para analisar seu movimento no agacho, pq por vezes nós 'achamos' que estamos fazendo certo, mas não é verdade (eu já passei por isso).  

Editado por Fefe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, frankx disse:

Pelo contrário, agachamentos feitos no Hack ou no Smith exigem mais do Quadríceps, pq você consegue fazer uma curvatura não tão anatômica da coluna e descer bem retificado. Isso irá incidir maior carga nos quadríceps , e menos exigência da lombar, dos glúteos e abdominais, como ocorre no livre.

 

Porem, esse retificação exagerada gera uma compressão muito grande das cervicais até as vértebras lombares, e é onde você pode ter problemas como protusoes e hérnias , dependendo da carga.  Nossa coluna nao  foi feita da para agachar dessa maneira, as curvaturas naturais ajudam na dissipação dessa compressão, pois você não tem uma força descendo de maneira vetorial.

 

A solução para pegar mais o quadríceps com a segurança de agachar livre é o Agachamento frontal.

Interessante, mas num estudo que vi, foi afirmado que o livre ativa em torno de 43% a mais que o feito no smith...

3 minutos atrás, Fefe disse:

 

O glúteo é mais ou menos ativado de acordo com a amplitude do seu movimento nos agachamentos.

Se vc possui encurtamentos musculares importantes, a resposta vai ser tanto faz no livre ou no smith, pq vc mal vai conseguir atingir seu glúteo, que provavelmente vai ser diagnosticado com a síndrome da bunda morta.

Mas se vc é bem alongado e sabe posicionar o corpo no movimento do agacho, o livre é superior, mas nem por isso,no smith vc deixará de obter resultados.  Não chega a ser uma diferença grotesca.

Peça a um profissional abalizado para analisar seu movimento no agacho, pq por vezes nós 'achamos' que estamos fazendo certo, mas não é verdade (eu já passei por isso).  

 

Pergunto isso porque sempre fiz agacho no smith por não ter suporte pro livre, mas agora comecei a fazer livre, no smith tive um bom desenvolvimento de gluteos e por isso gostaria de saber se no livre vou continuar tendo, pq o movimento do smith é bem diferente do livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
6 minutos atrás, CalegariRicardo disse:

gostaria de saber se no livre vou continuar tendo, pq o movimento do smith é bem diferente do livre.

 

Com certeza o agacho livre vai te proporcionar ganhos  e se quer enfatizar, faça afundo também, que vc vai ver o que é uma ativação do glúteo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Fefe disse:

 

Com certeza o agacho livre vai te proporcionar ganhos  e se quer enfatizar, faça afundo também, que vc vai ver o que é uma ativação do glúteo.

Sim, tbm faz parte dos meu treinos, faço no smith. não que eu me importe muito com gluteo, mas tem que manter o corpo proporcional né :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só consegui boa amplitude qndo comecei a fazer o livre; sempre achei a “mecânica” smith muito desconfortável.

 

Uma coisa que eu faço para pegar mais os glúteos, mas ñ sei se procede, tirei da minha cabeça, é fazer uma série “quicando” hahaha    Ou seja mais próximo do ponto zero.É estranho pra kct mas sinto demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...