Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Overtraining


Puchalski

Posts Recomendados

[quote name='aiky' post='93853' date='01/04/09']Estou sofrendo de insonia, fiquei acordado 24 hrs sem dormir, tentando dormir e nada de cair no sono, ai fui dormir la pras 6 da manha ai acordei 1 hr da tarde e ontem eu tomei metade de um comprimido pra dormir ne, ai tomei e fui dormir, ai acordei as 8 hrs e nao conseguia voltar a dormir, ai consegui depois de um tempo, ai acordei as 10 hrs cansadao
sera que pode ser overtraining? Sofri de insonia no domingo tbm qd fui dormir, so consegui ir dormir as 3:30 da manha[/quote]
parece conseqüencia de overtaining forte hein...
passa seu treinamento aeee
pra gente poder analisar..
abraço!

ou vc ta sob forte stress.. que pode ser causado por outros fatores tbm..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

[quote name='Evertonn' post='94126' date='01/04/09']parece conseqüencia de overtaining forte hein...
passa seu treinamento aeee
pra gente poder analisar..
abraço!

ou vc ta sob forte stress.. que pode ser causado por outros fatores tbm..[/quote]

supino reto
crucifixo banco 80° no cross
supino inclinado no smith
crucifixo inclinado
triceps frances
testa com corda no cross
pegada supinada no cross

puxada aberta na barra romana
serrote
pullover no cross
crucifixo inverso
barra w
barra reta no cross
martelo

desenvolvimento pela frente
elevação lateral
elevação frontal
remada alta
hack manchine
cadeira abdutora
panturrilha

ta ai, tirei um exercicio de peito (crucifixo inclinado), triceps (frances), costas (pullover), biceps(barra reta no cross) e ombro (elevação lateral)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name='Chicão' post='94923' date='03/04/09']Eu malho peito, e 2 dias depois, o peito continua doendo :S isso é over??? sendo q eu malho ABCDE, ai só malho peito 1 vez por semana

mas doi mais de 2 dias as vezes :S[/quote]


é so ler mano, isso ai é normal
over eh quando vc ta muito cansado, perde força, nao tem vontade de treinar, perde apetite, e outros

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera, to com uma dúvida já faz um bom tempo:
malho já a um tempão, mas o melhor treino que me adaptei foi o ABC 2x (apesar de dizerem ser de iniciante)

SEG: peito e biceps
TERÇA: costa e triceps
QUARTA: ombro, trapezio e perna
QUINTA: peito e biceps
SEXTA: costa e triceps
SABADO: ombro, trapezio e perna

to muito preocupado com o overtraining, malho o MAIS FORTE QUE CONSIGO, TODOS OS DIAS
o problema é que tenho medo de incrementar o treino ABCD com medo de diminuir os ganhos (sendo que nao me sinto cansado, etc)
mas a TECNICA me diz que to fazendo errado, dizem que varia de pessoa pra pessoa, o que aconselham no meu caso? :S
hora de mudar?

Brigadão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na literatura médica, encontram-se diversos significados para a síndrome (conjunto de sinais e sintomas) do excesso de treinamento (overtraining syndrome) que são geralmente associados ao treinamento de sobrecarga.

O treinamento de sobrecarga refere-se ao treinamento duro, durante alguns dias, seguido de um curto período de descanso que é essencial nesse caso. Uma resposta fisiológica corporal é desencadeada após um treinamento intenso, para que a capacidade de desempenho desportivo possa ser melhorada. Esse processo é chamado de supercompensação.

Muitos dias de treinamento intencionalmente pesado são seguidos por alguns dias de treinamento mais leve e descanso para que se consiga atingir a supercompensação e o ápice do desempenho. É essencial que se reconheça o tempo necessário para a supercompensação. Se um atleta ainda não se adaptou antes que um novo estímulo seja dado, um desequilíbrio progressivo e maior ocorrerá.

O resultado disso é o overreaching, que é um conjunto de sintomas transitórios, sinais e mudanças que aparecem durante um treinamento pesado e são diagnosticados através de testes. Tanto o overreaching como a síndrome do excesso de treinamento cursam com diminuição do desempenho físico, sinais e sintomas semelhantes, porém a diferença entre eles refere-se ao tempo de recuperação. No overreaching duas a três semanas podem restabelecer o equilíbrio de desempenho esportivo do atleta; já na síndrome do excesso de treinamento, este processo pode durar meses ou até anos.

A síndrome do excesso de treinamento afeta uma considerável porcentagem de indivíduos envolvidos em programas de treinamento intensivo. Estima-se em 7% a 20% por temporada a sua incidência em atletas. Ela é definida como um distúrbio neuroendócrino (hipotálamo-hipofisário) que resulta do desequilíbrio entre a demanda do exercício e a capacidade funcional, podendo ser agravado por uma inadequada recuperação, acarretando decréscimo no desempenho desportivo e atlético, incidência de contusões, mudanças neuroendócrinas e imunológicas, alterações no estado de humor, fadiga constante, dentre outros sintomas.

Atletas em todos os níveis de desempenho podem desenvolver essa síndrome e um relevante número de sinais e sintomas tem sido associado à mesma. Fry e seus colaboradores listaram mais de 200 em sua revisão sobre overtraining em 1991. Porém, apesar dessa extensa lista, ainda não existem critérios diagnósticos bem estabelecidos para essa síndrome. O único tratamento efetivo é o repouso prolongado, o qual impossibilita a participação dos atletas em competições, podendo levar a uma perda de motivação e até mesmo ao abandono do esporte. Assim a melhor maneira de se evitar a manifestação da síndrome é a prevenção. Como ainda não existem marcadores fisiológicos ou biológicos objetivos que permitam um diagnóstico precoce do quadro, o uso de instrumentos que possibilitam medidas de estados de humor tem demonstrado eficácia na detecção de sinais iniciais da síndrome do excesso de treinamento, prevenindo seu desenvolvimento completo e evitando um período de inatividade.

São considerados indivíduos altamente suscetíveis ao desenvolvimento do quadro:

- Atletas muito motivados;

- Atletas de alto rendimento;

-Atletas que retornam precocemente aos treinos, antes de estarem completamente recuperados;

- Atletas e não atletas que treinam por conta própria;

-Indivíduos com orientação técnica não qualificada.

Tipos de síndrome do excesso de treinamento (overtraining syndrome):

- Overtraining tipo simpaticotônico:

Esta forma de overtraining é fácil de diagnosticar, pois o atleta sente-se doente e existe um grande número de sinais e sintomas indicadores como: anorexia, perda de peso corporal, sudorese, dores de cabeça, falta de energia, aumento de freqüência cardíaca basal e da pressão arterial, irritabilidade, insônia, inapetência, dificuldade de concentração, arritmias, aumento da resposta aguda das catecolaminas, adrenalina e noradrenalina, etc...

Trata-se de uma resposta prolongada ao estresse, precedendo a exaustão, que acomete atletas mais jovens de esportes anaeróbios que envolvem velocidade, força e potência. Quantidades excessivas de treinamento, ansiedade e acúmulo de competições com intervalos insuficientes de recuperação são geralmente mencionados como fatores causadores de overtraining simpaticotônico. A ansiedade de ter que produzir esforços máximos no treinamento todo dia e competir em um grande número de eventos pode ser emocionalmente estressante, particularmente se o atleta é muito ansioso.

- Overtraining tipo parassimpaticotônico:

A síndrome de origem parassimpaticotônica é caracterizada pela predominância de processos de inibição, fraqueza física e falta de atividade motora. O atleta pode dizer que não se sente cansado, mas não se encontra em condições de mobilizar energia necessária para participar de um evento esportivo. O atleta em repouso pode não apresentar sintoma algum, mas os mesmos podem sobrevir furtiva e inesperadamente.

Ocorrem também manifestações de ordem depressiva e neurohormonais, apatia e baixa freqüência cardíaca de repouso. Esse tipo afeta atletas altamente treinados em esportes aeróbios como triatlon, natação de longa distância, maratona e ciclismo de estrada e é mais comum em indivíduos mais velhos, com maior tempo de vida desportiva.

Exames diagnósticos:

Várias alterações fisiológicas que ocorrem na síndrome do excesso de treinamento têm sido descritas, porém, nenhuma delas, até o momento foi considerada isoladamente confiável a ponto de ser aceita como teste diagnóstico. Algumas delas são: diminuição da freqüência cardíaca máxima durante um teste de esforço, alterações nas concentrações de lactato em esforço máximo ou seu limiar, redução da excreção noturna de noradrenalina, aumento do cortisol sangüíneo (ação catabólica), diminuição do hormônio testosterona (ação anabólica) e alterações nos níveis de creatinoquinase (enzima muscular) e uréia (prova de função renal) no sangue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[b]Eu dei um tempo de 15 dias,
Tava sentindo:
Dor de cabeça,
Irittado direto,
Falta de voltade de malhar,
Desanimo,
E outras coisas +
pode até ser pisicologico mais naum tava me fazendo bem,
acho que é pq mudei todo meu horario e
tava durmindo muito pouco só 6 horas,
pra quem passa o dia todo acordado das 6 da manha até a meia noite![/b]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

[quote name='AGB' post='97566' date='08/04/09']galera, to com uma dúvida já faz um bom tempo:
malho já a um tempão, mas o melhor treino que me adaptei foi o ABC 2x (apesar de dizerem ser de iniciante)

SEG: peito e biceps
TERÇA: costa e triceps
QUARTA: ombro, trapezio e perna
QUINTA: peito e biceps
SEXTA: costa e triceps
SABADO: ombro, trapezio e perna

to muito preocupado com o overtraining, malho o MAIS FORTE QUE CONSIGO, TODOS OS DIAS
o problema é que tenho medo de incrementar o treino ABCD com medo de diminuir os ganhos (sendo que nao me sinto cansado, etc)
mas a TECNICA me diz que to fazendo errado, dizem que varia de pessoa pra pessoa, o que aconselham no meu caso? :S
hora de mudar?

Brigadão![/quote]

[color="#FF0000"]PUTS, PELA 1A VEZ NINGUEM ME RESPONDEU FAZ MUITO TEMPO, ME AJUDEM GALERA, QUEM SOUBER... sempre tento ajudar quando sei [/color]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote name='AGB' post='97566' date='08/04/09']galera, to com uma dúvida já faz um bom tempo:
malho já a um tempão, mas o melhor treino que me adaptei foi o ABC 2x (apesar de dizerem ser de iniciante)

SEG: peito e biceps
TERÇA: costa e triceps
QUARTA: ombro, trapezio e perna
QUINTA: peito e biceps
SEXTA: costa e triceps
SABADO: ombro, trapezio e perna

to muito preocupado com o overtraining, malho o MAIS FORTE QUE CONSIGO, TODOS OS DIAS
o problema é que tenho medo de incrementar o treino ABCD com medo de diminuir os ganhos (sendo que nao me sinto cansado, etc)
mas a TECNICA me diz que to fazendo errado, dizem que varia de pessoa pra pessoa, o que aconselham no meu caso? :S
hora de mudar?

Brigadão![/quote]

Você ja tentou mudar pro ABC 1x Ou pro ABCD?
A quanto tempo treina?
E na minha opinião... vc treina peito e biceps na segunda/quinta costas e triceps na terça/sexta , isso não é bom, quando vc treina costas usa o biceps de forma indireta e peito usa triceps e então não da o descanço devido a esses musculos.
Tente um ABC 1x tambem tinha esse medo de mudar, porem percebi que a troca so me trouxe ganhos, caso não se acustume faço o ABCD como dizem aqui no forum só tentando vc vai saber, vc pode esta deixando de ganhar muito mais por medo de mudar.


Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...