Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda no treino AB - Upper/Lower


Melaozin

Posts Recomendados

Fala galera! Tudo tranquilo?
Peço, por gentiliza, para avaliarem meu treino AB - upper/lower. Qualquer dica é bem vinda!!
Idade: 19 anos;
Altura: 169cm;
Peso: 71kg;
BF: 12%
Objetivo do treino: Força/Hipertrofia
Treino a 8 meses.

 

Upper:

Supino Reto - 5x5

Remada Curvada - 5x5

Desenvolvimento halteres 3x8

Pull-up (graviton) - 3x8

Tríceps Francês - 2x12

Elevação Lateral - 2x12

Rosca Martelo - 2x12

 

Lower:

Agachamento máquina – 5x5
Mesa Flexora – 6x5
Legpress 45 – 3x12
Extensor – 3x15
Panturrilhas sentado – 3x15
Panturrilhas no leg – 3x15

Vamos às considerações: (Peço perdão por qualquer ingenuidade)
Não são poucos exercícios de peito/costas? Sendo que são músculos grandes?

Velocidade de execução?

É necessário adicionar um exercício para trapézio?
Estava pensando em fazer ABABA e na semana seguinte BABAB. Ficaria muito pesado?
Por quanto tempo posso manter esse treino?

Agradeço desde já a ajuda!

Editado por Melaozin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Upper ok, recomendo que você foque em movimentos verticais num outro dia, assim ficando A1 focado em movimentos horizontais e A2 em verticais, isso também serve para o lower sendo que um dia você focaria em agachamento e no outro em extensão de quadril.

Lower tá faltando um movimento de extensão de quadril (terra ou variações), ficando:

Agachamento máquina – 5x5 - sua academia nao tem suporte para o livre não?

Exercício de extensão de quadril
Legpress 45 – 3x12 (aqui eu substituiria por agachamento bulgaro ou algum outro de agachar unilateral, afundo/avanço/etc)
Extensora – 3x15

Mesa Flexora – 3x15
Panturrilhas sentado – 3x15
Panturrilhas no leg – 3x15

Em 05/09/2016 at 20:31, Melaozin disse:

Não são poucos exercícios de peito/costas? Sendo que são músculos grandes? Não, está dentro do volume recomendado, vide www.hipertrofia.org/forum/topic/204172-como-planejar-a-montagem-do-seu-treino/ provavelmente você deve estar acostumado com ABCs da vida montado por instrutores cheio de isoladores e volume enorme mas fica tranquilo que esse volume do AB está ok.

Velocidade de execução? Excêntrica controlada (não lenta) e concêntrica explosiva, é claro que com o aumento da carga, a concêntrica vai ficando  lenta mas é normal, apenas faça de modo explosivo ex: https://www.youtube.com/watch?v=2yDq5kHyHwg

É necessário adicionar um exercício para trapézio? Remada, barra fixa e terra trabalham muito bem o trapézio mas se tem dificuldade pode adicionar um isolador, agora teria que que substituir por algum dos 3 que já tem senão vai ficar muitos exercícios, eu recomendo ficar com esse treino por um tempo para mais na frente verificar os pontos fracos e ai sim, se precisar, mudar os isoladores.
Estava pensando em fazer ABABA e na semana seguinte BABAB. Ficaria muito pesado? Até pode fazer assim mas EU não acho necessário, seria até melhor ter um off no meio da semana, ficando AB-off-AB.
Por quanto tempo posso manter esse treino? É muito relativo, da para continuar com esse tipo de treino por bastante tempo só que ai entraria um negócio chamado periodização que serve mais para intermediários/avançados. Pelo seu tempo de treino, vou presumir que você nunca treinou com progressão linear (aumento contínuo de carga, ou seja, a cada treino você tenta aumentar 1kg/lado) então, até estagnar a progressão :P

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mutíssimo obrigado pela resposta Rennatow, as explicações foram perfeitas.

Substituirei o leg45 por avanço.

Sobre o agachamento, eu pensei em fazer na máquina pq tenho um cagaço em machucar a lombar. Livre é melhor para o desenvolvimento do treino?

Extensão de quadril em pé com caneleira é um bom exercício?

Uma última dúvida, por qual motivo tenho que ter um treino upper focado no horizontal e outra hora vertical? Esse que eu montei é focado no vertical, certo? Horizontal seria por exemplo remada baixa com triângulo?

Muito obrigado pela resposta!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Melaozin disse:

Mutíssimo obrigado pela resposta Rennatow, as explicações foram perfeitas.

Substituirei o leg45 por avanço.

Sobre o agachamento, eu pensei em fazer na máquina pq tenho um cagaço em machucar a lombar. Livre é melhor para o desenvolvimento do treino?

Extensão de quadril em pé com caneleira é um bom exercício?

Uma última dúvida, por qual motivo tenho que ter um treino upper focado no horizontal e outra hora vertical? Esse que eu montei é focado no vertical, certo? Horizontal seria por exemplo remada baixa com triângulo?

Muito obrigado pela resposta!!

Livre é melhor, pede para algum instrutor te ensinar, veja vídeos ensinando a execução etc e é claro, o mais importante, comece com carga leve.

Extensão de quadril nao é esse que você tá pensando não, extensão de quadril é o levantamento terra e suas variações (stiff, RDL etc).

Simples, equilíbrio de movimentos, movimentos horizontais=supinos e remadas pois o corpo está na horizontal, movimentos verticais=desenvolvimentos e puxadas pois o corpo está na vertical, o upper que você montou, os 2 primeiros exercícios são horizontais e os outros 2 são verticais então esse upper é focado em horizontal, no upper focado em vertical seria só inverter a ordem e não precisa repetir os exercícios caso não queira, ex:

 

Upper1:

Supino Reto - 5x5

Remada Curvada - 5x5

Desenvolvimento halteres 3x8

Barra fixa pronada - 3x8

Tríceps Francês - 2x12

Elevação Lateral - 2x12

Rosca Martelo - 2x12

 

Upper2:

Desenvolvimento com barra 5x5

Barra fixa supinada 5x5

Supino inclinado com halter 3x8

Remada serrote 3x8

(aqui repete os isoladores ou substitua por outros)

 

Lower1 focado em agachamento:

Agachamento – 5x5

Stiff ou RDL 3x8
Agacho bulgaro/afundo/avanço – 3x12
Extensora – 3x15

Mesa Flexora – 3x15
Panturrilhas sentado – 3x15
Panturrilhas no leg – 3x15

 

Lower2 com foco em extensão de quadril:

Terra 5x3

Agachamento Frontal 3x8

Agacho bulgaro/afundo/avanço 2x12

Extensora 2x15

Flexora 2x15

Panturrilhas sentado – 3x15
Panturrilhas no leg – 3x15

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08-09-2016 at 07:54, chegadementiras disse:

Aproveitando o topico e pra quem nao tem aparelhos e treina em casa ?

 

Quais seriam os exercicios mais apropriados pra esse tipo de treino ?

Não sei lhe informar meu amigo, desculpe-me.

 

Em 07-09-2016 at 21:59, Rennatow10 disse:

Sim

Rennatow, espero não estar lhe incomodando, mas pode me ajudar em mais 2 dúvidas?
Estou achando o volume de biceps baixo no upper A, triceps e peito baixos no upper B, posso adicionar mais exercícios?
Quero fazer no dia de off (quarta-feira) um treino de abs, lombar e alongamentos para aumento de flexibilidade em todo o corpo (auxiliar na execução dos exercícios). Pode me recomendar treinos de abs para iniciantes (vide que não treinei abs nesses 8 meses)? Fazendo todos os alongamentos da "plaquinha de academia" irá me auxiliar no quesito flexibilidade?
Obrigado desde já!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/09/2016 at 07:54, chegadementiras disse:

Aproveitando o topico e pra quem nao tem aparelhos e treina em casa ?

 

Quais seriam os exercicios mais apropriados pra esse tipo de treino ?

Existe um reddit que é específico sobre calistenia, o Bodyweight Fitness e eles tem um treino recomendado, link: https://www.reddit.com/r/bodyweightfitness/wiki/kb/recommended_routine mas não é upper/lower, é um fullbody 3x/semana só que é muito bem estruturado, eu recomendo.

5 horas atrás, Melaozin disse:

Não sei lhe informar meu amigo, desculpe-me.

 

Rennatow, espero não estar lhe incomodando, mas pode me ajudar em mais 2 dúvidas?
Estou achando o volume de biceps baixo no upper A, triceps e peito baixos no upper B, posso adicionar mais exercícios?
Quero fazer no dia de off (quarta-feira) um treino de abs, lombar e alongamentos para aumento de flexibilidade em todo o corpo (auxiliar na execução dos exercícios). Pode me recomendar treinos de abs para iniciantes (vide que não treinei abs nesses 8 meses)? Fazendo todos os alongamentos da "plaquinha de academia" irá me auxiliar no quesito flexibilidade?
Obrigado desde já!!

Sim mas tenta aumentar o número de séries primeiro antes de sair adicionando vários exercícios, em vez de fazer 2 séries de rosca, faça 3, mesma coisa para outros exercícios.

Nunca treinei com um dia específico para abs então nao vou poder te ajudar nisso, o que geralmente fazem é jogar uns calistênicos (plank, hanging leg raise, dragon flag, russian twist etc) no final do treino lower, eu por exemplo faço plank e side plank 30~60s antes do treino só para aquecer o corpo mesmo e no final hanging leg raises. Questão de alongamento, é complicado comentar pois cada um tem seus pontos fracos, vai auxiliar sim cara pois é melhor fazer que nao fazer :P mas geralmente essas plaquinhas sao bem genéricas entao nao sei se ajuda taaanto assim, o que acho legal é vc descobrir seus pontos fracos e focar neles.

Editado por Rennatow10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...