Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Postado (editado)

Introdução

No final do ano de 2013, tive uma lesão na coluna lombar. Em razão disto, além de uma hérnia de disco protusa, tenho também enorme compressão nos discos, exercida pelas vértebras lombares. A junção deste dois fatores  hérnia e compressão  tem sido, desde então, o motivo de grandiosas crises de dor e afastamento de atividades físicas. Minhas dores  lombociatalgia  são constantes  24 horas por dia, 7 dias por semana —, teimosas, incessantes e agravam com movimentos simples. Isto é, assistir às aulas, subir escadas, sentar, caminhar e dormir passaram a ser tarefas não tão fáceis como outrora.

É importante dizer que eu tenho uma condição genética especial. Possuo uma vértebra lombar a mais (VT - vértebra de transição), o que provavelmente predispôs meu organismo à lesão citada acima. Sempre fui praticante de exercício físicos, tais quais artes marciais e musculação (atingindo, à época, o que seria algo próximo do meu limite natural).

Em razão da situação de sedentarismo na qual adentrei após a hérnia de disco lombar, meu corpo tem aparentado diversas situações de fraqueza muscular e, até, outras lesões. Algumas já foram identificadas; outras, não. São: síndrome da dor femoropatelar (joelho direito), canelite (ambas as pernas), dor nos pés e tornozelos, bursite (quadril direito), dor nas nádegas e posterior das coxas, manguito do ombro esquerdo e dor no pescoço. Conforme eu consiga tratar e diagnosticar cada problema, explicarei detalhadamente. 

Objetivo e Metodologia

O intuito deste diário é relatar minha recuperação nos próximos 18 meses e, dependendo dos interesses meus e dos usuários que porventura vierem a acompanhar este tópico, posso continuá-lo ou encerrá-lo após o decurso do tempo.

A metodologia adotada será a divisão do relato em 3 etapas:

1. Tratamento da lesão por completo e reajuste superficial da dieta; (23/05/2018 - ??/??/????)
  2. Volta aos treinos para fins de adaptação muscular, neural, articular e cardiovascular;
  3. Treinamento visando à hipertrofia e à progressão de cargas.

Legenda: 

• Esmeralda  fase cumprida;
  • Azul brilhante  fase atual;
  • Vermelho pálido  fase pendente.

A Lesão

ABAAAgxEkAG-1.jpg

O disco intervertebral possui, genericamente, duas espécies de materiais: o núcleo pulposo (parte interior) e os anéis fibrosos ou ânulo fibroso (parte exterior, que reveste o núcleo). Com um determinado movimento incorreto, geralmente habitual e constante, os anéis fibrosos se rompem e o material interno é extravasado. Como se pode observar na imagem, o canal vertebral se encontra ao lado do disco, bem como as raízes nervosas. Assim, o material do disco que é herniado passa a comprimir mecanicamente e a realizar reações químicos com o nervo. Como consequência, surgem as dores insuportáveis. No meu caso a hérnia é lombar e, por isso, o nervo afetado é o nervo ciático. As dores vão desde as costas, passando por nádegas, posterior das coxas, pernas, pés e dedos. É uma dor que irradia para as duas pernas e lembra uma espécia de choque.

3-compressione-discale-1024x658.png

A imagem acima mostra a compressão no disco intervertebral, responsável tanto pela dor ciática quanto pela dor axial, lombar.

herniac_01.jpg

Acima, observam-se as gravidades que podem acometer um disco intervertebral. Desde uma simples degeneração ou protusão até extrusão ou sequestro, casos mais graves. Minha lesão se trata do segundo caso, a hérnia de disco protusa. À direita, pode-se notar como ocorre a compressão dos nervos por parte da hérnia de disco.

Tratamento da lesão

Fiz fisioterapia por muito tempo, tanto por plano de saúde, quanto particular. Esta foi consideravelmente melhor, sendo eficaz no fortalecimento da musculatura paravertebral, mas no tocante à dor e à descompressão foi pouco eficaz. Um tratamento invasivo — cirúrgico — , ao menos por enquanto, está descartado.

Conhecendo o caso detalhadamente e meu organismo como um todo, junto à conversa com um excelentíssimo médico, a conclusão a qual chegamos foi: a hérnia de per si é pequena e consequência de alteração da coluna; as dores lombares e ciáticas são resultados da compressão exercida sobre o disco intervertebral. Portanto, o meio para tentar solucionar o problema é a descompressão!

Estou fazendo tratamento em uma mesa de tração, a qual busca a tão sonhada descompressão. Serão 20 sessões. Juntamente a este tratamento, o médico procederá com um bloqueio da dor muito em breve. Relatarei os resultados no diário.

Cronograma

1ª Fase — Tratamento da lesão por completo e reajuste superficial da dieta

(23/05/2018 — ??/??/????)

Primeiramente, é importante ressaltar que é praticamente impossível a reversão do quadro. Isto é, não há como retirar o material herniado através do tratamento conservador. Porém, é possível a redução — total ou parcial — dos sintomas lombares e ciáticos, bem como eventual absorção, por mecanismos do próprio corpo, de parte do material herniado. Logo, quando me refiro ao tratamento da lesão por completo, trata-se de não mais ter barreiras — dor e compressão — para o exercício de atividades físicas.

A tração serve para aumentar o espaço intervertebral, descomprimindo o disco. Com a descompressão, os nervos deixam de ser pressionados, eliminando a dor, e os nutrientes vão, aos poucos, sendo novamente distribuídos ao disco intervertebral, aumentando também sua hidratação.

Como dito no início, também será realizado o bloqueio. Creio que serão 3 sessões de bloqueio.

O início do tratamento deu-se em 23/05/2018. Serão 3 sessões de tracionamento por semana, contabilizando um total de 20 sessões.

Sessões de tração: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

Legenda: 

• Esmeralda  sessão cumprida;
  • Vermelho pálido  sessão pendente.

Base Científica

Neste tópico, agradarei aqueles que têm ávido interesse por pesquisas científicas. Tudo o que eu fizer em relação à dieta, à nutrição e aos hábitos, compartilharei artigos científicos que embasem minhas escolhas.

Confesso que não sei quando conseguirei ler ou compartilhar os artigos e tampouco se conseguirei. Não obstante, fica o tópico para que eu tente prosseguir com a ideia futuramente. 

Trial of Pregabalin for Acute and Chronic Sciatica - The New England Journal of Medicine (para quem se interessar, fiz uma breve análise do estudo)

Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 1)

Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 2)

Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 3)

Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte final)

Comentários finais (resumo) sobre as recomendações do Stuart McGill

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 1)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 2)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 3)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 4)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 5)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 6)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 7)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 8 )

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 9)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 10)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 11)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 12)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 13)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 14)

Fórmula de Mifflin-St Jeor para cálculo de TMB (para indivíduos do sexo masculino):

TMB = (10 x Peso [kg]) + (6,25 x Altura [cm]) - (4,92 x Idade [anos]) + 5

TMB = 10x90 + 6,25x178 - 4,92x22 + 5

TMB = 900 +1117,5 - 108,24 

TMB = 900 + 1009,26

TMB = 1909,26kcal

Como estou proibido de realizar qualquer atividade física no momento, estou apenas estudando. Em razão disto, multiplicarei minha TMB pelo fator de atividade de 1,1 para atingir meu GCD.

GCD = 1909 x 1,1

GCD = 2093kcal

Índice do Diário

1. Sessões de tração lombar

2. Aplicação do bloqueio da dor

3. Resultados posteriores do bloqueio da dor

4. Gráfico das dores antes e após o bloqueio da dor

5. Análise sobre a pregabalina

6. Possibilidade de cirurgia e a radiofrequência

7. Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 1)

8. Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 2)

9. Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 3)

10. Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte final)

11. Comentários finais (resumo) sobre as recomendações do Stuart McGill

12. Como escovar os dentes e amarrar os cadarços de maneira saudável para a coluna

13. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 1)

14. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 2)

15. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 3)

16. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 4)

17. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 5)

18. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 6)

19. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 7)

20. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 8 )

21. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 9)

22. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 10)

23. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 11)

24. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 12)

25. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 13)

26. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 14)

Dados Pessoais

Altura: 178cm

Massa corporal total: 90kg

Massa magra: 67,5kg (75%)

Massa gorda: 22,5kg (25%)

Taxa Metabólica Basal: 1909kcal

Gasto Calórico Diário: 2093kcal

Dieta

Valores referenciais a cada 100g (conforme a Tabela TACO da Unicamp):

Alimento                                   Proteína Animal      Proteína Vegetal      Carboidratos      Lipídios 

Maçã Fuji                                                 x                               0,3                           15,2                   x

Laranja pêra                                            x                               1,0                             8,9                  0,1

Arroz integral cozido                              x                               2,6                           25,8                 1,0 

Feijão carioca cozido                             x                               4,8                           13,6                 0,5

Brócolis cozido                                                                    2,1                             4,4                  0,5

Peito de frango grelhado                      32                               x                                x                    2,5 

Ovo inteiro cozido                                13,3                             x                               0,6                  9,5

Azeite (13mL)                                          x                                x                                x                    13

Leite desnatado (200mL)                      6                                x                                9                      x

Albumina (porção de 28g)                   24                               x                               1,6                    x 

A dieta consiste em 4 refeições ao dia:

Desjejum/Pós-AEJ

400mL Leite

200g Ovos inteiros cozidos

Total: 402,2 kcal;  38,6g de proteína animal; 0g de proteína vegetal; 19,2g de carboidratos; 19g de lipídeos.

Almoço

28g Albumina

Total: 102,4 kcal; 24g de proteína animal; 0g de proteína vegetal; 1,6g de carboidratos; 0g de lipídeos.

Lanche da tarde

100g de Maçã Fuji

Total: 62kcal; 0g de proteína animal; 0,3g de proteína vegetal; 15,2g de carboidratos; 0g de lipídeos.

Janta

200g Peito de frango

300g Arroz Integral

39mL Azeite de Oliva

100g Laranja Pêra

100g Feijão Carioca

200g Ovo Inteiro Cozido

Brócolis à vontade e 2 castanhas-do-pará

Total: 1298kcal; 90,6g de proteína animal; 11g de proteína vegetal; 75,3g de carboidratos; 65,6g de lipídeos.

Total

1865kcal

153,2g de proteína animal (1,7g/kg)

11,3g de proteína vegetal (---)

111,3g de carboidratos (1,2g/kg)

84,6g de lipídeos (0,9g/kg)

Ingestão = 1865kcal

GCD = 2093kcal

Ingestão - GCD = 1595 - 2093 = -229kcal.

Meus agradecimentos e muito obrigado a todos por acompanharem!

Minato Namikaze.

Editado por Minato Namikaze
Postado

Hoje concluí a quinta sessão de tracionamento lombar. Por enquanto, nenhum indicador de melhora ou piora das dores.

Creio que deva dar resultados no final do tratamento, entre as últimas sessões.

Também estou no aguardo do bloqueio, que deverá melhorar consideravelmente o caso.

Relatarei novamente quando completar a 10ª sessão.

Postado

Opa, infelizmente mais um pro time. Também tive problemas com hérnia de disco, no caso uma protrusão pequena entre a L5-S1 e uma extrusa entre L4-L5. Porém, no meu caso eu tive que passar por cirurgia, pois o nervo estava muito comprimido. Eu mal podia andar. Não conheço esse método de tracionamento. Acompanhando.

Postado

Eu tenho hérnia L4, L5, nas crises mais agudas não saía do chão, vivia deitado. Após muita insistência do meu fisioterapeuta, comecei a fazer fortalecimento muscular (deveria tê-lo escutado antes), hoje levo uma vida normal. Agacho com 100 kg para 6 rep., sei que não é muito, mas faço com prudência, peso 72 kg, 1.73 altura. No seu caso quando baixar o peso vai melhorar muito.

Postado
3 horas atrás, yuuuriiii disse:

Opa, infelizmente mais um pro time. Também tive problemas com hérnia de disco, no caso uma protrusão pequena entre a L5-S1 e uma extrusa entre L4-L5. Porém, no meu caso eu tive que passar por cirurgia, pois o nervo estava muito comprimido. Eu mal podia andar. Não conheço esse método de tracionamento. Acompanhando.

O que desencadeou suas hérnias de disco?

Havia tentado o tratamento conservador antes do tratamento invasivo (cirúrgico)?

Como está hoje?

Essas mesas de descompressão têm ganhado mais notoriedade nos últimos anos, em razão de serem um método conservador eficaz para problemas na coluna. O ônus é que as sessões são caras e os planos de saúde não cobrem. As franquias Dr. Hérnia e ITC Vertebral fazem uso de mesas de tração/descompressão nos seus tratamentos. Estou fazendo em uma clínica, não se trata de franquia, mas o método é semelhante. Estou ansioso pelo resultado ao fim do tratamento.

Obrigado por acompanhar.

3 horas atrás, Gabrieli Florindo disse:

Vou acompanhar,tenho um desvio postural que causa uma assimetria na cintura,sabe algum exercício que pode ajudar?O médico disse que é somente um desvio 

Qual seu desvio exatamente? Qual foi o diagnóstico?

Você sente dores em razão da assimetria? Se sim, em quais posições?

De qualquer forma, com o diagnóstico em mãos, busque auxílio de um fisioterapeuta, principalmente se você for adolescente ou adulto jovem, pois os resultados serão melhores e mais rápidos.

Obrigado por acompanhar.

2 horas atrás, ErnaneFoz disse:

Eu tenho hérnia L4, L5, nas crises mais agudas não saía do chão, vivia deitado. Após muita insistência do meu fisioterapeuta, comecei a fazer fortalecimento muscular (deveria tê-lo escutado antes), hoje levo uma vida normal. Agacho com 100 kg para 6 rep., sei que não é muito, mas faço com prudência, peso 72 kg, 1.73 altura. No seu caso quando baixar o peso vai melhorar muito.

Que bom ler seu breve relato! Provavelmente exagerei meu BF, devo estar entre 15-20%, tenho muita massa muscular, mas coloquei BF a mais pra não acomodar ?. De qualquer forma, preciso perder bastante gordura ainda. Diminui o peso sobra a coluna, né? Melhora muito o quadro.

Há quanto tempo você fez o fortalecimento e por quanto tempo o fez? Ainda mantém a rotina de fortalecimento? Como estão as dores hoje? Pensa em cirurgia?

Obrigado por acompanhar.

Postado
17 minutos atrás, Minato Namikaze disse:

Havia tentado o tratamento conservador antes do tratamento invasivo (cirúrgico)?

Como está hoje?

Essas mesas de descompressão têm ganhado mais notoriedade nos últimos anos, em razão de serem um método conservador eficaz para problemas na coluna. O ônus é que as sessões são caras e os planos de saúde não cobrem. As franquias Dr. Hérnia e ITC Vertebral fazem uso de mesas de tração/descompressão nos seus tratamentos. Estou fazendo em uma clínica, não se trata de franquia, mas o método é semelhante. Estou ansioso pelo resultado ao fim do tratamento.

Obrigado por acompanhar.

Qual seu desvio exatamente? Qual foi o diagnóstico?

Você sente dores em razão da assimetria? Se sim, em quais posições?

De qualquer forma, com o diagnóstico em mãos, busque auxílio de um fisioterapeuta, principalmente se você for adolescente ou adulto jovem, pois os resultados serão melhores e mais rápidos.

Obrigado por acompanhar.

Que bom ler seu breve relato! Provavelmente exagerei meu BF, devo estar entre 15-20%, tenho muita massa muscular, mas coloquei BF a mais pra não acomodar ?. De qualquer forma, preciso perder bastante gordura ainda. Diminui o peso sobra a coluna, né? Melhora muito o quadro.

Há quanto tempo você fez o fortalecimento e por quanto tempo o fez? Ainda mantém a rotina de fortalecimento? Como estão as dores hoje? Pensa em cirurgia?

Obrigado por acompanhar.

Pensei muito em fazer cirurgia, já estava no limite. Certo dia em consulta com um ortopedista, ele me disse que com 17 anos descobriu que tinha hérnia discal e com 20 anos foi campeão sul-mericano de uma arte marcial que esqueci qual era. Me disse pra esquecer cirurgia e fazer o que o fisioterapeuta recomendou. Comprei uma estação de musculação, dessas comuns e comecei a fazer exercícios que me foi indicado, em seis meses estava fazendo tarefas comuns que antes nao conseguia, como dirigir, amarrar um cadarço, etc. Tomei gosto pela musculação e nunca mais parei, hj faço qqr exercício, dores mínimas vez ou outra, comecei há três anos. Acredito que vc não precise fazer cirurgia, tente outros meios e tenha paciência que com o tempo vc sai dessa.

Postado
15 horas atrás, ErnaneFoz disse:

Pensei muito em fazer cirurgia, já estava no limite. Certo dia em consulta com um ortopedista, ele me disse que com 17 anos descobriu que tinha hérnia discal e com 20 anos foi campeão sul-mericano de uma arte marcial que esqueci qual era. Me disse pra esquecer cirurgia e fazer o que o fisioterapeuta recomendou. Comprei uma estação de musculação, dessas comuns e comecei a fazer exercícios que me foi indicado, em seis meses estava fazendo tarefas comuns que antes nao conseguia, como dirigir, amarrar um cadarço, etc. Tomei gosto pela musculação e nunca mais parei, hj faço qqr exercício, dores mínimas vez ou outra, comecei há três anos. Acredito que vc não precise fazer cirurgia, tente outros meios e tenha paciência que com o tempo vc sai dessa.

Fico muito feliz pela sua melhora! Realmente, eu preciso dar uma sequência de pelo menos 6 meses de tratamento conservador após as sessões de tração.

Obrigado pelo depoimento, é muito motivador. ?

Postado
17 horas atrás, Minato Namikaze disse:

Bom... Eu tinha 14~15 anos, trabalhava numa loja de rodas esportivas de carro. Ou seja, pegava peso tudo errado, de qualquer jeito, e pra ajudar uma leve escoliose pra completar as merda toda. O negócio é que convivi com elas durante 9 anos de dor. Porém comecei a fazer arte marcial com o pensamento "se é pra foder tudo, que foda, mas não vou deixar de fazer o que quero" e num belo dia, aconteceu! Fodeu tudo, ela ficou extrusa e foi aí que deu os problemas de não conseguir andar direito, etc

Fiz fisioterapia e rpg por um bom tempo quando zicou a coluna (14~15 anos) e isso me ajudou muito. Foi basicamente alongamentos e fortalecimento do core.

Como está hoje?

Cara, depois da cirurgia fiquei um ano e meio sem fazer atividade física nenhuma. Mas depois desse período de recuperação, voltei a fazer arte marcial, comecei a correr, treinar e tudo está 100%. As vezes sinto um pouco de dor (mas vale lembrar que ainda tenho uma pequena entre L5 e S1), porém faço tudo que fazia antes... e mais um pouco.

Então, não conheço, são aquelas usadas em quiropraxias? Bom, espero que dê tudo certo pra você. Essa dor é um pé no saco, não tenho saudades não hahaha.

Postado (editado)
10 horas atrás, yuuuriiii disse:

Bom... Eu tinha 14~15 anos, trabalhava numa loja de rodas esportivas de carro. Ou seja, pegava peso tudo errado, de qualquer jeito, e pra ajudar uma leve escoliose pra completar as merda toda. O negócio é que convivi com elas durante 9 anos de dor. Porém comecei a fazer arte marcial com o pensamento "se é pra foder tudo, que foda, mas não vou deixar de fazer o que quero" e num belo dia, aconteceu! Fodeu tudo, ela ficou extrusa e foi aí que deu os problemas de não conseguir andar direito, etc

Fiz fisioterapia e rpg por um bom tempo quando zicou a coluna (14~15 anos) e isso me ajudou muito. Foi basicamente alongamentos e fortalecimento do core.

Cara, depois da cirurgia fiquei um ano e meio sem fazer atividade física nenhuma. Mas depois desse período de recuperação, voltei a fazer arte marcial, comecei a correr, treinar e tudo está 100%. As vezes sinto um pouco de dor (mas vale lembrar que ainda tenho uma pequena entre L5 e S1), porém faço tudo que fazia antes... e mais um pouco.

Então, não conheço, são aquelas usadas em quiropraxias? Bom, espero que dê tudo certo pra você. Essa dor é um pé no saco, não tenho saudades não hahaha.

Interessante seu relato! Você fico um tempão sofrendo, hein? Qual arte marcial você faz?

Nunca fiz quiropraxia, então não sei dizer, mas se você procurar por mesa de tração no youtube ou no google imagens deve achar algo próximo.

Postado
15 horas atrás, Minato Namikaze disse:

Qual arte marcial você faz?

Fazia kung fu, wing chun pra ser mais específico. Mas no momento estou sem arte marcial nenhuma. $$$

15 horas atrás, Minato Namikaze disse:

Nunca fiz quiropraxia, então não sei dizer, mas se você procurar por mesa de tração no youtube ou no google imagens deve achar algo próximo.

Eu também não, só vi os vídeos hahahaha. Procurei aqui, é a mesma mesa. 

• 2 semanas depois...
Postado

Hoje fiz uma caminhada de 40 minutos e consegui correr em nível de trote por 9 minutos seguidos. 

Fiquei contente por ter tido uma reação adversa pequena à atividade, com uma elevação muito pequena de dor.

Continuo fazendo as sessões de tração. 

Postado
Em 12/06/2018 em 16:28, yuuuriiii disse:

Corrida é meio zuado mesmo, agora caminhada é sucesso.

Pois é. No entanto, confesso que caminhar me dá sono. Hahaha.

10ª sessão de tração completa e, sinceramente, resultados muito inexpressivos até o momento. No aguardo do bloqueio, a ser realizado pelo médico.

• 4 semanas depois...
Postado

Acompanhando, tambem me encontro em um situação um pouco chata.. recentemente ha uns 2/3 meses descobri que tenho um começo de Hernia de disco tambem , fiz algumas sessões de fisioterapia deu uma melhorada boa , mas ainda as vezes sinto um pouco de dores...  ando um pouco com receio no treino de pernas devido a isso , mas vou tentando aos poucos ..

• 2 semanas depois...
Postado

Estive bastante ocupado nesses últimos meses. Final de semestre na faculdade é sempre complicado.

Não mantive qualquer atividade recentemente, apenas caminhada, corrida e futebol, muito ocasionalmente e sem compromisso.

Sobre as trações, estou na 13ª sessão. Restam 7. Creio que até o fim de agosto o tratamento terá sido concluído. O resultado das trações tem sido neutro, sem indicadores de melhora ou piora do quadro.

Por outro lado, a função de abrir espaço intervertebral  através do tracionamento , aparentemente, tem sido alcançada, de modo que o médico poderá aplicar o bloqueio na coluna sem dificuldades. Este, inclusive, já está marcado para amanhã (sábado, 21/07/2018), às 12h.

Estou tomando pregabalina 50mg 12h/12h, 2 caixas, e Codex 30mg, em caso de dor. O médico me receitou estes medicamentos para tomar certo período antes e após o bloqueio.

As únicas informações que possuo a respeito são que deverei ficar, ao menos, 5h em jejum, não poderei dirigir logo após o bloqueio e serão aplicadas doses em 3 pontos diferentes. 

Por enquanto é isto. Relatarei assim que possível os resultados!

Em 11/07/2018 em 06:33, Nadoti disse:

Acompanhando, tambem me encontro em um situação um pouco chata.. recentemente ha uns 2/3 meses descobri que tenho um começo de Hernia de disco tambem , fiz algumas sessões de fisioterapia deu uma melhorada boa , mas ainda as vezes sinto um pouco de dores...  ando um pouco com receio no treino de pernas devido a isso , mas vou tentando aos poucos ..

Tem uma protusão? Boa sorte no tratamento e se cuide para não agravar o caso, amigo.

Obrigado por acompanhar!

Postado

Acompanhando agora, na verdade operei agora duas hérnias uma umbilical e outra inguinal, mas mesmo assim é sempre bom aprender sobre outros tipos de hérnias.

Um salve a todos.

Postado (editado)

Bom pessoal, segue o relato do procedimento realizado. 

Levei os exames no hospital, fui moderadamente sedado e anestesiado no local. O médico me perguntou onde as dores eram mais fortes. Elas se manifestavam em ambas as pernas e nas costas, mas destaquei a dor lombar e a dor ciática na perna direita. 

Somando meu relato de dores aos exames de imagem, o médico procedeu ao bloqueio. Durou alguns poucos minutos, foi relativamente rápido. Senti apenas uma dor moderada quando ele injetava a substância (uma sensação de queimação no local, foi quando deu para sentir o quanto inflamada estava a região). Dormi logo após o fim do procedimento.

Aparentemente, ele buscou focar as dores nas costas e na perna direita (as que mais doíam). Isto porque, quando acordei, as dores na perna direita e nas costas haviam sumido totalmente. Minhas pernas estavam muito formigadas e demorou cerca de 3 horas para que eu pudesse dobrá-las. Saí do hospital em uma cadeira de rodas até o carro. Não se assustem! Faz parte do procedimento.

Hoje, aproximadamente 24 horas após o bloqueio, eu sinto uma dor ciática leve na perna esquerda (melhorou um pouco em relação à antes, mesmo achando que o médico não focou muito nela), uma dor ciática bastante leve na perna direita (melhorou cerca de 80-90% do que estava, as dores eram muito intensas) e a dor lombar melhorou 90% no centro e lado direito, e uns 70% do lado esquerdo.

O doutor pediu para que eu retorne ao consultório daqui aproximadamente 1 mês.

Até o momento, posso dizer que foi extremamente válido o procedimento. Faria de novo. É necessário retornar ao médico para um diagnóstico de como proceder para eliminar completamente as dores. Sem qualquer base, eu diria que talvez mais um bloqueio seria conveniente, tanto para melhorar a dor da perna esquerda, como para eliminar totalmente as dores da perna direita.

Por outro lado, é preciso não se animar muito, pois as dores podem retornar tanto à curto, médio ou longo prazo. O bloqueio não tem efeito garantido para o resto da vida.  Contudo, a primeira melhora de dores em 5 sofridos anos é motivo para comemoração! ?

Amanhã vou retirar 2 dentes do siso, então as sessões de tração serão postergadas. Aos poucos, relatarei os efeitos do bloqueio daqui em diante e o término das sessões.

Em 20/07/2018 em 17:09, damiao37 disse:

Acompanhando agora, na verdade operei agora duas hérnias uma umbilical e outra inguinal, mas mesmo assim é sempre bom aprender sobre outros tipos de hérnias.

Um salve a todos.

Obrigado por acompanhar!

Postado
14 horas atrás, Gabriel1989 disse:

Boa sorte, tenho dores lombares faz uns 5 anos, melhoram bastante mas,  as vezes elas ficam mais fortes só pra encher o saco.

Suas dores lombares têm qual origem? Uma hérnia, protusão ou é só dor muscular mesmo?

14 horas atrás, Dawkinator disse:

Uma vez vi o Candito do canal do yt "Candito Training'' falar que o que mais ajudou ele com dores na coluna (não lembro se foi hérnia) foi fazer cardio, caminhando, todos os dias.

Todos os médicos que consultei me disseram que caminhar não ajuda a coluna lombar. Pode ajudar indiretamente com a perda de peso, mas a atividade em si não é de grande auxílio (ao menos, segundo os médicos com quem consultei).

Hoje, no quarto dia após o procedimento, tenho sentido um pouco de dor ciática na perna direita novamente. Aguardar para ver a evolução do quadro.

Postado (editado)

Bom, pessoal, seguem atualizações sobre meu quadro:

Sobre os dentes do siso que retirei, foram 2 inferiores, mas a recuperação tem sido muito traumática! Isto é, a extração do lado esquerdo foi tranquila, mas a do lado direito foi um pouco mais complicada (sinceramente, achei que o dentista foi um pouco agressivo no modo como retirou esse dente).

Resultado: cheguei em casa e, em cerca de meia hora, tive uma hemorragia intensa no local. Era sangue pra todo lado, minha casa parecia cena de filme, minha blusa ficou encharcada e engoli bastante sangue. Fora a dor e o trauma. Consegui ir até a unidade de pronto atendimento e estancar a hemorragia. Hoje sinto a região bem inchada e ainda as dores são fortes, mas o pior já passou.

Sobre o bloqueio, infelizmente as mesmas dores que eu sentia antes retornaram ?. Tanto em intensidade quanto nos locais que doíam antes. Fiquei em repouso absoluto e não fiz qualquer atividade física desde o bloqueio. Portanto, não houve nenhum fator que condicionou a volta das dores.

Assim que consultar com o médico novamente, relatarei tudo.

Ansioso para saber como o médico procederá (confio muito nele, de olhos fechado, é um excelente médico).

Postado (editado)

Informações que achei na internet: 

"Quais são os resultados do bloqueio?

Três resultados podem ser esperados:

Sua dor nas pernas pode melhorar completamente e esse efeito pode durar durante anos.
Sua dor nas pernas melhora um pouco e vai melhorando cada vez mais pelos próximos meses. Mas pode não cessar completamente.
Sua dor nas pernas melhora um ou dois dias, mas logo em seguida volta a doer. Isso significa que a inflamação do seu nervo não era tão importante, e talvez seja mais indicado pensar em cirurgia para descomprimir a raiz nervosa.

Por isso é interessante manter um diário onde anotar como você está passando, como está sua dor e quais atividades você consegue fazer."

Fonte: http://antenormazzuia.com/o-que-e-um-bloqueio/

Postado

Provavelmente a extrusão do disco é grande e está pressionando o nervo. Se esse for o caso, eu não acredito que exista alternativa salvo a cirurgia. Porém isso é apenas uma opinião, sou só um ex-fodido da coluna, e não um profissional.

Postado (editado)
26 minutos atrás, yuuuriiii disse:

Provavelmente a extrusão do disco é grande e está pressionando o nervo. Se esse for o caso, eu não acredito que exista alternativa salvo a cirurgia. Porém isso é apenas uma opinião, sou só um ex-fodido da coluna, e não um profissional.

Estou contigo nessa, principalmente pela minha idade e pelo tempo que tenho a hérnia de disco.

Em um caso normal, se eu não tivesse feito absolutamente nada, era para eu estar 100% hoje.

O corpo consegue se recuperar bem de uma hérnia de disco quando se é jovem, mas acho que o problema não era a inflamação (já que o bloqueio atua no processo desinflamatório) e sim a forte compressão que a hérnia tem causado no nervo, irradiando dor para ambas as pernas.

Postado
19 horas atrás, Minato Namikaze disse:

@yuuuriiii, eu gostaria de saber se você também tinha espondilolistese e se sua cirurgia da hérnia extrusa foi através de artrodese (com parafusos).

Valeu!

Para ambas as perguntas a resposta é não. Na verdade eu acho que espondilolistese eu não tive, pois se eu tive nunca fiquei sabendo. A cirurgia foi só a remoção da parte extrusa mesmo, para descomprimir o nervo. Recuperação é meio "chata", não pode fazer muita coisa e tal, mas tirando isso é sucesso.

Postado
Em 20/07/2018 em 17:09, damiao37 disse:

Um salve a todos.

Opa, blz camarada, irei operar hérnia Inguinal, quando vc operou e quanto tempo de recuperação, para poder voltar a treinar?

Postado (editado)

Essa noite eu tive uma grande insônia ? (não é muito comum eu ter isso, geralmente quando estou muito preocupado) e, como vocês sabem, são em momentos como estes que temos as melhores (ou piores) ideias. Sem ter o que fazer para o sono vir, fiz um gráfico para auxilar no diagnóstico do médico na próxima consulta.

asdasdasd.jpg.e0a6ae3c54668b1f54fb7c14227e40af.jpg

Como podem ver acima, dia 21 foi o sábado em que realizei o bloqueio. Coloquei como a dor estava alguns dias antes para ter uma base de comparação e como ela regressou num curto intervalo de tempo. Atualizarei os dados até a data da consulta.

Aliás, vou antecipar a consulta para daqui uma ou duas semanas (apenas vou aguardar a melhora da cirurgia de extração dos sisos). Vou informar ao médico que estou interessado em um tratamento cirúrgico. Não está dando assim, não! Está atrapalhando minha vida em todos os sentidos.

Meu único medo é se o caso for de artrodese (há a fusão das vértebras através de parafusos que são fixados na cirurgia, a fim de imobilizar a articulação). Eu quero uma cirurgia minimamente invasiva, apenas para remoção do material herniado, e não colocar parafusos! Minha vida vai ficar muito limitada se eu colocar parafusos (e acho que prefiro ficar com dor o resto da vida do que passar por isso).

gráfico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...