Ir para conteúdo
  • Cadastre-se


Minato Namikaze

Posts Recomendados

Introdução

 

No final do ano de 2013, tive uma lesão na coluna lombar. Em razão disto, além de uma hérnia de disco protusa, tenho também enorme compressão nos discos, exercida pelas vértebras lombares. A junção deste dois fatores  hérnia e compressão  tem sido, desde então, o motivo de grandiosas crises de dor e afastamento de atividades físicas. Minhas dores  lombociatalgia  são constantes  24 horas por dia, 7 dias por semana —, teimosas, incessantes e agravam com movimentos simples. Isto é, assistir às aulas, subir escadas, sentar, caminhar e dormir passaram a ser tarefas não tão fáceis como outrora.

 

É importante dizer que eu tenho uma condição genética especial. Possuo uma vértebra lombar a mais (VT - vértebra de transição), o que provavelmente predispôs meu organismo à lesão citada acima. Sempre fui praticante de exercício físicos, tais quais artes marciais e musculação (atingindo, à época, o que seria algo próximo do meu limite natural).

 

Em razão da situação de sedentarismo na qual adentrei após a hérnia de disco lombar, meu corpo tem aparentado diversas situações de fraqueza muscular e, até, outras lesões. Algumas já foram identificadas; outras, não. São: síndrome da dor femoropatelar (joelho direito), canelite (ambas as pernas), dor nos pés e tornozelos, bursite (quadril direito), dor nas nádegas e posterior das coxas, manguito do ombro esquerdo e dor no pescoço. Conforme eu consiga tratar e diagnosticar cada problema, explicarei detalhadamente. 

 

 

Objetivo e Metodologia

 

O intuito deste diário é relatar minha recuperação nos próximos 18 meses e, dependendo dos interesses meus e dos usuários que porventura vierem a acompanhar este tópico, posso continuá-lo ou encerrá-lo após o decurso do tempo.

 

A metodologia adotada será a divisão do relato em 3 etapas:

 

  1. Tratamento da lesão por completo e reajuste superficial da dieta; (23/05/2018 - ??/??/????)
  2. Volta aos treinos para fins de adaptação muscular, neural, articular e cardiovascular;
  3. Treinamento visando à hipertrofia e à progressão de cargas.

 

Legenda: 

  • Esmeralda  fase cumprida;
  • Azul brilhante  fase atual;
  • Vermelho pálido  fase pendente.

 

A Lesão

 

ABAAAgxEkAG-1.jpg

 

O disco intervertebral possui, genericamente, duas espécies de materiais: o núcleo pulposo (parte interior) e os anéis fibrosos ou ânulo fibroso (parte exterior, que reveste o núcleo). Com um determinado movimento incorreto, geralmente habitual e constante, os anéis fibrosos se rompem e o material interno é extravasado. Como se pode observar na imagem, o canal vertebral se encontra ao lado do disco, bem como as raízes nervosas. Assim, o material do disco que é herniado passa a comprimir mecanicamente e a realizar reações químicos com o nervo. Como consequência, surgem as dores insuportáveis. No meu caso a hérnia é lombar e, por isso, o nervo afetado é o nervo ciático. As dores vão desde as costas, passando por nádegas, posterior das coxas, pernas, pés e dedos. É uma dor que irradia para as duas pernas e lembra uma espécia de choque.

3-compressione-discale-1024x658.png

 

A imagem acima mostra a compressão no disco intervertebral, responsável tanto pela dor ciática quanto pela dor axial, lombar.

 

herniac_01.jpg

 

 

Acima, observam-se as gravidades que podem acometer um disco intervertebral. Desde uma simples degeneração ou protusão até extrusão ou sequestro, casos mais graves. Minha lesão se trata do segundo caso, a hérnia de disco protusa. À direita, pode-se notar como ocorre a compressão dos nervos por parte da hérnia de disco.

 

 

Tratamento da lesão

 

Fiz fisioterapia por muito tempo, tanto por plano de saúde, quanto particular. Esta foi consideravelmente melhor, sendo eficaz no fortalecimento da musculatura paravertebral, mas no tocante à dor e à descompressão foi pouco eficaz. Um tratamento invasivo — cirúrgico — , ao menos por enquanto, está descartado.

 

Conhecendo o caso detalhadamente e meu organismo como um todo, junto à conversa com um excelentíssimo médico, a conclusão a qual chegamos foi: a hérnia de per si é pequena e consequência de alteração da coluna; as dores lombares e ciáticas são resultados da compressão exercida sobre o disco intervertebral. Portanto, o meio para tentar solucionar o problema é a descompressão!

 

Estou fazendo tratamento em uma mesa de tração, a qual busca a tão sonhada descompressão. Serão 20 sessões. Juntamente a este tratamento, o médico procederá com um bloqueio da dor muito em breve. Relatarei os resultados no diário.

 

Cronograma

 

1ª Fase — Tratamento da lesão por completo e reajuste superficial da dieta

(23/05/2018 — ??/??/????)

 

Primeiramente, é importante ressaltar que é praticamente impossível a reversão do quadro. Isto é, não há como retirar o material herniado através do tratamento conservador. Porém, é possível a redução — total ou parcial — dos sintomas lombares e ciáticos, bem como eventual absorção, por mecanismos do próprio corpo, de parte do material herniado. Logo, quando me refiro ao tratamento da lesão por completo, trata-se de não mais ter barreiras — dor e compressão — para o exercício de atividades físicas.

 

A tração serve para aumentar o espaço intervertebral, descomprimindo o disco. Com a descompressão, os nervos deixam de ser pressionados, eliminando a dor, e os nutrientes vão, aos poucos, sendo novamente distribuídos ao disco intervertebral, aumentando também sua hidratação.

 

Como dito no início, também será realizado o bloqueio. Creio que serão 3 sessões de bloqueio.

 

O início do tratamento deu-se em 23/05/2018. Serão 3 sessões de tracionamento por semana, contabilizando um total de 20 sessões.

 

Sessões de tração: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

 

Legenda: 

  • Esmeralda  sessão cumprida;
  • Vermelho pálido  sessão pendente.

 

Base Científica

 

Neste tópico, agradarei aqueles que têm ávido interesse por pesquisas científicas. Tudo o que eu fizer em relação à dieta, à nutrição e aos hábitos, compartilharei artigos científicos que embasem minhas escolhas.

 

Confesso que não sei quando conseguirei ler ou compartilhar os artigos e tampouco se conseguirei. Não obstante, fica o tópico para que eu tente prosseguir com a ideia futuramente. 

 

Trial of Pregabalin for Acute and Chronic Sciatica - The New England Journal of Medicine (para quem se interessar, fiz uma breve análise do estudo)

Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 1)

Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 2)

Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 3)

Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte final)

Comentários finais (resumo) sobre as recomendações do Stuart McGill

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 1)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 2)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 3)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 4)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 5)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 6)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 7)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 8 )

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 9)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 10)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 11)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 12)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 13)

Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 14)

 

Fórmula de Mifflin-St Jeor para cálculo de TMB (para indivíduos do sexo masculino):

TMB = (10 x Peso [kg]) + (6,25 x Altura [cm]) - (4,92 x Idade [anos]) + 5

TMB = 10x90 + 6,25x178 - 4,92x22 + 5

TMB = 900 +1117,5 - 108,24 

TMB = 900 + 1009,26

TMB = 1909,26kcal

 

Como estou proibido de realizar qualquer atividade física no momento, estou apenas estudando. Em razão disto, multiplicarei minha TMB pelo fator de atividade de 1,1 para atingir meu GCD.

 

GCD = 1909 x 1,1

GCD = 2093kcal

 

 

Índice do Diário

 

1. Sessões de tração lombar

2. Aplicação do bloqueio da dor

3. Resultados posteriores do bloqueio da dor

4. Gráfico das dores antes e após o bloqueio da dor

5. Análise sobre a pregabalina

6. Possibilidade de cirurgia e a radiofrequência

7. Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 1)

8. Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 2)

9. Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte 3)

10. Trechos interessantes do livro Low Back Disorders, do Stuart McGill (parte final)

11. Comentários finais (resumo) sobre as recomendações do Stuart McGill

12. Como escovar os dentes e amarrar os cadarços de maneira saudável para a coluna

13. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 1)

14. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 2)

15. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 3)

16. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 4)

17. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 5)

18. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 6)

19. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 7)

20. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 8 )

21. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 9)

22. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 10)

23. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 11)

24. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 12)

25. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 13)

26. Trechos interessantes do livro Becoming A Supple Leopard, do Kelly Starret (parte 14)

 

 

 

 

Dados Pessoais

 

Sexo: masculino

Altura: 178cm

Massa corporal total: 90kg

Massa magra: 67,5kg (75%)

Massa gorda: 22,5kg (25%)

Taxa Metabólica Basal: 1909kcal

Gasto Calórico Diário: 2093kcal

 

Dieta

 

Valores referenciais a cada 100g (conforme a Tabela TACO da Unicamp):

 

Alimento                                   Proteína Animal      Proteína Vegetal      Carboidratos      Lipídios 

Maçã Fuji                                                 x                               0,3                           15,2                   x

Laranja pêra                                            x                               1,0                             8,9                  0,1

Arroz integral cozido                              x                               2,6                           25,8                 1,0 

Feijão carioca cozido                             x                               4,8                           13,6                 0,5

Brócolis cozido                                                                    2,1                             4,4                  0,5

Peito de frango grelhado                      32                               x                                x                    2,5 

Ovo inteiro cozido                                13,3                             x                               0,6                  9,5

Azeite (13mL)                                          x                                x                                x                    13

Leite desnatado (200mL)                      6                                x                                9                      x

Albumina (porção de 28g)                   24                               x                               1,6                    x 

 

 

A dieta consiste em 4 refeições ao dia:

 

Desjejum/Pós-AEJ

400mL Leite

200g Ovos inteiros cozidos

Total: 402,2 kcal;  38,6g de proteína animal; 0g de proteína vegetal; 19,2g de carboidratos; 19g de lipídeos.

 

Almoço

28g Albumina

Total: 102,4 kcal; 24g de proteína animal; 0g de proteína vegetal; 1,6g de carboidratos; 0g de lipídeos.

 

Lanche da tarde

100g de Maçã Fuji

Total: 62kcal; 0g de proteína animal; 0,3g de proteína vegetal; 15,2g de carboidratos; 0g de lipídeos.

 

Janta

200g Peito de frango

300g Arroz Integral

39mL Azeite de Oliva

100g Laranja Pêra

100g Feijão Carioca

200g Ovo Inteiro Cozido

Brócolis à vontade e 2 castanhas-do-pará

Total: 1298kcal; 90,6g de proteína animal; 11g de proteína vegetal; 75,3g de carboidratos; 65,6g de lipídeos.

 

 

Total

1865kcal

153,2g de proteína animal (1,7g/kg)

11,3g de proteína vegetal (---)

111,3g de carboidratos (1,2g/kg)

84,6g de lipídeos (0,9g/kg)

 

Ingestão = 1865kcal

GCD = 2093kcal

Ingestão - GCD = 1595 - 2093 = -229kcal.

 

 

 

Meus agradecimentos e muito obrigado a todos por acompanharem!

Minato Namikaze.

Editado por Minato Namikaze
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Hoje concluí a quinta sessão de tracionamento lombar. Por enquanto, nenhum indicador de melhora ou piora das dores.

 

Creio que deva dar resultados no final do tratamento, entre as últimas sessões.

 

Também estou no aguardo do bloqueio, que deverá melhorar consideravelmente o caso.

 

Relatarei novamente quando completar a 10ª sessão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, infelizmente mais um pro time. Também tive problemas com hérnia de disco, no caso uma protrusão pequena entre a L5-S1 e uma extrusa entre L4-L5. Porém, no meu caso eu tive que passar por cirurgia, pois o nervo estava muito comprimido. Eu mal podia andar. Não conheço esse método de tracionamento. Acompanhando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho hérnia L4, L5, nas crises mais agudas não saía do chão, vivia deitado. Após muita insistência do meu fisioterapeuta, comecei a fazer fortalecimento muscular (deveria tê-lo escutado antes), hoje levo uma vida normal. Agacho com 100 kg para 6 rep., sei que não é muito, mas faço com prudência, peso 72 kg, 1.73 altura. No seu caso quando baixar o peso vai melhorar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, yuuuriiii disse:

Opa, infelizmente mais um pro time. Também tive problemas com hérnia de disco, no caso uma protrusão pequena entre a L5-S1 e uma extrusa entre L4-L5. Porém, no meu caso eu tive que passar por cirurgia, pois o nervo estava muito comprimido. Eu mal podia andar. Não conheço esse método de tracionamento. Acompanhando.

 

O que desencadeou suas hérnias de disco?

 

Havia tentado o tratamento conservador antes do tratamento invasivo (cirúrgico)?

 

Como está hoje?

 

Essas mesas de descompressão têm ganhado mais notoriedade nos últimos anos, em razão de serem um método conservador eficaz para problemas na coluna. O ônus é que as sessões são caras e os planos de saúde não cobrem. As franquias Dr. Hérnia e ITC Vertebral fazem uso de mesas de tração/descompressão nos seus tratamentos. Estou fazendo em uma clínica, não se trata de franquia, mas o método é semelhante. Estou ansioso pelo resultado ao fim do tratamento.

 

Obrigado por acompanhar.

 

3 horas atrás, Gabrieli Florindo disse:

Vou acompanhar,tenho um desvio postural que causa uma assimetria na cintura,sabe algum exercício que pode ajudar?O médico disse que é somente um desvio 

 

Qual seu desvio exatamente? Qual foi o diagnóstico?

 

Você sente dores em razão da assimetria? Se sim, em quais posições?

 

De qualquer forma, com o diagnóstico em mãos, busque auxílio de um fisioterapeuta, principalmente se você for adolescente ou adulto jovem, pois os resultados serão melhores e mais rápidos.

 

Obrigado por acompanhar.

 

2 horas atrás, ErnaneFoz disse:

Eu tenho hérnia L4, L5, nas crises mais agudas não saía do chão, vivia deitado. Após muita insistência do meu fisioterapeuta, comecei a fazer fortalecimento muscular (deveria tê-lo escutado antes), hoje levo uma vida normal. Agacho com 100 kg para 6 rep., sei que não é muito, mas faço com prudência, peso 72 kg, 1.73 altura. No seu caso quando baixar o peso vai melhorar muito.

 

Que bom ler seu breve relato! Provavelmente exagerei meu BF, devo estar entre 15-20%, tenho muita massa muscular, mas coloquei BF a mais pra não acomodar ?. De qualquer forma, preciso perder bastante gordura ainda. Diminui o peso sobra a coluna, né? Melhora muito o quadro.

 

Há quanto tempo você fez o fortalecimento e por quanto tempo o fez? Ainda mantém a rotina de fortalecimento? Como estão as dores hoje? Pensa em cirurgia?

 

Obrigado por acompanhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Minato Namikaze disse:

 

O que desencadeou suas hérnias de disco?

 

Havia tentado o tratamento conservador antes do tratamento invasivo (cirúrgico)?

 

Como está hoje?

 

Essas mesas de descompressão têm ganhado mais notoriedade nos últimos anos, em razão de serem um método conservador eficaz para problemas na coluna. O ônus é que as sessões são caras e os planos de saúde não cobrem. As franquias Dr. Hérnia e ITC Vertebral fazem uso de mesas de tração/descompressão nos seus tratamentos. Estou fazendo em uma clínica, não se trata de franquia, mas o método é semelhante. Estou ansioso pelo resultado ao fim do tratamento.

 

Obrigado por acompanhar.

 

 

Qual seu desvio exatamente? Qual foi o diagnóstico?

 

Você sente dores em razão da assimetria? Se sim, em quais posições?

 

De qualquer forma, com o diagnóstico em mãos, busque auxílio de um fisioterapeuta, principalmente se você for adolescente ou adulto jovem, pois os resultados serão melhores e mais rápidos.

 

Obrigado por acompanhar.

 

 

Que bom ler seu breve relato! Provavelmente exagerei meu BF, devo estar entre 15-20%, tenho muita massa muscular, mas coloquei BF a mais pra não acomodar ?. De qualquer forma, preciso perder bastante gordura ainda. Diminui o peso sobra a coluna, né? Melhora muito o quadro.

 

Há quanto tempo você fez o fortalecimento e por quanto tempo o fez? Ainda mantém a rotina de fortalecimento? Como estão as dores hoje? Pensa em cirurgia?

 

Obrigado por acompanhar.

Pensei muito em fazer cirurgia, já estava no limite. Certo dia em consulta com um ortopedista, ele me disse que com 17 anos descobriu que tinha hérnia discal e com 20 anos foi campeão sul-mericano de uma arte marcial que esqueci qual era. Me disse pra esquecer cirurgia e fazer o que o fisioterapeuta recomendou. Comprei uma estação de musculação, dessas comuns e comecei a fazer exercícios que me foi indicado, em seis meses estava fazendo tarefas comuns que antes nao conseguia, como dirigir, amarrar um cadarço, etc. Tomei gosto pela musculação e nunca mais parei, hj faço qqr exercício, dores mínimas vez ou outra, comecei há três anos. Acredito que vc não precise fazer cirurgia, tente outros meios e tenha paciência que com o tempo vc sai dessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, ErnaneFoz disse:

Pensei muito em fazer cirurgia, já estava no limite. Certo dia em consulta com um ortopedista, ele me disse que com 17 anos descobriu que tinha hérnia discal e com 20 anos foi campeão sul-mericano de uma arte marcial que esqueci qual era. Me disse pra esquecer cirurgia e fazer o que o fisioterapeuta recomendou. Comprei uma estação de musculação, dessas comuns e comecei a fazer exercícios que me foi indicado, em seis meses estava fazendo tarefas comuns que antes nao conseguia, como dirigir, amarrar um cadarço, etc. Tomei gosto pela musculação e nunca mais parei, hj faço qqr exercício, dores mínimas vez ou outra, comecei há três anos. Acredito que vc não precise fazer cirurgia, tente outros meios e tenha paciência que com o tempo vc sai dessa.

 

Fico muito feliz pela sua melhora! Realmente, eu preciso dar uma sequência de pelo menos 6 meses de tratamento conservador após as sessões de tração.

 

Obrigado pelo depoimento, é muito motivador. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Minato Namikaze disse:

O que desencadeou suas hérnias de disco?

Bom... Eu tinha 14~15 anos, trabalhava numa loja de rodas esportivas de carro. Ou seja, pegava peso tudo errado, de qualquer jeito, e pra ajudar uma leve escoliose pra completar as merda toda. O negócio é que convivi com elas durante 9 anos de dor. Porém comecei a fazer arte marcial com o pensamento "se é pra foder tudo, que foda, mas não vou deixar de fazer o que quero" e num belo dia, aconteceu! Fodeu tudo, ela ficou extrusa e foi aí que deu os problemas de não conseguir andar direito, etc

 

17 horas atrás, Minato Namikaze disse:

Havia tentado o tratamento conservador antes do tratamento invasivo (cirúrgico)?

Fiz fisioterapia e rpg por um bom tempo quando zicou a coluna (14~15 anos) e isso me ajudou muito. Foi basicamente alongamentos e fortalecimento do core.

 

17 horas atrás, Minato Namikaze disse:

Como está hoje?

Cara, depois da cirurgia fiquei um ano e meio sem fazer atividade física nenhuma. Mas depois desse período de recuperação, voltei a fazer arte marcial, comecei a correr, treinar e tudo está 100%. As vezes sinto um pouco de dor (mas vale lembrar que ainda tenho uma pequena entre L5 e S1), porém faço tudo que fazia antes... e mais um pouco.

 

17 horas atrás, Minato Namikaze disse:

Essas mesas de descompressão têm ganhado mais notoriedade nos últimos anos, em razão de serem um método conservador eficaz para problemas na coluna. O ônus é que as sessões são caras e os planos de saúde não cobrem. As franquias Dr. Hérnia e ITC Vertebral fazem uso de mesas de tração/descompressão nos seus tratamentos. Estou fazendo em uma clínica, não se trata de franquia, mas o método é semelhante. Estou ansioso pelo resultado ao fim do tratamento.

Então, não conheço, são aquelas usadas em quiropraxias? Bom, espero que dê tudo certo pra você. Essa dor é um pé no saco, não tenho saudades não hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, yuuuriiii disse:

Bom... Eu tinha 14~15 anos, trabalhava numa loja de rodas esportivas de carro. Ou seja, pegava peso tudo errado, de qualquer jeito, e pra ajudar uma leve escoliose pra completar as merda toda. O negócio é que convivi com elas durante 9 anos de dor. Porém comecei a fazer arte marcial com o pensamento "se é pra foder tudo, que foda, mas não vou deixar de fazer o que quero" e num belo dia, aconteceu! Fodeu tudo, ela ficou extrusa e foi aí que deu os problemas de não conseguir andar direito, etc

 

Fiz fisioterapia e rpg por um bom tempo quando zicou a coluna (14~15 anos) e isso me ajudou muito. Foi basicamente alongamentos e fortalecimento do core.

 

Cara, depois da cirurgia fiquei um ano e meio sem fazer atividade física nenhuma. Mas depois desse período de recuperação, voltei a fazer arte marcial, comecei a correr, treinar e tudo está 100%. As vezes sinto um pouco de dor (mas vale lembrar que ainda tenho uma pequena entre L5 e S1), porém faço tudo que fazia antes... e mais um pouco.

 

Então, não conheço, são aquelas usadas em quiropraxias? Bom, espero que dê tudo certo pra você. Essa dor é um pé no saco, não tenho saudades não hahaha.

 

Interessante seu relato! Você fico um tempão sofrendo, hein? Qual arte marcial você faz?

 

Nunca fiz quiropraxia, então não sei dizer, mas se você procurar por mesa de tração no youtube ou no google imagens deve achar algo próximo.

Editado por Minato Namikaze
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...